Ofertórios das Missas de 30 e 31 de Janeiro para o Haiti

Por designação do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, os ofertórios das Missas do próximo fim-de-semana, dias 30 e 31 de Janeiro, revertem a favor do Haiti. O Cardeal Patriarca diz-nos ainda,

“Quem não se comoveu com aquelas imagens? A nossa partilha fraterna, expressão do amor que nos une a esses irmãos só pode ser generosa. Não recusemos aliviar, com a nossa generosidade, um pouco daquela dor.”

Unamo-nos também nós, neste pedido de solidariedade e partilha.

Rito de Acolhimento



No passado Sábado, pelas 16h15, na Missa da Catequese, realizou-se o Rito de Acolhimento de cerca de 20 crianças e jovens que percorrem o caminho do Catecumenato na nossa Paróquia. Estas crianças e jovens preparam-se para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia).
A cerimónia decorreu com grande participação e alegria de toda a assembleia.
Unidos em oração crescemos e ajudamos a crescer estes novos Filhos de Deus. Que o amor do Pai a todos ilumine.






Testemunho do Retiro do 9º Catecismo

No passado fim-de-semana, dias 16 e 17 de Janeiro, os jovens do 9º Catecismo da nossa Paróquia estiveram reunidos em retiro no Seminário de Alfragide, e deixam aqui um testemunho desse encontro.




"O retiro correu muito bem, graças a Deus, com muito entusiasmo de todos os que participaram. Tivemos um grupo de 20 adolescentes durante o fim-de-semana, mais 2 que nos acompanharam durante o dia de Sábado.

O tema era a Amizade, uma vez que se pretendia com este fim-de-semana aumentar a Confiança e Camaradagem entre todos.
A avaliação do Retiro efectuada por todos resultou em 3 palavras: Amizade, União e Convívio.
Salienta-se, ainda, a presença do Sr. Prior e de 4 seminaristas de S. José de Caparide, que passaram parte da tarde connosco, dando o seu testemunho.

Agradecemos a presença do Sr. Padre Duarte na noite de Sábado e na Missa.
Apresenta-se, de seguida, algumas fotos das diversas actividades e testemunhos de alguns adolescentes:

“No retiro deste último fim-de-semana, entre os dias 16 e 17 de Janeiro, fizemos várias actividades no seminário de Alfragide com o grupo da catequese. De todas as actividades que realizámos, as que eu preferi foram, logo a primeira (guiar ou ser guiado), pois apesar de não ter visto nada e ter ido inúmeras vezes contra paredes e contra uma caixa de electricidade, fiquei com uma melhor noção do espaço em que ia estar, quer o interior, quer no exterior do seminário; depois foi o da galinha tonta em que nos rimos bastante a desenhar palavras escolhidas pelos catequistas e fez-nos passar um bom bocado. O retiro foi bastante positivo, apesar destas pequenas preferências, as refeições eram boas e as instalações muito confortáveis e manteve-se o bom ambiente que era necessário, ao longo do retiro, tirando algumas excepções.”

Gonçalo Dias

“Apesar de não ter estado presente durante todas as actividades realizadas ao longo do retiro, gostei muito de participar naquelas em que foi possível. Achei todas realmente muito divertidas e interessantes, em especial a actividade relacionada com a parábola do Bom Samaritano e a conversa com os seminaristas de S. José de Caparide que nos vieram falar sobre a realidade do que é ser de facto um seminarista bem como do seu dia-a-dia. Por último achei a missa agradável e penso que as palavras que resumiram este encontro foram bastante adequadas pois houve união, amizade e muito convívio entre todos.”

Beatriz Vale



SEM DÚVIDA QUE O RETIRO FEZ-NOS CRESCER ENQUANTO AMIGOS; ENQUANTO CRISTÃOS.

Reunião de Pais das crianças do 5º Catecismo

Realiza-se hoje, dia 22 de Janeiro, às 19h, uma reunião com os encarregados de educação das crianças do 5º Catecismo. Esperamos a presença e participação de todos.

Aniversário Natalício do nosso Prior

Dia 21 de Janeiro é o aniversário natalício do nosso Prior, Cónego José Traquina. A Catequese junta-se ao seu Prior, em acção de graças, pelo dom da vida que Deus lhe concede. Que a sua vida seja para nós um testemunho de fé, de alegria e esperança.

Rito de Acolhimento

No próximo Sábado, dia 23 de Janeiro, vai realizar-se o Rito de Acolhimento na Missa da Catequese, às 16h15. Este rito de entrada na ordem dos catecúmenos destina-se às crianças que não foram baptizadas na infância, e tendo atingindo a idade da catequese, se apresentam para receber os sacramentos de iniciação cristã. Estejamos também unidos a estas crianças, e que elas possam ser acolhidas com Fé e Alegria na nossa comunidade.

Reunião de pais das crianças do 5º Catecismo

Terá lugar na próxima 6ª feira, dia 22 de Janeiro, às 19h00, uma reunião de encarregados de educação das crianças do 5º Catecismo. Contamos com a presença de todos.

Retiro do 9º Catecismo

No próximo fim-de-semana, dias 16 e 17 de Janeiro, realiza-se o retiro do 9º Catecismo, no Seminário de Alfragide. O retiro terá início às 9h de Sábado e terminará com a celebração da Eucaristia no Domingo às 15h, na qual todos somos convidados a participar.


O retiro contará com a participação de 20 jovens do 9º Catecismo e dos seus catequistas. Trata-se da proposta de vivência profunda em partilha e comunhão de grupo.

Haverá momentos de oração e reflexão, mas também momentos de convívio e descoberta. Contamos com a alegria e com a esperança de todos.

Entreguemo-nos nas mãos do Senhor.

Todos nós estamos unidos neste momento de oração e partilha.

Reunião de Pais dos jovens do 9º Catecismo

Terá lugar amanhã, dia 12 de Janeiro, uma reunião de encarregados de educação dos jovens do 9º Catecismo. Não deixem de estar presentes.

Entrega dos Mealheiros para a Infância Missionária




Há cerca de um mês, por altura do início do Advento, as crianças e jovens da Catequese receberam uma folha A4, branca e com alguns traços a preto. Durante o mês de Advento, tempo de preparação para o renascimento de Jesus no coração de cada um de nós, estas folhas ganharam vida nas mãos destas crianças e jovens. Ganharam a forma de uma casinha, cor, e, sobretudo, ganharam alegria, carinho e amor de todos eles. Hoje, as crianças e jovens da Catequese da Paróquia de Benfica entregaram, cheios de alegria, os seus mealheiros para irem ao encontro das missões. Com os mealheiros vai a renúncia que fizeram durante o tempo do Advento, a caridade e partilha, amor e alegria das crianças e jovens da Catequese de Benfica. Assim renasce Jesus nos corações de quem partilha.

Jantar de Natal de Catequistas

Hoje, dia 8 de Janeiro, os catequistas da nossa Paróquia vão encontrar-se num convívio de partilha para celebrarem também o Natal. As crianças e os jovens estarão presentes nos corações dos catequistas.

Mealheiros Infância Missionária

A entrega dos mealheiros para os missionários será na celebração da Eucaristia no próximo dia 9 de Janeiro, no horário habitual da Missa da Catequese. Contamos com a presença de todos e com a vossa disponibilidade para ajudar os missionários a levar a palavra de Deus a outras crianças.

Reunião de Pais dos jovens do 6º Catecismo

Terá lugar no próximo dia 8 de Janeiro a reunião de encarregados de educação dos jovens do 6º Catecismo. Não deixem de estar presentes.

Domingo da Epifania do Senhor

Epifania significa manifestação - Jesus dá-se a conhecer.

A celebração da Epifania do Senhor relata a procura do Menino Jesus pelos Magos Belchior, Gaspar e Baltazar e a adoração destes ao Menino.

A festa da Epifania era celebrada no dia 6 de Janeiro, doze dias após o Natal. A partir da reforma do calendário litúrgico, em 1969, passou a ser comemorada dois domingos após o Natal.

Tomando como exemplo os Magos do Oriente, disponhamo-nos a percorrer o caminho do encontro com Cristo, a percorrer o caminho da Fé. Estejamos atentos à estrela que Deus envia a cada um de nós e sejamos também nós estrelas para o caminhar da Fé dos nossos irmãos.

Catequese recomeça a 4 de Janeiro

Os encontros de Catequese são retomados na próxima 2ª feira, dia 4 de Janeiro. Não deixem de estar presentes!

Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, Dia Mundial da Paz

Neste dia 1 de Janeiro a Igreja celebra a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Pedimos, por Sua intercessão, que nos conceda a Paz e a Alegria para este novo ano. Amando como Jesus, tornamo-nos filhos de Deus, vivemos a Paz e contribuímos para que a Paz esteja à nossa volta.