Reunião Geral de Catequistas, 23 de Setembro, 21h30

Amanhã, dia 23 de Setembro, pelas 21h30, terá lugar a Reunião Geral de Catequistas. Esta reunião será antecedida de participação na Eucaristia das 19h e de jantar.

Rezemos por todos os catequistas da nossa paróquia para que dêem testemunho alegre de Jesus.

Inscrições para a catequese - 2014/2015

As inscrições para a catequese de crianças e jovens continuam a decorrer entre os dias 22 a 26 de Setembro, das 18h00 às 19h30, no espaço da catequese.

Podem inscrever-se na catequese todas as crianças em idade escolar, a partir dos 6 anos de idade.

Estão também abertas inscrições para os adultos que pretendam preparar-se para receber os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) bem como para aqueles que sendo baptizados ainda não receberam todos os Sacramentos da Iniciação Cristã.
As inscrições podem ser feitas nos serviços da paróquia.

Sínodo Diocesano 2016 - 1º Guião

Encontra-se já disponível o primeiro guião para orientação e preparação da caminhada sinodal a ocorrer em 2016. Este primeiro guião tem por tema A transformação missionária da Igreja.

Tal como já havia sido anunciado, durante os próximos dois anos pastorais, no início de cada trimestre será publicado um guião com o propósito de orientar a caminhada sinodal. Após o trabalho pessoal de leitura, oração e reflexão pessoal, cada grupo, constituído para o efeito, enviará o contributo da sua reflexão e ensaio para o Secretariado do Sínodo que tratará toda a informação e preparará o documento de trabalho ou “Instrumentum Laboris” para a Assembleia Sinodal.
Este primeiro guião abarca os meses de Setembro a Dezembro de 2014 e encontra-se disponível em suporte de papel na Livraria Nova Terra, no Mosteiro de São Vicente de Fora. Pode também ser obtido através do seguinte endereço http://sinodo2016.patriarcado-lisboa.pt.


Jornadas Nacionais de Catequistas, 3 a 5 de Outubro, Fátima

Nos próximos dias 3 a 5 de Outubro, terão lugar em Fátima as Jornadas Nacionais de Catequistas, com o tema A alegria de anunciar Jesus Cristo.

O acolhimento dos participantes ocorre no dia 3, às 21h, seguindo-se um momento de oração, presidida pelo Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém. Segue-se um momento orientado por Crsitina Sá Carvalho e Paulo Campino, com o tema Os materiais da catequese, comunhão eclesial e serviço do Povo de Deus.
 
No dia 4, a manhã será orientada por D. Manuel Pelino, com o tema Igreja em saída, seguindo-se as indicações sobre os trabalhos da tarde. Pelas 12h15 terá lugar a celebração da Eucaristia, na Capela da Morte de Jesus. A tarde será dedicada a ateliers e conferências temáticas.
 
No dia 5, o tema Oração e espiritualidade do catequista em missão será orientado pelo Pe. Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, seguindo-se uma exposição sobre a Escola Paroquial de Pais, orientada pela Ir. Isolinda Tavares e Cristina Sá Carvalho.
 
As Jornadas terminam com a celebração da Eucaristia e envio, cerimónia que será presidida por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, na Basílica da Santíssima Trindade. 
 
As inscrições estão abertas até ao dia 19 de Setembro e podem ser enviadas directamente para o Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa ou ser feitas através da Catequese.
 
 

Inscrições para a Catequese 2014/2015

Realizam-se, entre os dias 15 e 19 de Setembro, as inscrições para crianças e jovens que pretendem frequentar a Catequese na nossa Paróquia. As inscrições devem ser feitas no espaço da Catequese, nos dias úteis, entre as 18h e as 19h30.
Podem inscrever-se na Catequese todas as crianças, Baptizadas ou não, que completem pelo menos 6 anos até ao final do ano de 2014.

Esta fase de inscrições é para todas as crianças e jovens que pretendem frequentar a Catequese na nossa Paróquia, no ano pastoral 2014/2015.

Junta-te a nós neste caminho alegre de descoberta de Cristo.