Informações sobre a participação das Crianças na Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima 2013, 9 e 10 de Junho

A partida é no dia 9 de Junho, às 13h30, da Alameda Padre Álvaro Proença (ver mapa em baixo).

As crianças devem levar a camisola da Catequese vestida (azul com o desenho da Paróquia). Se alguma criança precisar, há camisolas disponíveis na Catequese.

Cada criança deve levar:

·  Uma mochila ou saco com: impermeável, agasalho, muda de roupa (mantêm a camisola da Catequese no dia 10 de Junho), pijama ou fato de treino, toalha pequena, chinelos de praia, artigos de higiene;

· Uma mochila com: merenda e jantar tipo piquenique e uma garrafa de água (esta mochila acompanha as crianças durante o dia);

· Uma flor para oferecer a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições;

· Um Terço.

A chegada a Benfica está prevista para as 19h, no dia 10 de Junho, na Alameda Padre Álvaro Proença.

Estão disponíveis, na Catequese, os contactos dos catequistas que acompanham as crianças.

A peregrinação deste ano é dedicada ao tema Coração de Maria, Refúgio e Caminho e será presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. António Moiteiro Ramos.

Estão já disponíveis os cânticos criados especialmente para esta Peregrinação, que ajudarão a meditar e celebrar o tema deste ano. Podem ouvi-los aqui: Vem, o meu coração é refúgio e caminho e Teu coração, ó Maria é ternura que nos guia.

Informações sobre as inscrições podem ser consultadas nesta ligação.










Acreditar com o Concílio: Maria entrega-se ao desígnio de Deus na obediência da Fé

Almoço temático "Ilha da Madeira", 19 de Maio


Por ocasião do aniversário natalício do Diácono Pedro Nóbrega, os jovens da nossa Paróquia organizaram um almoço temático de angariação de fundos para as suas actividades. Este almoço foi dedicado ao tema Ilha da Madeira e constituiu mais ajuda para a despesa da deslocação à Ilha da Madeira, onde pretendem ir para participar na Ordenação Sacerdotal do Diácono Pedro Nóbrega, que está previsto realizar-se no dia 27 de Julho.

Partilhemos a alegria dos jovens no almoço "Ilha da Madeira"

Caminhar com a força da Fé - Vigília de Pentecostes, 18 de Maio


No Sábado, 18 de Maio, para celebrar a Missa da Vigília de Pentecostes, realizou-se uma caminhada organizada, a partir de quatro locais de Benfica, até à Igreja Paroquial. Participaram algumas crianças e jovens da nossa catequese de Benfica.

Partilhemos a luz da caminhada e da Missa da Vigília de Pentecostes

D. António Moiteiro Ramos preside à Peregrinação das Crianças de 2013


D. António Moiteiro Ramos, bispo auxiliar de Braga, preside este ano à Peregrinação das Crianças, nos dias 9 e 10 de Junho.  Coração de Maria, Refúgio e Caminho é o tema que congregará as crianças nesta peregrinação anual à Cova da Iria.

Já estão inscritas 106 crianças que frequentam a nossa catequese paroquial, do 1º ao 6º catecismo. Amanhã, 25 de Maio, realiza-se uma reunião com os Pais das crianças que vão participar nesta peregrinação. Mais informações sobre a participação das crianças de Benfica podem ser consultadas aqui.

Jornada da Fé - Dia da Igreja Diocesana, 26 de Maio

No dia 26 de Maio, Domingo, celebra-se o Dia da Igreja Diocesana, na Escola Salesiana de Manique.

Será uma jornada integrada nas celebrações do Ano da Fé e aberta a toda a diocese,mas especialmente dedicada aos educadores da fé.

O Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, estará presente nesta Jornada ajudando-nos a aprofundar a nossa fé.

Neste encontro será também apresentado o novo modelo da Catequese Familiar.

O dia vai decorrer de acordo com o seguinte programa:

9h30 - Acolhimento
10h00 - Oração da manhã
10h30 - Os desafios da evangelização, pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo
11h30 - intervalo
12h00 - Apresentação da catequese familiar; testemunhos de novos modelos de transmissão da fé
12h45 - Almoço
14h30 - Momento de convívio (grupo musical com jovens da diocese)
15h30 - Entrega de diplomas a catequistas com mais de 25 anos de actividade
16h00 - Ensaio de cânticos
16h30 - Eucaristia
17h30 - Final

Que esta Jornada nos ajude a transmitir a fé com alegria e dedicação.


Homilia do Cardeal Patriarca de Lisboa na Bênção dos Finalistas Universitários, 18 de Maio

No passado dia 18 de Maio teve lugar a Bênção de Finalistas Universitários, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

Na homilia, intitulada A ousadia da esperança, o Cardeal Patriarca convidou os jovens que terminam os seus cursos universitários a reflectirem  em que medida a vossa fé cristã pode ser luz e força para vos situardes nas dificuldades do momento presente. Não tenhais medo de procurar na fé e na Palavra de Deus, força e luz para a vossa vida.

Não façais como os Apóstolos, pescadores do Lago da Galileia. Não encontraram peixe e desanimaram. Mas escutaram a Palavra de Jesus que lhes disse para não desistirem, desafiando-os a lançarem as redes outra vez.

Assim, o Cardeal Patriarca de Lisboa, convida os jovens a seguirem as sugestões de S. Paulo, na sua Carta aos Romanos:
- “Sede alegres na esperança”. Quem enfrenta as dificuldades com esperança, não perde a alegria. Viver na esperança é acreditar que vale sempre a pena lançar as redes de novo.
A esperança tem na base uma atitude espiritual, que leva a investir as nossas capacidades na busca de caminhos novos. Para os descobrir e percorrer são precisos competência e o sentido de serviço. Não procureis soluções individuais, só para vós. Deixai-vos seduzir pelo ideal do serviço à comunidade.
“Sede pacientes na tribulação”. Nas dificuldades sentidas, não acuseis nem vos revolteis contra tudo e contra todos. A paciência na tribulação é força para a vitória. 
- “Sede perseverantes na oração”. A oração dá força e é fonte de luz. Aprendei a relacionar a oração com a vossa vida concreta. Rezando, descobrimos a grandeza de sentido das nossas dificuldades e das nossas lutas. Não separeis a dimensão sobrenatural da normalidade das vossas vidas.

Quando se acredita em Deus, Ele está presente em tudo.

A vossa fé é luz que nos guia, força que nos fortalece, a ensinar-nos a dar uma nova dimensão existencial às vossas lutas pela vossa realização e pelo bem da sociedade a que pertenceis e que muito espera de vós.

Homilia do Cardeal Patriarca de Lisboa na Bênção de Finalistas 2013

Reunião de Pais, Peregrinação das crianças a Fátima, 25 de Maio


Realiza-se no Sábado, 25 de Maio, uma reunião de pais das crianças que irão participar na Peregrinação Nacional de Crianças ao Santuário de Fátima, nos dias 9 e 10 Junho. A reunião terá início logo após a Missa da catequese, pelas 17h15.

Neste reunião irão ser dadas informações práticas acerca da participação das crianças nesta peregrinação.

Contamos com a participação de todos Pais para que esta Peregrinação seja um momento vivido com alegria e fé.

Reunião de Pais das crianças do 3º Catecismo, 23 de Maio

Realiza-se no próximo dia 23 de Maio, às 19h, uma reunião de pais das crianças que frequentam o 3º Catecismo na nossa Paróquia.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais.

Profissão de Fé, 18 de Maio


Os jovens do 6º Catecismo, professaram solenemente a fé no passado Sábado, dia 18 de Maio.

Rezemos por todos os jovens, para que cresçam firmes na fé que aqui professaram.

Partilhemos a alegria das crianças

O Espírito Santo vos recordará tudo o que vos disse


Saudação de D. Manuel Clemente aos diocesanos do Patriarcado de Lisboa


Caríssimos diocesanos do Patriarcado de Lisboa

Por nomeação do Santo Padre, o Papa Francisco, regressarei a Lisboa em julho próximo, para vos servir como Bispo Diocesano. É um regresso enriquecido por quanto aprendi na Igreja Portucalense, na grande generosidade e aplicação dos seus membros, a tantos títulos notáveis.

Como sabeis, não é a primeira vez que um bispo portucalense continua o seu ministério entre vós: assim aconteceu designadamente com D. Tomás de Almeida, que daqui partiu para ser o primeiro Patriarca de Lisboa, em 1716.

De Lisboa trouxe eu para o Porto cinquenta e oito anos de vida convivida, como leigo e ministro ordenado, sob o pastoreio dos Cardeais Cerejeira, Ribeiro e Policarpo. De todos eles guardo larga e agradecida recordação, em especial do Senhor D. José Policarpo, de quem fui aluno e depois colaborador próximo no Seminário dos Olivais e no serviço episcopal, muito ganhando com a sua amizade, inteligência e conselho. A ele dirijo neste momento palavras sentidas de muita gratidão e estima, sabendo que posso contar com a sua sabedoria e experiência. Do Porto levo para Lisboa mais seis anos, plenos de vida pastoral intensa nesta grande Igreja e região, quer no dia a dia das suas comunidades cristãs, quer no dinamismo cívico e cultural dos seus habitantes e instituições.

Assim vos reencontrarei. As minhas palavras vão cheias do grande afeto que sempre mantive por todas e cada uma das terras e populações que, de Lisboa a Alcobaça e do Ribatejo ao Atlântico, integram o Patriarcado de Lisboa. Falo das comunidades cristãs e de quantos, ministros ordenados, consagrados e fiéis leigos, nelas dão o seu melhor nas diversas concretizações apostólicas. Falo das associações de fiéis e movimentos, dos institutos religiosos e seculares, das famílias, das instituições e iniciativas de todo o tipo em que a seiva evangélica dá bom fruto. E refiro-me também a todas as realidades sociais e cívicas onde se constrói aquele futuro melhor, justo e solidário de que ninguém de boa vontade pode e quer desistir. Da minha parte, contareis com tudo o que puder, n’ Aquele que nos dá força (cf. Fl 4, 13).

Saúdo com grande amizade os Senhores D. Joaquim Mendes e D. Nuno Brás, bem como todos os membros do cabido e do presbitério, do diaconado e dos serviços diocesanos, dos seminários, paróquias, institutos, associações e movimentos: Todos juntos, na complementaridade dos carismas e ministérios que o Espírito distribui, seremos o Corpo eclesial de Cristo, para que o seu programa vivamente continue, como o enunciou na sinagoga de Nazaré: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres…» (cf. Lc 4, 18 ss).

Vosso irmão e amigo, com Cristo e Maria,
+ Manuel Clemente
Porto, 18 de maio de 2013

D. José Policarpo saúda novo Patriarca

D. Manuel Clemente sucede a D. José Policarpo como Patriarca de Lisboa

O Papa Francisco nomeou D. Manuel Clemente como novo Patriarca de Lisboa. A nomeação foi tornada pública esta manhã de sábado, dia 18 de maio, pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Bispo do Porto desde 2007, D. Manuel Clemente, de 64 anos, sucede a D. José Policarpo, tornando-se, assim, no 17º Patriarca de Lisboa.


Nascido em São Pedro e São Tiago, Concelho de Torres Vedras, no dia 16 de julho de 1948, D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente regressa, com esta nomeação do Papa, à sua diocese de origem.

Formado em História, D. Manuel ingressou no Seminário Maior dos Olivais em 1973, tendo-se licenciado, em 1979, em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa, doutorando-se em Teologia Histórica em 1992.

Ordenado sacerdote a 29 de junho de 1979, o novo Patriarca de Lisboa foi coadjutor das paróquias de Torres Vedras e Runa, em 1980, e membro da Equipa Formadora do Seminário Maior dos Olivais, entre 1980 e 1989. Nesse mesmo ano, foi nomeado vice-reitor do Seminário Maior dos Olivais, até 1997, data em que se tornou reitor.

A 6 de novembro de 1999, então com 51 anos, é nomeado Bispo Titular de Pinhel e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, cuja Ordenação Episcopal aconteceu a 22 de janeiro de 2000.

A Diocese de Lisboa acolhe, assim, um novo Patriarca, após um pontificado de 16 anos. Recorde-se que D. José Policarpo fora nomeado, a 27 de março de 1997, Arcebispo Coadjutor do Patriarca de Lisboa, com direito de sucessão. Cerca de um ano mais tarde, a 24 de março de 1998, D. José da Cruz Policarpo tornava-se o 16º Patriarca de Lisboa.

Acreditar com o Concílio: A Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja

Acreditar com o Concílio: A Santíssima Virgem no Mistério de Cristo

Inscrições para a Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima até 18 de Maio


As inscrições, para participação das crianças da catequese na Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima, terminam no dia 18 de Maio. Podem participar todas as crianças do 1º ao 6º catecismo.

Informações sobre esta peregrinação estão disponíveis nesta ligação.

Não deixem de participar.

Missa da Vigília de Pentecostes, 18 de Maio

No próximo dia 18 de Maio, Sábado, celebra-se a Missa da Vigília de Pentecostes às 22h.

Antes da Missa terá lugar uma caminhada pela Fé organizada até à Igreja Paroquial a partir de quatro locais diferentes.

Os locais de concentração são os seguintes:

Charquinho: Estrada dos Arneiros, junto à Sede da Associação Kapas.
Fonte Nova: Estrada de Benfica, junto ao Fonte Nova.
Bairro de Santa Cruz: Praça junto à Rua da Casquilha, e Rua Eng. Paulo Barros.
Pedralvas: junto ao Centro de Emprego.

Em cada local de concentração estará um Sacerdote ou Diácono que fará a oração de Bênção das velas e ajudará na criação de ambiente e na organização do cortejo. Pelas 21.30H deve iniciar-se a caminhada (cortejo) para a Igreja.

No Sábado, 11 de Maio, pelas 18h, haverá um ensaio dos cânticos para a Missa da Vigília, aberto a todos os que queiram participar na animação desta celebração.

Todas as crianças e jovens da catequese são convidados a participar na caminhada pela Fé e na Missa da Vigília, dando testemunho alegre do dom da Fé recebido.

Profissão de Fé, 18 de Maio

No próximo dia 18 de Maio, às 16h, as crianças que frequentam o 6º catecismo vão celebrar a Festa da Profissão Solene da Fé.

Todos estamos convidados a participar nesta celebração e a professar em comunidade a nossa fé.

Que Deus ilumine os corações destas crianças e aumente a sua fé.

Reunião de Pais das crianças do 2º Catecismo, 15 de Maio, às 19h

No próximo dia 15 de Maio, às 19h, realiza-se uma reunião de pais das crianças do 2º Catecismo.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais nesta partilha de crescimento na fé das crianças.

Sacramentos de Iniciação Cristã, 12 de Maio



No Domingo, dia 12 de Maio, receberam o Sacramento do Crisma um grupo de crianças que frequentam o 5º catecismo e um grupo de adultos da Paróquia. Duas crianças receberam ainda o Baptismo e fizeram a Primeira Comunhão. A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

Que estas crianças possam acolher com fé e alegria o Espírito Santo, para que os configure com Cristo e os faça ser alegres testemunhas.

Partilhemos a alegria das crianças


Carta aos Padrinhos de Crisma


De acordo com a reforma em curso na nossa paróquia, o Sacramento do Crisma está a ser administrado às crianças  da catequese.

Neste mês de Maio, são as crianças do 5º ano de catequese que recebem o Crisma.
Através da história da Igreja tem-se valorizado a presença e o sentido dos padrinhos.
Nota-se que as crianças, querem elas mesmas escolher o seu padrinho ou madrinha.
Assim, surgiu a ideia, com a ajuda dos catequistas, de enviar por correio a carta que transcrevemos:


Bispo Auxiliar convida acólitos a viverem com fé

Os acólitos das várias paróquias do Patriarcado de Lisboa encontraram-se em São Domingos de Benfica para celebrar o 33º EMA (Encontro de Ministrantes do Altar), com D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, a falar da importância da fé.

O tema do encontro, Ser acólito é viver com fé, não foi esquecido por D. Joaquim Mendes. A fé é um dom que se acolhe com o coração para viver, para permear a nossa vida e a nossa ação. A fé ilumina a nossa vida. A fé é um talento recebido para fazer frutificar, é um dom que nos foi concedido para ser partilhado; é uma luz que não deve ficar escondida. A fé cresce na medida em que se vive e se partilha. A fé é o dom mais importante que recebemos na nossa vida e que não podemos guardar só para nós, apontou.


Na homilia da celebração com que terminou o EMA, o Bispo Auxiliar desafiou os acólitos a partilharem o dom da fé. Cultivai a oração e a contemplação como o Francisco de Fátima. Sede generosos com Jesus e com a sua Igreja. Servi com alegria o Senhor e a comunidade; partilhai o dom da fé com os se cruzam convosco, apelou.

Durante a manhã deste 33º Encontro de Ministrantes do Altar, foi apresentado um pequeno filme sobre os acólitos de São Domingos de Benfica, que este ano celebram o 50º aniversário. Seguiu-se o desenvolvimento do tema do encontro e os trabalhos de grupos, divididos por sectores. Após o almoço no Instituto dos Pupilos do Exército, a tarde foi lúdica e terminou com a Eucaristia. No final da celebração, o diretor do Serviço Diocesano de Acólitos, padre Luís Leal, anunciou que o próximo EMA se vai realizar na paróquia do Monte Abraão, Sintra.

Festa da Vida, 11 de Maio



Respondendo à proposta lançada pelo Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa, o 8º Catecismo irá celebrar a Festa da Vida num grande encontro diocesano a realizar-se na Serra de Monsanto, no próximo dia 11 de Maio, entre as 9h e as 18h.

O tema deste ano é A Fé, fonte de vida e, tal como solicitado pela Diocese, o 8º Catecismo elaborou o estandarte, onde o símbolo principal é uma barca.

O programa é:

09:00 – ACOLHIMENTO na Igreja de São Domingos de Benfica
- Chek-in
- Animação
- Encaminhamento para a celebração
10:00 – Preparação da celebração
10:45 – EUCARISTIA na Igreja de São Domingos de Benfica
12:00 – ALMOÇO na Parada dos Pupilos do Exército
- Animação
- Banda do Grupo de Jovens da Ramada
14:00 – Histórias com Fé
[percurso pedestre pela Serra de Monsanto, cerca de 4 Km em terreno plano]
16:30 – A VIDA EM FESTA, no auditório Keil do Amaral
- Banda do Regimento de Sapadores de Bombeiros de lisboa
- Banda Anima Christi
18:00 – Encerramento e regresso

Os adolescentes do 8º catecismo devem encontrar-se na Paróquia, pelas 9h45.

Sacramentos de Iniciação Cristã, 12 de Maio


No próximo Domingo, dia 12 de Maio, vão receber o Sacramento do Crisma um grupo de crianças que frequentam o 5º na nossa Paróquia, bem como um grupo de adultos. A celebração será presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, e tem início às 15h. Neste dia, as crianças devem encontrar-se na Paróquia até às 14h, acompanhados dos seus Padrinhos. Todos os crismandos devem levar a vela do Baptismo.

Neste grupo, receberão também os Sacramentos do Baptismo e Eucaristia as seguintes crianças do 5º Catecismo: Patrícia Costa e Sara Silva.

No Sábado, dia 11 de Maio, haverá um encontro de preparação para estas crianças, que terá início às 10h.

Que o Espírito Santo desça sobre cada uma destas crianças, para que, de coração aberto e disponível, possam acolher a Missão que Deus lhes confia.

Reunião de Pais das crianças do 4º Catecismo, 11 de Maio


Realiza-se no próximo Sábado, dia 11 de Maio, uma reunião de Pais das crianças que frequentam o 4º Catecismo. A reunião tem início no final da Missa da Catequese (pelas 17h30), no salão paroquial.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais nesta partilha de crescimento na fé das crianças.

Crismas, 5 de Maio



No Domingo, dia 5 de Maio, um grupo de crianças que frequentam o 5º catecismo na nossa Paróquia, receberam o Sacramento do Crisma. A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

No próximo Domingo, dia 12 de Maio, recebem o Sacramento do Crisma as restantes crianças do 5º catecismo.

Que estas crianças possam acolher com fé e alegria o Espírito Santo, para que os configure com Cristo e os faça ser alegres testemunhas.

Partilhemos a alegria das crianças

Abril com novo máximo de visitas ao blogue da Catequese de Benfica

No passado mês de Abril, o Blogue da Catequese teve o maior número de visitas mensais, com 2 651 visitas e uma média superior a 88 visitas por dia. Neste mês, foram publicadas 23 mensagens. Entre outras actividades, as crianças do 4º catecismo receberam Sacramentos de Iniciação Cristã, realizou-se o VII Festival da Canção Cristã da Vigararia III, a Jornada Diocesana da Juventude e a visita das crianças do 6º catecismo aos assistidos de São Vicente de Paulo. O anterior número máximo era de 2 536 visitas, alcançado em Maio de 2011, altura em que as crianças e jovens da catequese participaram na Beatificação da Madre Maria Clara do Menino Jesus, no Estádio do Restelo.

Também este mês, subiu à sétima posição das mensagens mais visitadas do blogue, a notícia sobre a Peregrinação Nacional de Crianças ao Santuário de Fátima de 2013.

Continuamos a acreditar que o Blogue da Catequese é um meio importante de comunicação, informação e partilha da nossa Catequese Paroquial, que está aberta a todos os que connosco querem caminhar.

Agradecemos a todas as pessoas que nos visitam e a todos os que, generosamente, contribuem para esta partilha.

Acreditar com o Concílio: A Igreja Santa, chamada à santidade

Quem Me ama guardará a minha palavra e meu pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada


Reunião de Pais das crianças do 1º Catecismo, 6 de Maio


Almoço temático "Ilha da Madeira", 19 de Maio

Os jovens da nossa Paróquia estão a promover um almoço temático para o dia 19 de Maio, com início às 13h.

O almoço é dedicado à Ilha da Madeira e será seguido de um momento de animação realizado pelos jovens.

Este almoço realiza-se no dia do aniversário natalício do Diácono Pedro Nóbrega, animador dos grupos juvenis da Paróquia e catequista do 6o catecismo.

Esperamos fazer desta refeição um momento de alegre convívio.

Estão abertas inscrições na secretaria da paróquia.

Os jovens contam com a alegre presença de toda a comunidade.

Crismas e 1ª Comunhão, 5 de Maio

No próximo Domingo, dia 5 de Maio, às 15h, algumas crianças do 5º catecismo recebem a Primeira Comunhão e o Sacramento do Crisma.

As crianças devem chegar à Paróquia até às 14h e devem levar a vela do Baptismo.

Que Jesus abra o coração das crianças para receberem o Espírito Santo.

Confissões das crianças do 5º catecismo, 3 de Maio às 18h

Amanhã, dia 3 de Maio, às 18h, terão lugar as confissões das crianças do 5º catecismo, seguidas de um encontro de preparação para os Sacramentos de Iniciação Cristã.

Que Jesus acompanhe estas crianças na sua preparação para receberem o Espírito Santo.

Reunião de Pais das crianças do 6º Catecismo, 2 Maio às 19h

Hoje, às 19h, realiza-se uma reunião de Pais das crianças do 6º Catecismo, no Salão Paroquial.

Que os Pais sejam presença viva no educar da fé dos seus filhos.

Confissões para Pais e Padrinhos das crianças do 5º catecismo, 2 de Maio

Hoje, entre as 18h e as 20h, haverá confissões para os Pais e Padrinhos das crianças do 5º catecismo que irão receber os Sacramentos de Iniciação Crsitã no próximo Domingo 5 de Maio.