Palavras de D. Joaquim Mendes na Missa com celebração de Crismas, 12 de Junho

Dos diversos povos raças e línguas, o Espírito Santo faz uma comunidade, em que as pessoas se compreendem, criam entre si uma relação de comunhão, se sentem unidas pela linguagem do amor, que é a linguagem do Espírito: nasce a Igreja e tem início a sua missão no mundo.

O Espírito habilita os discípulos a fazerem escolhas corajosas, que os levarão pelas estradas do mundo a anunciar e testemunhar que Jesus está vivo e que só nele se encontra a salvação.

O Espírito é presença permanente, memória e testemunha de Jesus, na vida dos discípulos e na comunidade.

É este mesmo Espírito que vos é comunicado no Sacramento da Confirmação: A «força» de Deus que vos confirma na fé, que vos permite amar, anunciar e testemunhar Cristo Ressuscitado.

Receber o Espírito e ser testemunha de Jesus significa partilhar com os outros a alegria e a esperança desta presença forte e suave do Espírito na própria vida.

Acolhei com alegria e com fé este Dom, que hoje o Senhor vos concede e fazei-o frutificar nas vossas vidas!

Deixai que o Espírito Santo actue no vosso coração, inspire a vossa oração, ilumine as vossas opções, sustente a vossa fé e o vosso testemunho cristão na família, na escola, no trabalho, na sociedade, na Igreja e no mundo.

Tal como aconteceu com os discípulos após o Pentecostes, o Espírito Santo apoiará o vosso testemunho: ajudar-vos-á a enfrentar as dificuldades; confortar-vos-á na dor e na tristeza; exortar-vos-á à confiança e à esperança, acompanhar-vos-á todos os dias e todas as horas da vossa existência, sustentando a vossa fidelidade a Nosso Senhor Jesus Cristo e à sua Igreja.

Senti-vos membros vivos da Igreja, que pela presença e acção do Espírito, confessa Jesus como seu Senhor e compartilha com Ele a vida e a missão, e se edifica com os dons que o Espírito concede a cada um dos seus membros.

Baptizados num mesmo Espírito, os cristãos constituem um só corpo.

A imagem do corpo é um símbolo expressivo da Igreja-comunidade, que se constrói com o contributo de todos e de cada um, na diversidade de dons, carismas e funções, sob a acção de único e mesmo Espírito, criando uma amálgama de amor.

Assim como cada membro é necessário ao corpo, também para a edificação da Igreja, Corpo de Cristo, todos somos necessários. A Igreja constrói-se e realiza a sua missão com o contributo de todos e de cada um!

Por isso, a Igreja conta convosco: Confirmados e fortalecidos com o dom do Espírito Santo, a Igreja espera de vós um compromisso cristão no mundo e um empenho na comunidade, pondo ao serviço uns dos outros, os dons que o Espírito do Senhor vos concede.

A diversidade, quando na comunhão, constitui uma riqueza e nunca um obstáculo à missão da Igreja.

Jesus conta com a vossa generosidade e com a vossa colaboração, para tornar o rosto da sua Igreja mais belo e mais jovem.

Sede discípulos que O encontrem e apóstolos que o anunciam. Tende consciência de que podeis ser uma mediação para O encontro com Ele, para tantos que ainda não O conhecem ou que o procuram.

Que Nossa Senhora, que esteve presente no cenáculo de Jerusalém, acompanhando os Apóstolos no acolhimento do Dom do Espírito, eseja também presente entre nós, para que acolhamos o Espírito com fé, alegria e confiança e nos deixemos conduzir por Ele, como aconteceu com Ela.

Se assim for, também nós prestaremos a nossa colaboração na missão de Jesus como Nossa Senhora e também em nós o Espírito realizará «grandes coisas», como realizou nela.

Sem comentários: