Reunião de Pais das crianças não baptizadas do 2º e 3º Catecismo, 25 de Junho

Realiza-se no próximo dia 25 de Junho, às 19h, uma reunião de pais das crianças que frequentaram, durante este ano pastoral, o 2º ou 3º Catecismo na nossa Paróquia e que ainda não são baptizadas.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais neste caminho de preparação para o Baptismo.

Peregrinação das crianças de Benfica ao Santuário de Fátima no jornal Voz da Verdade - Uma oportunidade para crescer na fé

O mistério da noite vivida em oração, o colorido de milhares de bonés assinalando a presença de diversos grupos de catequese de todo o país e um mar branco de lenços a acenar à passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima, são notas de uma peregrinação que levou este ano até ao Santuário de Fátima cerca de 35 mil crianças.



Com o tema ‘Coração de Maria refugio e caminho’, a peregrinação anual das crianças, que decorreu nos dias 9 e 10 de junho, foi um momento de “fé, alegria e festa” vivido pelos milhares de crianças de todo o país, assinalava no final da celebração o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

Nesta peregrinação, estiveram presentes diversas paróquias da Diocese de Lisboa, o que, segundo a coordenadora da catequese da paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, em Lisboa, é uma oportunidade para o crescimento na fé. “Esta peregrinação constitui uma boa oportunidade para as crianças crescerem na fé. São as próprias crianças que dão testemunho às outras, e partilham a experiência que tiveram, o entusiasmo que viveram na ida a Fátima. Muitos deles já teriam ido em família, mas ir em grupo, com a catequese, é sempre uma experiência diferente”, sublinha Maria Luzia Silva. A paróquia de Benfica começou a levar a crianças a Fátima, para participar nesta peregrinação infantil, apenas desde há três anos. De ano para ano, o número de inscrições tem vindo a aumentar. “No primeiro ano levámos 35 crianças, no segundo já passou das 80 e este ano foram 110", ressalvou Maria Luzia Silva. Para esta coordenadora da catequese, este aumento na participação deve-se "às próprias crianças, porque elas partilham com as outras a experiencia que fizeram”. “Apresentámos, também, testemunhos dessas crianças nas próprias reuniões de pais", observou Maria Luzia Silva, explicando que esta partilha, dá aos pais "um certo descanso para deixarem ir as crianças”. Desde o início da participação da paróquia de Benfica nesta peregrinação, a opção passa por chegar a Fátima na véspera, de modo a participar em todo o programa da peregrinação, tornando-se para muitas delas, “a primeira vez que passam uma noite fora de casa".



Entusiasmo e surpresa

A grande dimensão desta peregrinação causa às crianças um “misto de sentimentos”, traduzido em “entusiasmo e surpresa”, que encontram momentos altos seja no próprio programa do grupo, seja na noite de oração no santuário e na celebração do dia 10 de junho. Este ano, as crianças de Benfica tiveram a oportunidade de visitar alguns lugares de Fátima e arredores, como a Loca do Anjo e a igreja paroquial de Fátima, mas ressalva Maria Luzia Silva, “o estar de noite naquele recinto tão grande a rezar o Terço, o oferecer flores a Nossa Senhora e a participação na procissão das velas, onde cada criança tinha a sua própria vela, foi um momento alto para todas elas”. Mas, refere, "o auge desta peregrinação é a celebração onde participam milhares de crianças num recinto ao ar livre e de onde se destaca todo o colorido”.

Na homilia da Eucaristia, presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga D. António Moiteiro Ramos, foram lembradas as dificuldades que vivem muitas famílias em Portugal, deixando uma palavra de ânimo e um apelo à solidariedade por parte das crianças. “Também nós devemos ser anjos uns para os outros, devemos ajudarmo-nos a vencer as dificuldades e os problemas da nossa vida”, apontou.

(texto e fotografias de P. Nuno Fernandes - Voz da Verdade)

Investiduras e Renovação de Compromissos de Meninos do Coro e Acólitos 2013



No Sábado, dia 15 de Junho, realizou-se na nossa Paróquia a Celebração de Investiduras e Renovação de Compromissos de Acólitos e Meninos do Coro. Foram investidos, nesta celebração, nove Meninos do Coro e um Acólito.

Que estes Meninos do Coro e Acólitos possam servir o altar sempre com a mesma alegria e disponibilidade.

Partilhemos a alegria dos Meninos do Coro e Acólitos da nossa Paróquia

Testemunho sobre a participação na Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima 2013



Todas as peregrinações são experiências de fé emocionantes, e esta não foi excepção. Foi a primeira vez que participei nesta Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima e as expectativas eram muitas. A necessidade de cumprir um programa muito detalhado, a responsabilidade de acompanhar muitas crianças e crianças muito novas, zelando pela sua segurança e conforto, poderia levar a que não houvesse espaço para a abertura do coração aos mistérios que éramos convidados a contemplar. Mas, felizmente, para mim tudo foi possível. Foi possível chegar a Fátima e sentir-me acolhida pelo amor maternal de Maria. Foi, também, possível sentir-me membro de uma grande família de peregrinos. Caminhar, orar e celebrar foram momentos tão próximos que se confundiram no tempo e no espaço. O tema escolhido para este ano, tendo por base a mensagem da segunda Aparição, foi capaz de ressoar apesar de todo o burburinho, agitação e entusiasmo próprios das crianças: “Não desanimes...Nunca te deixarei”. Maria ofereceu o seu Coração à Pastorinha Lúcia como “refúgio e caminho”. E oferece-o, também, a cada um de nós para a nossa peregrinação de cada dia.

Sandra Simões

Primeira fase de inscrições para a Catequese 2013/2014, 24 a 28 de Junho

Realiza-se, entre os dias 24 e 28 de Junho, a primeira fase de inscrições para crianças e jovens que pretendem frequentar pela primeira vez a Catequese na nossa Paróquia. A inscrição deve ser feita no espaço da Catequese, entre as 18h e as 19h30. Para tal, devem preencher o boletim de inscrição e fazer-se acompanhar de uma fotocópia da Cédula de Vida Cristã (ou outro comprovativo de Baptismo) e do Cartão de Cidadão (ou outro documento que o substitua). Podem inscrever-se na Catequese todas as crianças, Baptizadas ou não, que completem pelo menos 6 anos até ao final do ano de 2013.

As crianças e jovens que já frequentam a Catequese na Paróquia, devem fazer a renovação da sua inscrição, junto dos respectivos catequistas.

A segunda fase de inscrições será realizada durante o mês de Setembro, em datas a divulgar oportunamente.

Junta-te a nós neste caminho alegre de descoberta de Cristo. Que possamos todos juntos aprender a ser bons cristãos.

Boletim de inscrição para a catequese 2013/2014 (apenas novas inscrições)

Reunião Geral de Catequistas, 19 de Junho

Os Catequistas da nossa Paróquia encontram-se, no dia 19 de Junho, em reunião geral de Catequistas com o Prior. O encontro inicia-se com a participação na Missa das 19h, seguindo-se um jantar de convívio e reunião onde será feita uma avaliação do ano.

Demos graças ao Senhor por nos chamar a fazer parte deste ministério evangelizador. Que o nosso coração esteja sempre disponível para O servir com alegria, entrega e gratuidade.

Homilia de D. António Moiteiro Ramos na Missa da Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima 2013

D. António Moiteiro Ramos, Bispo Auxiliar de Braga, presidiu este ano à Missa da Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima.

Na sua homilia, D. António Moiteiro Ramos começou por fazer referência a duas viagens que Jesus fez ao templo em Jerusalém. A primeira, quando tinha quarenta dias e a segunda quando tinha já doze anos.

A ida de Jesus ao templo de Jerusalém quando tinha doze anos faz-nos recordar o dia do nosso batismo e para muitos de vós o dia da vossa Profissão de Fé. 

Deus tem muitos modos de mostrar que não nos esquece e nos protege. Na primeira leitura, o Profeta Isaías, em nome de Deus, dá coragem ao povo de Deus que estava no exílio da Babilónia, e diz-lhe que Deus é tão bom e tão nosso amigo que nunca se esquece de nós. Mais ainda: mesmo que o pai ou a mãe se esquecessem de nós, Deus, porque nos ama muito, nunca se esqueceria de nós.

Hoje celebramos a festa do Anjo de Portugal e vós sabeis que os anjos são amigos de Deus e são enviados por Deus para nos ajudarem e protegerem. Também nós devemos ser anjos, uns para os outros, quando nos ajudamos a ser melhores e a fazer o que Jesus quer de nós.

Resumindo:

1º Deus ama-nos muito e nunca se esquece de nós e, como dizia o Papa Francisco «nós é que nos esquecemos dele».

2º O Coração de Maria é o símbolo do amor da Mãe de Jesus para connosco. Temos de aprender a amar aos outros como Maria ama cada um de nós.

3º Nós rezamos, cantamos e mostramos o nosso amor a Deus e a nossa gratidão, nas velas acesas que levantamos com fé, símbolo daquela chama que temos viva no coração. Uma chama que ficará sempre mais viva, cada vez que nos acolhemos, com amor e confiança, debaixo da protecção de Nossa Senhora... que nos oferece o seu coração como caminho para Deus.

Homilia de D. António Moiteiro Ramos na Missa da Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima 2013

Catequese Paroquial - Mensagem do Prior no Boletim Paroquial

Estão a terminar as atividades da Catequese Paroquial neste ano pastoral de 2012-2013. No Tempo Pascal receberam a primeira comunhão 80 crianças e foram crismadas 150. Participaram na peregrinação nacional das crianças ao Santuário de Fátima, nos passados dias 9 e 10 de junho, 107 crianças da nossa Paróquia acompanhadas por 13 catequistas.

Este ano concluímos as etapas da “reforma” na Catequese Paroquial de modo que o sacramento do Crisma ficou fixado no final do 4º ano de catequese, no mesmo dia da primeira comunhão. A partir de agora iremos avaliar os efeitos da mudança. Os adolescentes irão frequentar a catequese paroquial, não para receberem o sacramento do Crisma, pois já o receberam, mas para se prepararem para serem cristãos na sua vida concreta, na família, na escola, na igreja e na sociedade em geral.

Pede-se uma “ligeira” mudança de motivação. Em vez dos pais desejarem que os filhos sejam crismados, sugere-se que desejem que os seus filhos sejam verdadeiros cristãos. Em vez de desejarem para os filhos festas de etapas da catequese muito bonitas, será melhor que desejem uma caminhada de Catequese que seja estruturante na boa formação segundo os valores do Evangelho.

Estamos conscientes que, em Catequese, o testemunho é fundamental. Assim, o testemunho dos Catequistas é importante mas ficará reduzido se a crianças não tiverem dos pais o testemunho de vida que confirme e desenvolva o dom da fé. Ao longo do ano pastoral terão sido realizadas vinte reuniões de pais das crianças da Catequese. A conclusão, já há muito está encontrada: uma Catequese Paroquial que não envolva os pais das crianças não atingirá os objetivos desejados. Entrando em tempo de interrupção da Catequese, pede-se aos pais que mantenham viva a experiência de Fé dos seus filhos. Uma palavra de um pai ou de uma mãe, a lembrar a oração ou a sugeri-la em família, tem uma força testemunhal que pode levar, um dia, um filho a concluir que essa foi a melhor herança dos pais: o dom da Fé. Deus abençoe em bons frutos o testemunho dos pais e catequistas.

P. José Traquina

Festa de Encerramento da Catequese, 15 de Junho



A Festa de Encerramento para toda a Família da Catequese realiza-se no Sábado, dia 15 de Junho, entre as 9h15 e as 17h, na área geográfica da Paróquia. Toda a Família da Catequese (catequizandos, familiares e catequistas) é convidada a participar e a alegrar-se por mais um ano de aprendizagem e crescimento com Cristo.

A Festa de Encerramento vai decorrer de acordo com o seguinte programa:

9h15 - Acolhimento e recepção de todos os participantes (pátio da catequese)
Manhã - Actividade lúdica com crianças, adolescentes, familiares e catequistas, no exterior
12h30 - Almoço
Tarde - Actividade lúdica com crianças, adolescentes, familiares e catequistas, no interior
16h - Missa de encerramento da catequese com Festa de Envio do 9º Catecismo

Não há custos de participação na festa de encerramento. Cada família deve trazer almoço para partilhar. Todos os participantes devem trazer uma mochila com uma garrafa de água e um reforço alimentar para meio da manhã. Os catequizandos devem trazer um chapéu e a camisola azul da catequese vestida.

Esperamos uma participação numerosa de catequizandos, famílias e catequistas neste dia de alegria e festa.

A inscrição ainda pode ser feita através do email do blogue da Catequese (catequesebenfica@gmail.com). O boletim de inscrição está disponível nesta ligação.

Papa Francisco num encontro com crianças de escolas jesuítas

Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima 2013


Nos dias 9 e 10 de Junho, 107 crianças da nossa Catequese, acompanhadas por 13 catequistas, participaram na Peregrinação Nacional de Crianças ao Santuário de Fátima.

Na sequência das Aparições em Fátima, este terceiro ano de celebração do seu Centenário, centra-nos na mensagem da 2.ª Aparição de Nossa Senhora em 13 de Junho de 1917. Desta segunda Aparição, a Peregrinação das Crianças destacou, de modo especial, as palavras reconfortantes de Nossa Senhora à Pastorinha Lúcia, perante o sofrimento pela notícia de ficar sem os seus primos: Não desanimes.
Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus. Destas palavras foram extraídas o tema da Peregrinação: Coração de Maria, refúgio e Caminho – porque o Coração da Mãe de Deus é, de facto, refugio e caminho, não só para as crianças de todos os tempos, mas também para todos aqueles que se acolhem à sua maternal proteção.

A edição deste ano foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. António Moiteiro Ramos, que deixou às crianças um apelo à solidariedade e atenção ao próximo: Também nós devemos ser anjos uns para os outros, (devemos) ajudar-mo-nos a vencer as dificuldades e os problemas da nossa vida.

No final da celebração eucarística, o Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, pediu para que a todos os meninos e meninas presentes no Recinto do Santuário fosse entregue uma recordação da peregrinação: um lenço do adeus a Nossa Senhora, o qual as crianças usaram no momento seguinte, na Procissão do Adeus.

A concelebrar com D. Moiteiro Ramos estiveram D. António Marto e D. Serafim Ferreira e Silva, bispo titular e emérito de Leiria-Fátima, respectivamente.

As crianças da nossa Catequese agradeceram a participação nesta Peregrinação e chegaram a casa com muita alegria. Que o Coração de Maria seja para elas refúgio e caminho.

Partilhemos a alegria das crianças na Peregrinação Nacional de Crianças ao Santuário de Fátima 2013

35 mil crianças na Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima 2013


Cerca de 35 mil crianças, acompanhadas pelos seus pais, catequistas e professores, estiveram em Fátima a participar naquela que é a sua peregrinação.

Fé, alegria e festa marcam aquela que é a mais bonita peregrinação do ano à Cova da Iria e que este ano evocou de modo particular a aparição de 13 de Junho de 1917.

Durante a homilia, na Eucaristia da manhã, o presidente da peregrinação, D. António Moiteiro Ramos, bispo auxiliar de Braga, lembrou as dificuldades que vivem muitas famílias em Portugal, mas deixou às crianças uma palavra de ânimo e um apelo à solidariedade: Também nós devemos ser anjos uns para os outros, (devemos) ajudar-mo-nos a vencer as dificuldades e os problemas da nossa vida.

No momento da oração dos fiéis, foram levados ao altar os resultados da campanha realizada no mês de maio: velas decoradas, de papel, com as suas orações e compromissos das crianças a Deus e a Nossa Senhora.

No final da celebração eucarística, o Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, pediu para que a todos os meninos e meninas presentes no Recinto do Santuário fosse entregue uma recordação da peregrinação: um lenço do adeus a Nossa Senhora, o qual as crianças usaram no momento seguinte, na Procissão do Adeus.

A concelebrar com D. Moiteiro Ramos estiveram D. António Marto e D. Serafim Ferreira e Silva, bispo titular e emérito de Leiria-Fátima, respetivamente.

Vós sois um espetáculo! [...] Muito obrigado por este encontro de fé, muito obrigado pela vossa presença alegre e festiva e tão numerosa, afirmou D. António Marto, antes da bênção final.

Sorteio do Cabaz Gourmet, 8 de Junho

No Sábado, dia 8 de Junho, realiza-se o sorteio do Cabaz Gourmet, no final da Missa da Catequese. Este cabaz é o prémio das rifas vendidas pelas crianças da catequese para angariação de fundos para pagamento da participação na Peregrinação Nacional de Crianças ao Santuário de Fátima.

Participam, nesta peregrinação, 110 crianças da nossa Paróquia que serão acompanhadas por 13 catequistas.

Rezemos por todas as crianças que participam nesta peregrinação e também por todas as pessoas que, generosamente, para tal contribuíram.