Missão Metrópoles: Patriarca de Lisboa apresenta a segunda catequese dirigida às famílias




A segunda Catequese Quaresmal do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, realiza-se no próximo Domingo, dia 4 de Março, às 18h, na Sé de Lisboa. Neste pequeno vídeo, D. José Policarpo apresenta a catequese.

Para esta Catequese são especialmente convocadas as famílias, de modo particular os casais e os filhos em idade de a poderem seguir. Na Missa que se segue à Catequese, os casais que este ano celebram 25 e 50 anos de matrimónio, renovarão o seu compromisso e receberão a bênção.

As Catequeses Quaresmais têm transmissão directa no site da Missão Metrópoles.

A Missa com Unção de Doentes

A Missa foi bonita como todas as outras, mas mais ou menos na parte do meio fizemos o sacramento de cura.
O sacramento de cura é um sacramento que ajuda as pessoas quando estão doentes.
No caso desta Missa, uma pessoa foi receber o sacramento de cura. Essa pessoa ficou muito contente por isso. Acreditamos que ela irá melhorar.
Rafael Louro

Na missa de Sábado estive a olhar para o Padre na entrada e a música que cantámos no início foi o "Caminharei".
De seguida estivemos a ouvir uma leitura de São Paulo aos Coríntios e ainda o Evangelho segundo São Marcos. No primeiro caso, falou-se sobre os nossos comportamentos que devem ser imitadores de Deus e em nome Dele; no segundo caso, fala-nos do poder de Jesus ao curar um leproso.
No fim, após o ofertório e a comunhão, assistimos ao momento em que o Padre dá em nome de Deus a unção a um doente como exemplo do que Jesus fez.
Daniel Miranda

A missa de hoje foi habitual como as outras, só que houve partes diferentes. Nós não lemos uma leitura, saltámo-la, e depois cantámos e rezámos. O Padre perguntou coisas sobre uma pessoa doente e se já ficámos doentes e eu respondi:
- Sim, porque todas as pessoas ficam doentes.
Depois foi a unção a uma senhora; puseram-lhe óleo e fizeram-lhe a benção.
E a acção de graças também foi diferente e a missa de hoje foi assim.
No final o Prior anunciou que o Padre Binu vai para a paróquia do Carregado.
José Guilherme

A missa foi bonita mesmo não tendo a 1ª leitura. No papel estava "A lepra deixou-o e ficou limpo."
Teve a Unção dos Doentes - o Padre falou com uma senhora. O óleo e o livro foram os necessários.
Sandro Carvalho

Mensagem Quaresmal de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto - Homilia na Missa de quarta-feira de Cinzas


D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, na sua mensagem para a Quaresma, realça a importância da Mensagem do Papa Bento XVI, referindo que esta mensagem parte dum versículo da Carta aos Hebreus (10, 24), sobremaneira incisivo: “Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras”. E nesta citação vai logo o essencial, tantas vezes demorado, por estarmos mais interessados em que sejam os outros a prestar-nos a atenção e o louvor que, bem vistas as coisas, só a Deus se devem. Deus, a fonte permanente de qualquer bem que houver.
O Santo Padre prossegue a Mensagem – leitura indispensável nesta Quaresma de cada um de nós – insistindo no significado etimológico e na incidência geral que esse “prestar atenção” acarreta. Lembra, por exemplo, que o termo traduz um verbo grego “que significa observar bem, estar atento, olhar consciosamente, dar-se conta de uma realidade”.

Pois bem, amados irmãos, que atenção prestamos ou havemos de prestar, muito concretamente, a quem nos rodeia ou nos espera?
Somos cristãos do nome que nos deram. Mas sejamo-lo de facto, da vida que levamos no Espírito de Cristo, eterno adorador do Pai e constante servidor de todos, mesmo quando resistia a que lhe divulgassem os milagres, autênticos os seus. E olhemos os outros como Cristo os olhou, Ele que teve olhos humanos para ver e ser visto, com a infinda misericórdia que os Evangelhos relatam, mesmo quando propunha opções decisivas.
Façamo-lo então, amados irmãos. Tomai esta Quaresma como possibilidade e não como peso. Concentremo-nos em Deus e nos outros, em quem Ele nos espera. Deus é simples, em si e para nós.
O Bispo do Porto termina a sua mensagem propondo  quatro atitudes para esta Quaresma:
 1) Seja uma Quaresma de atenção redobrada a Deus e aos outros, interiormente orantes e exteriormente ativos, em caridade sempre.
2) Compreendamos que o amor de Deus, “derramado em nossos corações pelo Espírito Santo” (Rm 5, 5), não contraria, antes potencia infinitamente o humano afeto, impedindo-o de se fechar ou corromper em si mesmo, sendo por isso absolutamente ilegítimo opor solidariedade a caridade: Deus, “amigo dos homens”, é por excelência o “filantropo”; como nós o seremos precisamente quando ganharmos d’Ele o amor fontal que revelou em Cristo e ofereceu no Espírito.
3) Concretizemos a atenção aos outros no aprofundamento ou recriação de vizinhanças, do modo mais positivo e prático que possa ser e a oração nos inspire, como acontece naqueles trechos evangélicos em que Jesus parte da oração para a ação imediata junto deste ou daquele, interpelando ou servindo.
4) No que à Diocese respeita, complementemos as outras exercitações quaresmais com a renúncia material, que continuará a destinar-se ao Fundo Social Diocesano, com que correspondemos a tantas solicitações que nos são feitas.

Crianças Rezam com os Pastorinhos

Crianças Rezam com os Pastorinhos, em parceria com o Departamento de Catequese do Patriarcado de Lisboa e o Centro de Difusão da Mensagem de Fátima do Patriarcado de Lisboa, convidam todas as crianças até aos 12 anos de idade para participar neste grande encontro de Oração Infantil.

Esta Velada de Oração Infantil reune em oração as crianças da Diocese de Lisboa e consiste na recitação do Terço, em frente ao Santíssimo Sacramento, solenemente exposto no altar, animado apenas por crianças que, ao jeito dos Pastorinhos, procurarão consolar o "Jesus escondido" e interceder por todos os que andam longe de Deus.

Realiza-se no dia 6 de Maio, na Igreja de São Vicente de Fora, com início marcado para as 15h. A participação necessita de inscrição que é feita por ordem de chegada. As crianças que se inscreverem serão acompanhadas por Catequistas da Paróquia. O transporte será realizado em autocarro, com saída de Benfica pelas 13h30 e chegada prevista para as 17h.

No ano passado, cerca de 60 crianças da nossa Paróquia tiveram a graça e a alegria de estar presente. Podes ver aqui algumas fotografias e podes ler também o testemunho que João Agostinho e Inês Mota deixaram no Blogue da Catequese.

Inscreve-te junto do teu Catequista e partilha a alegria das crianças em oração.

Que o Senhor Jesus ilumine as crianças e as guarde sempre na Fé.


Encontro de Catecumenado, 27 de Fevereiro

No dia 27 de Fevereiro, 2ª feira, às 18h30, realiza-se um encontro das crianças que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no ano pastoral 2012/2013.

Fazem parte deste grupo:

do 3º Catecismo: Ana Cláudia Freitas, Beatriz Lima, Beatriz Juramito, Bianca Pina, Carolina Pereira, Gonçalo Ferreira, Joana Nobre, Marcos Dias, Mariana Milagres, Matilde Santos, Petra Machado e Sandro Carvalho

do 4º Catecismo: Patrícia Costa e Sara Silva

Acompanhemos estas crianças no iniciar da sua caminhada cristã.

Liturgia da Palavra de Deus para os Catecúmenos, 25 de Fevereiro

Os catecúmenos que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia) no presente ano pastoral, celebram a Liturgia da Palavra de Deus no próximo Sábado, dia 25 de Fevereiro, na Missa da Catequese (16h15).

Fazem parte deste grupo:

do 5º Catecismo: Andreia Ribeiro, Carolina Gonçalves e Márcio Mendes

do 6º Catecismo: Frederico Ferreira, João Pedro Correia e Pedro Nuno Correia

do 7º Catecismo: Brenda Carolino, Patrícia Filgueiras e Pedro Gonçalves

Que estes catecúmenos sejam sempre alimentados pela Palavra de Deus que agora recebem.

Missão Metrópoles: Patriarca de Lisboa apresenta primeira catequese e convida catecúmenos



A primeira Catequese Quaresmal do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, realiza-se no próximo Domingo, dia 26 de Fevereiro, às 18h, na Sé de Lisboa. Neste pequeno vídeo, D. José Policarpo apresenta a catequese e convida em particular os catecúmenos a estarem presentes. O Cardeal Patriarca de Lisboa desafia ainda os catecúmenos a compreenderem os motivos que os leva a quererem receber o Baptismo.

As Catequeses Quaresmais têm transmissão directa no site da Missão Metrópoles.

Encontro de Catecumenado, 23 de Fevereiro

Na 5ª feira, dia 23 de Fevereiro, às 19h, realiza-se mais um encontro das crianças e adolescentes que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no presente ano pastoral.

Fazem parte deste grupo:

do 5º Catecismo: Andreia Ribeiro, Carolina Gonçalves e Márcio Mendes

do 6º Catecismo: Frederico Ferreira, João Pedro Correia e Pedro Nuno Correia

do 7º Catecismo: Brenda Carolino, Patrícia Filgueiras e Pedro Gonçalves

Acompanhemos estes catecúmenos no iniciar da sua caminhada Cristã

Começa amanhã a Quaresma

Amanhã é Quarta-feira de Cinzas, dia em que se inicia a Quaresma.
 
Na Quaresma, todos somos chamados à conversão, promovendo maior disponibilidade para escutar a Palavra de Deus, melhor identificação com o Senhor Jesus e fazer renúncias de consumo a favor dos irmãos mais necessitados.
 
Nas celebrações da Eucaristia de Quarta-feira de Cinzas  haverá imposição das cinzas, sinal de penitência.
 
Propomos a todas as crianças e jovens da Catequese que participem na celebração da Eucaristia na Quarta-feira de Cinzas. Na nossa Paróquia, as celebrações da Eucaristia realizam-se às 9h, 10h30, 17h30 e 19h na Igreja e às 17h30 na Igreja do Centro Colombo.
 
Que a participação na Eucaristia ajude as crianças e jovens da Catequese a tomarem consciência do início da Quaresma e os ajude a viverem este tempo tão importante na Igreja. Que, pela mão de Jesus, possamos colher os melhores frutos desta renovação que agora iniciamos.

Jornada Diocesana da Juventude, 1 de Abril

As vigararias e respectivas paróquias da Diocese de Lisboa começaram já a preparação da Jornada Diocesana da Juventude, que vai realizar-se no próximo dia 1 de Abril, Domingo de Ramos, na baixa de Lisboa.

Neste ano em que o Papa sugere aos jovens para meditarem no tema Alegria, todos os jovens da Diocese foram convocados, pelo seu Bispo, para manifestarem esse mesmo espírito no centro da cidade. A Jornada Diocesana da Juventude terá como tema Em Cristo, a Alegria e a Sabedoria e estará integrada na Missão Metrópoles como proposta do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.

No Domingo de Ramos, a cidade de Lisboa será o destino de inúmeros jovens que trarão consigo o espírito vivido nas últimas Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid. O encontro com Cristo tornar-se-á possível para os que responderem positivamente ao convite mas também para todos aqueles que serão tocados pela Alegria que invadirá a cidade de Lisboa. As palavras do Santo Padre aos jovens, em Madrid, no último ano, são claras: É impossível encontrar Cristo e não O dar a conhecer aos outros. Por isso não guardem Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus. São estas palavras que colocam os jovens participantes da missão na cidade.

Existem actividades que se encontram a ser preparadas para oferecer a todos os jovens a possibilidade de se envolverem mais na partilha e vivência do tema. A partir das 14h30, em igrejas da Baixa de Lisboa, começarão algumas das actividades que oportunamente serão divulgadas no site do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa. Mais próximo do final do dia, os jovens rumarão até à Sé, onde se encontrarão com o seu Bispo e aí celebrarão a Eucaristia. A Jornada terminará em festa com um concerto no Largo de São Domingos, na Baixa de Lisboa.

Todos os jovens podem ter acesso a um guião de preparação para esta actividade. O Serviço da Juventude propôs dois encontros preparatórios com os seguintes temas: Em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Col 2,3) e Alegrai-vos sempre no Senhor (Fil 4,4). Estas propostas devem ser trabalhadas nos grupos de jovens, de forma a viver da melhor maneira esta JDJ.

Missão Metrópoles





A Missão Metrópoles é o nome do projecto de nova evangelização convocado pelo Papa Bento XVI, através do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, para 12 cidades europeias.

Este projecto foi também adoptado pelo Patriarcado de Lisboa sob a denominação de ‘Nova Evangelização na Cidade’. A Missão Metrópoles vai decorrer na diocese de Lisboa de 22 de Fevereiro a 15 de Abril.

O programa da Missão Metrópoles conta com a centralidade na Catedral e no ministério do bispo diocesano e vai envolver toda a diocese.

Do programa fazem parte as Catequeses Quaresmais do Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo, a leitura de textos de Santo Agostinho, a leitura continuada do Evangelho de São Marcos, Jornadas Penitenciais e a Jornada Diocesana da Juventude.

Para além de Lisboa acolhem esta missão as cidades de Barcelona, Budapeste, Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia, Viena e Zagreb. Algumas destas cidades organizaram, no início deste século, o Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE).

Mensagem do Cardeal Patriarca de Lisboa para a Quaresma

O Cardeal Patriarca de Lisboa, na sua mensagem para a Quaresma, começa por relembrar que a Quaresma é o tempo litúrgico que nos convida a situar a nossa vida cristã no essencial da sua verdade: a de peregrinos do Céu, na humildade da nossa fragilidade e na coragem da nossa fidelidade.

O Cardeal Patriarca refere que esta minha mensagem não pretende ser “outra mensagem”, ao lado da do Santo Padre, mas que possa servir para considerar alguns dos desafios que nos lança, situando-os nas realidades concretas da nossa Igreja Diocesana.

Assim, o primeiro tópico da mensagem do Cardeal Patriarca é sobre a segurança da nossa fé. A Quaresma tem de ser tempo de aprofundamento da fé, pessoal e comunitária. Quem não vive a fé, torna-a mais fraca, menos segura, mais exposta às dúvidas; quem progride na fé, torna-a mais sólida. A fragilidade da fé é a sua rotina, é a tibieza nos sentimentos, é a sua redução a tradições, que se vão esfarelando no embate com as vozes do mundo.

A firmeza da fé é um dom do Espírito Santo. A fé é para ser vivida, na ousadia da liberdade e da vida, e não para ser guardada no cofre das memórias de família. Sempre que dizemos “eu creio”, afirmamos a nossa decisão de vida, a sua compreensão e o itinerário para atingir a sua plenitude.

O segundo tópico da mensagem é sobre a persistência da esperança. A verdade da Quaresma reside na sinceridade com que nos relacionamos com Jesus Cristo, cuja Páscoa celebramos. À firmeza da fé, junta-se a persistência da esperança.

 A esperança é persistência no que já se tem, como fruto da nossa união a Cristo, e desejo de aprofundar essa vida nova. A esperança é a virtude que nos ajuda a viver toda a realidade humana à luz da Páscoa de Jesus. A esperança exprime a fé no concreto da vida presente. Só a esperança teologal nos ajuda a não “desesperar” quando o sofrimento nos bate à porta.

O terceiro tópico da mensagem é sobre a primazia da caridade. Viver unido a Cristo é uma experiência de caridade: o amor com que Deus nos ama no Seu Filho e, com a força do amor de Deus, o amor com que nos amamos uns aos outros. Quando o cristão diz “eu creio”, no fundo ele diz: “eu amo” a Deus em Quem acredito; quando diz “eu espero”, ele diz: eu desejo deixar-me amar, e desejo amar de uma maneira cada vez mais generosa e total. É a caridade, vivida e desejada, que dá densidade à fé e à esperança.

O quarto tópico da mensagem é dedicado ao amor dos irmãos, referindo o Cardeal Patriarca que o amor de Deus e o amor dos irmãos, para os cristãos, são um único amor, que é infundido no nosso coração pelo Espírito Santo. Quem ama a Deus, ama os irmãos. Compreende-se, assim, que o Santo Padre, ao desafiar-nos para uma Quaresma vivida na profunda união a Jesus Cristo, ponha o acento no amor fraterno.

De seguida, o Cardeal Patriarca afirma que, por vezes, estamos mais atentos às necessidades materiais dos nossos irmãos e descuramos a sua necessidade de conversão à fé e à esperança.
Se a fonte do nosso amor fraterno é o amor com que Deus nos ama, a ajuda material aos irmãos pode ser ocasião do anúncio do amor de Deus e de convite à conversão. Eu posso matar a fome aos meus irmãos, mas não ficarei bem com a consciência se nada fizer para os ajudar a recuperar espiritualmente o caminho da vida.

Por fim, D. José Policarpo, convida-nos, na sequência do Santo Padre, a vivermos esta Quaresma ao ritmo das três virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade, o que exige de nós uma coerência com a profundidade sobrenatural da vida em união com Cristo, de cuja Páscoa vivemos, e que nos preparamos para celebrar.

Convido-vos a mergulhar no mistério de Deus, Trindade Santíssima e a arrastarmos para essa comunhão as pessoas a quem amamos com um amor que tem a sua fonte em Deus.

Neste sentido, o Patriarcado de Lisboa aceitou o convite do Santo Padre, através do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, para participar num programa de evangelização com outras onze cidades europeias, entre as quais aquelas que organizaram o Congresso Internacional para a Nova Evangelização. Para nós, Diocese de Lisboa, a participação neste programa de Nova Evangelização será ocasião de reavivar a memória do que foi o ICNE entre nós.

Este programa tem a sua sede na Catedral e no ministério do Bispo diocesano. Tem como primeira concretização o anúncio da nossa fé, para as pessoas do nosso tempo, no realismo humano da nossa população. Será prioritariamente dirigido aos catecúmenos, às famílias, aos jovens, aos intervenientes na cultura, aos obreiros da solidariedade e aos responsáveis pela construção da comunidade.
           
Outras duas formas de anúncio completarão este programa: uma proposta actual da mensagem de Santo Agostinho, anunciando a fé cristã aos que não têm fé, e uma leitura do Evangelho de Marcos.
           
Para as comunidades cristãs, o anúncio será completado com outras duas iniciativas: vivência do mistério da reconciliação através do Sacramento da Penitência, e a partilha fraterna.

A partilha fraterna do que temos, para ajudar os que têm menos, entre nós tem já a longa tradição da “Renúncia Quaresmal”. Este ano pensaremos sobretudo naqueles irmãos das nossas comunidades que foram mais atingidos pela actual crise. O resultado desta partilha engrossará o nosso Fundo Diocesano “Igreja Solidária”, pretendendo-se que cada comunidade possa destinar aquilo que recolhe aos necessitados da própria comunidade, sem esquecer que a verdadeira dimensão desta família de irmãos é a Diocese, e que uma organização diocesana, garantida pela Caritas, é conveniente e necessária.
           
O Cardeal Patriarca termina a sua mensagem com apelo a que esta Quaresma seja, para todos, uma ocasião de conversão. Cristo, que continua a querer salvar todos os homens, precisa da nossa ousadia, porque O queremos seguir e partilhar com Ele a missão, nesta sociedade que parece ter-se afastado tanto d’Ele e do Seu Evangelho.

Interrupção dos encontros de Catequese pelo Carnaval

Os encontros de Catequese vão ser interrompidos pelo Carnaval, pelo que não haverá Catequese desde Sábado, dia 18 de Fevereiro, até 4ª feira, dia 22 de Fevereiro. Os encontros de Catequese serão retomados na 5ª feira, dia 23 de Fevereiro.

A Missa da Catequese mantém-se no Sábado, dia 18 de Fevereiro, às 16h15, como habitual. Não deixemos de ser alimentados pela participação viva na Eucaristia.

Padre Binu nomeado Administrador Paroquial da Paróquia do Carregado

Caríssimos irmãos,

Quero confirmar-vos que fui nomeado para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Carregado.

Agradeço a Deus por tudo o que Ele fez por mim. Percebo que a graça, a bênção e a providência de Deus estão sempre comigo. Acredito que Deus está sempre no meu caminho e a proteger a minha vida sacerdotal.

Há mais de dezassete meses que estou a viver convosco. A minha vida nesta paróquia foi um tempo de crescimento na minha vida espiritual e deu-me oportunidade para aprender muitas coisas e para conhecer várias pessoas. Agradeço ao Senhor Cónego Traquina que me ajudou muito na minha vida aqui. Encontrei nele um bom pastor e a sua vida sempre foi um modelo para mim. Agradeço aos diáconos, acólitos, membros dos coros e todos os membros das várias equipas da nossa paróquia. Um especial agradecimento ao senhor Teodoro Mendes que me ajudou muito. Agradeço a todos pelo vosso amor, cuidado e amizade para comigo.

Sei que a minha nova responsabilidade é grande mas confio que Deus me conduzirá pelos seus caminhos e o Espírito Santo dará as suas graças e os frutos em abundância para cumprir a nova tarefa e o meu serviço na nova paróquia. Sei que as vossas orações me acompanharão. Convido-vos todos à minha entrada na paróquia do Carregado que será no próximo Domingo, dia 19 deste mês, com Missa às 16h. Mais uma vez agradeço a todos por tudo.

Muito obrigado. 

IV Festival da Canção Cristã de Benfica

No Domingo, dia 12 de Fevereiro, realizou-se o IV Festival Juvenil da Canção Cristã da nossa Paróquia. Este ano o festival foi dedicado ao tema Alegrai-vos sempre no Senhor. Os jovens apresentaram-se com cinco canções a concurso.

Em primeiro lugar ficou a canção Tu és a minha estrela, interpretada por António Gomes, Joana Oliveira, Sofia Barata e Tomás Oliveira. António Gomes e Sofia Barata foram os autores da música desta canção que foi ainda premiada com a menção honrosa atribuída à Melhor Música. Estes jovens vão representar a Paróquia no VI Festival da Canção Cristã da Vigararia III que vai realizar-se no dia 15 de Abril e será organizada pelos jovens da nossa Paróquia de Benfica.

A menção honrosa para a Melhor Letra foi atribuída a Marta Barreto na canção Alegra-te sempre no Senhor e o prémio para Melhor Interpretação foi para Joana Ferreira, Rafael Moreira e Sofia Mendes da canção Sempre juntos.

A segunda parte deste festival foi muito animada pela Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social (escstunis) que prometeu voltar à nossa Paróquia para apresentar o Festival da Vigararia III.

O júri do IV Festival da Canção Cristã de Benfica foi constituído pelo Padre Nuno Fernandes, Deolinda Maia, Sandra Simões, Sávio Souza e Luzia Silva.


Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma de 2012

«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (Heb 10, 24)

Na Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma é feito um apelo à atenção aos outros, como forma de estímulo ao amor e às boas obras.

O Papa Bento XVI começa por referir que desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24).
O fruto do acolhimento de Cristo é uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da » (v. 22), de conservarmos firmemente «a profissão da nossa esperança» (v. 23), numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras» (v. 24).

Detenho-me no versículo 24, que, em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e sempre atual sobre três aspetos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.

Na sua Mensagem para a Quaresma, o Santo Padre, acerca do primeiro aspeto, refere que é um convite a «prestar atenção». A atenção ao outro inclui que se deseje, para ele ou para ela, o bem sob todos os seus aspetos: físico, moral e espiritual. O facto de «prestar atenção» ao irmão inclui, igualmente, a solicitude pelo seu bem espiritual. E aqui desejo recordar um aspeto da vida cristã que me parece esquecido: a correção fraterna, tendo em vista a salvação eterna. De forma geral, hoje é-se muito sensível ao tema do cuidado e do amor que visa o bem físico e material dos outros, mas quase não se fala da responsabilidade espiritual pelos irmãos.
Por isso, é um grande serviço ajudar, e deixar-se ajudar, a ler com verdade dentro de si mesmo, para melhorar a própria vida e seguir mais retamente o caminho do Senhor. Há sempre necessidade de um olhar que ama e corrige, que conhece e reconhece, que discerne e perdoa (cf. Lc 22, 61), como fez, e faz, Deus com cada um de nós.

O segundo aspeto é o dom da reciprocidade. O facto de sermos o «guarda» dos outros contrasta com uma mentalidade que, reduzindo a vida unicamente à dimensão terrena, deixa de a considerar na sua perspetiva escatológica e aceita qualquer opção moral em nome da liberdade individual. Uma sociedade como a atual pode tornar-se surda quer aos sofrimentos físicos, quer às exigências espirituais e morais da vida. Não deve ser assim na comunidade cristã!

A nossa existência está ligada com a dos outros, quer no bem quer no mal; tanto o pecado como as obras de amor possuem também uma dimensão social. Na Igreja, corpo místico de Cristo, verifica-se esta reciprocidade: a comunidade não cessa de fazer penitência e implorar perdão para os pecados dos seus filhos, mas alegra-se contínua e jubilosamente também com os testemunhos de virtude e de amor que nela se manifestam.
 E é também atenção aos outros na reciprocidade saber reconhecer o bem que o Senhor faz neles e agradecer com eles pelos prodígios da graça que Deus, bom e omnipotente, continua a realizar nos seus filhos. Quando um cristão vislumbra no outro a ação do Espírito Santo, não pode deixar de se alegrar e dar glória ao Pai celeste (cf. Mt 5, 16).

O terceiro aspeto é a santidade pessoal, referindo o Papa Bento XVI que a afirmação da Carta aos Hebreus (10, 24) impele-nos a considerar a vocação universal à santidade como o caminho constante na vida espiritual, a aspirar aos carismas mais elevados e a um amor cada vez mais alto e fecundo (cf. 1 Cor 12, 31 – 13, 13). A atenção recíproca tem como finalidade estimular-se, mutuamente, a um amor efetivo sempre maior, «como a luz da aurora, que cresce até ao romper do dia» (Prov 4, 18), à espera de viver o dia sem ocaso em Deus. O tempo, que nos é concedido na nossa vida, é precioso para descobrir e realizar as boas obras, no amor de Deus.

A Igreja, na sua sabedoria, ao reconhecer e proclamar a bem-aventurança e a santidade de alguns cristãos exemplares, tem como finalidade também suscitar o desejo de imitar as suas virtudes. São Paulo exorta: «Adiantai-vos uns aos outros na mútua estima» (Rm 12, 10).

O Papa Bento XVI termina a sua Mensagem para a Quaresma com um apelo a que todos, à vista de um mundo que exige dos cristãos um renovado testemunho de amor e fidelidade ao Senhor, sintam a urgência de esforçar-se por adiantar no amor, no serviço e nas obras boas (cf. Heb 6, 10). Este apelo ressoa particularmente forte neste tempo santo de preparação para a Páscoa. Com votos de uma Quaresma santa e fecunda, confio-vos à intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e, de coração, concedo a todos a Bênção Apostólica.

Logotipo da JMJ Rio de Janeiro 2013

A próxima Jornada Mundial da Juventude vai realizar-se no Rio de Janeiro em 2013 e tem como tema Ide e Fazei discípulos entre todas os povos (Mt 28, 9).

Com base neste versículo da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência directa à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus encontrou-se com os seus discípulos numa montanha, após a sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra numa montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, tornando-se nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.

Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa o acolhimento brasileiro, como povo de coração generoso e hospitaleiro.

A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

Encontro de Catecumenado, 9 de Fevereiro

Na próxima 5ª feira, dia 9 de Fevereiro, às 19h, realiza-se mais um encontro das crianças e adolescentes que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no presente ano pastoral.

Fazem parte deste grupo:

do 5º Catecismo: Andreia Ribeiro, Carolina Gonçalves e Márcio Mendes

do 6º Catecismo: Frederico Ferreira, João Pedro Correia e Pedro Nuno Correia

do 7º Catecismo: Brenda Carolino, Patrícia Filgueiras e Pedro Gonçalves

Acompanhemos estes catecúmenos no iniciar da sua caminhada Cristã.

Peregrinação de jovens ao Santuário de Fátima

Os jovens da nossa Vigararia III têm no seu programa uma peregrinação ao Santuário de Fátima, com parte do percurso a pé, nos dias 9, 10 e 11 de Março. A organização está a cargo dos jovens da Paróquia de Santa Isabel. A participação tem um custo de 50€ e inclui dormidas, alimentação e autocarro. As inscrições devem ser feitas até 10 de Fevereiro, junto dos Animadores Juvenis.

IV Festival da Canção Cristã da Paróquia de Benfica, 12 de Fevereiro

O IV Festival da Canção Cristã da nossa Paróquia realiza-se no Domingo, dia 12 de Fevereiro, às 15h, no Salão Paroquial. Este ano o festival tem o tema Alegrai-vos sempre no Senhor.

A canção classificada em primeiro lugar irá representar a Paróquia de Benfica no V Festival da Canção Cristã da Vigararia III.

A segunda parte do festival será animada pela Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social (escstunis).

Participemos em mais uma tarde de alegria animada pelos jovens da nossa Paróquia.

Formação Cristã para adultos, 6 de Fevereiro

O Instituto Diocesano de Formação Cristã encontra-se a realizar quatro encontros de formação cristã para adultos na nossa Paróquia. Esta formação é baseada na Exortação Apostólica Verbum Domini, do Papa Bento XVI. O próximo e último encontro será no dia 6 de Fevereiro, no salão paroquial, com início às 21h30, e tem como orador o Cónego Carlos Paes. O tema desta última sessão é A animação bíblica na vida pastoral da Igreja e na de cada cristão.

Formação de Catequistas: Curso Geral I

O departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa vai realizar um Curso Geral I na Paróquia de São Nicolau, em Lisboa. O curso vai ser desenvolvido nos dias 11 de Fevereiro, 10 de Março, 14 de Abril, 19 de Maio e 9 de Junho, entre as 9h30 e 17h.

As inscrições devem ser feitas até ao dia 7 de Fevereiro junto do Departamento de Catequese do Patriarcado (telefone: 218810533; fax: 218810529; email: catequese@patriarcado-lisboa.pt).

O Curso Geral I é para todos os catequistas que já frequentaram o Curso de Iniciação.

Festa das Bem-Aventuranças, 4 de Fevereiro

No Sábado, dia 4 de Fevereiro, às 16h, na Missa da Catequese, vai realizar-se a Festa das Bem Aventuranças.

Os jovens do 7º Catecismo propõem-se viver as Bem Aventuranças como um caminho para alcançar a verdadeira felicidade que Deus tem para todos nós.

Somos todos convidados a acompanhar estes adolescentes em mais uma etapa do seu crescimento na fé.

Encontro de Catecumenado, 2 de Fevereiro às 19h

Realiza-se, na 5ª feira, dia 2 de Fevereiro, às 19h, um encontro das crianças e adolescentes que recebem os Sacramentos de Iniciação Cristã no presente ano pastoral.

Fazem parte deste grupo:

do 5º Catecismo: Andreia Ribeiro, Carolina Gonçalves e Márcio Mendes

do 6º Catecismo: Frederico Ferreira, João Pedro Correia, Pedro Nuno Correia

do 7º Catecismo: Brenda Carolino, Patrícia Filgueiras e Pedro Gonçalves

Acompanhemos estes catecúmenos no iniciar da sua caminhada Cristã.