Bênção de Bebés, 2 de Fevereiro


No próximo Sábado, dia 2 de Fevereiro, celebramos a festa da Apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém. Após o seu nascimento, Jesus foi levado por Maria e José ao templo, para cumprir um ritual judeu. Simeão e Ana, que estavam no templo, recebem Jesus com júbilo e realização, reconhecendo que se estava a iniciar um novo tempo. Um tempo de luz, de alegria, de paz e salvação. Todos nós fazemos parte deste tempo e somos convidados a ir ao encontro de Cristo, luz das nações, com a Igreja, que caminha guiada por esta luz.

Neste dia, Sábado, haverá bênção de Bebés em todas as Missas da Paróquia (9h, 10h30, 16h15, 17h30 e 19h).

Que a luz de Cristo ilumine o caminho de todas as crianças.

Festa da Entrega da Bíblia, 26 de Janeiro


No Sábado, dia 26 de Janeiro, as crianças do 3º Catecismo vão receber a Bíblia. Nesta celebração, as crianças recebem a Palavra de Deus e são convidadas a acolhê-la no seu coração.

A Missa da Catequese terá início às 16h. Depois da Missa haverá um lanche partilhado no Salão Paroquial, para o qual todas as crianças do 3º Catecismo e respectivas famílias estão convidadas a participar.

As crianças do 3º Catecismo, que vão ter uma intervenção especial na celebração, devem estar na Paróquia às 15h, enquanto as restantes crianças do 3º Catecismo devem estar presentes às 15h30.

Que a Bíblia entregue nesta festa da Palavra seja bem recebida pelas crianças e seus familiares e que produza muitos e saborosos frutos.

Missal e Cânticos do Coro da Catequese

O Coro da Catequese publicou um Livro de Cânticos. Este Livro, além dos cânticos, tem também a estrutura da celebração da Missa para facilitar a participação das crianças da Catequese, na Missa das 16h15, aos Sábados.

O livro pode ser adquirido na Paróquia por 3,50€.

Reunião de Pais das crianças do 1º Catecismo, 23 de Janeiro


Vai realizar-se uma reunião de Pais das crianças do 1º Catecismo no dia 23 de Janeiro, às 19h, no salão paroquial.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais nesta partilha de caminho na fé das crianças.

Aniversário Natalício do nosso Prior

Dia 21 de Janeiro é o aniversário natalício do nosso Prior, Cónego José Traquina. A Catequese junta-se ao seu Prior, em acção de graças, pelo dom da vida que Deus lhe concede. Que a sua vida seja para nós um testemunho de fé, de alegria e esperança.

O Cónego José Traquina preside, neste dia, à Eucaristia das 19h.

Rito da Liturgia da Palavra de Deus




No Sábado, 19 de Janeiro, as crianças que vão receber os Sacramentos de Inicição Cristã neste ano pastoral celebraram o Rito da Liturgia da Palavra de Deus, tendo recebido o Novo Testamento.

Que a Palavra de Deus guie o caminho destas ciranças.

Encontro de Catecúmenos, 18 de Janeiro


Realiza-se, na 6ª feira, dia 18 de Janeiro, às 18h30, um encontro das crianças que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no presente ano pastoral.

Fazem parte deste grupo:

do 4º Catecismo: Beatriz Lima, Beatriz Juramito, Joana Nobre, Marcos Dias, Mariana Milagres, Matilde Santos, Petra Machado, Sandro Carvalho e Tomás Pratas

do 5º Catecismo: Patrícia Costa e Sara Silva

Estas crianças celebram a Liturgia da Palavra de Deus no Sábado, dia 19 de Janeiro, na Missa da Catequese (16h15).

Acompanhemos estas crianças no iniciar da sua caminhada Cristã

Acreditar com o Concílio: Igreja e Reino de Deus

Festa da Epifania e Entrega dos Mealheiros da Infância Missionária 2013


No dia 5 de Janeiro, as crianças da Catequese entregaram, com alegria, a Jesus, os mealheiros da Infância Missionária. Sob o lema Crianças ajudam crianças, as crianças da Catequese juntaram pequenas renúncias para ajudarem as crianças da Ásia. Os projectos a apoiar são a construção de uma escola de ensino básico para as crianças, na Índia, e garantir as refeições de crianças de um orfanato, nas Filipinas.

Também neste dia, os jovens do 7º ao 9º Catecismo celebraram, na Missa da Catequese, a Festa da Epifania.

Partilhemos a alegria das crianças e dos jovens da Catequese

Homilia do Cardeal Patriarca de Lisboa na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, Dia Mundial da Paz


O Santo Padre desafia a Europa a interrogar-se se a paz que conseguiu manter é a paz perfeita ou se não há um longo caminho, nunca completamente percorrido, para a edificação de uma paz verdadeira, em que os Povos, como membros de uma grande família, sintam a grandeza da dignidade da pessoa, onde a  experiência comunitária levará à experiência do amor e da comunhão.

“Em cada pessoa – diz o Papa – o desejo de paz é uma aspiração essencial e coincide, de certo modo, com o anseio por uma vida humana plena, feliz e bem sucedida. Por outras palavras, o desejo de paz corresponde a um princípio moral fundamental, ou seja, ao dever-direito de um desenvolvimento integral, social, comunitário, que faz parte dos desígnios de Deus para o homem”. A busca da paz coincide, assim, com a luta pela realização da plenitude humana, é um caminho que supõe uma verdadeira mística da paz, enraizada na cultura e concretizada nas opções práticas para a vida das comunidades humanas. A generosidade pessoal, a organização da sociedade, as estruturas políticas e económicas precisam de ser mobilizadas por essa mística da paz.

Há 50 anos o Concílio Vaticano II lembrava: “A paz não é só a ausência de guerra e não se limita a procurar o equilíbrio entre forças contrárias… ela é «obra de justiça», lembrando que “a paz não é realidade adquirida uma vez por todas, mas algo a construir sem cessar»”.

Citando João XXIII, o atual Papa recorda: “A paz implica principalmente a construção de uma convivência humana baseada na verdade, na liberdade, no amor e na justiça”. Faz parte da verdade profunda do homem, encontrar a sua realização na comunhão com os outros homens. A paz é, assim, vitória sobre o individualismo e os egoísmos, busca, antes de mais, o bem-comum de toda a comunidade. Bento XVI é claro: “A ética da paz é uma ética de comunhão e de partilha. Por isso é indispensável que as várias culturas de hoje superem antropologias e éticas fundadas sobre motivos teórico-práticos meramente subjetivistas e pragmáticos, em virtude dos quais as relações da convivência se inspiram em critérios de poder ou de lucro, os meios tornam-se fins e vice-versa, a cultura e a educação concentram-se apenas nos instrumentos, na técnica e na eficiência”.

O Santo Padre recorda-o: “Para nos tornarmos autênticos obreiros da paz, são fundamentais a atenção à dimensão transcendente e o diálogo constante com Deus, Pai misericordioso, pelo Qual se implora a
redenção que nos foi conquistada pelo seu Filho Unigénito. Assim o homem pode vencer aquele gérmen de obscurecimento e negação da paz que é o pecado em todas as suas formas: egoísmo e violência, avidez e desejo de poder e domínio, intolerância, ódio e estruturas injustas”.

É esta certeza que nos permite acreditar, em todas as circunstâncias, que a paz é possível. Ela é a aventura do amor que nos foi comunicado pelo Espírito de Jesus. A paz … na novidade humana enraizada na Páscoa de Jesus: “A Paz é uma ordem vivificada e integrada pelo amor”, Cristo é a nossa paz. É preciso, é urgente, anunciar de novo e por caminhos novos, a importância de Jesus Cristo para o futuro da humanidade.

Se não tivermos medo de Deus e da sua intervenção na história a favor dos homens, se não nos deixarmos embriagar pela total autonomia do homem e do seu poder na construção da paz, poderemos encontrar em conjunto os verdadeiros pilares da construção da justiça e da paz.

O Santo Padre, na sua Mensagem, alerta-nos para a urgência de uma pedagogia da paz. A sua primeira expressão é cultural. Todos os agentes culturais, as universidades e as escolas, os “média”, a Igreja, devem contribuir para uma transformação cultural que promova a verdadeira paz; que supõe um novo pensamento e uma conversão ideológica.

É uma pedagogia da bondade e do perdão. “É um trabalho lento, porque supõe uma evolução espiritual, uma educação para os valores mais altos, uma visão nova da história humana. É preciso renunciar à paz falsa (…) a pedagogia da paz implica serviço, compaixão, solidariedade, coragem, perseverança”. É marcada pelo ideal de uma humanidade nova, que anuncia o Reino dos Céus.

Homilia do Cardeal Patriarca de Lisboa na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, Dia Mundial da Paz

Recolha de alimentos - Advento 2012



Convívio de Catequistas, 5 de Janeiro

No Sábado, dia 5 de Janeiro, os Catequistas da nossa Paróquia vão estar reunidos num momento de convívio, partilhando um jantar de Natal.

Que o Senhor ajude todos os Catequistas a servi-Lo sempre com amor, alegria e generosidade.

Festa de Natal da Catequese, 5 de Janeiro

A festa de Natal dos adolescentes do 7º ao 9º Catecismo da nossa Paróquia realiza-se no Sábado, dia 5 de Janeiro, na Missa da Catequese que terá início às 16h.

Acompanhemos os adolescentes da nossa Paróquia na Solenidade da Epifania do Senhor. Que o Senhor se manifeste e seja luz nas suas vidas.

Entrega dos Mealheiros da Infância Missionária, 5 de Janeiro

No início do Advento, as crianças da Catequese receberam um Mealheiro da Infância Missionária, sendo convidados a partilhar a sua alegria com as crianças necessitadas das missões. A entrega deste mealheiro será no dia 5 de Janeiro, na Missa da Catequese, Sábado, que terá início às 16h.

Partilhemos a nossa alegria e caridade com as crianças das missões.

Mais informações sobre a Obra da Santa Infância

Encontros de Catequese recomeçam a 3 de Janeiro

Os encontros de Catequese são retomados 5ª feira, dia 3 de Janeiro.

Que o Menino faça crescer na fé todas as crianças e jovens da nossa Catequese.