Testemunhos dos Crismas e 1ª Comunhão


O que eu gostei mais foi de comungar e o que eu gostei menos foi que o Bispo me meteu óleo com perfume. Quer dizer gostei de fazer o Crisma mas não gostei que o Bispo me metesse o óleo.
Depois fomos para o Salão Paroquial receber os diplomas com o Padre Traquina e depois fomos embora.
Mas apesar de não ter gostado de algumas coisas senti-me feliz.
Afonso da Bernarda




Primeiro fomos para a igreja, sentámo-nos nos nossos lugares. Ouvimos o padre, respondemos às perguntas, ...
Depois acendemos as velas, o padre falou, quando acabou apagámos as velas.
A seguir fomos ao altar com a nossa madrinha, o D. Joaquim Mendes deu-nos o Crisma. Voltámos para os nossos lugares.
Depois comungámos. Quando saímos da igreja, fomos para o salão e deram-nos os diplomas. Antes de sair do salão, a Inês deu-me uma dezena.
Eu tirei fotos com pessoas.
Catarina Canhoto



No dia da minha 1ª comunhão e do meu crisma acendi a minha vela do batismo e quando o bispo D. Joaquim Mendes nos fazia perguntas nós tínhamos de levantar a vela e respondíamos. Depois disso fomos fazer o crisma; quando a minha madrinha de crisma me pôs a mão no meu ombro eu estava a tremer com nervos. O sr. Bispo pôs-me o óleo na testa e fez-me o sinal da cruz e disse-me: A paz de Cristo. E eu disse amen. Quando fui comungar pela 1ª vez senti um sabor diferente do sabor que comi na sexta-feira.
Leonor Amaral



No dia 7 de Abril de 2013 fiz o Crisma e a Primeira Comunhão.
Gostei quando fui crismada, e o Bispo D. Joaquim Mendes me meteu uma cruz em óleo perfumado na testa.
Também gostei quando estavam todas as crianças de velas acesas.
Quando fomos para o Salão Paroquial, para recebermos os diplomas do Crisma e da Primeira Comunhão, gostei de o receber pelo Padre Traquina.
Foi um dia muito importante e divertido.
Maria Beatriz Roque

Sem comentários: