Bispo Auxiliar convida acólitos a viverem com fé

Os acólitos das várias paróquias do Patriarcado de Lisboa encontraram-se em São Domingos de Benfica para celebrar o 33º EMA (Encontro de Ministrantes do Altar), com D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, a falar da importância da fé.

O tema do encontro, Ser acólito é viver com fé, não foi esquecido por D. Joaquim Mendes. A fé é um dom que se acolhe com o coração para viver, para permear a nossa vida e a nossa ação. A fé ilumina a nossa vida. A fé é um talento recebido para fazer frutificar, é um dom que nos foi concedido para ser partilhado; é uma luz que não deve ficar escondida. A fé cresce na medida em que se vive e se partilha. A fé é o dom mais importante que recebemos na nossa vida e que não podemos guardar só para nós, apontou.


Na homilia da celebração com que terminou o EMA, o Bispo Auxiliar desafiou os acólitos a partilharem o dom da fé. Cultivai a oração e a contemplação como o Francisco de Fátima. Sede generosos com Jesus e com a sua Igreja. Servi com alegria o Senhor e a comunidade; partilhai o dom da fé com os se cruzam convosco, apelou.

Durante a manhã deste 33º Encontro de Ministrantes do Altar, foi apresentado um pequeno filme sobre os acólitos de São Domingos de Benfica, que este ano celebram o 50º aniversário. Seguiu-se o desenvolvimento do tema do encontro e os trabalhos de grupos, divididos por sectores. Após o almoço no Instituto dos Pupilos do Exército, a tarde foi lúdica e terminou com a Eucaristia. No final da celebração, o diretor do Serviço Diocesano de Acólitos, padre Luís Leal, anunciou que o próximo EMA se vai realizar na paróquia do Monte Abraão, Sintra.

Sem comentários: