Teve lugar ontem, no Vaticano, a cerimónia de beatificação do Papa João Paulo II, cuja festa litúrgica será celebrada a 22 de Outubro, data em que João Paulo II iniciou o seu pontificado, no ano de 1978.
Na sua homilia, o Papa Bento XVI afirmou que o beato João Paulo II enfrentou sistemas políticos e económicos para cumprir o seu desafio de viver a fé sem “medo”, lembrando as palavras que foram proferidas por João Paulo II na Missa de início de Pontificado, em Outubro de 1978: Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!.
Para o Santo Padre, o agora Beato João Paulo II deixou atrás de si um testemunho de fé, de amor e de coragem apostólica, acompanhado por uma grande sensibilidade humana. Ele conferiu ao cristianismo uma renovada orientação para o futuro, o futuro de Deus, que é transcendente relativamente à história, mas incide na história.
O Papa Bento XVI agradeceu a sua experiência de colaboração pessoal, com o novo beato, enquanto prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, pois durante 23 anos pude permanecer junto dele crescendo cada vez mais a minha veneração pela sua pessoa.
Feliz és tu, amado Papa João Paulo II, porque acreditaste! Continua do Céu – nós te pedimos – a sustentar a fé do Povo de Deus.
Sem comentários:
Enviar um comentário