Abertura das actividades juvenis




Os jovens da nossa paróquia iniciam as suas actividades no próximo fim-de-semana, 29 e 30 de Setembro.

O ponto de encontro está marcado para as 18h15 do dia 29 de Setembro, na paragem de autocarros da Escola Pedro de Santarém (sentido Colombo – Estação de Comboios de Benfica). O regresso está previsto para as 17h30 do dia 30 de Setembro.

Os jovens irão participar no Festival Diocesano da Canção Cristã, no auditório da Boa Nova no Estoril, dia 29 às 21h, apoiando a Vigararia III de Lisboa. Esta vigararia estará representada pela Paróquia dos Prazeres, vencedora do Festival Vicarial.

No dia seguinte, para além da participação na Eucaristia, realizarão algumas dinâmicas de grupo, partilha e reflexão.

Acompanhemos e ajudemos os jovens na sua caminhada, para que eles sejam capazes de serem cada vez mais testemunhas do Amor de Cristo no mundo.

Reunião de Pais das crianças do 4º Catecismo, 29 de Setembro


Realiza-se no próximo Sábado, dia 29 de Setembro, uma reunião de Pais das crianças que frequentam o 4º Catecismo. A reunião tem início às 17h30, no salão paroquial.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais nesta partilha de crescimento na fé das crianças.

Início da Catequese, 29 de Setembro


No Sábado, dia 29 de Setembro, inicia-se a Catequese na Paróquia de Benfica com a celebração da Eucaristia, às 16h.

Contamos com a presença alegre de todos os catequizandos, crianças e adolescentes, familiares e catequistas. Sejamos presença viva em mais uma etapa no crescimento da fé.

Horários da Catequese 2012/2013


No ano pastoral 2012/2012, a nossa Catequese Paroquial irá funcionar nos seguintes horários:

  • 1º Catecismo: 2ª feira, às 18h; 4ª feira, às 18h; 5ª feira, às 19h; Sábado, às 15h.
  • 2º Catecismo: 2ª feira, às 19h; 3ª feira, às 18h e 19h; 5ª feira, às 19h; Sábado, às 15h.
  • 3º Catecismo: 2ª feira, às 18h e 19h; 3ª feira, às 19h; Sábado, às 15h.
  • 4º Catecismo: 3ª feira, às 18h30; 4ª feira, às 18h; 5ª feira, às 18h30; Sábado, às 14h30.
  • 5º Catecismo: 2ª feira, às 19h; 3ª feira, às 18h; 4ª feira, às 18h; Sábado, às 15h.
  • 6º Catecismo: 3ª feira, às 18h; 4ª feira, às 18h e 19h; Sábado, às 15h.
  • 7º Catecismo: 3ª feira, às 19h.
  • 8º Catecismo: Sábado, às 11h.
  • 9º Catecismo: 3ª feira, às 19h.

A Missa da Catequese realiza-se aos Sábados, às 16h15.

A Catequese tem início na Missa, no dia 29 de Setembro, Sábado, às 16h.

As inscrições para a Catequese realizam-se nos dias úteis, de 17 e 26 de Setembro, das 18h às 19h30, no espaço da Catequese. Podem inscrever-se na Catequese todas as crianças e jovens, Baptizados ou não, que completem pelo menos 6 anos até ao final do ano de 2012.

Preparação de adultos para o Sacramento do Crisma


Estão abertas inscrições para a preparação de adultos para o Sacramento do Crisma. Podem inscrever-se todos os adultos Baptizados que ainda não são crismados.

Este ano a proposta de preparação para receber o Sacramento do Crisma inclui a frequência do Curso Alpha. As inscrições deverão ser feitas no secretariado e recepção da Paróquia e deverão ser acompanhadas de documento comprovativo de Baptismo apenas no caso de terem sido Baptizados noutra Paróquia.

Que o Espírito Santo guie todos os que vão iniciar esta caminhada para que tenham um coração disponível para receber os dons de Deus.

Encontro de Formação de Catequistas do 1º ao 6º Catecismo, 13 de Outubro

Realiza-se, no dia 13 de Outubro, um encontro de formação de catequistas do 1º ao 6º catecismo. O encontro tem lugar em Alfragide, entre as 9h e as 13h, com o seguinte programa:

9h - Acolhimento
9h15 - Oração inicial
9h30 - Início dos trabalhos
13h - Encerramento da formação

Os trabalhos desenvolvem-se por grupos em função do ano de catequese.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas através da Catequese.

Jornadas Nacionais de Catequistas, 5 a 7 de Outubro


Com o objectivo de reflectir sobre a relação entre a família e a catequese e de potenciar o desenvolvimento de estratégias de trabalho com as famílias, no contexto da catequese, as Jornadas Nacionais de Catequistas, que se vão realizar de 5 a 7 de Outubro, têm como tema Da Catequese Familiar à Catequese Intergeracional.

As inscrições podem ser enviadas directamente para o Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa ou podem ser feitas através da Catequese.

Programa Jornadas Nacionais de Catequistas 2012

Ficha de inscrição Jornadas Nacionais de Catequistas 2012

Falta vontade de aprender na escola


A falta de vontade para aprender é a dificuldade mais grave que os estabelecimentos de ensino enfrentam em Portugal, considera a psicóloga Cristina Sá Carvalho, ligada ao Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Igreja Católica.

O maior problema que hoje enfrentamos na escola é o facto de os alunos não terem interesse em aprender nem perceberem a necessidade da aprendizagem, sublinha a especialista, em declarações que vão para o ar este domingo no programa ECCLESIA na Antena 1.

A responsável pelo departamento de catequese do SNEC sustenta que a maior parte das crianças em Portugal vai para a escola motivada por encontrar amigos e colegas, e muitas vezes também os professores, pelo que vê os estabelecimentos de ensino sobretudo como um espaço social e muito menos como um espaço de aprendizagem.

“Muitos vivem um ambiente melhor na escola do que no resto da sua vida em casa, no bairro e família”, pelo que as instituições de ensino surgem como “refúgio”, explica.

Cristina Sá Carvalho alerta que as consequências negativas do “papel exageradamente forte” dos amigos fazem-se sentir quando nem todos os colegas passam de ano ou quando as amizades são mais importantes do que a apetência pessoal por outros cursos, dado implicar a separação por causa da mudança para outra turma ou escola.

A compra de livros e materiais para o novo ano, o vestir roupa nova, por vezes herdada do irmão mais velho, ou uma festa para assinalar a mudança de ciclo são alguns dos gestos que sublinham a importância que as famílias dão ao acompanhamento escolar.

O “prazer de aprender” deve ser conjugado com o “esforço, disciplina e atenção”, o que implica o abandono das rotinas de férias, como computadores, consolas de jogos e televisões, “que devem ser afastados da mochila” durante as aulas, aconselha.

Os pais que estejam a passar por situação económica difícil devem apostar na educação dos filhos porque “é a melhor oportunidade para saírem da crise”: todos os cidadãos deviam perceber que não é secundário que uma criança esteja na escola sem aprender, sem trabalhar e sem respeitar as normas nem os professores.

A psicóloga critica as famílias que “acham engraçados comportamentos que são de subdesenvolvimento para determinada etapa da vida”, como uma criança que “já devia falar bem e fala mal”.

O crescimento equilibrado também passa pela atenção ao relacionamento pessoal, que deve integrar o horário diário: “nos últimos anos, em que imaginámos que éramos ricos, discutiu-se muito a vida de ‘executivo’ que tinham as crianças”.

Os horários “muito extensos” de escola e as atividades extracurriculares fazem com que regressem a casa “mortas de cansaço” e sem vontade nem tempo para estudar, comer e interagir com a família, observa. A especialista defende que as crianças precisam de tempo para não fazer nada e de se habituarem a estar sozinhas e a ajudar nas tarefas domésticas.

A escola deve ser também ocasião para os alunos “conviverem com outras crianças”, pelo que o recreio não deve ser aproveitado para estarem “sozinhos num canto ou com mais um ou dois colegas à volta de um equipamento eletrónico”, salienta.