Educar os jovens na justiça e na paz foi o tema escolhido pelo Santo Padre para o próximo Dia Mundial da Paz, que será celebrado a 1 de Janeiro de 2012.
O comunicado da Santa Sé afirma que este tema remete a uma questão urgente no mundo de hoje: escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser expressos e realizados plenamente os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano.
Segundo o mesmo comunicado, é um dever das actuais gerações colocar as futuras nas condições de expressar livre e responsavelmente a urgência de um mundo novo.
Os responsáveis públicos são chamados a operar de modo que instituições, leis e ambientes sociais sejam permeados por uma humanidade capaz de oferecer às novas gerações oportunidade de realização pessoal e profissional.E que assim seja possível construir a civilização do amor fraterno, coerente com as mais profundas exigências de verdade, liberdade, amor e justiça para todos os seres.
Os jovens deverão ser operadores de justiça e de paz num mundo complexo e globalizado. Isso torna necessário uma nova 'aliança pedagógica' de todos os sujeitos responsáveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário