Palavras de D. Joaquim Mendes na Vigília de Oração, 29 de Junho

 Celebrar a fidelidade de vinte e cinco anos de sacerdócio do Pe. José Augusto, é celebrar a fidelidade de Deus, é contemplar o dom maravilhoso do sacerdócio encarnado numa vida totalmente doada a Cristo e à Igreja, repartida por várias comunidades onde foi chamado a servir o Povo Sacerdotal.

É por meio da Palavra da salvação que se suscita a fé no coração dos não-crentes e se alimenta nos crentes, iniciando-se e crescendo mediante essa mesma fé o número de fiéis, segundo a frase do Apóstolo: «A fé surge da pregação; e a pregação surge pela palavra de Cristo» (Rm 10,17).

O presbítero é ministro da Palavra, porque foi investido nesse ministério pela Igreja, por missão recebida e exerce-o, não em nome próprio, mas em nome da Igreja, como sublinhou o senhor Patriarca na homilia das ordenações, no passado domingo, dirigindo-se ao povo de Deus da Igreja de Lisboa e referindo-se aos Bispos e aos Padres: «Queremos ser para vós arautos incansáveis da verdade, não da nossa verdade mas do Evangelho de Jesus Cristo (…). Não espereis que vos anunciemos verdades como gostaríeis de as ouvir. Teremos para vós e para connosco a exigência da verdade de Deus. Não queremos ser a fonte da Verdade, mas apenas servidores da Verdade».

Anunciar Jesus Cristo é participar com uma palavra de esperança nos dramas que a humanidade vive, iluminando-os com a Palavra do Deus vivo.

O ministro da palavra é, antes de mais ouvinte da Palavra, discípulo que a escuta e a vive. A palavra antes de passar pelos seus lábios deve ter passado pelo seu coração. A Constituição Dogmática «Dei Verbum», diz que “É necessário que todos os clérigos, sobretudo os sacerdotes e todos os que, como diáconos e catequistas se consagram legitimamente ao ministério da Palavra, leiam e estudem com assiduidade as Escrituras, para não se tornarem «pregadores vazios e superficiais da palavra de Deus, por não a escutarem interiormente» ”

A Palavra de Deus sacia a inteligência, aquece o coração, encoraja a vida.

A parábola do semeador é um convite à esperança de crentes e não crentes, para que abram os olhos para ver a luz, a verdade e o bem, os frutos da semente da Palavra que germina no coração de tantos homens e mulheres e nas comunidades cristãs, que, no silêncio, na humildade e na discrição produzem, “umas, cem; outras, sessenta; outras, trinta por um”. Estes são todos aqueles que escutam a voz de Cristo e dão testemunho da verdade de Deus, hoje, no mundo.

Por isso, caríssimo Pe. José Augusto e caríssimos cristãos não desanimemos, nem desistamos de continuar a semear com fé e confiança, não obstante alguns insucessos.

Serão Jovem



No dia 28 de Junho, realizou-se no Salão Paroquial um Serão Jovem. Integrado no programa de celebrações dos 25 anos de Ordenação Sacerdotal do nosso Prior, o Serão pretendia ser um momento de partilha e reconhecimento dos jovens com o Padre Traquina.

O Serão realizou-se ao jeito de Fogo de Conselho e teve a participação viva e alegre de muitos jovens da Paróquia.

No final do Serão, o Padre Traquina lembrou aos jovens que cada um é responsável pela sua terra e pela sua semente e pediu-lhes que façam da sua vida um percurso bonito, porque essa é a vontade de Deus.

Encontro com as crianças


No âmbito das comemorações dos 25 anos de ordenação sacerdotal do Padre Traquina, teve lugar no Salão Paroquial um encontro com as crianças da Paróquia.

O encontro iniciou-se com o jogo da "Caça ao Tesouro", em que as crianças tinham que adivinhar as respostas a perguntas feitas por alguns catequistas, tendo que confirmar cada resposta com o Padre Traquina. Após terem respondido a todas as perguntas, era ainda preciso interpretar as pistas para encontrar os tesouros, que eram os presentes elaborados pelas crianças para oferecerem ao Padre Traquina.

O primeiro tesouro foi um livro de desenhos realizados pelas crianças nos encontros de Catequese e dos Escuteiros e o segundo tesouro foi um outro livro com textos e poemas escritos pelas crianças.

Após este momento, seguiu-se uma breve conversa do Padre Traquina com as crianças, onde lhes pediu que rezassem todos os dias ao deitar. O encontro terminou com a canção Nossa Senhora do Sim.

Que a alegria das crianças acompanhe o nosso Prior neste seu aniversário de ordenação sacerdotal.

Encontro com as crianças, 28 de Junho

Integrado no programa das celebrações do 25º Aniversário de Ordenação Sacerdotal do nosso Prior, na 2ª feira, dia 28 de Junho, às 18h30, haverá um encontro do Padre Traquina com as crianças da Paróquia. Todas as crianças da Catequese estão convidadas a participar.

O encontro conta com a interacção das crianças com o Padre Traquina e uma oferta preparada pelas crianças durante os encontros de Catequese.

Pedimos a todas as crianças que estejam presentes no Salão Paroquial pelas 18h15.

Não deixes de estar presente neste momento de alegria e festa pelo sacerdócio do nosso Prior.

Inscrições para a Catequese 2010/2011



As novas inscrições para o ano 2010/2011 fazem-se preenchendo o formulário acima. Este formulário pode ser entregue, em Setembro, no espaço da Catequese ou pode ser enviado por email. O pagamento da inscrição será em Setembro, bem como a entrega dos catecismos e definição dos horários.

Este formulário destina-se apenas à inscrição de crianças e jovens que vão frequentar pela primeira vez a Catequese na nossa Paróquia.

As renovações das inscrições, para quem já frequenta a Catequese na Paróquia, são feitas com os respectivos catequistas.

Junta-te a nós neste caminho alegre de descoberta de Jesus.

Ensaio para o 1º ao 6º Catecismo, 23 de Junho

Na próxima 4ª feira, dia 23 de Junho, às 19h, realiza-se um ensaio de preparação do encontro com as crianças da Paróquia, enquadrado no programa das celebrações do 25º Aniversário de Ordenação Sacerdotal do nosso Prior, Cónego José Traquina.

O encontro foi preparado nos grupos de Catequese e é agora o momento da realização de um ensaio em conjunto, dirigido em particular às crianças do 1º ao 6º Catecismos.

Contamos com a alegria e presença de todos.

25º Aniversário de Ordenação Sacerdotal do nosso Prior


O Prior da nossa Paróquia, Cónego José Traquina, faz 25 anos de Ordenação Sacerdotal no próximo dia 30 de Junho. É um motivo de alegria e júbilo para a Igreja.

O programa inclui três dias de celebração. No primeiro, dia 28 de Junho, realizam-se dois encontros do Padre Traquina com as crianças do Jardim Infantil (17h30) e da Paróquia (18h30) e um serão com os jovens da Paróquia (21h30).

No dia 29 de Junho, às 21h30, está previsto uma vigília de oração que será presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

No dia 30 de Junho, às 19h, será celebrada uma Missa de acção de graças na Igreja Paroquial, seguida de um jantar de convívio.

Todos somos convidados a participar com alegria nos diversos momentos festivos.

Em particular, as crianças da Catequese estão convocadas a participar no encontro com as crianças, no Salão Paroquial, no dia 28 de Junho, com início marcado para as 18h30, e os jovens irão participar no serão jovem, no mesmo dia, com início marcado para as 21h30.

Contamos com a presença das crianças e jovens da Catequese neste momento de alegria e acção de graças pelo sacerdócio do nosso Prior. Que sejam momentos de alegria e partilha e que ajudem a aprofundar a nossa fé.

Festa de Encerramento da Catequese e Passeio Anual



No Sábado, dia 19 de Junho, teve lugar a Festa de Encerramento da Catequese, que coincidiu com o aniversário natalício do Padre Duarte. Muitas crianças estiveram presentes quer na Missa da Catequese quer no lanche partilhado no Salão Paroquial. Antes de se dar início ao lanche, os coordenadores dos diversos anos de catequese tiveram oportunidade de partilhar com os pais e todos os presentes os eventos mais marcantes de cada catecismo.

