Jornadas Nacionais de Catequistas, 7 a 9 de Outubro

Com o objectivo de reflectir sobre a relação entre a família e a catequese e de potenciar o desenvolvimento de estratégias de trabalho com as famílias, no contexto da catequese, as Jornadas Nacionais de Catequistas, que se vão realizar de 7 a 9 de Outubro, têm como tema Família e Catequese.

Estas Jornadas procuram também ajudar a pensar e estruturar novos projectos nas paróquias. Por este motivo, a tarde de Sábado é dedicada a conferências por unidades temáticas nas áreas do despertar religioso, catequese familiar, catequese intergeracional, trabalho com as famílias na catequese e catequese dos adolescentes.

As inscrições podem ser enviadas directamente para o Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa (Mosteiro de São Vicente de Fora / Campo de Santa Clara / 1100-472 Lisboa) ou podem ser feitas através da Catequese, até ao dia 10 de Setembro.



JMJ Madrid 2011: Encontro do Papa Bento XVI com jovens religiosas e professores universitários




Encontro com jovens religiosas

A vida consagrada «nasce da escuta da Palavra de Deus e acolhe o Evangelho como sua norma de vida. Deste modo, viver no seguimento de Cristo casto, pobre e obediente é uma “exegese” viva da Palavra de Deus.

A radicalidade evangélica é estar «enraizados e edificados em Cristo, e firmes na fé» (cf. Col 2, 7), que, na vida consagrada, significa ir à raiz do amor a Jesus Cristo com um coração indiviso, sem nada antepor a esse amor (cf. São Bento, Regra, IV, 21), com uma doação esponsal como viveram os santos.

O encontro pessoal com Cristo que alimenta a vossa consagração deve revelar-se, com toda a sua força transformadora, nas vossas vidas.

A radicalidade evangélica exprime-se na missão que Deus vos quis confiar. Desde a vida contemplativa que, na própria clausura, acolhe a Palavra de Deus em silêncio eloquente e adora a sua beleza na solidão por Ele habitada, até aos mais diversos caminhos de vida apostólica, em cujos sulcos germina a semente evangélica na educação das crianças e jovens, no cuidado dos doentes e idosos, no acompanhamento das famílias, no compromisso a favor da vida, no testemunho da verdade, no anúncio da paz e da caridade, no trabalho missionário e na nova evangelização, e em muitos outros campos do apostolado eclesial.

Este é o testemunho da santidade a que Deus vos chama, seguindo de perto e incondicionalmente Jesus Cristo na consagração, na comunhão e na missão. A Igreja precisa da vossa fidelidade jovem, arraigada e edificada em Cristo. Obrigado pelo vosso “sim” generoso, total e perpétuo à chamada do Amado. Que Virgem Maria sustente e acompanhe a vossa juventude consagrada, com o ardente desejo de que interpele, encoraje e ilumine todos os jovens.

Encontro com jovens professores universitários

Mas onde poderão os jovens encontrar estes pontos de referência numa sociedade vacilante e instável? Às vezes pensa-se que a missão dum professor universitário seja hoje, exclusivamente, a de formar profissionais competentes e eficientes que satisfaçam as exigências laborais de cada período concreto. Diz-se também que a única coisa que se deve privilegiar, na presente conjuntura, é a capacitação meramente técnica. Sem dúvida, prospera na actualidade esta visão utilitarista da educação mesmo universitária, difundida especialmente a partir de âmbitos extra-universitários. Contudo vós que vivestes como eu a Universidade e que a viveis agora como docentes, sentis certamente o anseio de algo mais elevado que corresponda a todas as dimensões que constituem o homem. Como se sabe, quando a mera utilidade e o pragmatismo imediato se erigem como critério principal, os danos podem ser dramáticos: desde os abusos duma ciência que não reconhece limites para além de si mesma, até ao totalitarismo político que se reanima facilmente quando é eliminada toda a referência superior ao mero cálculo de poder. Ao invés, a genuína ideia de universidade é que nos preserva precisamente desta visão reducionista e distorcida do humano.

Com efeito, a universidade foi, e deve continuar sendo, a casa onde se busca a verdade própria da pessoa humana. Por isso, não é uma casualidade que tenha sido precisamente a Igreja quem promoveu a instituição universitária; é que a fé cristã nos fala de Cristo como o Logos por Quem tudo foi feito (cf. Jo 1, 3) e do ser humano criado à imagem e semelhança de Deus. Esta boa nova divisa uma racionalidade em toda a criação e contempla o homem como uma criatura que compartilha e pode chegar a reconhecer esta racionalidade. Deste modo, a universidade encarna um ideal que não deve ser desvirtuado por ideologias fechadas ao diálogo racional, nem por servilismos a um lógica utilitarista de simples mercado, que olha para o homem como mero consumidor.

Aqui está a vossa importante e vital missão. Sois vós que tendes a honra e a responsabilidade de transmitir este ideal universitário. E, para o fazer, não basta ensiná-lo, é preciso vivê-lo, encarná-lo, à semelhança do Logos que também encarnou para colocar a sua morada entre nós. Neste sentido, os jovens precisam de mestres autênticos: pessoas abertas à verdade total nos diversos ramos do saber, capazes de escutar e viver dentro de si mesmos este diálogo interdisciplinar; pessoas convencidas sobretudo da capacidade humana de avançar a caminho da verdade. A juventude é tempo privilegiado para a busca e o encontro com a verdade. Como já disse Platão: «Busca a verdade enquanto és jovem, porque, se o não fizeres, depois escapar-te-á das mãos» (Parménides, 135d). Esta sublime aspiração é o que de mais valioso podeis transmitir, pessoal e vitalmente, aos vossos estudantes, e não simplesmente umas técnicas instrumentais e anónimas nem uns dados frios e utilizáveis apenas funcionalmente.

Por isso, encarecidamente vos exorto a não perderdes jamais tal sensibilidade e encanto pela verdade, a não esquecerdes que o ensino não é uma simples transmissão de conteúdos, mas uma formação de jovens a quem deveis compreender e amar, em quem deveis suscitar aquela sede de verdade que possuem no mais fundo de si mesmos e aquele anseio de superação. Sede para eles estímulo e fortaleza.

Para isso, é preciso ter em conta, em primeiro lugar, que o caminho para a verdade completa empenha o ser humano na sua integralidade: é um caminho da inteligência e do amor, da razão e da fé. Não podemos avançar no conhecimento de algo, se não nos mover o amor; nem tampouco amar uma coisa em que não vemos racionalidade; porque «não aparece a inteligência e depois o amor: há o amor rico de inteligência e a inteligência cheia de amor» (Caritas in veritate, 30). Se estão unidos a verdade e o bem, estão-no igualmente o conhecimento e o amor. Desta unidade deriva a coerência de vida e pensamento, a exemplaridade que se exige de todo o bom educador.

Em segundo lugar, havemos de considerar que a verdade em si mesma está para além do nosso alcance. Podemos procurá-la e aproximar-nos dela, mas não possuí-la totalmente; antes, é ela que nos possui a nós e estimula. Na actividade intelectual e docente, a humildade é também uma virtude indispensável, pois protege da vaidade que fecha o acesso à verdade. Não devemos atrair os estudantes para nós mesmos, mas encaminhá-los para essa verdade que todos procuramos.

Tudo isto nos convida a voltar incessantemente o olhar para Cristo, em cujo rosto resplandece a Verdade que nos ilumina; mas que é também o Caminho que leva à plenitude sem fim, fazendo-Se caminhante connosco e sustentando-nos com o seu amor. Radicados n’Ele, sereis bons guias dos nossos jovens. Com esta esperança, coloco-vos sob o amparo da Virgem Maria, Trono da Sabedoria, para que Ele vos faça colaboradores do seu Filho com uma vida repleta de sentido para vós mesmos, e fecunda de frutos, tanto de conhecimento como de fé, para vossos alunos.



JMJ Madrid 2011: Festa de Acolhimento dos Jovens




A todos saúdo cordialmente no Senhor e repito que é uma grande felicidade encontrar-me aqui com todos vós. Que a chama do amor de Cristo nunca se apague nos vossos corações.

Trazeis dentro de vós questões, e procurais respostas. É bom não parar de procurar. Procurai sobretudo a Verdade que não é uma ideia, nem uma ideologia nem um slogan, mas uma Pessoa, Cristo, o próprio Deus vindo ao meio dos homens! Tendes razão em querer radicar n’Ele a vossa fé, querer fundar a vossa vida em Cristo. Ele vos ama desde sempre e conhece melhor do que ninguém. Possam estes dias, ricos de oração, de ensinamento e de encontros, ajudar-vos a descobri-Lo ainda mais para melhor O amardes. Que Cristo vos acompanhe durante este tempo forte, em que iremos, todos juntos, celebrá-Lo e rezar-Lhe.

Mantende a confiança na palavra de Cristo como alicerce da vossa vida! Enraizados e edificados n’Ele, firmes na fé e abertos ao poder do Espírito, encontrareis o vosso lugar no plano de Deus e enriquecereis a Igreja com os vossos dons. Rezemos uns pelos outros, para podermos ser jubilosas testemunhas de Cristo, hoje e sempre.

Ouvireis pessoalmente ressoar a sua Palavra. Deixai que esta Palavra penetre e crie raízes nos vossos corações, e sobre ela edificai a vossa vida. Firmes na fé, sereis um elo na grande cadeia dos fiéis. Não se pode crer sem ser amparado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para amparar os outros na fé. A Igreja precisa de vós, e vós precisais da Igreja.

Há palavras que servem apenas para entreter, e passam como o vento; outras instruem, sob alguns aspectos, a mente; as palavras de Jesus, ao invés, têm de chegar ao coração, radicar-se nele e modelar a vida inteira. Sem isso, ficam estéreis e tornam-se efémeras; não nos aproximam d’Ele. E, deste modo, Cristo continua distante, como uma voz entre muitas outras que nos rodeiam e às quais estamos habituados. Além disso, o Mestre que fala não ensina algo que aprendeu de outros, mas o que Ele mesmo é, o único que conhece verdadeiramente o caminho do homem para Deus, pois foi Ele que o abriu para nós, que o criou para podermos alcançar a vida autêntica, a vida que sempre vale a pena viver em todas as circunstâncias e que nem mesmo a morte pode destruir.

Queridos jovens, escutai verdadeiramente as palavras do Senhor, para que sejam em vós «espírito e vida» (Jo 6, 63), raízes que alimentam o vosso ser, linhas de conduta que nos assemelham à pessoa de Cristo, sendo pobres de espírito, famintos de justiça, misericordiosos, puros de coração, amantes da paz. Escutai-as frequentemente cada dia, como se faz com o único Amigo que não engana e com o qual queremos partilhar o caminho da vida.

Sabemos bem que fomos criados livres, à imagem de Deus, precisamente para ser protagonistas da busca da verdade e do bem, responsáveis pelas nossas acções e não meros executores cegos, colaboradores criativos com a tarefa de cultivar e embelezar a obra da criação. Deus quer um interlocutor responsável, alguém que possa dialogar com Ele e amá-Lo. Por Cristo, podemos verdadeiramente consegui-lo e, radicados n’Ele, damos asas à nossa liberdade.

Queridos amigos, sede prudentes e sábios, edificai as vossas vidas sobre o alicerce firme que é Cristo. Esta sabedoria e prudência guiará os vossos passos, nada vos fará tremer e, em vosso coração, reinará a paz. Então sereis bem-aventurados, ditosos, e a vossa alegria contagiará os outros. Perguntar-se-ão qual seja o segredo da vossa vida e descobrirão que a rocha que sustenta todo o edifício e sobre a qual assenta toda a vossa existência é a própria pessoa de Cristo, vosso amigo, irmão e Senhor, o Filho de Deus feito homem, que dá consistência a todo o universo. Ele morreu por nós e ressuscitou para que tivéssemos vida, e agora, junto do trono do Pai, continua vivo e próximo a todos os homens, velando continuamente com amor por cada um de nós

Confio os frutos desta Jornada Mundial da Juventude à Santíssima Virgem, que soube dizer «sim» à vontade de Deus e nos ensina, como ninguém, a fidelidade ao seu divino Filho, que acompanhou até à sua morte na cruz. Peçamos para que o nosso «sim» de hoje a Cristo seja também, como o d’Ela, um «sim» incondicional à sua amizade, no fim desta Jornada Mundial e durante toda a nossa vida.





JMJ Madrid 2011: Cerimónia de boas-vindas no Aeroporto de Madrid



Venho aqui para me encontrar com milhares de jovens de todo o mundo, católicos, interessados por Cristo ou à procura da verdade que dê sentido genuíno à sua existência. Chego como Sucessor de Pedro para confirmar todos na fé, vivendo alguns dias de intensa actividade pastoral para anunciar que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Para animar o compromisso de construir o Reino de Deus no mundo, no meio de nós. Para exortar os jovens a encontrarem-se pessoalmente com Cristo Amigo e assim, radicados na sua Pessoa, converterem-se em seus fiéis seguidores e valorosas testemunhas.

Esta multidão de jovens que veio a Madrid… porque e para que vieram? Embora a resposta deva ser dada por eles próprios, pode-se entretanto pensar que desejam escutar a Palavra de Deus, como lhes foi proposto no lema para esta Jornada Mundial da Juventude, de tal maneira que, arraigados e edificados em Cristo, manifestem a firmeza da sua fé.

Com Ele a seu lado, terão luz para caminhar e razões para esperar, não se detendo nem mesmo diante dos ideais mais altos, que hão-de motivar os seus generosos compromissos para a construção de uma sociedade onde se respeite a dignidade humana e uma efectiva fraternidade. Aqui, nesta Jornada, têm uma ocasião privilegiada para colocar em comum as suas aspirações, trocar reciprocamente a riqueza das suas culturas e experiências, animar-se mutuamente num caminho de fé e de vida, no qual alguns se julgam sozinhos ou ignorados nos seus ambientes quotidianos. Mas não! Não estão sozinhos. Muitos da sua idade partilham os mesmos propósitos deles e, confiando inteiramente em Cristo, sabem que têm realmente um futuro à sua frente e não temem os compromissos decisivos que preenchem toda a vida.

Entrevista concedida pelo Papa Bento XVI aos jornalistas durante a viagem para Madrid

Após duas JMJs vividas pessoalmente só posso dizer que foi deveras uma inspiração a que o Papa João Paulo II nos ofereceu, ao criar esta realidade de um grande encontro dos jovens e do mundo com o Senhor. Diria que estas JMJs são um sinal, uma cascata de luz; dão visibilidade à fé, à presença de Deus no mundo e criam assim a coragem de ser crente. Com frequência os crentes sentem-se isolados neste mundo, quase perdidos. Aqui, vêem que não estão sozinhos.

Parece-me que devemos ver a JMJ como um sinal, parte de um grande caminho; ela cria amizade, abre fronteiras e torna visível que é bom estarmos com Deus, que Deus está connosco. Nesta perspectiva, queremos continuar com esta grande ideia do beato João Paulo II.

A sementeira de Deus é sempre silenciosa, não aparece imediatamente nas estatísticas. E com a semente que o Senhor lança na terra durante as JMJs, acontece como com a semente da qual Ele fala no Evangelho: algumas caem ao logo da estrada e perdem-se; outras caem sobre os pedregulhos e perdem-se; algumas caem entre os espinhos e perdem-se; mas algumas caem na terra boa e produzem muito fruto. Exactamente assim acontece com a sementeira da JMJ: muito se perde -  e isto é humano. Com outras palavras do Senhor: o grão de mostarda é pequeno, mas cresce e torna-se uma árvore frondosa. E ainda, certamente, muito se perde, não podemos dizer imediatamente: a partir de amanhã recomeça um grande crescimento da Igreja. Deus não age assim. Mas cresce em silêncio e muito. Sei que das outras JMJs nasceram muitas amizades, e para toda a vida; muitas experiências novas de que Deus existe. E sobre este crescimento silencioso nós depositamos a confiança e estamos certos, embora as estatísticas não se pronunciem muito, de que a semente do Senhor realmente cresce e, para muitas pessoas, será o início de uma amizade com Deus e os outros, de uma universalidade do pensamento, de uma responsabilidade comum que deveras nos mostra que estes dias dão fruto.

JMJ Rio de Janeiro 2013: Ide e fazei discípulos de todos os povos

Depois de ter anunciado, na Celebração Eucarística Conclusiva da JMJ Madrid 2011, que as próximas Jornadas Mundiais da Juventude se realizam em 2013 no Rio de Janeiro, o Santo Padre anunciou que o tema dessas jornadas será Ide e fazei discípulos de todos os povos.

Bento XVI revelou ainda que a Jornada de 2012, que se assinalará nas dioceses católicas, vai ser dedicada ao lema Alegrai-vos sempre no Senhor, apelo extraído da carta de São Paulo aos Filipenses.

Na alocução que dirigiu aos fiéis reunidos no pátio interior da residência pontifícia de férias, Bento XVI recordou a sua participação na JMJ que decorreu em Madrid de 16 a 21 de agosto, tendo qualificado de “emocionante” o maior evento católico juvenil a nível mundial.

O encontro de Madrid foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo, acrescentando que a JMJ foi uma ocasião especial para refletir, dialogar, trocar experiências positivas e, sobretudo, rezar em conjunto e renovar o empenho de radicar a vida em Cristo.

A 26.ª JMJ constituiu para o Papa um dom precioso, que dá esperança para o futuro do catolicismo, com os fiéis a expressarem o desejo firme e sincero de radicar a sua vida em Cristo, permanecerem unidos na fé, caminharem juntos na Igreja.

Cerca de dois milhões de jovens de todos os continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz.

O Papa pediu aos jovens que participaram na Jornada que, ‘Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé’ levem ao mundo inteiro a alegria do evangelho, com a palavra e uma vida preenchida de obras de caridade.

Estou certo que regressaram às suas casas com o firme propósito de serem fermento na massa, levando a esperança que nasce da fé.

Ao recordar os momentos mais significativos da viagem, o Papa evocou o “entusiasmo irreprimível” com que foi recebido no centro de Madrid na quinta-feira, dia da sua chegada a Espanha, bem como as condições atmosféricas adversas durante a vigília de oração realizada na noite de sábado para domingo no aeródromo de Cuatro Vientos.

Uma multidão de jovens em festa, nada intimidada pela chuva e pelo vento, permaneceu em adoração silenciosa, disse o Papa, que salientou a “exuberância” e “alegria” dos fiéis na missa de encerramento da Jornada, celebrada no domingo no mesmo local.

Na mensagem em língua portuguesa, Bento XVI saudou os grupos do Brasil e Portugal presentes em Castel Gandolfo: A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens a chamada a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé.

Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro, pediu o Papa.

Madrid 11 TV



Madrid 11 TV é um serviço online de televisão, com programação própria sobre o que sucede durante a Jornada Mundial da Juventude. Além de notícias e reportagens sobre a Jornada, poder-se-á seguir através de streaming a retransmissão dos eventos principais da JMJ.

Os programas e retransmissões poderão ver-se também em diferido para que aqueles que sigam desde fora de Madrid possam viver a JMJ independentemente da zona horária em que vivam.

Acompanhe a actualidade da Jornada Mundial da Juventude através da Madrid 11 TV.

Palavras de D. Jorge Ortiga na celebração de envio dos jovens das Dioceses de Braga e da Madeira

Partindo do lema da Mensagem do Santo Padre para estas Jornadas Mundiais – “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2, 7) –, quero desafiar-vos a encarar estas Jornadas numa verdadeira Peregrinação. Se a atitude interior for esta, as variadas iniciativas programadas produzirão frutos consistentes. Caso contrário, tudo será um acontecimento efémero que não deixará raízes firmadas na fé em Cristo. Peço-vos, por isso, que não banalizeis esta experiência, que deverá ser marcante para vós, para a Igreja e para a sociedade.

Entendidas como peregrinação, as Jornadas Mundiais são um verdadeiro e sereno trabalho do Espírito a conduzir-vos ao Templo do Senhor, “à Casa do Deus Vivo”, para aí permanecer durante a vida toda. As obras do Espírito Santo podem e devem experimentar-se como autêntica graça que seduz, fascina e interpela a fixar os horizontes da vida pessoal. Como diz Santo Agostinho: Fizeste-nos para Vós e o nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Vós.

A graça acolhida é exigente. Nem sempre ela entra nos parâmetros dos ideais juvenis. Tudo o que é belo é exigente. A exigência nunca é sinónimo de impossibilidade. Ela é sempre um critério para um maior empenhamento nas causas humanas e divinas. Ser igual aos outros, deixar-se comandar por referências da moda ou da fama fácil, leva à perda da liberdade pessoal e da responsabilidade colectiva de gerar uma sociedade mais fraterna e mais humana.

Não acrediteis em promessas fáceis. A peregrinação supõe coragem para ultrapassar as coisas impossíveis, as dúvidas e os medos em relação ao presente e ao futuro. É fundamental que, acreditando nos dons que Deus vos dá gratuitamente, reconheçais o quão fascinante é sentir-vos enraizados em Cristo. Certamente que vos lembrais do célebre grito de libertação de João Paulo II: “Não tenhais medo. Ele nada tira, tudo dá”. Assumi-o como convicção e não apenas com emoção!

O momento que ides viver será uma experiência de fé inédita, que conduz à disponibilidade e ao compromisso; à relação amiga e a encontros novos. O peregrino, sobretudo o antigo, acolhia o dom, descortinava caminhos novos e correspondia com alegria ao comprometer a sua vida com Cristo, com a Igreja e com a sociedade. Vinha, normalmente, de diferentes pontos, e estava aberto para encontrar novo sentido para a vida.

Revelai que ides em peregrinação, cantando e rezando, convivendo e partilhando, com alegria e entusiasmo a mesma fé em Cristo.

Catequista da Paróquia escolhido para cumprimentar o Santo Padre

Dois catequistas da Paróquia vão estar presentes no encontro do Santo Padre com cerca de 1000 jovens professores universitários, que se realiza no dia 19 de Agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude. Este encontro realiza-se às 12h (menos uma hora em Portugal), na Basílica do Mosteiro de El Escorial.

Um dos catequistas foi ainda escolhido para cumprimentar pessoalmente o Papa Bento XVI.

Que a nossa Catequese Paroquial esteja presente no coração dos catequistas neste encontro com o Santo Padre, para que as crianças, familiares e catequistas recebam também a sua benção e graça.

Papa vai plantar oliveira no primeiro encontro com os jovens da JMJ 2011

No primeiro encontro com os jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude, no final da tarde do dia 18 de Agosto, o Santo Padre vai plantar uma oliveira junto à emblemática Porta de Alcalá. Este gesto simbólico pretende mostrar o enraizamento que é o lema destas Jornadas.

As JMJ, que decorrem de 16 a 21de Agosto em Madrid, têm como tema Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé (da carta de São Paulo aos Colossenses) e devem juntar em Madrid mais de um milhão de jovens de todo o mundo, incluindo mais de 12 mil portugueses.

Bento XVI chega à capital espanhola às 12h (menos uma em Lisboa) do dia 18 de Agosto e vai encontrar-se com os jovens, vindos de mais de 150 países, a partir das 19h15. O Santo Padre irá atravessar a Porta de Alcalá, na Praça da Independência, acompanhado pelo arcebispo de Madrid, cardeal Rouco Varela, e por jovens representantes dos cinco continentes, de onde seguirá a caminho da Praça de Cibeles.

A Porta de Alcalá foi mandada construir pelo rei Carlos III e servia, no século XVIII, como entrada a todos os que ali chegavam, provenientes do resto da Europa.

Nesta primeira celebração, vão ser lembrados todos os perseguidos por causa do evangelho, para além dos pobres e marginalizados, os que não têm casa nem trabalho ou os que passam fome e sede.

Esta é a terceira viagem do actual Papa à cidade que acolhe a JMJ, depois de Colónia (Alemanha, 2005) e Sidney (Austrália, 2008).

Em Madrid, Bento XVI irá encontrar-se com grupos de jovens professores universitários, jovens religiosos e religiosas, seminaristas, pessoas portadoras de deficiência, voluntários, para além dos mais de um milhão de peregrinos com os quais fará uma via-sacra nas ruas da cidade, uma vigília e uma missa no aeródromo de Cuatro Vientos.

O Vaticano destaca como acontecimento singular a chamada ‘Festa do Perdão’, que será realizada às 9h de sábado, dia 20, na qual o Papa vai confessar vários jovens no Passeio dos Coches do Parque do Retiro de Madrid.

Nesse mesmo dia, Bento XVI desloca-se à base aérea de Cuatro Vientos, local que acolheu o beato João Paulo II na sua última visita a Espanha, em 2003. Será neste local que o actual Papa vai presidir à vigília de oração, um dos mais queridos actos da JMJ, na qual os jovens vão ter ao seu dispor 17 capelas, abertas durante toda a noite.

No Domingo, Bento XVI preside à missa de encerramento (9h30) e, antes da tradicional oração do Angelus, dedicada à Virgem Maria, vai anunciar o local onde se vai realizar a JMJ 2014.

Antes do regresso a Roma, o Papa vai ainda encontrar-se com os voluntários desta jornada.

O missal da viagem a Madrid foi preparado pelo Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice (Santa Sé), em colaboração com os responsáveis pelos actos centrais da JMJ de Madrid.

Papa concede indulgência plenária para a JMJ 2011

Bento XVI decidiu conceder indulgência plenária a todos os que participarem em celebrações litúrgicas na próxima edição das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em Madrid.

Um decreto, tornado público pela sala de imprensa da Santa Sé, explica que esta indulgência se aplica segundo as condições normais ou seja, pelo sacramento da confissão, pela comunhão eucarística e a oração segundo as intenções do Santo Padre.

Concede-se a indulgência plenária aos fiéis que participem devotamente em qualquer cerimónia sagrada ou acção piedosa que se celebre em Madrid durante a XXVI Jornada Mundial da Juventude e na sua conclusão solene, desde que, confessados e verdadeiramente arrependidos, recebam a santa comunhão e rezem com devoção pelas intenções de Sua Santidade.

A indulgência é definida no Catecismo da Igreja Católica (n.º 1471) como a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela acção da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos. A indulgência é parcial ou plenária, consoante liberta parcialmente ou na totalidade da pena temporal devida ao pecado. O fiel pode lucrar para si mesmo as indulgências (...), ou aplicá-las aos defuntos.

A adoração eucarística na JMJ

As Jornadas Mundiais da Juventude nasceram com o desejo de propor às novas gerações com renovado entusiasmo os tesouros da fé: a beleza da mensagem cristã, a eucaristia, a confissão… Por isso a adoração eucarística será um dos pontos centrais também da JMJ.

No dia 20 de Agosto terá lugar a Vigília de oração dos jovens com Bento XVI, no Aeródromo de Cuatro Vientos. O Santíssimo será exposto na Custódia de Arfe, uma obra-mestra da ourivesaria espanhola com 500 anos de história, que é conhecida por sair na procissão do Corpus Christi pelas ruas de Toledo.

Parte da programação da JMJ inclui actos de adoração eucarística. Mais de 50 igrejas no centro da cidade, terão vigílias de adoração e oração. Também se celebrarão em espaços públicos como no Parque do Retiro. Ali haverá uma tenda, a cargo das Missionárias da Madre Teresa, para que os jovens se possam aproximar e adorar Jesus exposto na Custódia, das 10h às 0h.

Durante a JMJ de Roma no ano 2000, o então Papa João Paulo II pediu que se mantivessem as igrejas em Roma abertas com o Santíssimo exposto.

Desta forma os jovens poderiam encontrar diversos momentos e lugares para interiorizar as vivências e emoções da Jornada à luz da Eucaristia. O resultado foi surpreendente. Igualmente surpreendeu a ininterrupta procissão de jovens que procurava reconciliar-se com Deus no sacramento da Confissão. Também por iniciativa de João Paulo II, o recinto do Coliseu foi preparado para esse efeito.

Celebração de envio na nossa Paróquia, 14 de Agosto

No Domingo, dia 14 de Agosto, realiza-se, na Missa das 12h na nossa Paróquia de Benfica, uma celebração de envio dos 39 jovens que vão participar na Jornada Mundial da Juventude, em Madrid.

Acompanhemos a participação dos jovens da nossa Paróquia nestas Jornadas de encontro de jovens católicos de todo o mundo com o Santo Padre. Que estas Jornadas possam ser momento de crescimento e encontro com Cristo para todos os que nela participem.

Da resistência ao sim à vocação

Só nos preparativos, sem se ter realizado, a JMJ de Madrid já mudou muitas vidas. Esta é a história de Verónica Clara Montes, uma jovem que encontrou a sua vocação ao recolher a Cruz da JMJ das mãos dos jovens australianos, para começar a percorrer toda a Espanha.

Verónica Clara foi uma das jovens escolhidas para se aproximar do altar e receber a Cruz da JMJ na Semana Santa de 2009, em Roma.

O testemunho desta jovem, hoje Irmã de Iesu Communio:


"Durante a JMJ de 2005 celebrada em Colónia pude conviver com muitos cristãos. A experiência fez-me compreender que o cristianismo não é uma utopia, mas sim uma realidade viva. Descobri a beleza de ser cristã e, desde esse momento, decidi participar em tudo o que a igreja me oferecia.

E assim um dia, enquanto revíamos no grupo de jovens da paróquia o plano da viagem a Roma durante a Semana Santa de 2009, disseram-me que eu seria uma das jovens eleitas para me aproximar do altar e receber a Cruz das mãos dos jovens de Sidney. Era-me concedido o dom de ser uma das que recebiam o testemunho directamente dos jovens de Sidney.

Porquê a mim, Senhor?’. Foi esta a pergunta que surgiu no meu coração, pois parecia-me algo grande, muito grande para mim. Quando pude, fui à capela e pedi a Jesus: ‘Senhor, não permitas que receba a tua cruz como se fosse uma coisa banal’.

Chegou o Domingo de Ramos, entrámos processionalmente na Praça de São Pedro com o Santo Padre, que benzeu os ramos. No final da Eucaristia, aproximámo-nos do altar, jovens de Sidney e de Madrid, e, no momento que deixaram descer a Cruz sobre nós, senti no meu coração: ‘Acolhes o sofrimento da humanidade‘. Não sabia o que significava isto nem que transcendência podia ter na minha vida. Mesmo que algo assustada, não contei a ninguém. Os meus amigos perguntaram o que tinha sentido, e somente pude esboçar um meio sorriso e dizer: “Muito bem”. Mas… porque é que o Senhor me fez sentir estas palavras?

Nessa mesma Semana Santa, depois de anos de intensa luta com o Senhor porque sentia o seu chamamento, pude dizer um sentido sim à sua vontade, o que mudaria a minha vida. Depois desse sim, o Senhor foi-me mostrando, muito pouco a pouco, que me queria exclusivamente para Ele. Desde que ingressou a irmã Caná no mosteiro no ano 2000, precisamente porque fiquei profundamente marcada, comecei a pedir ao Senhor: ‘Freira eu, não!’, para acabar finalmente mendigando a entrada onde estou hoje, Iesu Communio, instituto religioso no qual comecei o postulantado em Outubro de 2009.

Hoje, à luz deste chamamento, posso entender o que Jesus me fez sentir na Praça de São Pedro. Chamou-me a estar com Ele, a viver feliz a consagração e a acolher o sofrimento da humanidade. Ele elegeu-me para me fazer feliz e participar da sua sede e anseio: que ninguém se perca e todos tenham vida.

Obrigada, Mãe Igreja, que nos ofereces uma vida nova."


Jesu Communio é uma congregação religiosa católica fundada pela religiosa clarissa espanhola Irmã Verónica em Burgos (Espanha). Actualmente é formada por cerca de 203 religiosas, a maioria delas entre os 18 e os 35 anos.

Jornadas Mundiais «são importantes não pelas multidões mas pelas catequeses»

D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, falou ontem aos jovens que vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, na intervenção de abertura do segundo e último encontro de preparação para as JMJ. O arcebispo de Braga apontou as razões que devem conduzir os 753 participantes da arquidiocese bracarense à Jornada Mundial, que decorre em Madrid de 16 a 21 de agosto.

O arcebispo de Braga sublinhou que as Jornadas Mundiais da Juventude são importantes não pelas multidões mas pelas catequeses, tendo desvalorizado as razões alheias à formação espiritual e doutrinal que motivem a participação na iniciativa.

Nas catequeses ireis ver que o fundamental é escutar aquilo que Cristo terá para dizer a cada um de vós. Se ides cheios de outras expectativas e de outras coisas, não ireis escutar nada e vireis de lá vazios e sem trazer nada de novo.

A peregrinação, que conta com a presença do Papa Bento XVI nos últimos quatro dias, deverá significar um encontro com Cristo que traga força e coragem para O anunciar num tempo conturbado e complexo.

Depois de sublinhar que a presença na capital espanhola deve intensificar a relação fraterna, a escuta da Palavra (Bíblia) e a participação com convicção nas celebrações litúrgicas, D. Jorge Ortiga disse esperar que a participação na JMJ se traduza num compromisso mais consciente e responsável.

Deveis regressar não com a alegria superficial, mas a alegria interior e testemunhar verdadeiramente (…) que não vos envergonhais de ser cristãos e simultaneamente não vos envergonhais de ser Igreja.

A Igreja nas vossas paróquias poderá ter um outro rosto se cada um de vós se assumir como Igreja e se aceitar que o rosto da vossa paróquia depende muito de vós.

D. Jorge Ortiga, que vai acompanhar os participantes em alguns momentos do maior encontro juvenil católico, expressou o desejo de que as 551 paróquias da arquidiocese tenham um grupo de jovens e fez votos para que o encontro suscite vocações sacerdotais e religiosas.

Os mais de 12 mil jovens portugueses que se inscreveram na 26.ª JMJ encontram-se a 18 de agosto com 17 bispos portugueses, num encontro que irá incluir uma catequese do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

Nos dias 17 e 19, os jovens podem assistir a catequeses proferidas por outros sete bispos portugueses: D. Manuel Clemente (Porto), D. Jorge Ortiga (Braga), D. António Francisco dos Santos (Aveiro), D. Ilídio Leandro (Viseu), D. Antonino Dias (Portalegre-Castelo Branco), D. Manuel Quintas (Algarve) e D. Virgílio Antunes (Coimbra).

A mochila do peregrino da JMJ




Todas as pessoas inscritas na Jornada Mundial da Juventude vão receber uma mochila de peregrino com um pack de peregrino.

O que leva a mochila de um peregrino na JMJ de Madrid?

Em primeiro lugar, os complementos distintivos dos participantes na Jornada Mundial: uma t’shirt com o logotipo oficial e um chapéu australiano para os peregrinos se protegerem do sol do Agosto espanhol.

Também, o passe de peregrino para aceder aos actos centrais, em lugares preferenciais, e às quase 300 actividades do programa cultural. O passe de transportes JMJ, para os peregrinos se moverem pela cidade sem custos adicionais, durante 3 ou 7 dias segundo a modalidade da inscrição, junto com o plano de transportes e outras informações da cidade de Madrid para conhecer trajectos, estações e paragens.

E muito mais: um leque, um terço e um crucifixo. Também uma garrafa comemorativa da JMJ de Madrid e um CD com o hino oficial da JMJ.

Se a modalidade da inscrição inclui alimentação, também estarão vales de almoço que poderão ser trocados pelo menu JMJ em mais de 6.000 restaurantes que colaboram com a JMJ.

O pack de peregrino inclui ainda o Evangelho segundo São Mateus editado em seis idiomas; o livro das cerimónias; e o Youcat, novo catecismo jovem da Igreja Católica.

Por último, o pack do peregrino oferece o Guia da JMJ no qual estará toda a informação imprescindível para viver e aproveitar a Jornada Mundial. Informação sobre a Igreja em Espanha, as principais actividades do programa cultural e informação útil (sobre transportes, alojamentos, saúde, etc). Este guia inclui uma agenda cultural, onde será possível encontrar todos os lugares e horários das actividades culturais, adorações e catequeses.

JMJ Madrid 2011: rota pedestre para Cuatro Vientos





Na Idade Média, homens e mulheres de fé, que viajaram até à Terra Santa para ver os lugares da vida de Jesus, marcavam-se com tatuagens para mostrar que tinham feito essa viagem. Com o advento dos meios de transporte modernos, o único obstáculo a fazer tal viagem é o custo. Talvez seja, então, tempo de recapturar o valor da peregrinação: uma caminhada que deixa espaço para a oração e para a acção do Espírito Santo.

Em vez de cruzar um oceano, os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude terão a oportunidade de passar um dia em peregrinação, através de Madrid, até ao Aeródromo de Cuatro Vientos, onde terão lugar a Vigília de Oração e a Missa de Encerramento, nos dias 20 e 21 de Agosto, respectivamente. O itinerário da peregrinação começa na baixa de Madrid, na estação Principe Pio e continua, todo o caminho, por parques e espaços verdes até Cuatro Vientos.

De acordo com Alejandro Chico, do Departamento de Logística da JMJ, o percurso foi propositadamente planeado percorrendo através de parques porque é mais fresco do que caminhar através das ruas da cidade, tornando mais fácil tornar uma caminhada numa experiência.

Se os peregrinos tiverem um tempo difícil com o calor e simplesmente não consigam suportar a ideia de caminhar todos os oito quilómetros, há dois pontos nos quais o percurso se cruza com transportes públicos. A estação Laguna fica a meio caminho. Quer o Metro (Circular linha número 6) quer o comboio urbano Cercanias param em Laguna. Por outro lado, a estação Aluche fica a 20 minutos de caminhada de Cuatro Vientos e quer a linha de metro Casa de Campo quer o Cercanias param em Aluche. A estação é também uma principal interface que serve tanto a cidade como as áreas suburbanas mais afastadas. A 20 de Agosto, um serviço de autocarro shuttle fará o percurso de Aluche a Cuatro Vientos aproximadamente cada 5 minutos.

Papa sugere Bíblia para leitura de férias

Na primeira audiência geral depois de uma pausa durante o mês de Julho, o Papa propôs aos católicos que façam uma leitura continuada da Bíblia durante as férias.

Bento XVI sugeriu que os fiéis tenham à mão, durante o período estival ou nos momentos de pausa, a Santa Bíblia, para a apreciar de uma maneira nova, lendo alguns dos seus livros, os menos conhecidos e também os mais notórios, como os Evangelhos.

Muitos cristãos deixaram de ler a Bíblia e têm dela um conhecimento muito limitado e superficial, salientou o Papa, que fez votos para que uma leitura continuada do texto sagrado para os cristãos possa tornar-se um enriquecimento cultural e nutriente do espírito, capaz de alimentar o conhecimento de Deus e o diálogo com Ele, a oração.

Em Agosto, Bento XVI pretende apontar alguns aspectos de caráter espiritual e concreto que lhe parecem úteis não só para quem vive – numa parte do mundo – o período de férias estivais, mas também para todos aqueles que estão empenhados no trabalho diário.

Não somos feitos só para trabalhar, mas também para pensar, refletir ou simplesmente seguir com a mente e com o coração uma história na qual em certo sentido nos ‘perdemos’ para depois nos enriquecermos, afirmou o Papa.

Alguns dos textos da pequena ‘biblioteca’ que é a Bíblia permanecem quase desconhecidos para a maior parte das pessoas, disse Bento XVI, que recordou textos “muito breves” como o livro de Tobias, uma narrativa que contém um sentido muito elevado da família e do matrimónio.

Continuando a referir-se a textos curtos do Antigo Testamento, a intervenção aludiu ao livro de Ester, no qual a rainha hebraica, com a fé e a oração, salva o seu povo do extermínio, e ao “ainda mais breve” livro de Rute, narrativa de uma estrangeira que conhece Deus e experimenta a sua providência.

Estes pequenos livros podem ler-se por inteiro numa hora, frisou o Papa, que também destacou “obras-primas” de leitura exigente, como Job, que se detém sobre o grande problema da dor inocente, e Qohélet, também conhecido como Eclesiastes, que manifesta com desconcertante modernidade o sentido da vida e do mundo.

Bento XVI mencionou igualmente o Cântico dos Cânticos, admirável poema simbólico do amor humano, tendo passado seguidamente para o Novo Testamento, conjunto de obras mais conhecidas e com géneros literários menos diversificados.

No discurso que proferiu diante de centenas de fiéis, o Papa salientou a beleza da leitura seguida de um dos quatro Evangelhos, bem como dos Actos dos Apóstolos ou de uma das cartas que compõem a segunda parte da Bíblia.

Não deixeis de aproveitar os momentos de descanso para redescobrir na leitura da Bíblia um enriquecimento cultural e, sobretudo, um alimento para os vossos espíritos. Que Deus vos abençoe!

Prova dos 9: Itinerário de preparação pessoal para a JMJ Madrid 2011




Lembrando que o Papa Bento XVI adverte que a qualidade da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madrid, dependerá sobretudo da preparação espiritual, da oração, da escuta comum da Palavra de Deus e do apoio recíproco, o Secretariado da Pastoral Juvenil da diocese do Algarve elaborou um itinerário de preparação pessoal para os jovens que vão participar na JMJ Madrid 2011.

A iniciativa intitula-se prova dos 9 e decorre nos nove dias que antecedem o maior evento juvenil promovida pela Igreja Católica a nível global, de 7 a 15 de Agosto.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) explica que esta proposta pretende ajudar a olhar a JMJ na verdade do que ela constitui: uma peregrinação, um encontro com o Senhor, um momento de comunhão e partilha da fé com o Santo Padre, um convívio de amizade e fraternidade entre irmãos, uma festa.

O padre assistente do SDPJ explica que o objectivo é que cada jovem participante possa começar a vivenciar e a introduzir-se na dinâmica, na temática e na espiritualidade da JMJ 2011.

Faz sempre parte de cada dia um trecho da mensagem do Papa e os temas propostos para a reflexão têm sempre a ver com questões relacionadas com a juventude e a vivência cristã ou com outra coisa que quisemos focar na proposta de santidade para os jovens e que é o conhecimento dos santos espanhóis que podem servir de exemplo para a vida deles, como São Francisco Xavier, Santa Teresa de Jesus ou Santo Inácio de Loiola, acrescenta o padre António de Freitas.

Associada à elaboração da proposta, publicada no sítio do SDPJ na internet, está a necessidade de ligação àquela rede, uma vez que o trabalho prevê a audição de músicas e a recitação de orações que podem ser posteriormente partilhadas nas redes sociais.

O SDPJ sugere ainda que, antes de iniciar a peregrinação a Madrid para um acontecimento único, os participantes celebrem o sacramento da Reconciliação (confissão) e que os grupos paroquiais ou os participantes individuais proponham ao respectivo pároco a bênção para os peregrinos numa eucaristia dominical.

A diocese do Algarve conta com 173 inscritos, incluindo o Bispo Diocesano, D. Manuel Quintas, que acompanhará este grupo até Madrid, de autocarro.

JMJ 2011: Cresce a «expectativa» entre os jovens portugueses

Lisboa, 02 ago 2011 (Ecclesia) – O grupo de jovens da paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, em Lisboa, é exemplo do entusiasmo que se está a apoderar da comitiva portuguesa, a duas semanas do início das Jornadas Mundiais da Juventude, na cidade de Madrid.

“Sentimos que existe da parte deles uma enorme expectativa, até naquelas pequenas coisas do dia a dia, como é que se vão organizar, e esta curiosidade de certa forma é também mais um motivo para eles estarem lá depois de coração aberto”, destaca a animadora Rute Milho.

Em declarações ao Programa da Igreja Católica na Antena 1, na segunda-feira, esta responsável revela como tem decorrido a preparação do evento e agradece a ajuda prestada pela comunidade local.

“Para eles é uma grande alegria, pois penso que há muito tempo que não se via os jovens tão ativos na paroquia, e temos sentido um enorme apoio de todos”, realça.

Nos últimos meses, os 39 jovens que vão partir daquela localidade rumo à capital espanhola não tiveram mãos a medir, no meio de diversas atividades de angariação de fundos e de momentos de oração e preparação espiritual.

De acordo com Rute Milho, “no início não foi fácil entusiasmar o grupo para este tempo, porque havia os estudos, as coisas combinadas”, mas o balanço acaba por ser bastante positivo.

“Eles foram conhecendo-se um bocadinho melhor, criando mais confiança uns nos outros, o que é importante para o sucesso do grupo nas Jornadas, e até para crescerem enquanto indivíduos, para a vida de cada um”, explica a animadora.

Por outro lado, acrescenta, “foi uma forma de os responsabilizar, dar-lhes autonomia e mostrar que temos confiança neles e que acreditamos no seu valor”.

Com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos, o grupo lisboeta prepara-se para integrar uma delegação nacional de 12 mil peregrinos, que irá marcar presença no maior encontro juvenil da Igreja Católica, entre 16 e 21 de agosto.

A 26ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude tem como tema “Enraizados em Cristo, firmes na fé”, e conta neste momento com mais de 400 mil participantes inscritos.