Este é o meu Filho muito amado, escutai-O


Festa da Família, 25 de Maio


O Sector da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, em conjunto com a Vigararia de Mafra, organiza no dia 25 de maio, Domingo, a Jornada Diocesana da Família - Festa da Família, que tem como tema Família, vive a alegria da fé.

O objectivo desta Jornada é ser um momento de festa, de encontro entre as famílias da nossa grande família que é a Diocese. Pretende também ser uma oportunidade de dar a conhecer a pastoral familiar que se vai realizando na nossa Diocese e para isso contamos com a presença de todos os movimentos ligados à Pastoral Familiar, escreveu o director do Sector da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, padre Rui Pedro Trigo Carvalho, em carta recente enviada às paróquias.

A Festa da Família vai decorrer no Jardim do Cerco, em Mafra, a partir das 10h30, com o acolhimento, a oração da manhã e a Feira Familiar, um espaço de atividades inter-geracionais organizado por alguns movimentos e pela  Pastoral Familiar. Após o piquenique, a tarde será preenchida com um concerto dos ‘Anima Christi’, intercalado com testemunhos, terminando com a Eucaristia presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, com celebração das Bodas Matrimoniais (10º, 25º e 50º aniversários matrimoniais). A Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa convida os casais a inscreverem-se para este momento.

A Jornada Diocesana da Família - Festa da Família será, de certo, uma boa forma de irmos caminhando nesta preparação para o Sínodo dos Bispos sobre a Família, conclui o padre Rui Pedro.


Lisboa recebe o 53º Encontro Nacional de Catequese, 8 a 11 de Abril


Para que a vossa alegria seja completa (1 Jo 1,4), uma pedagogia da fé e da vida para os adolescentes é o tema do 53º Encontro Nacional de Catequese (ENC) que este ano se realiza em Lisboa, de 8 a 11 de abril de 2014.

Destinado a directores e equipas do serviços diocesanos de Catequese o ENC tem como objectivos iniciar uma reflexão conducente à renovação da Catequese dos Adolescentes, sobre as bases de uma pedagogia catequética para a adolescência.

O Encontro vai realizar-se no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide.












Programa:


  • 8 de abril, 3ª feira


13.00 – Acolhimento e almoço
15.00 – Reunião de Secretariados.
18.30 – Eucaristia.
19.30 – Jantar.
21.00 – Abertura do Encontro com D. Manuel Pelino Domingues, Vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã, Bispo de Santarém.
21.30 – Introdução aos trabalhos, «A inteligibilidade da relação entre a fé e a vida no contexto da cultura dos adolescentes de hoje», Cristina Sá Carvalho, Pe.Paulo Malícia.


  • 9 de abril, 4ª feira


09.30 – Laudes.
10.00 – 1ª Conferência, «Adolescentes de hoje, espaços educativos, desafios para crescer», Doutora Maria João Pena, ISCTE.
11.15 – Intervalo para café.
11.45 – Lançamento dos Trabalhos por Grupos de Dioceses – 1ª parte: Avaliação de materiais: sínteses das respostas aos Questionários de Avaliação preparadas pelas Dioceses.
13.00 – Almoço.
15.00 – Continuação dos Trabalhos por Grupos de Dioceses: 2ª parte: Propostas editoriais para os materiais de trabalho com os adolescentes.
16.30 – Intervalo para café.
17.00 – Partilha da síntese dos trabalhos de grupos: Materiais.
18.00 – Intervalo.
18.30 – Partida para a Sé de Lisboa.
19:15 – Vésperas e Eucaristia, na Sé de Lisboa, presididas por D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa.
 – Jantar e serão cultural.
 

  • 10 de abril, 5ª feira 


09.30 – Laudes.
10.00 – 2ª Conferência, «Periferias infantis e marginalidades adolescentes: uma reflexão sobre os riscos da infância e da adolescência em Portugal». Dr.ª Ana Felipe, Instituto de Apoio à Criança
11.15 – Intervalo para café.
11.45 – Lançamento dos Trabalhos por Grupos de Dioceses – 3ª parte: Que itinerários de trabalho preparar para a Catequese dos Adolescentes?
13.00 – Almoço.
15.00 – Continuação dos Trabalhos por Grupos de Dioceses.
16.30 – Intervalo para café.
17.00 – Continuação dos Trabalhos por Grupos de Dioceses.
18.00 – Intervalo.
18.30 – Vésperas e Eucaristia.
19.45 – Jantar.
21.30 – Partilha da síntese dos trabalhos de grupos: Itinerários.  


  • 11 de abril, 6ª feira


09.30 – Apresentação das conclusões: Uma proposta de materiais catequéticos e itinerários para a catequese da adolescência.
11.00 – Intervalo.
11.30 – Saída para o passeio: Sintra, Cascais, Lisboa pela marginal.
16.00 – Regresso ao alojamento.


Festa do Pai Nosso, 15 de Março

 
 
No passado Sábado, 15 de Março, as crianças do 2º catecismo celebraram a Festa do Pai Nosso.
Nesta Festa as crianças subiram ao altar e rezaram a oração do Pai Nosso de mãos dadas com o Padre Traquina.
 
Que estas crianças vivam a alegria de rezar a Deus Pai a oração que Jesus nos ensinou.
 


Bênção dos Catecúmenos, 8 de Abril


No Sábado, 8 de Abril, os Catecúmenos que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no presente ano pastoral receberam uma Bênção.

Rezemos pelos Catecúmenos para que cresçam no amor e amizade a Jesus.

Falecimento do Patriarca Emérito de Lisboa, Cardeal D. José da Cruz Policarpo

Faleceu ontem, 4ª feira, o Patriarca Emérito de Lisboa, Cardeal D. José da Cruz Policarpo.

As exéquias presididas pelo Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente vão ser celebradas na sexta-feira, dia 14, às 16 horas, na Sé Patriarcal, seguindo depois para o Panteão dos Patriarcas.

Rezemos por D. José da Cruz Policarpo, agradecendo o seu testemunho alegre e vivo do amor de Deus.


Primeiro Aniversário de Pontificado do Papa Francisco


Questionário: Que lugar tem a Internet na vida dos Catequistas em Portugal

Compreender o lugar que a Internet ocupa na formação dos catequistas quer na sua formação pessoal, quer na formação em ordem ao trabalho realizar com os catequizandos são o objectivo de um estudo de investigação do padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, da Diocese de Braga,  no âmbito do trabalho que desenvolve com vista ao doutoramento em Teologia Prática.

Com este trabalho pretende traçar "um retrato do país" de modo a poder dotar de melhores recursos conceptuais aqueles prestam este serviço eclesial, quer a nível individual, quer a nível institucional.

O questionário não demora mais de 10 a 15 minutos a responder e destina-se a todos os catequistas portugueses de todas as etapas catequéticas.

Aceda aqui ao questionário e participe

Mensagem do Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, para a Quaresma 2014

Na sua Mensagem para a Quaresma, o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, começa por referir que as práticas deste tempo litúrgico, tradicionalmente repartidas entre “oração, jejum e esmola”, recordam-nos em linguagem de hoje a conversão prioritária a Deus, que não trocaremos pelo excesso do consumo e serviremos no cuidado do próximo. Assim unidas, manifestam-se em Cristo, na sua permanente ligação ao Pai, cuja vontade era o seu alimento, e no serviço dos outros, por quem deu inteiramente a vida.

Deus Pai entregou-nos Cristo, que «se fez pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza» (cf. 2 Cor 8, 9), como lembra o Papa Francisco, intitulando assim a mensagem quaresmal que nos dirigiu.

A mensagem papal quer-nos exatamente assim, como Cristo foi em relação a todos, de pobres para pobres, em partilha autêntica. E quer-nos a nós, os que participamos do Espírito de Cristo, «a ver as misérias dos irmãos, a tocá-las, a ocupar-nos delas e a trabalhar concretamente para as aliviar». Material, moral ou espiritual, a miséria dos outros é o campo aberto da Quaresma que temos, para que, através de nós, Cristo continue a responder a tantas necessidades que o mundo apresenta.

O Papa Francisco, na exortação apostólica Evangelii Gaudium, afirma que «Para a Igreja, a opção pelos pobres é mais uma categoria teológica que cultural, sociológica, política ou filosófica. Deus manifesta a sua misericórdia antes de mais a eles. Esta preferência divina tem consequências na vida de fé de todos os cristãos, chamados a possuírem “os mesmos sentimentos que estão em Cristo Jesus” (Fl 2, 5). Inspirada por tal preferência, a Igreja fez uma opção pelos pobres, entendida como uma forma especial de primado na prática da caridade cristã, testemunhada por toda a Tradição da Igreja. […] Por isso desejo uma Igreja pobre para os pobres» (EG 198).

Como sabemos, o Papa Francisco apresentou-nos a sua exortação apostólica como um “programa” geral para a Igreja nos próximos tempos, esperando «que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão» (EG 25). E o que seja esta conversão pastoral e missionária esclarece-o mais à frente: «A reforma das estruturas, que a conversão pastoral exige, só se pode entender neste sentido: fazer com que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastoral ordinária em todas as suas instâncias seja mais comunicativa e aberta, que coloque os agentes pastorais em atitude constante de “saída” e, assim, favoreça a resposta positiva de todos aqueles a quem Jesus oferece a sua amizade» (EG, 27).

Comecemos ou continuemos então, fazendo desta Quaresma um momento forte do caminho sinodal que até 2016 mobiliza o Patriarcado, para cumprir as indicações do Papa Francisco, «no sonho missionário de chegar a todos» (EG 31).

Finalmente, e para concretizar também num gesto coletivo a nossa exercitação quaresmal, a renúncia que fizermos este ano destina-se a apoiar a Ajuda de Berço – Associação de Solidariedade Social, no seu generoso propósito de construir uma Unidade de Cuidados Continuados para crianças que têm problemas crónicos graves de saúde.

E é neste caso que em especial concretizaremos a “opção pelos pobres” a que o Evangelho e o Papa Francisco tão fortemente nos exortam.
- Convosco e rumo à Páscoa!

Retiro do 6º Catecismo, 9 de Março

No próximo Domingo, 9 de Março, terá lugar um dia de retiro para o 6º Catecismo como preparação para a Profissão de Fé.

O retiro decorrerá no Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais.

Pede-se que os catequisandos estejam na catequese às 9h. A hora de chegada está prevista para as 17h30.

Os catequisandos deverão levar almoço bem como a Bíblia, um caderno e material para escrever.

Que o Espírito Santo ajude estas crianças a professar a sua fé com alegria e confiança.