No Domingo, dia 20 de Junho, realizou-se o passeio anual da catequese, para as crianças do 1º ao 6º catecismo.
Durante a manhã, as crianças visitaram o Santuário de Cristo-Rei, tendo o Padre Duarte presidido à celebração da Eucaristia na Capela de Nossa Senhora da Paz. Após a visita, teve lugar um almoço partilhado no parque de merendas do Santuário.
Depois do almoço, as crianças dirigiram-se ao Seminário Maior de São Paulo de Almada, tendo sido recebidas por um seminarista que lhes dirigiu umas breves palavras acerca do significado e importância de ser seminarista. De seguida, as crianças participaram em jogos tradicionais portugueses com grande alegria e companheirismo.


Aniversário Natalício do Padre Duarte



Dia 19 de Junho é o aniversário natalício do Padre Duarte. A Catequese junta-se ao Padre Duarte, em acção de graças, pelo dom da vida que Deus lhe concede. Que a sua vida seja para nós um testemunho de fé, de alegria e esperança.






Aniversário Natalício do Padre Duarte, 19 de Junho

No próximo Sábado, dia 19 de Junho, é o Aniversário Natalício do Padre Duarte. Para celebrar este dia, vai realizar-se um jantar de convívio. Os interessados em participar no jantar devem inscrever-se na recepção da Paróquia.

Festa de Encerramento da Catequese, 19 de Junho

No próximo Sábado, dia 19 de Junho, realiza-se a Festa de Encerramento da Catequese. A Festa tem início às 16h15 com a participação na Missa da Catequese e continua com um lanche partilhado no Salão Paroquial, onde haverá algumas surpresas para os Pais.

Os contributos para o lanche devem ser entregues no Salão antes da Eucaristia e, de preferência, até às 15h30.

A Festa de Encerramento tem ainda a graça de coincidir com o Aniversário Natalício do Padre Duarte, sendo assim mais um motivo de festa e alegria.

Contamos com a presença de todas as crianças, jovens e familiares no próximo Sábado para assim podermos festejar juntos e com alegria este ano de Catequese.

Interrupção dos encontros de Catequese no Feriado de 10 de Junho

Na próxima 5ª feira, dia 10 de Junho, é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Sendo feriado nacional, os encontros de Catequese são interrompidos neste dia.

Inscrições para a Catequese

As inscrições para a Catequese vão realizar-se desde o dia 7 ao dia 19 de Junho, dentro do horário normal da Catequese: de 2ª a 5ª feira, das 18h às 20h, e Sábado, das 15h às 16h.

A renovação de inscrição deve ser feita junto do respectivo catequista.

Traz um amigo contigo.

Passeio Anual da Catequese, 20 de Junho

No próximo dia 20 de Junho, Domingo, realiza-se o passeio anual da Catequese. Trata-se de um momento importante de convívio de todas as crianças e catequistas do 1º ao 6º Catecismo da nossa Catequese Paroquial. Este ano o passeio envolve a visita ao Santuário de Cristo Rei e uma tarde de animação no Seminário de Almada.

Pede-se aos Encarregados de Educação que ainda não inscreveram os seus educandos que o façam, de preferência, durante a semana de 6 a 12 de Junho. No caso de haver alguma dúvida, pode ser esclarecida por email ou junto do respectivo catequista.

Interrupção dos encontros de Catequese no Feriado de 3 de Junho

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, também conhecida por Festa do Corpo de Deus, é no próximo dia 3 de Junho, 5ª feira. Sendo feriado nacional, os encontros de Catequese são interrompidos neste dia.

Na nossa Paróquia, a Celebração da Eucaristia realiza-se nos horários habituais de Domingo. A Solene Procissão do Corpo de Deus, em Lisboa, tem início às 16h30 na Sé Patriarcal.

Testemunhemos a presença de Cristo Vivo, fonte de comunhão e de renovação da esperança.