JMJ Madrid 2011: rota pedestre para Cuatro Vientos





Na Idade Média, homens e mulheres de fé, que viajaram até à Terra Santa para ver os lugares da vida de Jesus, marcavam-se com tatuagens para mostrar que tinham feito essa viagem. Com o advento dos meios de transporte modernos, o único obstáculo a fazer tal viagem é o custo. Talvez seja, então, tempo de recapturar o valor da peregrinação: uma caminhada que deixa espaço para a oração e para a acção do Espírito Santo.

Em vez de cruzar um oceano, os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude terão a oportunidade de passar um dia em peregrinação, através de Madrid, até ao Aeródromo de Cuatro Vientos, onde terão lugar a Vigília de Oração e a Missa de Encerramento, nos dias 20 e 21 de Agosto, respectivamente. O itinerário da peregrinação começa na baixa de Madrid, na estação Principe Pio e continua, todo o caminho, por parques e espaços verdes até Cuatro Vientos.

De acordo com Alejandro Chico, do Departamento de Logística da JMJ, o percurso foi propositadamente planeado percorrendo através de parques porque é mais fresco do que caminhar através das ruas da cidade, tornando mais fácil tornar uma caminhada numa experiência.

Se os peregrinos tiverem um tempo difícil com o calor e simplesmente não consigam suportar a ideia de caminhar todos os oito quilómetros, há dois pontos nos quais o percurso se cruza com transportes públicos. A estação Laguna fica a meio caminho. Quer o Metro (Circular linha número 6) quer o comboio urbano Cercanias param em Laguna. Por outro lado, a estação Aluche fica a 20 minutos de caminhada de Cuatro Vientos e quer a linha de metro Casa de Campo quer o Cercanias param em Aluche. A estação é também uma principal interface que serve tanto a cidade como as áreas suburbanas mais afastadas. A 20 de Agosto, um serviço de autocarro shuttle fará o percurso de Aluche a Cuatro Vientos aproximadamente cada 5 minutos.

Sem comentários: