Festa do Pai Nosso, 26 de Março




As crianças do 2ª Catecismo celebraram ontem a Festa do Pai Nosso, na Missa da Catequese.

Nesta Festa, as crianças subiram ao altar e rezaram a oração do Pai Nosso de mãos dadas com o Padre Traquina, o Padre Binu e o Padre Duarte, testemunhando perante toda a assembleia a alegria de rezar a Deus Pai a oração que Jesus nos ensinou.

Festa do Pai Nosso, 26 de Março

 
 
 
No próximo Sábado, dia 26 de Março, realiza-se a Festa do Pai Nosso com as crianças do 2º Catecismo. A festa começa com a Missa da Catequese, às 16h15, seguida de um lanche partilhado no Salão Paroquial.
 
As crianças do 2º Catecismo devem estar presente na Paróquia pelas 15h15. As crianças que têm catequese ao Sábado, devem comparecer à hora da Catequese.
 
Os familiares das crianças do 2º Catecismo são convidadas a trazer algum contributo para o lanche, de acordo com as indicações dadas pelo respectivo catequista.
 
Esta é mais uma etapa de crescimento na fé das crianças do 2º Catecismo e, como tal, contamos com a presença alegre de todas as crianças, bem como de todas as pessoas que as acompanham neste crescimento.
 

Vigília de Oração Vicarial Jovem, 25 de Março

Os jovens da nossa Vigararia III organizam periodicamente momentos de oração. Na última vigília de oração, organizada pela paróquia da Lapa (Estrela), o testemunho foi passado à nossa Paróquia.
Deste modo, na próxima 6ª feira, dia 25 de Março, pelas 21h30, terá lugar na nossa Igreja Paroquial mais uma vigília de oração com os jovens da Vigararia III.
Os jovens convidam toda a comunidade a partilharem este momento de maior intimidade com o Senhor.

Testemunho sobre o III Festival da Canção Cristã

Sofia Mendes, vencedora do prémio Melhor Letra e intérprete da canção O Nosso Pai - Jesus, partilha connosco como foi participar no III Festival Juvenil da Canção Cristã da Paróquia de Benfica.
“Olá a todos!

Obrigada pela oportunidade que nos deram ao criarem o festival (a mim e aos restantes membros do meu grupo), e por agora, me deixarem contar como foi participar nele.

Foi gratificante poder participar neste festival da canção e, de certa forma, ir representar o 9º catecismo. Contudo este festival colocou-me, ligeiramente, nervosa ao início por vários aspectos, principalmente por ser a minha primeira experiência em palco (actuar à frente de um público e de um júri). Por outro lado, ao ir presenciar e partilhar esta experiência com os meus amigos e familiares, fiquei mais calma no momento da actuação, quando me saíram as primeiras palavras.... =)
 
Quando escrevi a nossa música ainda não tínhamos nada definido, no entanto tentámos criar uma espécie de contraste e inovação no festival. Porque hoje em dia a música que atrai os jovens tem de ser inovadora e atractiva... pelo menos na nossa óptica, enquanto membros pertencentes à camada mais jovem da nossa sociedade. 

A partir de certa altura, as coisas foram surgindo naturalmente e, semanas antes do festival, eu e o resto do meu grupo treinámos com afinco e dedicação para que o produto final saísse o melhor possível (o que, na minha opinião, acabou por acontecer ;P).

Ah...! Dou também os meus parabéns a todos os outros grupos que fizeram parte do festival!

Neste momento sinto-me confusa e, de certa forma, desiludida em relação ao lugar que obtivemos, pois a verdade é que o nosso esforço não foi reconhecido como queríamos... mas enfim... para o próximo voltaremos a participar, e apesar de termos ficado em 5º lugar, ganhámos o prémio de melhor letra! =)
No entanto, o mais importante foi ter participado neste festival, sendo algo que nunca me irei esquecer, nem eu nem os restantes membros do grupo! BE YOURSELF!

Obrigado por tudo, Sofia Mendes”

Celebração do Mistério Pascal: História, Liturgia e Espiritualidade, 21 de Março

No dia 21 de Março, tem início um ciclo de quatro sessões de formação sobre a Celebração do Mistério Pascal: História, Liturgia e Espiritualidade. Os encontros serão orientados pelo Cónego Luis Manuel, Pároco da Sé Patriarcal de Lisboa e Professor de Liturgia na Universidade Católica Portuguesa, e pelo Padre Pedro Lourenço. As quatro sessões serão às 21h30, no Salão Paroquial, nos dias 21 e 28 de Março e 4 e 11 de Abril.

Aproveitemos este momento de aprendizagem sobre a celebração do Mistério Pascal. Estamos todos convidados a participar.

Catequese Catecumenado, 17 de Março

Na próxima 5ª feira, dia 18 de Março, às 18h, vai realizar-se a primeira de três catequeses para as crianças do 3º ao 5º ano de catequese que irão receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no ano pastoral 2011/2012.

Pertencem a este grupo:

do 3º Catecismo: Ana Rita Veloso

do 4º Catecismo: Andreia Alexandra Ribeiro, Carolina Couto Gonçalves e Márcio Mendes

do 5º Catecismo: Daniel Jorge Vidas, Frederico Matoso Ferreira, João Pedro Correia, Pedro Nuno Correia e Zinadine Paulo.

Acompanhemos estas crianças no iniciar da sua caminhada Cristã.

Encontro para Catequistas, 16 de Março

No dia 16 de Março, às 21h, os catequistas da nossa Paróquia vão estar reunidos num encontro sobre a Palavra de Deus. Este encontro será animado pelo Padre Paulo Malícia, responsável do sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

Que a Palavra de Deus seja luz para os catequistas.

Quaresma, o que é isso?

Apresentação do Cónego Luís Manuel sobre a Quaresma

Cónego Luís Manuel, Pároco da Sé Patriarcal de Lisboa e Professor de Liturgia da Universidade Católica Portuguesa, deixa-nos uma apresentação sobre a Quaresma.

Façamos da Quaresma um tempo de esperança e conversão.


Catequese da Quaresma, 11 de Março

Amanhã, dia 11 de Março, vai ter lugar uma catequese sobre a Quaresma, que será orientada pelo Padre Traquina. Esta catequese realiza-se às 18h30, no Salão Paroquial, e é dirigida às crianças que frequentam a catequese.

Contamos a presença alegre das crianças e jovens da Catequese neste encontro de preparação para o tempo da Quaresma.

Começou ontem a Quaresma


Ontem foi Quarta-feira de Cinzas, celebração que dá início à Quaresma. A Quaresma é o tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, é caminho de conversão, oração e renovação. Durante quarenta dias preparamo-nos para a morte e ressurreição do Senhor, tempo central da Igreja.

As crianças do 2º Catecismo receberam o jogo da Quaresma que os desafia à conversão. Fica aqui a partilha do mesmo desafio. Saibamos viver plenamente este tempo central da Igreja e que, pela mão de Jesus, possamos colher os melhores frutos desta renovação que agora iniciamos.

Mensagem do Cardeal Patriarca de Lisboa para a Quaresma

Sigamos o Senhor, a caminho da Nova Jerusalém é o título da mensagem do Cardeal Patriarca de Lisboa para a Quaresma.

Nesta mensagem, D. José Policarpo começa por convidar a viver esta primeira Quaresma após a visita de Bento XVI em comunhão com ele e guiados pela sua palavra, através da leitura da Mensagem para a Quaresma, da Exortação Apostólica Post-Sinodal “Verbum Domini”, bem como da leitura do 2º volume do livro Jesus de Nazaré, que por vontade do Papa, será apresentado pelos Bispos às suas Igrejas diocesanas, antes do primeiro Domingo da Quaresma. Esta orientação encerra uma proposta: que todos os que puderem se apoiem na sua leitura, para a caminhada quaresmal deste ano, até à Páscoa. De facto, neste 2º volume, Bento XVI apresenta-nos a caminhada do Jesus real, desde a sua entrada em Jerusalém até à ressurreição.

O Bispo de Lisboa relembra a importância da Palavra de Deus, convidando-nos a procurar na Palavra de Deus o sentido e a força para as expressões tradicionais da caminhada quaresmal: o jejum, a esmola, a oração. “A Quaresma educa para viver de modo mais radical o amor de Cristo”.

D. José Policarpo lança o desafio da santidade lembrando que todos podemos ser santos. Aqueles que, na sua vida, deram o testemunho vivo desta radicalidade do amor, a quem por isso chamamos “santos”, são para nós um modelo e um estímulo. Este desafio é reforçado pelo facto de, em Maio, termos a alegria de celebrar, em Lisboa, a beatificação de uma cristã, nascida na Amadora: Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque, que em religião tomou o nome de Maria Clara do Menino Jesus, que fundou a Congregação das Franciscanas Hospitaleiras do Imaculado Coração, sob o lema “onde houver o bem a fazer, que se faça”.

O Cardeal Patriarca de Lisboa relembra ainda o "novo ardor" de que o Papa João Paulo II falava ao desafiar a Igreja para uma nova evangelização referindo que estamos todos a tentar despertar na nossa Igreja de Lisboa este ardor de uma “evangelização renovada”. A nossa Páscoa será incompleta se não aceitarmos o envio do ressuscitado: ide por todo o mundo e de todas as nações fazei discípulos (cf. Mt. 28,19).

A mensagem termina com o desejo de D. José Policarpo, no ano em que celebra o seu Jubileu Sacerdotal, de que o seu sacerdócio continue a ser, apesar dos meus limites, um foco irradiador do amor de Jesus Cristo, e que esta celebração jubilar, mais do que uma homenagem pessoal, seja este abrir-se da Igreja de Lisboa ao “ardor” de uma nova evangelização.

Testemunho sobre o III Festival da Canção Cristã

Inês Souza, co-autora da letra e intérprete da canção "Metáfora", e Catarina Fernandes, intérprete da canção "Firmes ns Fé", partilham connosco como foi participar no III Festival Juvenil da Canção Cristã.


"O III Festival da Canção realizou-se no passado dia 27 de Fevereiro, na Paróquia de Nossa Senhora do Amparo. O referido evento reúne a comunidade cristã de Benfica, com o intuito de lhe proporcionar uma tarde repleta de talento, alegria e boa-disposição.

O mesmo foi apresentado pela Sofia e pelo Diogo Carneiro, os quais conseguiram cativar o público de uma forma bastante singular. Um dos objectivos com a organização desta actividade prende-se à angariação de fundos, para ajudar os jovens a irem às Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid. Além disso, este evento constitui um momento propício à descoberta de novos talentos, pelo que o público ficou surpreendido com as actuações. E ainda, foi um importante motivo de aproximação a Deus num contexto colectivo.

No decorrer da 1ª parte do Festival assistimos a seis actuações de diferentes grupos, baseados no tema: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”. Além disso, o coro das Doroteias garantiu a animação da 2ª parte do mesmo, enquanto o júri deliberava os prémios a atribuir.

Desde já felicitamos os vencedores das diversas categorias, no entanto, salientamos o grupo vencedor do III Festival da Canção Cristã, visto que o mesmo irá representar a paróquia no Festival Vicarial da Canção, em Belém. Efectivamente “fizeram a festa”! É de notar que o júri enfrentou opções complicadas no caminho da decisão do vencedor.

É de extrema importância referir ainda que o Pe. Traquina foi o principal impulsionador da realização deste evento e, por essa razão, toda a paróquia lhe oferece um sincero agradecimento. Agradecemos também pelo significativo contributo que tem vindo a prestar na nossa Paróquia nestes últimos anos. Obrigada!

Finalmente, há que salientar que foi notório o esforço por parte dos jovens participantes. Naquela tarde de Domingo, o salão paroquial (local no qual se realizou o festival) foi decorado com um espírito de intensas partilhas, as quais alimentadas pela fé, amor e comunhão que a todos nos une.

Catarina Fernandes e Inês Souza"

Campanha da Quaresma 2011 da Diocese de Leiria-Fátima

Família, reacende o fogo da caridade que está em ti! Foi com base no apelo do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, na sua carta pastoral para este ano («Chamados à caridade», n.º 3.11.) que foi desenvolvida uma Campanha para a Quaresma essencialmente voltada para a vivência em família.

Na proposta da Diocese de Leiria-Fátima, cada criança e adolescente é convidado, ao longo das semanas da Quaresma, a (re)construir um canto de oração em casa e a envolver a família na oração e na vivência da caridade: o «Canto da Caridade».

Partindo do texto do Evangelho de cada Domingo, é proposta uma pequena dinâmica de enriquecimento desse espaço de oração, uma oração para a família, e uma dinâmica para viver a caridade.

Fica também aqui a proposta do Canto da Caridade para que as crianças e adolescentes da nossa Catequese possam preparar e viver a Páscoa em família.

Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma

A Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma reflecte sobre a frase da Carta aos Colossenses «Sepultados com Ele no baptismo, foi também com Ele que ressuscitastes» (cf. Cl 2, 12).

Na Mensagem para a Quaresma, o Santo Padre relembra a importância do Baptismo na vida do cristão, referindo que desde sempre a Igreja associa a Vigília Pascal à celebração do Baptismo: neste Sacramento realiza-se aquele grande mistério pelo qual o homem morre para o pecado, é tornado partícipe da vida nova em Cristo Ressuscitado e recebe o mesmo Espírito de Deus que ressuscitou Jesus dos mortos (cf. Rm 8, 11).

Este dom gratuito deve ser reavivado sempre em cada um de nós e a Quaresma oferece-nos um percurso análogo ao catecumenato, que para os cristãos da Igreja antiga, assim como também para os catecúmenos de hoje, é uma escola insubstituível de fé e de vida cristã: deveras eles vivem o Baptismo como um acto decisivo para toda a sua existência.

O Papa Bento XVI ressalta a importância de imergirmos na morte e ressurreição de Cristo através do Sacramento do Baptismo, o que nos estimula a libertar o nosso coração das coisas materiais, de um vínculo egoísta com a «terra», que nos empobrece e nos impede de estar disponíveis e abertos a Deus e ao próximo.

Nesta Mensagem, Bento XVI afirma ainda a importância da escuta, meditação e interiorização da Palavra de Deus que nos é oferecida durante este período da Quaresma: meditando-a e interiorizando-a para a viver quotidianamente, aprendemos uma forma preciosa e insubstituível de oração, porque a escuta atenta de Deus, que continua a falar ao nosso coração, alimenta o caminho de fé que iniciámos no dia do Baptismo.

O período quaresmal é momento favorável para reconhecer a nossa debilidade, acolher, com uma sincera revisão de vida, a Graça renovadora do Sacramento da Penitência e caminhar com decisão para Cristo.

Queridos irmãos e irmãs, mediante o encontro pessoal com o nosso Redentor e através do jejum, da esmola e da oração, o caminho de conversão rumo à Páscoa leva-nos a redescobrir o nosso Baptismo. Renovemos nesta Quaresma o acolhimento da Graça que Deus nos concedeu naquele momento, para que ilumine e guie todas as nossas acções.

Mealheiros da Infância Missionária



O resultado da generosidade das crianças e jovens da Catequese para com as crianças pobres das missões já foi enviado para a Direcção Nacional da Obra Missionária da Santa Infância. Este ano, o montante recolhido foi 624,50€.

Que o Senhor Jesus ajude as crianças que precisam e recompense a generosidade de quem partilha.

Interrupção da Catequese pelo Carnaval

Os encontros de Catequese vão ser interrompidos pelo Carnaval, pelo que não haverá Catequese de Sábado, dia 5 de Março, até 4ª feira, dia 9 de Março. A Catequese será retomada na 5ª feira, dia 10 de Março.

A Missa da Catequese mantém-se no Sábado, dia 5 de Março, às 16h15, como habitual. Não deixemos de ser alimentados pela participação viva na Eucaristia.