Festa de Acolhimento, 2 de Novembro

Festa de Acolhimento - 1º ano de catequese, 2 de Novembro de 2013, Igreja Paroquial, 16h

Os meninos e meninas que este ano iniciaram a catequese serão apresentados à nossa comunidade no próximo Sábado, na Missa da Catequese.
Assim, no próximo Sábado, juntamente com as suas famílias, celebrarão a sua primeira festa com Jesus.
A nossa comunidade está, por isso, em festa por esta alegria de estarmos juntos a celebrar a mesma fé.
Sejam todos muito bem-vindos!

Pão por Deus, 1 de Novembro

No próximo dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos será distribuído o "Pão por Deus" às crianças e adolescentes presentes na celebração das 19h.

Este ano, o dia 1 de Novembro, dia da Solenidade de Todos os Santos, não é feriado. Porém, é aconselhável que todos os cristãos participem na celebração desta Solenidade.

Contamos com a presença alegre das crianças e adolescentes nesta celebração.

Reunião de Pais dos adolescentes do 7º Catecismo, 9 de Novembro

Na 5ª feira, dia 31 de Outubro, às 17h30, realiza-se uma reunião de Pais dos adolescentes do 7º Catecismo, no Salão Paroquial.

Que os Pais sejam presença viva na educação da fé dos seus filhos.

Reunião de Pais das crianças do 2º Catecismo, 28 de Outubro

Realiza-se na próxima 2ª feira, dia 28 de Outubro, uma reunião de Pais das crianças que frequentam o 2º Catecismo. A reunião tem início às 19h, no salão paroquial.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais nesta partilha de crescimento na fé das crianças.

Reunião de Pais das crianças do 3º Catecismo, 12 de Outubro

Realiza-se no próximo Sábado, dia 12 de Outubro, uma reunião de Pais das crianças que frequentam o 3º Catecismo. A reunião tem início às 17h30, no salão paroquial.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais nesta partilha de crescimento na fé das crianças.

Missa de abertura da Catequese, 12 de Outubro

Realiza-se no próximo Sábado, dia 12 de Outubro, às 16h, a celebração de início dos encontros de Catequese.

Contamos com a presença alegre de todas os catequizandos, seus familiares e catequistas.

Horários da Catequese 2013/2014

No ano pastoral 2013/2014, a nossa Catequese Paroquial irá funcionar nos seguintes horários:


  • 1º Catecismo: 4ª feira, às 18h; 5ª feira, às 18h; Sábado, às 15h.
  • 2º Catecismo: 2ª feira, às 18h; 4ª feira, às 18h; Sábado, às 15h.
  • 3º Catecismo: 2ª feira, às 19h; 3ª feira, às 18h e 19h; 4ª feira, às 19h; Sábado, às 15h.
  • 4º Catecismo: 2ª feira, às 18h e 19h; 3ª feira, às 19h; Sábado, às 15h.
  • 5º Catecismo: 4ª feira, às 18h e 18h30; Sábado, às 14h30.
  • 6º Catecismo: 2ª feira, às 19h; 3ª feira, às 18h; 4ª feira, às 18h; Sábado, às 15h.
  • 7º Catecismo: Sábado, às 15h.
  • 8º Catecismo: 3ª feira, às 19h.
  • 9º Catecismo: Sábado, às 11h.


A Missa da Catequese realiza-se aos Sábados, às 16h15. Terá início no Sábado, dia 12 de Outubro, às 16h.

Homilia de abertura da Semana Nacional da Educação Cristã

D. Manuel Pelino Domingues, vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e bispo de Santarém, proferiu uma homilia no início da Semana Nacional da Educação Cristã, que decorreu entre os dias 29 de Setembro e 6 de Outubro, na qual referiu que ao longo da semana a igreja procura, através de várias iniciativas, sensibilizar os fiéis e as pessoas de boa vontade para a importância fundamental da educação cristã no desenvolvimento integral e harmonioso da pessoa humana. Na verdade, a fé conduz à esperança e ao amor e abre a porta para o mistério de Deus e do homem.

D. Manuel Pelino chama a atenção para o facto de a educação cristã deve ser assumida por todos nós. Primeiramente como destinatários: todos precisamos de educar a nossa própria fé para a guardar viva e irradiante. Depois, também, como educadores, pois todos nos guardamos uns aos outros na fé, como afirma o lema desta semana “Guardar a fé – Guardar o Outro”.

Todos somos discípulos que aprendem e seguem o mesmo mestre, Jesus Cristo, e, como discípulos, todos somos também responsáveis pela fé dos outros. Não como pessoas ou grupos isolados mas como membros activos da família e da comunidade cristã, a escola fundamental da educação da fé. Sem este apoio da família e da comunidade, onde a vida cristã se torna visível em gestos e sinais, pouca eficácia terá a acção dos catequistas ou de outros educadores da fé.
Educação cristã significa sair de si mesmo para seguir o caminho de Cristo ao encontro de Deus e dos outros.
Na visita a Lampedusa, O Papa Francisco criticou fortemente a indiferença aos outros, tão presente na nossa sociedade de bem-estar. Chamou-lhe a “globalização da indiferença”. Afirmou o papa: “A cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos, torna-nos insensíveis aos gritos dos outros, faz-nos viver como se fôssemos bolas de sabão: estas são bonitas mas não são nada, são pura ilusão do fútil, do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à indiferença a respeito dos outros; antes, leva à globalização da indiferença. Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa!”
Guardar a fé é combater o individualismo fechado, a sensualidade egoísta, a indiferença, a indolência e o vazio humano.

Aprendamos com Maria Mãe de Jesus e nossa Mãe. Ela guardou a fé, pois guardou a Palavra de Deus e por ela orientou a sua vida. Guardou Jesus no seu crescimento em idade, sabedoria e graça. Guardou os discípulos apoiando-os no seguimento de seu filho e na preparação do Pentecostes. Peçamos-lhe que nos guarde também a nós para que a fé nos ilumine e nos disponha a guardarmo-nos uns aos outros.

Início dos encontros de Catequese, 7 de Outubro

Na 2ª feira, dia 7 de Outubro, iniciam-se os encontros de Catequese na Paróquia de Benfica. A celebração da Eucaristia, que marca o início da Catequese, realiza-se no Sábado, dia 12 de Outubro, às 16h.

Contamos com a presença alegre de todos os catequizandos, crianças e adolescentes, familiares e catequistas. Sejamos presença viva em mais uma etapa no crescimento da fé.

"Guardemo-nos uns aos outros", D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém

D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém, publicou uma nota intitulada Guardemo-nos uns aos outros baseando-se no lema da semana de educação cristã Guardar a fé, guardar o outro, que decorre entre os dias 29 de Setembro a 6 de Outubro.

Nesta nota, o Bispo de Santarém refere que guardar a fé é mantê-la viva e irradiante e cuidar de a transmitir, pois nos é dada como dom para proveito de todos. É uma pena ouvir pais desculparem-se de não orientarem os filhos na educação cristã com o argumento de que quando forem grandes eles é que vão decidir. Também vão decidir nessa altura se vão à escola ou ao médico ou se aceitam integrar-se na família?
Por isso, guardar a fé leva-nos a guardar o outro. Na verdade, ter fé é confiar que Deus que nos guarda e, igualmente, participar do cuidado de Deus pelos outros.

Guardar a fé é prestar atenção ao outro, (...) acompanhá-lo nos caminhos da verdade e do bem. Ora isto vale sobretudo para os pais, avós, encarregados de educação. São os educadores fundamentais, mesmo que tenham hoje menos tempo para estar com os filhos e netos. São também eles que exercem uma influência decisiva na educação cristã, pois educar na fé é ajudar o outro a sair de si mesmo e acompanhá-lo no caminho que leva ao encontro do amor de Deus e do outro. Ora esta missão só se realiza através do afecto e das convicções dos educadores e, em princípio, é na família onde melhor se experimenta este ambiente.

A educação cristã deve ser assumida por todos nós filhos de Deus. Primeiramente como destinatários: todos precisamos de educar a nossa própria fé para a guardar viva e irradiante. Depois, também, como educadores, pois todos nos guardamos uns aos outros na fé
todos somos discípulos que aprendem e seguem o mesmo mestre, Jesus Cristo, e, como discípulos, todos somos também responsáveis pela fé dos outros. Não como pessoas ou grupos isolados mas como membros activos da família e da comunidade cristã, a escola fundamental da educação da fé. Sem este apoio da família e da comunidade, onde a vida cristã se torna visível em gestos e sinais, pouca eficácia terá a acção dos catequistas ou de outros educadores da fé.

A corresponsabilidade pela fé uns dos outros coloca-nos, porém, um grande desafio: passar de uma igreja de clientes de serviços religiosos a uma comunidade de discípulos. É uma preocupação a retomar constantemente na linha da renovação eclesial que vem do Concílio Vaticano II e tão necessária para pôr em prática uma nova evangelização.