Catequistas merecem atenção «especial e prioritária»

O Centro Catequético de Fátima promoveu, este fim-de-semana, um curso de formação intensiva para catequistas de todo o país e para pessoas que querem colaborar nesta área pastoral da Igreja Católica.

A irmã Raúla Margarida, uma das responsáveis do projecto, sublinha a importância de dar uma atenção “especial e prioritária” à formação de recursos humanos que possam responder aos desafios de uma sociedade onde “os valores estão invertidos” e onde “as pessoas baptizadas não vivem a sua fé”. Preparar um catequista, nos dias de hoje, implica investir “a vários níveis”, não só “ao nível do conhecimento” mas também da “identidade cristã, da vivência espiritual” de cada um. Só quem está identificado com Cristo é que pode ser fermento no meio da comunidade, aponta a irmã da Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus.

O programa da formação inicial de catequistas prolonga-se habitualmente por três fins-de-semana, sob a coordenação do Secretariado Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima.

No Verão, em finais de Agosto, o Centro Catequético de Fátima acolhe ainda um curso geral intensivo, também aberto a pessoas de todas as dioceses. O objectivo é fornecer alternativas a todos quantos não tiveram oportunidade de aceder a este tipo de iniciativas na sua própria região.

Ana Maria Pimenta, da diocese do Algarve,  frequentou a formação inicial intensiva e considera-a “imprescindível para todos os catequistas”. Convidada a partilhar os aspectos mais relevantes da sua aprendizagem, ela destaca “a parte pedagógica” que ajuda a “estruturar” as ideias e os conhecimentos de forma a “poder depois transmiti-los aos catequizandos”.

Elisabete Inverno, outras das participantes, realça a oportunidade de poder partilhar experiências e escutar testemunhos de catequistas mais experientes, uma vez que está a começar agora a sua etapa. Ela encontra-se num caminho de discernimento vocacional integrada na Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e “posteriormente” pretende dar catequese.

Um dos pontos que marcaram a reflexão deste sábado, no Centro Catequético de Fátima, foi a “crise de valores” que hoje afecta a sociedade e a urgência de “tentar implicar mais as famílias” numa mudança de paradigma, numa reaproximação aos valores da fé e à Igreja. “O desafio passa por, até através dos meios de comunicação existentes, atrair as crianças e os jovens mas também trazer as famílias, cada vez mais se fala no sentido da catequese em família”.

Um dos formadores do curso, o padre José Henrique Pedrosa, do Secretariado Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima, chama a atenção também para a importância dos catequistas saberem olhar para a realidade das crianças, dos jovens, dos adultos, de forma destemida, num espaço de amizade, de encontro, de relação.

Sem comentários: