Bispo convida crianças da catequese à evangelização


O vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé pediu às crianças da catequese para darem a conhecer Jesus aos amigos que ainda não O conhecem. No início da Semana Nacional da Educação Cristã, D. Nuno Brás convidou os cristãos a crescerem no conhecimento de Cristo.


Na igreja da Boa Nova, no Estoril, o Bispo Auxiliar de Lisboa contou com uma assembleia de crianças, a quem se dirigiu pedindo para darem a conhecer Jesus aos amigos. Nós somos ricos porque conhecemos melhor Jesus! Não o podemos guardar só para nós. Precisamos de olhar para aqueles que ainda não O conhecem. Aqueles nossos amigos que não vêm à catequese, que não vêm a Missa, ou a quem os pais ou a família ainda não falaram de Jesus, convidou D. Nuno Brás, reforçando : Não podemos deixar de falar de Jesus! De como é bom conhecê-l’O, de como é bom viver com Ele, de como é bom segui-l’O. E quando o fazemos, é o Espírito Santo que em nós e por meio de nós dá testemunho, fala, mostra Jesus. Deste modo, tornamo-nos também mais firmes e mais fortes na fé.

Esta celebração de início da Semana Nacional da Educação Cristã, que decorreu no passado Domingo, dia 30 de Setembro,  marcou também o recomeço das actividades da catequese em muitas paróquias. Estais hoje a começar mais um ano de catequese. Tal como as crianças e jovens desta paróquia de Santo António do Estoril, também muitos outros milhares, ao longo do país, vão começar ou retomar o seu caminho de maior conhecimento de Jesus. O objectivo da catequese, e de toda a educação cristã, é ajudarmos a conhecer melhor Jesus e a dizê-lo a todos os que encontramos. A dizê-lo em palavras e em obras. Em doutrina e em atitudes de vida. Neste sentido, o vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé lembrou a todos os cristãos a importância da formação. Nós temos fé quando nos entregamos. Quando entregamos livremente e totalmente toda a nossa vida, tudo aquilo que somos e temos, nas mãos de Deus. É nesta atitude de conhecimento e de entrega a Deus que todos somos convidados a crescer: crianças, jovens, adultos. É preciso crescer no conhecimento de Jesus. Todos os dias. Sem ficarmos parados. Até porque Ele vem ao nosso encontro! Ele, que vive há dois mil anos numa terra distante, a Palestina, vive também hoje porque ressuscitou. E como aos seus discípulos de então, também hoje Ele vem até cada um de nós para nos dizer: ‘Segue-me’, assegurou.

A homilia do Bispo Auxiliar de Lisboa foi especialmente dirigida às crianças e centrada na figura de Cristo. Seguir Jesus significa, em primeiro lugar, que estamos disponíveis para O escutar, através da sua Palavra, através da doutrina da Igreja. Significa depois que aceitamos viver com Ele e que Ele viva connosco, sempre, através da nossa família, dos nossos amigos, e através da grande família que é o nosso grupo de catequese, a nossa paróquia, a Igreja do mundo inteiro.

D. Nuno Brás lembrou ainda palavras dos bispos portugueses a propósito desta semana: Como diziam os bispos na nota pastoral que publicaram para esta Semana Nacional da Educação Cristã [intitulada ‘Descobrir a solidez da fé: urgência e missão’], ‘educar na fé consiste primeiramente em ajudar a encontrar e conhecer Jesus, a viver da certeza desse encontro, e integrados na comunidade dos crentes, sermos suas testemunhas, animados pelo amor que Ele é’.

Sem comentários: