Testemunho do Retiro do 9º Catecismo

No passado fim-de-semana, dias 16 e 17 de Janeiro, os jovens do 9º Catecismo da nossa Paróquia estiveram reunidos em retiro no Seminário de Alfragide, e deixam aqui um testemunho desse encontro.




"O retiro correu muito bem, graças a Deus, com muito entusiasmo de todos os que participaram. Tivemos um grupo de 20 adolescentes durante o fim-de-semana, mais 2 que nos acompanharam durante o dia de Sábado.

O tema era a Amizade, uma vez que se pretendia com este fim-de-semana aumentar a Confiança e Camaradagem entre todos.
A avaliação do Retiro efectuada por todos resultou em 3 palavras: Amizade, União e Convívio.
Salienta-se, ainda, a presença do Sr. Prior e de 4 seminaristas de S. José de Caparide, que passaram parte da tarde connosco, dando o seu testemunho.

Agradecemos a presença do Sr. Padre Duarte na noite de Sábado e na Missa.
Apresenta-se, de seguida, algumas fotos das diversas actividades e testemunhos de alguns adolescentes:

“No retiro deste último fim-de-semana, entre os dias 16 e 17 de Janeiro, fizemos várias actividades no seminário de Alfragide com o grupo da catequese. De todas as actividades que realizámos, as que eu preferi foram, logo a primeira (guiar ou ser guiado), pois apesar de não ter visto nada e ter ido inúmeras vezes contra paredes e contra uma caixa de electricidade, fiquei com uma melhor noção do espaço em que ia estar, quer o interior, quer no exterior do seminário; depois foi o da galinha tonta em que nos rimos bastante a desenhar palavras escolhidas pelos catequistas e fez-nos passar um bom bocado. O retiro foi bastante positivo, apesar destas pequenas preferências, as refeições eram boas e as instalações muito confortáveis e manteve-se o bom ambiente que era necessário, ao longo do retiro, tirando algumas excepções.”

Gonçalo Dias

“Apesar de não ter estado presente durante todas as actividades realizadas ao longo do retiro, gostei muito de participar naquelas em que foi possível. Achei todas realmente muito divertidas e interessantes, em especial a actividade relacionada com a parábola do Bom Samaritano e a conversa com os seminaristas de S. José de Caparide que nos vieram falar sobre a realidade do que é ser de facto um seminarista bem como do seu dia-a-dia. Por último achei a missa agradável e penso que as palavras que resumiram este encontro foram bastante adequadas pois houve união, amizade e muito convívio entre todos.”

Beatriz Vale



SEM DÚVIDA QUE O RETIRO FEZ-NOS CRESCER ENQUANTO AMIGOS; ENQUANTO CRISTÃOS.

Sem comentários: