Testemunho sobre a participação na Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima 2012


O que é que vossemecê me quer?

Peregrinação nacional das crianças ao Santuário de Fátima



         Foi assim que tudo aconteceu…



            No dia 9 de junho, 83 crianças da nossa paróquia e 9 catequistas estavam às 13h30 junto dos autocarros, prontos para começarem a Peregrinação Nacional de crianças ao Santuário de Fátima.  

            No autocarro sentámo-nos dois a dois e estivemos a falar, a cantar e a brincar. Também vimos um filme sobre as aparições de Maria aos três Pastorinhos e no fim do filme estivemos a falar sobre ele e a rezar a Nossa Senhora. 

            Antes de irmos para o Santuário de Fátima, fomos ver as casas onde os três Pastorinhos moravam. No pátio da casa de Jacinta e de Francisco lanchámos e brincámos. A próxima paragem era o Santuário de Fátima. 

            Quando chegámos a Fátima fomos para a casa onde íamos passar a noite. Arrumámos tudo e fomos jantar. 

            A seguir ao jantar fomos para a capelinha das aparições, rezar e entregar as nossas flores a Nossa Senhora. Depois de rezarmos o terço houve uma procissão pelo Santuário.   

            No fim disto tudo, estávamos cansados, então voltámos para o abrigo. Alguns tomaram banho e os outros estiveram na brincadeira. Quando todos estavam no quarto houve guerra de almofadas, também houve quem pulasse em cima das camas e até jogámos ao quarto escuro.  

            Antes de irmos para a cama não nos esquecemos de rezar. 

            No dia seguinte, acordámos cedo, arranjámo-nos e fomos tomar o pequeno-almoço. O pequeno-almoço era uma chávena de leite e pão com doce ou manteiga. 

            Quando estávamos todos prontos, fomos rezar o terço e também assistimos à celebração da eucaristia. Foi uma celebração especial porque estava a chover e estávamos todos molhados. No fim da missa as crianças receberam uma bolota, que tinha lá dentro um rebuçado e uma pulseira que continha a seguinte frase: Eu vou… dar tempo a Deus… estar atento à palavra de Deus… fazer o que Deus gosta… ser fiel aos compromissos. 

            Fomos almoçar e quando acabámos fomos muito rápido para a igreja da Santíssima Trindade ver um espetáculo de magia. Depois foi a cerimónia de encerramento. 

            Voltámos para o abrigo, lanchámos, brincámos e voltámos para casa.


Leonor Costa (7º Catecismo) e Diogo Costa (2º Catecismo)


Sem comentários: