Homilia de D. António Moiteiro Ramos na Missa da Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima 2013

D. António Moiteiro Ramos, Bispo Auxiliar de Braga, presidiu este ano à Missa da Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima.

Na sua homilia, D. António Moiteiro Ramos começou por fazer referência a duas viagens que Jesus fez ao templo em Jerusalém. A primeira, quando tinha quarenta dias e a segunda quando tinha já doze anos.

A ida de Jesus ao templo de Jerusalém quando tinha doze anos faz-nos recordar o dia do nosso batismo e para muitos de vós o dia da vossa Profissão de Fé. 

Deus tem muitos modos de mostrar que não nos esquece e nos protege. Na primeira leitura, o Profeta Isaías, em nome de Deus, dá coragem ao povo de Deus que estava no exílio da Babilónia, e diz-lhe que Deus é tão bom e tão nosso amigo que nunca se esquece de nós. Mais ainda: mesmo que o pai ou a mãe se esquecessem de nós, Deus, porque nos ama muito, nunca se esqueceria de nós.

Hoje celebramos a festa do Anjo de Portugal e vós sabeis que os anjos são amigos de Deus e são enviados por Deus para nos ajudarem e protegerem. Também nós devemos ser anjos, uns para os outros, quando nos ajudamos a ser melhores e a fazer o que Jesus quer de nós.

Resumindo:

1º Deus ama-nos muito e nunca se esquece de nós e, como dizia o Papa Francisco «nós é que nos esquecemos dele».

2º O Coração de Maria é o símbolo do amor da Mãe de Jesus para connosco. Temos de aprender a amar aos outros como Maria ama cada um de nós.

3º Nós rezamos, cantamos e mostramos o nosso amor a Deus e a nossa gratidão, nas velas acesas que levantamos com fé, símbolo daquela chama que temos viva no coração. Uma chama que ficará sempre mais viva, cada vez que nos acolhemos, com amor e confiança, debaixo da protecção de Nossa Senhora... que nos oferece o seu coração como caminho para Deus.

Homilia de D. António Moiteiro Ramos na Missa da Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima 2013

Sem comentários: