Jornadas Nacionais de Catequistas, 4 a 6 de Outubro

As Jornadas Nacionais de Catequistas vão realizar-se em Fátima, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, de 4 a 6 de Outubro, com o tema Chamados à salvação pela fé em Jesus Cristo.

Na Sexta-feira, após o acolhimento e a abertura, presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, o Padre Emanuel Matos Silva orientará o momento Rezar com a catequese, um espaço de oração e reflexão sobre a oração. No Sábado, dia 5 de Outubro, a manhã será orientada pelo Padre José Henrique Pedrosa com o tema As catequeses da Fé: como a catequese conduz à conversão, e a tarde será dedicada a ateliers e conferências temáticas, concluindo o dia com um serão cultural. No Domingo, o tema Viver, testemunhar e celebrar a fé será aprofundado pelos Padres Vitor Coutinho e Carlos Cabecinhas. As Jornadas terminam com a celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino.

As inscrições podem ser enviadas directamente para o Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa ou podem ser feitas através da Catequese.

Programa das Jornadas Nacionais de Catequistas 2013

Ficha de inscrição Jornadas Nacionais de Catequistas 2013

JMJ Cracóvia 2016: Jornadas Mundiais da Juventude regressam à Polónia em 2016

O Papa Francisco anunciou, no Brasil, que a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai decorrer na cidade polaca de Cracóvia, em 2016.

Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016 em Cracóvia, na Polónia. Pela intercessão materna de Maria, peçamos a luz do Espírito Santo sobre o caminho que nos levará a esta nova etapa da jubilosa celebração da fé e do amor de Cristo, disse o Santo Padre, no final da missa a que presidiu na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro.

Esta é a segunda vez que uma cidade polaca acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Czestochowa, em 1991.

As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), cuja 28ª edição se encerrou hoje no Rio de Janeiro, nasceram por iniciativa de João Paulo II (1920-2005), após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. O Papa polaco, cuja canonização está iminente, foi bispo de Cracóvia entre 1964 e Outubro de 1978, quando foi eleito como sucessor de João Paulo I.

A Arquidiocese de Cracóvia, na Polónia, apresentou já o portal oficial da próxima Jornada Mundial da Juventude, que se encontra disponível on-line.

D. Stanislaw Dziwisz, arcebispo de Cracóvia e ex-secretário particular do falecido Papa, revelou que recebeu o anúncio do local da próxima JMJ com “grande alegria”, em resposta ao convite dos bispos e das autoridades políticas polacas. Cracóvia e toda a Polónia se alegram por novamente se terem convertido numa cidade e num país da juventude, afirma o cardeal, no vídeo de boas-vindas.