Homilia de D. Nuno Brás na Missa das Universidades

No passado dia 23 de Outubro, teve lugar a Missa das Universidades presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás.

Na homilia, D. Nuno Brás, a propósito da leitura evangélica, abordou a questão da fé referindo que longe de nos afastar da realidade em que vivemos; de nos fazer esquecer as durezas e os sofrimentos, as alegrias e as esperanças, nossas ou do mundo que nos rodeia, a fé faz-nos antes olhar e perceber tudo de um modo diferente.

Sem a fadiga da conversão quotidiana, sem aquela atitude perante a existência própria daquele que aceita viver com Cristo; sem a procura de fazer coincidir o seu viver com aquilo que é afirmado pela fé; sem os escárnios diários que os preconceitos contra a fé trazem inevitavelmente consigo, quando ela procura propor o olhar diferente de Deus; enfim: sem a fé e as suas consequências, tudo é bastante mais fácil e mais conforme ao modo de viver contemporâneo. Tratar-se-á, simplesmente, de ir vivendo, e de procurar percorrer a escada do sucesso, até chegar à meta a que, eventualmente, nos propusemos.
E, no entanto, a questão – viver com ou sem Deus; olhar a realidade com ou sem os olhos da fé – continua a colocar-se, e exige, de cada um de nós uma resposta, não apenas válida para o momento que passa, mas que ajude a perceber a Verdade do existir, do nosso existir pessoal ao longo de toda a nossa história.

Afirmava há dias o Papa Bento XVI, quando um jornalista o interrogou sobre os motivos da sua esperança: “A procura de Deus encontra-se profundamente inscrita em cada alma humana, e não pode desaparecer. Certamente, podemos por algum tempo esquecer Deus, colocá-lo a um canto, ocupar-nos de outras coisas; mas Deus nunca desaparece. É simplesmente verdadeiro o que diz S. Agostinho, que nós, seres humanos, continuamos inquietos enquanto não encontrarmos Deus. Esta inquietação existe ainda hoje. (...) O Evangelho de Jesus Cristo, a fé em Cristo é simplesmente verdadeira. E a verdade não envelhece. Em todos os períodos da história aparecem novas dimensões do Evangelho, aparece toda a sua novidade, que responde às exigências do coração e da razão humana, que deste modo pode caminhar na verdade e encontrar-se. E por isso – precisamente por isso – estou convencido que existe também uma nova Primavera do cristianismo”.

A “Missa das Universidades” ajuda-nos pois, a recordar que a Universidade, a investigação, o estudo, longe de serem realidades à parte, paralelas à fé, são antes o lugar da procura pela Verdade – o lugar onde os olhos da fé, que Cristo nos abriu, longe de nos fornecerem respostas pré-fabricadas e velhas, nos convidam a ir mais longe, e a abrir o nosso coração a essa nova, surpreendente e inesperada Primavera que Cristo nos traz – tanto mais surpreendente e inesperada quanto os sinais do mundo velho parecem querer convencer-nos do contrário.

Pão por Deus, 1 de Novembro

No próximo dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos será distribuído o "Pão por Deus" às crianças e adolescentes presentes nas celebrações das 10h30 e das 12h, retomando-se assim uma tradição antiga.

Neste dia, não haverá encontros de catequese.

Contamos com a presença alegre das crianças e adolescentes nestas celebrações.

Preparação de adultos para o Sacramento do Crisma

Estão abertas inscrições para a preparação de adultos para receberem o Sacramento do Crisma. Podem inscrever-se todos os adultos Baptizados que ainda não são crismados.

Este ano a proposta de preparação para receber o Sacramento do Crisma inclui a frequência do Curso Alpha, que terá início no dia 15 de Novembro. As inscrições deverão ser feitas no secretariado e recepção da Paróquia e deverão ser acompanhadas de documento comprovativo de Baptismo apenas no caso de terem sido Baptizados noutra Paróquia.

Que o Espírito Santo guie todos os que vão iniciar esta caminhada para que tenham um coração disponível para receber os dons de Deus.

Actividade do 8º Catecismo, 27 de Outubro

Por motivos de meteorologia, a actividade do 8º catecismo, prevista para o dia 27 de Outubro, no Jamor, não será realizada. O encontro de catequese decorrerá na Paróquia, entre as 11h e as 12h45.

Festa de Acolhimento, 27 de Outubro



No próximo Sábado, dia 27 de Outubro, na Missa das 16h15, celebra-se a Festa de Acolhimento das crianças do 1º ano de Catequese.

Serão, assim, apresentados os meninos e meninas que este ano iniciaram a catequese.

A nossa comunidade estará, por isso, em festa por esta alegria de estarmos juntos a celebrar a mesma fé.
Sejam todos muito bem-vindos!

Após a celebração, a festa prolongar-se-á com um lanche para a crianças do 1º ano e seus familiares, no Salão Paroquial.


Bispo convida crianças da catequese à evangelização


O vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé pediu às crianças da catequese para darem a conhecer Jesus aos amigos que ainda não O conhecem. No início da Semana Nacional da Educação Cristã, D. Nuno Brás convidou os cristãos a crescerem no conhecimento de Cristo.


Na igreja da Boa Nova, no Estoril, o Bispo Auxiliar de Lisboa contou com uma assembleia de crianças, a quem se dirigiu pedindo para darem a conhecer Jesus aos amigos. Nós somos ricos porque conhecemos melhor Jesus! Não o podemos guardar só para nós. Precisamos de olhar para aqueles que ainda não O conhecem. Aqueles nossos amigos que não vêm à catequese, que não vêm a Missa, ou a quem os pais ou a família ainda não falaram de Jesus, convidou D. Nuno Brás, reforçando : Não podemos deixar de falar de Jesus! De como é bom conhecê-l’O, de como é bom viver com Ele, de como é bom segui-l’O. E quando o fazemos, é o Espírito Santo que em nós e por meio de nós dá testemunho, fala, mostra Jesus. Deste modo, tornamo-nos também mais firmes e mais fortes na fé.

Esta celebração de início da Semana Nacional da Educação Cristã, que decorreu no passado Domingo, dia 30 de Setembro,  marcou também o recomeço das actividades da catequese em muitas paróquias. Estais hoje a começar mais um ano de catequese. Tal como as crianças e jovens desta paróquia de Santo António do Estoril, também muitos outros milhares, ao longo do país, vão começar ou retomar o seu caminho de maior conhecimento de Jesus. O objectivo da catequese, e de toda a educação cristã, é ajudarmos a conhecer melhor Jesus e a dizê-lo a todos os que encontramos. A dizê-lo em palavras e em obras. Em doutrina e em atitudes de vida. Neste sentido, o vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé lembrou a todos os cristãos a importância da formação. Nós temos fé quando nos entregamos. Quando entregamos livremente e totalmente toda a nossa vida, tudo aquilo que somos e temos, nas mãos de Deus. É nesta atitude de conhecimento e de entrega a Deus que todos somos convidados a crescer: crianças, jovens, adultos. É preciso crescer no conhecimento de Jesus. Todos os dias. Sem ficarmos parados. Até porque Ele vem ao nosso encontro! Ele, que vive há dois mil anos numa terra distante, a Palestina, vive também hoje porque ressuscitou. E como aos seus discípulos de então, também hoje Ele vem até cada um de nós para nos dizer: ‘Segue-me’, assegurou.

A homilia do Bispo Auxiliar de Lisboa foi especialmente dirigida às crianças e centrada na figura de Cristo. Seguir Jesus significa, em primeiro lugar, que estamos disponíveis para O escutar, através da sua Palavra, através da doutrina da Igreja. Significa depois que aceitamos viver com Ele e que Ele viva connosco, sempre, através da nossa família, dos nossos amigos, e através da grande família que é o nosso grupo de catequese, a nossa paróquia, a Igreja do mundo inteiro.

D. Nuno Brás lembrou ainda palavras dos bispos portugueses a propósito desta semana: Como diziam os bispos na nota pastoral que publicaram para esta Semana Nacional da Educação Cristã [intitulada ‘Descobrir a solidez da fé: urgência e missão’], ‘educar na fé consiste primeiramente em ajudar a encontrar e conhecer Jesus, a viver da certeza desse encontro, e integrados na comunidade dos crentes, sermos suas testemunhas, animados pelo amor que Ele é’.

Abertura do Ano da Fé

O Papa Bento XVI presidiu hoje à Eucaristia que marcou a abertura do Ano da Fé, que terminará no dia 24 de Novembro de 2013.

O Santo Padre na sua homilia referiu que a inauguração do Ano da Fé está ligada a todo o caminho da Igreja ao longo dos últimos 50 anos: desde o Concílio, passando pelo Magistério do Servo de Deus Paulo VI, que proclamou um "Ano da Fé", em 1967, até chegar ao o Grande Jubileu do ano 2000, com o qual o Bem-Aventurado João Paulo II propôs novamente a toda a humanidade Jesus Cristo como único Salvador, ontem, hoje e sempre.

O Concílio Vaticano II não quis colocar a fé como tema de um documento específico. E, no entanto, o Concílio esteve inteiramente animado pela consciência e pelo desejo de ter que, por assim dizer, imergir mais uma vez no mistério cristão, para poder propô-lo novamente e eficazmente para o homem contemporâneo. Neste sentido, o Servo de Deus Paulo VI, dois anos depois da conclusão do Concílio, se expressava usando estas palavras: «Se o Concílio não trata expressamente da fé, fala da fé a cada página, reconhece o seu caráter vital e sobrenatural, pressupõe-na íntegra e forte, e estrutura as suas doutrinas tendo a fé por alicerce.» (Catequese na Audiência Geral de 8 de março de 1967).

Durante o Concílio havia uma tensão emocionante, em relação à tarefa comum de fazer resplandecer a verdade e a beleza da fé no hoje do nosso tempo, sem sacrificá-la frente às exigências do presente, nem mantê-la presa ao passado: na fé ecoa o eterno presente de Deus, que transcende o tempo, mas que só pode ser acolhida no nosso hoje, que não torna a repetir-se.

Por isso, julgo que a coisa mais importante, especialmente numa ocasião tão significativa como a presente, seja reavivar em toda a Igreja aquela tensão positiva, aquele desejo ardente de anunciar novamente Cristo ao homem contemporâneo. Mas para que este impulso interior à nova evangelização não seja só um ideal e não peque de confusão, é necessário que ele se apoie sobre uma base de concreta e precisa, e esta base são os documentos do Concílio Vaticano II, nos quais este impulso encontrou a sua expressão.

Se a Igreja hoje propõe um novo Ano da Fé e a nova evangelização, não é para prestar honras a uma efeméride, mas porque é necessário, ainda mais do que há 50 anos!

Nos últimos decênios tem-se visto o avanço de uma "desertificação" espiritual. (...) É o vazio que se espalhou. No entanto, é precisamente a partir da experiência deste deserto, deste vazio, que podemos redescobrir a alegria de crer, a sua importância vital para nós homens e mulheres. No deserto é possível redescobrir o valor daquilo que é essencial para a vida; assim sendo, no mundo de hoje, há inúmeros sinais da sede de Deus, do sentido último da vida, ainda que muitas vezes expressos implícita ou negativamente. E no deserto existe, sobretudo, necessidade de pessoas de fé que, com suas próprias vidas, indiquem o caminho para a Terra Prometida, mantendo assim viva a esperança. A fé vivida abre o coração à Graça de Deus que liberta do pessimismo. Hoje, mais do que nunca, evangelizar significa testemunhar uma vida nova, transformada por Deus, indicando assim o caminho.

Venerados e queridos irmãos, no dia 11 de outubro de 1962, celebrava-se a festa de Santa Maria, Mãe de Deus. A Ela lhe confiamos o Ano da Fé, tal como fiz há uma semana, quando fui, em peregrinação, a Loreto. Que a Virgem Maria brilhe sempre qual estrela no caminho da nova evangelização. Que Ela nos ajude a pôr em prática a exortação do Apóstolo Paulo: «A palavra de Cristo, em toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros, com toda a sabedoria... Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus. Por meio dele dai graças a Deus Pai» (Col 3,16-17). Amém.

Reunião de Pais das crianças do 2º Catecismo, 17 de Outubro


Vai realizar-se uma reunião de Pais das crianças do 2º Catecismo no dia 17 de Outubro, às 19h, no salão paroquial.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais nesta partilha de caminho na fé das crianças.

Reunião de Pais das crianças do 1º Catecismo, 15 de Outubro


Vai realizar-se uma reunião de Pais das crianças do 1º Catecismo no dia 15 de Outubro, às 19h, no salão paroquial.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais nesta partilha de caminho na fé das crianças.