JMJ 2011: Cresce a «expectativa» entre os jovens portugueses

Lisboa, 02 ago 2011 (Ecclesia) – O grupo de jovens da paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, em Lisboa, é exemplo do entusiasmo que se está a apoderar da comitiva portuguesa, a duas semanas do início das Jornadas Mundiais da Juventude, na cidade de Madrid.

“Sentimos que existe da parte deles uma enorme expectativa, até naquelas pequenas coisas do dia a dia, como é que se vão organizar, e esta curiosidade de certa forma é também mais um motivo para eles estarem lá depois de coração aberto”, destaca a animadora Rute Milho.

Em declarações ao Programa da Igreja Católica na Antena 1, na segunda-feira, esta responsável revela como tem decorrido a preparação do evento e agradece a ajuda prestada pela comunidade local.

“Para eles é uma grande alegria, pois penso que há muito tempo que não se via os jovens tão ativos na paroquia, e temos sentido um enorme apoio de todos”, realça.

Nos últimos meses, os 39 jovens que vão partir daquela localidade rumo à capital espanhola não tiveram mãos a medir, no meio de diversas atividades de angariação de fundos e de momentos de oração e preparação espiritual.

De acordo com Rute Milho, “no início não foi fácil entusiasmar o grupo para este tempo, porque havia os estudos, as coisas combinadas”, mas o balanço acaba por ser bastante positivo.

“Eles foram conhecendo-se um bocadinho melhor, criando mais confiança uns nos outros, o que é importante para o sucesso do grupo nas Jornadas, e até para crescerem enquanto indivíduos, para a vida de cada um”, explica a animadora.

Por outro lado, acrescenta, “foi uma forma de os responsabilizar, dar-lhes autonomia e mostrar que temos confiança neles e que acreditamos no seu valor”.

Com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos, o grupo lisboeta prepara-se para integrar uma delegação nacional de 12 mil peregrinos, que irá marcar presença no maior encontro juvenil da Igreja Católica, entre 16 e 21 de agosto.

A 26ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude tem como tema “Enraizados em Cristo, firmes na fé”, e conta neste momento com mais de 400 mil participantes inscritos.
 
 

Sem comentários: