Peregrinação das crianças de Benfica ao Santuário de Fátima no jornal Voz da Verdade - Uma oportunidade para crescer na fé

O mistério da noite vivida em oração, o colorido de milhares de bonés assinalando a presença de diversos grupos de catequese de todo o país e um mar branco de lenços a acenar à passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima, são notas de uma peregrinação que levou este ano até ao Santuário de Fátima cerca de 35 mil crianças.



Com o tema ‘Coração de Maria refugio e caminho’, a peregrinação anual das crianças, que decorreu nos dias 9 e 10 de junho, foi um momento de “fé, alegria e festa” vivido pelos milhares de crianças de todo o país, assinalava no final da celebração o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

Nesta peregrinação, estiveram presentes diversas paróquias da Diocese de Lisboa, o que, segundo a coordenadora da catequese da paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, em Lisboa, é uma oportunidade para o crescimento na fé. “Esta peregrinação constitui uma boa oportunidade para as crianças crescerem na fé. São as próprias crianças que dão testemunho às outras, e partilham a experiência que tiveram, o entusiasmo que viveram na ida a Fátima. Muitos deles já teriam ido em família, mas ir em grupo, com a catequese, é sempre uma experiência diferente”, sublinha Maria Luzia Silva. A paróquia de Benfica começou a levar a crianças a Fátima, para participar nesta peregrinação infantil, apenas desde há três anos. De ano para ano, o número de inscrições tem vindo a aumentar. “No primeiro ano levámos 35 crianças, no segundo já passou das 80 e este ano foram 110", ressalvou Maria Luzia Silva. Para esta coordenadora da catequese, este aumento na participação deve-se "às próprias crianças, porque elas partilham com as outras a experiencia que fizeram”. “Apresentámos, também, testemunhos dessas crianças nas próprias reuniões de pais", observou Maria Luzia Silva, explicando que esta partilha, dá aos pais "um certo descanso para deixarem ir as crianças”. Desde o início da participação da paróquia de Benfica nesta peregrinação, a opção passa por chegar a Fátima na véspera, de modo a participar em todo o programa da peregrinação, tornando-se para muitas delas, “a primeira vez que passam uma noite fora de casa".



Entusiasmo e surpresa

A grande dimensão desta peregrinação causa às crianças um “misto de sentimentos”, traduzido em “entusiasmo e surpresa”, que encontram momentos altos seja no próprio programa do grupo, seja na noite de oração no santuário e na celebração do dia 10 de junho. Este ano, as crianças de Benfica tiveram a oportunidade de visitar alguns lugares de Fátima e arredores, como a Loca do Anjo e a igreja paroquial de Fátima, mas ressalva Maria Luzia Silva, “o estar de noite naquele recinto tão grande a rezar o Terço, o oferecer flores a Nossa Senhora e a participação na procissão das velas, onde cada criança tinha a sua própria vela, foi um momento alto para todas elas”. Mas, refere, "o auge desta peregrinação é a celebração onde participam milhares de crianças num recinto ao ar livre e de onde se destaca todo o colorido”.

Na homilia da Eucaristia, presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga D. António Moiteiro Ramos, foram lembradas as dificuldades que vivem muitas famílias em Portugal, deixando uma palavra de ânimo e um apelo à solidariedade por parte das crianças. “Também nós devemos ser anjos uns para os outros, devemos ajudarmo-nos a vencer as dificuldades e os problemas da nossa vida”, apontou.

(texto e fotografias de P. Nuno Fernandes - Voz da Verdade)

Sem comentários: