Tríduo Pascal - Quinta-Feira da Ceia do Senhor


Quinta-Feira Santa marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal. Neste dia celebra-se a Ceia do Senhor.

O acontecimento pascal condensa a salvação da humanidade por Deus em Cristo. A festa da Páscoa é o centro de todo o Ano Litúrgico, que os cristãos no início celebravam em um só dia. Gradualmente, esta única festa foi-se desdobrando em vários dias, a fim de realçar todos os aspectos parciais que a compõem. A partir do séc. IV forma-se o «sacratíssimo Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado», e juntos são celebração do único acontecimento pascal.

Com esta celebração inicia-se o Tríduo Pascal, porque recordamos a instituição do memorial da Eucaristia. A Eucaristia é o sacramento do amor, pois nela recordamos a doação total de Cristo em favor da humanidade, doação que culmina com a entrega da Sua própria vida na cruz. Amar, para cada cristão, é ser capaz de doar a própria vida em favor dos irmãos como Cristo amou a sua Igreja, e sempre que celebramos a Eucaristia somos testemunhas desse «morrer de amor».

A celebração da Ceia do Senhor faz memória à Última Ceia, na qual Jesus instituiu a Eucaristia, ou seja, ofereceu a Deus, sob as espécies do pão e do vinho, o Seu Corpo e Sangue e deu-os aos Seus discípulos, mandando que fizessem o mesmo em Sua memória.

Nesta celebração, encontramos também o rito do lava-pés, sinal da humildade e doação de Cristo. O lava-pés é realizado pelo sacerdote em memória do gesto de Cristo para com os seus apóstolos antes da Última Ceia.

Estabelece-se assim uma ligação entre a Eucaristia e o serviço no seguimento de Cristo.

Na nossa Paróquia, a celebração da Ceia do Senhor realiza-se às 16h e às 18h (com lava-pés).

Sem comentários: