Vigília Pascal: símbolos e significado



Na noite em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. Na verdade, a Vigília pascal foi sempre considerada a mãe de todas a vigílias e o coração do Ano litúrgico. A sensibilidade popular poderia pensar que a grande noite fosse a noite de Natal, mas a teologia e a liturgia da Igreja adverte que é a noite da Páscoa, «na qual a Igreja espera em vigília a Ressurreição de Cristo e a celebra nos sacramentos» (Normas gerais sobre o Ano litúrgico, 20). No texto do Precónio pascal, chamado o hino “Exsultet” e que se canta nesta celebração, diz-se que esta noite é «bendita», porque é a «única a ter conhecimento do tempo e da hora em que Cristo ressuscitou do sepulcro! Esta é a noite, da qual está escrito: a noite brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz». Por isso, desde o início a Igreja celebrou a Páscoa anual, solenidade das solenidades, com um vigília noturna.

A celebração da Vigília pascal articula-se em quatro partes: 1) a liturgia da luz ou “lucernário”; 2) a liturgia da Palavra; 3) a liturgia baptismal; 4) a liturgia eucarística.

1) A liturgia da luz consiste na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do precónio pascal. O lume novo e o círio pascal simbolizam a luz da Páscoa, que é Cristo, luz do mundo. O texto do precónio evidencia-o quando afirma que «a luz de Cristo (...) dissipa as trevas de todo o mundo» e convida a «celebrar o esplendor admirável desta luz (...) na noite ditosa, em que o céu se une à terra, em que o homem se encontra com Deus!».

2) A liturgia da Palavra propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos, e a leitura apostólica sobre o Baptismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo. Assim, a Igreja, «começando por Moisés e seguindo pelos Profetas» (Lc 24,27), interpreta o mistério pascal de Cristo. Toda a escuta da Palavra é feita à luz do acontecimento-Cristo, simbolizado no círio colocado no candelabro junto ao Ambão ou perto do Altar.

3) A liturgia baptismal é parte integrante da celebração. Quando não há Baptismo, faz-se a bênção da fonte baptismal e a renovação das promessas do Baptismo. Do programa ritual consta, ainda, o canto da ladainha dos santos, a bênção da água, a aspersão de toda a assembleia com a água benta e a oração universal. A Igreja antiga baptizava os catecúmenos nesta noite e hoje permanece a liturgia baptismal, mesmo sem a celebração do Baptismo.

4) A liturgia eucarística é o momento culminante da Vigília, qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna.

Estes quatro momentos celebrativos têm como fio condutor a unidade do plano de salvação de Deus em favor dos homens, que se realiza plenamente na Páscoa de Cristo por nós. Por consequência, a Ressurreição de Cristo é o fundamento da fé e da esperança da Igreja.

Gostaria de destacar dois elementos expressivos desta solene vigília: a luz e a água.

A Vigília na noite santa abre com a liturgia da luz, evocando a ressurreição de Cristo e a peregrinação de Israel guiado pela coluna de fogo. A liturgia salienta a potência da luz, como o símbolo de Cristo Ressuscitado, no círio pascal e nas velas que se acendem do mesmo, na iluminação progressiva das luzes da igreja, ao acender das velas do altar e com as velas acesas na mão para a renovação das promessas baptismais. O símbolo mais iluminador é o círio, que deve ser de cera, novo cada ano e relativamente grande, para poder evocar que Cristo é a luz dos povos. Ao acender o círio pascal do lume novo, o sacerdote diz: «A luz de Cristo gloriosamente ressuscitado nos dissipe as trevas do coração e do espírito» e depois apresenta o círio como «lumen Christi - a luz de Cristo». Quando alguém nasce, costuma-se dizer que «veio à luz» ou que «a mãe deu à luz». Podemos, por isso dizer que a Igreja veio à luz na Páscoa de Cristo. De facto, toda a vida da Igreja encontra a sua fonte no mistério da Páscoa de Cristo.

A água na liturgia é, igualmente, um símbolo muito significativo. «A água é rica de mistério» (R. Guardini). Ela é simples, pura, limpa e desinteressada. Símbolo perfeito da vida, que Deus preparou, ao longos dos tempos, para manifestar melhor o sentido do Baptismo. A oração da bênção da água faz memória da ação salvífica de Deus na história através da água. Com efeito, a água é benzida, para que o homem, criado à imagem e semelhança de Deus, «no sacramento do Baptismo seja purificado das velhas impurezas e ressuscite homem novo pela água e pelo Espírito Santo». Na tradição eclesial, a fonte baptismal é comparada ao seio materno e a Igreja à mãe que dá à luz.

O simbolismo fundamental da celebração litúrgica da Vigília é o de ser uma “noite clara”, ou melhor «a noite que brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz». Esta noite inaugura o “Hodie - Hoje” da liturgia, como se tratasse de um único dia de festa sem ocaso (o dia da celebração festiva da Igreja que se prolonga pela oitava pascal e pelos cinquenta dias do Tempo pascal), no qual se diz «eis o dia que fez o Senhor, nele exultemos e nos alegremos» (Sl 118).

Padre José Cordeiro, Reitor do Pontifício Colégio Português (Roma)
(Actual Bispo da Diocese de Bragança-Miranda)


Tríduo Pascal - Sábado Santo


No silêncio do Sábado Santo, a Igreja medita no mistério da Paixão de Cristo, morto pela salvação de todos os homens. Neste dia, a Igreja permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando na sua Paixão e Morte. Abstém-se da Missa até ao momento em que, depois da solene vigília, dá lugar a alegria pascal, que se irá prolongar por cinquenta dias.

A Vigília Pascal, dividida em quatro partes muito significativas, é a mãe de todas as vigílias, pois celebra o mistério central da fé cristã: a ressureição do Senhor, a vitória da vida sobre a morte, do amor e da graça sobre o pecado. Começa com a liturgia da Luz: a bênção do fogo novo em que se acende o círio pascal, cuja chama passa imediatamente às velas que os membros da assembleia levam na mão, simbolizando a luz de Cristo que ilumina cada um dos cristãos; e o anúncio solene da Páscoa, saudada com um canto de aclamação. Segue-se a liturgia da Palavra, segunda parte, que recapitula a catequese que se fez aos catecúmenos e recorda as grandes etapas da história da salvação que precedeu e preparou o advento da luz verdadeira que ilumina todos os homens. Contemplamos a longa e maravilhosa história do amor de Deus por nós e meditamos as acções que Ele realizou em favor do Seu povo e dos que nos antecederam na fé. A terceira parte é constituída pela liturgia baptismal, na qual renovamos o nosso compromisso baptismal e acolhemos os novos membros da comunidade. A quarta parte é a liturgia da Eucaristia.

Na nossa Paróquia, a Vigília Pascal realiza-se às 21h30.

Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.


Tríduo Pascal - Sexta-Feira da Paixão do Senhor


Neste dia em que Cristo nossa Páscoa foi imolado, a Igreja olha para a cruz do Seu Senhor e Esposo e adora-a. É um dia de profunda penitência, realizado em silêncio respeitoso e com jejum e abstinência de carne. Somos hoje convidados a reflectir sobre os nossos sofrimentos pessoais e também sobre todos os sofrimentos que afligem a sociedade actual, colocando-os nas mãos de Deus.

Na nossa Paróquia, a celebração da Paixão do Senhor realiza-se às 15h.

Fazei isto em memória de Mim.


Tríduo Pascal - Quinta-Feira da Ceia do Senhor

Tríduo Pascal - Quinta-Feira da Ceia do Senhor


Quinta-Feira Santa marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal. Neste dia celebra-se a Ceia do Senhor.

O acontecimento pascal condensa a salvação da humanidade por Deus em Cristo. A festa da Páscoa é o centro de todo o Ano Litúrgico, que os cristãos no início celebravam em um só dia. Gradualmente, esta única festa foi-se desdobrando em vários dias, a fim de realçar todos os aspectos parciais que a compõem. A partir do séc. IV forma-se o «sacratíssimo Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado», e juntos são celebração do único acontecimento pascal.

Com esta celebração inicia-se o Tríduo Pascal, porque recordamos a instituição do memorial da Eucaristia. A Eucaristia é o sacramento do amor, pois nela recordamos a doação total de Cristo em favor da humanidade, doação que culmina com a entrega da Sua própria vida na cruz. Amar, para cada cristão, é ser capaz de doar a própria vida em favor dos irmãos como Cristo amou a sua Igreja, e sempre que celebramos a Eucaristia somos testemunhas desse «morrer de amor».

A celebração da Ceia do Senhor faz memória à Última Ceia, na qual Jesus instituiu a Eucaristia, ou seja, ofereceu a Deus, sob as espécies do pão e do vinho, o Seu Corpo e Sangue e deu-os aos Seus discípulos, mandando que fizessem o mesmo em Sua memória.

Nesta celebração, encontramos também o rito do lava-pés, sinal da humildade e doação de Cristo. O lava-pés é realizado pelo sacerdote em memória do gesto de Cristo para com os seus apóstolos antes da Última Ceia.

Estabelece-se assim uma ligação entre a Eucaristia e o serviço no seguimento de Cristo.

Na nossa Paróquia, a celebração da Ceia do Senhor realiza-se às 16h e às 18h (com lava-pés).

Mensagem de Páscoa do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, 2013

Sacramentos de Iniciação Cristã, 31 de Março


No Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor, dia 31 de Março, vão receber os Sacramentos do Crisma e Eucaristia (1ª Comunhão) 38 crianças que frequentam o 4º e 6º Catecismos na nossa Paróquia. A celebração será presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, e tem início às 15h30.

Neste grupo, receberão também o Sacramento do Baptismo as seguintes crianças do 4º Catecismo: Beatriz Lima, Beatriz Juromito, Joana Nobre, Marcos Dias, Mariana Milagres, Matilde Santos, Petra Machado, Sandro Carvalho e Tomás Pratas.

Neste dia, as crianças devem encontrar-se na Paróquia até às 14h30, acompanhados dos seus Padrinhos. Todos os crismandos devem levar a vela do Baptismo.

Que o Espírito Santo desça sobre cada uma destas crianças, para que, de coração aberto e disponível, possam acolher a Missão que Deus lhes confia.

Celebração de Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, com oração de exorcismo e unção de catecúmenos

 

No Sábado, dia 23 de Março, o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, veio à nossa Paróquia. Para além de se encontrar com os catecúmenos e crismandos do 4º e 5º Catecismo, presidiu à celebração de Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, com oração de exorcismo e unção de catecúmenos.
 

Peregrinação Nacional de Crianças ao Santuário de Fátima, 9 e 10 de Junho de 2013


Aproxima-se mais uma Peregrinação Nacional de Crianças ao Santuário de Fátima. Pela experiência vivida em peregrinações anteriores, sabemos que a participação das crianças constitui uma oportunidade de grande crescimento na fé.

Na sequência das Aparições em Fátima, este terceiro ano de celebração do seu Centenário, centra-nos na mensagem da 2.ª Aparição de Nossa Senhora em 13 de Junho de 1917. Desta segunda Aparição, a Peregrinação das Crianças destaca, de modo especial, as palavras reconfortantes de Nossa Senhora à Pastorinha Lúcia, perante o sofrimento pela notícia de ficar sem os seus primos: Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus. Destas palavras é extraído o tema da Peregrinação: Coração de Maria, refúgio e Caminho – porque o Coração da Mãe de Deus é, de facto, refúgio e caminho, não só para as crianças de todos os tempos, mas também para todos aqueles que se acolhem à sua maternal proteção.

A Peregrinação realiza-se nos dias 9 e 10 de Junho, conforme o programa que se encontra nesta ligação. O Santuário oferece alojamento e fornece as refeições mediante um montante reduzido. Podem inscrever-se todas as crianças até aos 12 anos de idade.

As crianças são acompanhadas por catequistas da Paróquia. A saída será no dia 9 de Junho, pelas 13h30 (já almoçados), da Alameda Padre Álvaro Proença, com regresso previsto para o dia 10 de Junho, pelas 19h. O transporte será realizado em autocarro. As crianças devem levar farnel (merenda e jantar) e uma flor para oferecer a Nossa Senhora.

A participação das crianças tem um custo de cerca de 25€, que inclui alojamento, refeições, transporte e chapéu alusivo à Peregrinação. Pedimos o contributo dos Pais para o pagamento dos custos da Peregrinação. No acto da inscrição, solicitamos a entrega de sinal no valor mínimo de 10€. Em simultâneo, será entregue a cada criança um bloco com 25 rifas, com valor unitário de 1€. O dinheiro assim angariado será deduzido no custo da Peregrinação. Será sorteado um Cabaz Gourmet, no final da Missa da Catequese, no dia 8 de Junho. A totalidade do pagamento deve ser feita até ao dia 18 de Maio.

A inscrição é formalizada com o preenchimento do formulário abaixo e deve ser entregue ao Catequista. No dia 25 de Maio, no final da Missa da Catequese, será realizada uma reunião com os Pais das crianças que vão participar.

Os Catequistas estão disponíveis para dar mais informações sobre esta Peregrinação das Crianças.

Não deixem de participar nestes dias de muita alegria e convívio para as crianças.

Boletim de inscrição para a Peregrinação Nacional de Crianças ao Santuário de Fátima, 9 e 10 de Junho de 2013

Estão já disponíveis os cânticos criados especialmente para esta Peregrinação, que ajudarão a meditar e celebrar o tema deste ano. Podem ouvi-los aqui: Vem, o meu coração é refúgio e caminhoTeu coração, ó Maria é ternura que nos guia.







Peregrinação a Pé a Fátima, 13 a 17 de Maio


Paz no céu e glória nas alturas.


Acreditar com o Concílio: Na Liturgia realiza-se a obra da Salvação

5ª Catequese Quaresmal: A Fé é a luz que nos guia nos caminhos da vida e da história

A história da Páscoa

1º concurso de sopas, 24 de Março


Os jovens da nossa paróquia promovem no próximo dia 24 de Março, pelas 13h, o 1º Concurso de Sopas. Esta iniciativa tem como objectivo a angariação de fundos para o lar de idosos.

Entre os dias 10 e 16 de Março, estão a decorrer as inscrições para quem queira trazer uma sopa (ou outro alimento para acompanhar). Na semana seguinte, terão lugar as inscrições para quem quiser saborear as sopas que estiverem disponíveis a concurso. O bilhete de entrada tem um custo de 5€, que reverte na totalidade para a construção do lar de idosos.

Ambas as inscrições são realizadas na secretaria da paróquia.

Todos estão convidados a participar!

4ª Catequese Quaresmal: A Apostolicidade da Fé

Acreditar com o Concílio: A Liturgia exprime o mistério da Igrejal

Reunião de Pais das crianças do 4º Catecismo, 16 de Março


Realiza-se no próximo Sábado, dia 16 de Março, uma reunião de Pais das crianças que frequentam o 4º Catecismo. A reunião tem início no final da Missa da Catequese (pelas 17h30), no salão paroquial.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais nesta partilha de crescimento na fé das crianças.

Festa do Pai Nosso


No Sábado, 9 de Março, teve lugar a Festa do Pai Nosso das crianças do 2º Catecismo. Nesta festa. as crianças ilustraram com cartazes as várias frases do Pai Nossos e rezaram em conjunto com a comunidade a oração que Jesus nos ensinou, partilhando assim a alegria de sermos filhos de Deus. 
  

Acreditar com o Concílio: Sacerdócio Apostólico para um Povo Sacerdotal

Festa do Pai Nosso, 9 de Março


No próximo Sábado, dia 9 de Março, realiza-se a Festa do Pai Nosso com as crianças do 2º Catecismo. A festa começa com a Missa da Catequese, às 16h, seguida de um lanche partilhado no Salão Paroquial.

As crianças do 2º Catecismo devem estar presente na Paróquia, no Salão Paroquial, pelas 15h30.

Depois da celebração haverá um lanche convívio para toda a família da Catequese.

Esta é mais uma etapa de crescimento na fé das crianças do 2º Catecismo e, como tal, contamos com a presença alegre de todas as crianças, bem como de todas as pessoas que as acompanham neste crescimento. 

Encontro de Catecúmenos, 9 de Março


Realiza-se, no Sábado, dia 9 de Março, às 11h30, um encontro das crianças que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no presente ano pastoral.

Fazem parte deste grupo:

do 4º Catecismo: Beatriz Lima, Beatriz Juramito, Joana Nobre, Marcos Dias, Mariana Milagres, Matilde Santos, Petra Machado, Sandro Carvalho e Tomás Pratas

do 5º Catecismo: Patrícia Costa e Sara Silva

Estas crianças celebram os Escrutínios com Oração de Exorcismo e Unção no Sábado, dia 23 de Março, na Missa da Catequese (16h).

Acompanhemos estas crianças no iniciar da sua caminhada Cristã

Celebração Penitencial da Quaresma, 9 de Março


No próximo Sábado, 9 de Março, pelas 10h, haverá confissões para todas as crianças e jovens da Catequese.

Purifiquemos o nosso coração para a ressurreição de Jesus Cristo, para melhor vivermos a alegria da Páscoa do Senhor.

Senhor, deixa-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo.


Jovens da Vigararia III de Lisboa peregrinam a pé ao Santuário de Fátima


À semelhança do que aconteceu o ano passado, alguns jovens da Vigararia III de Lisboa, na qual está inserida a nossa paróquia, vão participar numa peregrinação a pé ao Santuário de Fátima, organizada pela equipa Vicarial de jovens.

A peregrinação tem inicio 6ª feira, dia 1 de Março, com saída da nossa Paróquia de Benfica. Haverá celebração da Eucaristia com envio de todos os jovens participantes, às 19h. Somos todos chamados a participar nesta celebração e rezar pela peregrinação dos jovens da nossa Vigararia III.

Os jovens vão de autocarro até Pernes. O resto do percurso é realizado a pé: no Sábado, até Minde, e no Domingo será o percurso final até ao Santuário de Fátima. O regresso será no dia 3 de Março.

Que Maria, Mãe da Igreja, proteja e ampare os nossos jovens nos seus caminhos.

2ª Catequese Quaresmal do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo: A Fé é dom de Deus



2ª Catequese Quaresmal do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo: 'A Fé é dom de Deus'