Festa de Encerramento para toda a Família da Catequese, 24 de Junho

A Festa de Encerramento da Catequese vai realizar-se no dia 24 de Junho, Domingo, no Seminário de Nossa Senhora da Graça, em Penafirme. Toda a família da Catequese (crianças, adolescentes, familiares e catequistas) é convidada a participar e a alegrar-se por mais um ano de aprendizagem e crescimento com Cristo.

A saída será pelas 8h30, da Alameda Álvaro Proença, com regresso previsto para as 19h. O transporte para Penafirme é realizado em autocarro.

O programa previsto para este dia inclui celebração da Eucaristia, conferência para os adultos, visita ao Seminário para as crianças e os adolescentes, almoço partilhado e actividades lúdicas de convívio entre crianças, adolescentes, familiares e catequistas.

Contamos com a presença e participação alegre de toda a família da Catequese.

Inscrevam-se preenchendo o boletim que se encontra em baixo.

Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima: Ser fiel aos compromissos

Crisma, 27 de Maio

No Domingo, dia 27 de Maio, cerca de 28 adolescentes que frequentam o 7º catecismo na nossa Paróquia e 12 adultos receberam o Sacramento do Crisma. A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

Que estas crianças possam acolher com fé e alegria o Espírito Santo, para que os configure com Cristo e os faça ser alegres testemunhas.

Reunião de Pais das crianças do 2º Catecismo, 30 de Maio

Vai realizar-se uma reunião de Pais das crianças do 2º Catecismo no dia 30 de Maio, às 19h, no salão paroquial.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais nesta partilha de caminho na fé das crianças.

Jantar Temático - 70's & 80's - Saturday Night Fever

O grupo de jovens da nossa Paróquia está a organizar um jantar temático 70's & 80's - Saturday Night Fever. Realiza-se no Sábado, dia 2 de Junho, pelas 20h30.

Farto das noites monótonas?
Gostas de cantar, dançar e encantar?

Então este é um desafio para ti e para os teus amigos.
Escolhe uma música dos anos 70 ou 80, escolhe um traje e vem participar no nosso espectáculo.

Temos um prémio para a melhor interpretação.

Para os mais esquecidos, esta é a época dos Hippies, da Disco, dos Beatles, dos filmes com o John Travolta e Karen Gorney.

Não vais querer perder esta grande noite de espectáculo, convívio e diversão. Nós prometemos que não te vais arrepender. As surpresas são muitas!!

Estás à espera de quê?! É já dia 2 de Junho, pelas 20h30!
Inscreve-te e compra já o teu bilhete. Os lugares são limitados!

Inscrições e mais informações: jantar.anos7080@gmail.com
ou com os jovens da paróquia devidamente identificados.

Acompanhemos os jovens nas suas actividades. Os jovens contam com a nossa presença e testemunho.

Dia da Igreja Diocesana, 3 de Junho

Por ocasião da Festa da Santíssima Trindade, realiza-se no próximo dia 3 de Junho o Dia da Igreja Diocesana. Este ano integra-se na visita pastoral do Cardeal-Patriarca de Lisboa à Vigararia de Loures-Odivelas. Trata-se de uma celebração que exprime a comunhão e a unidade da Igreja Diocesana em torno do seu Bispo. Por este motivo, toda a Diocese é convidada e chamada a participar neste acontecimento que expressa esta comunhão eclesial.

O Dia da Igreja Diocesana realiza-se na Casa do Gaiato, em Santo António do Tojal, com o seguinte programa:

14h - Acolhimento
14h30 - Momento festivo
15h15 - Palavra de Sua Eminência, Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, sobre o Ano da Fé
16h - Apresentação e lançamento do Programa Diocesano de Pastoral para o ano 2012-2013
16h30 - Celebração Eucarística

A Paróquia irá disponibilizar autocarros para deslocação de todas as pessoas que se inscreverem. A partida será às 14h.

Informações sobre a participação das Crianças na Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima, 9 e 10 de Junho

A partida é no dia 9 de Junho, às 13h30, da Alameda Padre Álvaro Proença.
As crianças devem levar a camisola da Catequese vestida (azul com o desenho da Paróquia). Se alguma criança precisar, há camisolas disponíveis na Catequese.
Cada criança deve levar:

·  Cartão de cidadão;

·  Uma mochila ou saco com: impermeável, agasalho, muda de roupa (mantêm a camisola da Catequese no dia 10 de Junho), pijama ou fato de treino, toalha, chinelos de praia, artigos de higiene;

· Uma mochila com: merenda e jantar tipo piquenique e uma garrafa de água (esta mochila acompanha as crianças durante o dia);

·  Uma flor para oferecer a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições;

· Um Terço.
A chegada a Benfica está prevista para as 18h30/19h, no dia 10 de Junho, na Alameda Padre Álvaro Proença.

Estão disponíveis, na Catequese, os contactos dos catequistas que acompanham as crianças.




Recolha de alimentos na Catequese

O refeitório solidário é uma das respostas que a nossa Paróquia encontrou para apoiar pessoas que passam por dificuldades e aqui vieram procurar ajuda. Com o apoio da cozinha do centro social, este refeitório fornece almoços de 2ª a 6ª feira. Esta cozinha não funciona ao fim-de-semana nem irá funcionar durante o mês de Agosto.

No passado dia 7 de Maio, a Catequese começou a juntar pacotes de leite e já foi possível juntar 150 litros de leite.

A partir da próxima 2ª feira, dia 28 de Maio, vamos começar a juntar também enlatados.

Contamos com a ajuda e participação de toda a família da Catequese.

Saibamos partilhar, com quem mais precisa, os bens que Deus nos dá.

Crisma, 27 de Maio

No próximo Domingo, dia 27 de Maio, vão receber o Sacramento do Crisma 28 adolescentes que frequentam o 7º Catecismo na nossa Paróquia e 12 adultos que têm feito a sua preparação desde Outubro passado. A celebração será presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, e tem início às 15h.

Neste dia, os crismandos devem encontrar-se na Paróquia até às 14h, acompanhados dos seus Padrinhos. Todos os crismandos devem levar a vela do Baptismo.

No próximo Sábado, dia 26 de Maio, os crismandos do 7º Catecismo reunem-se em retiro de preparação, no Seminário de Alfragide. O retiro tem início às 9h30 e deverá terminar pelas 17h, logo após a celebração da Eucaristia que está marcada para as 16h. Os crismandos devem encontrar-se no Seminário de Alfragide até às 9h30.

Sejamos presença viva para estes jovens crismandos.

Que o Espírito Santo desça sobre cada um destes adolescentes e adultos, para que, de coração aberto e disponível, possam acolher a Missão que Deus lhes confia.

Crisma, 20 de Maio

No Domingo, dia 20 de Maio, cerca de 40 crianças que frequentam o 5º catecismo na nossa Paróquia e 3 adultos receberam o Sacramento do Crisma. A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

No próximo Domingo, dia 27 de Junho, recebem também o Sacramento do Crisma os adolescentes do 7º catecismo.

Que estas crianças possam acolher com fé e alegria o Espírito Santo, para que os configure com Cristo e os faça ser alegres testemunhas.

Partilhemos a alegria das crianças crismadas

Ser eternamente d'Ele...

Às vezes olho para a minha verdade, para a certeza da minha existência e não consigo imaginar a minha vida de outra forma.

Querer entregar toda a minha existência a Deus, as minhas certezas, os meus defeitos e medos, ser todo de Deus é sem dúvida alguma, o maior querer.

Se Deus quer, isso só o tempo poderá expressar de forma visível, mas invisivelmente já vou compreendendo através dos sinais que Ele me dá, que a minha entrega não poderia ser de outra forma.

Tenho receio de não conseguir capaz de ser livre ao jeito d'Ele, mas também está comigo o desejo de querer dedicar-me a Deus sem medos.

Ser Padre, nada mais é, do que dar Deus às pessoas. Um Deus que já se revelou plenamente em Jesus Cristo. Ser Padre, é imitar Cristo na totalidade da sua existência. Ser Padre é ser eternamente d'Ele sem pensar nem se preocupar com as incertezas e medos que possam fazer esse eterno algo de temporal mas entregá-los na certeza que Deus me capacitará. É entregar os medos, é agarrar-se com fé à existência divina de forma a suportar a humana.

Quando me perguntam porque quero ser padre, estremeço, pois sinto mesmo que é Deus, apenas Ele, quem pode dar a resposta na plenitude.

Olho à minha vida, ao meu pecado, à minha pobre condição e penso o quanto devo a Deus por ter tocado o meu coração. Agradeço profundamente por ter-me resgatado no momento crucial da minha vida, quando eu pensava que aquele que comandava a minha vida era eu, e só eu.

Pensar que Deus ainda continua a escolher homens normais, homens com capacidade de ser santos, faz-me dar muitas graças, visto ver nisso a certeza que Deus nunca abandona o seu povo.

Meus amigos, de facto não há maior amor que dar a vida, e não é dá-la para que alguém a possua, é dá-la, entregando-a ao Amor.

Que Deus me capacite a ser um bom dispensador dos seus Mistérios!

Diác. Pedro Nóbrega

Inscrições para a Catequese 2012/2013

Realiza-se, entre os dias 18 e 23 de Junho, a primeira fase de inscrições para crianças e jovens que pretendem frequentar pela primeira vez a Catequese na nossa Paróquia. A inscrição deve ser feita no espaço da Catequese, entre as 18h e as 19h30 (dias úteis) ou entre as 15h e as 16h (Sábado). Para tal, devem preencher o formulário cuja ligação se encontra em baixo, e fazer-se acompanhar de uma fotocópia da Cédula de Vida Cristã ou de um comprovativo de Baptismo. Podem inscrever-se na Catequese todas as crianças, Baptizadas ou não, que completem pelo menos 6 anos até ao final do ano de 2012.

As crianças e jovens que já frequentam a Catequese na Paróquia, devem fazer a renovação da sua inscrição, até ao encerramento da Catequese, junto dos respectivos catequistas. Estas renovações deverão ser concretizadas nos dias úteis de 17 a 26 de Setembro, entre as 18h e as 19h30, no espaço da Catequese.

Junta-te a nós neste caminho alegre de descoberta de Cristo. Que possamos todos juntos aprender a ser bons cristãos.

Boletim de inscrição para a catequese 2012/2013 (apenas novas inscrições)

Recicle o Seu Guarda-Roupa


O centro comercial Spacio Shopping, nos Olivais, em Lisboa, promove, desde o passado dia 9 de Maio e até 10 de Junho, a 2.ª edição da campanha Recicle o Seu Guarda-Roupa, uma iniciativa que vai permitir a reciclagem da roupa que as pessoas já não usam em troca de vales de compra.

Tendo como objectivo apoiar a Comunidade Vida e Paz, “esta acção envolve a entrega de peças de vestuário, novas ou usadas, mas sempre em bom estado, no espaço Recicle o seu guarda-roupa, localizado no piso 1 do Shopping”, refere um comunicado. Em troca, acrescenta a informação, “os clientes recebem vales de compra, no valor de um ou dois euros, válidos até dia 11 de Julho de 2012, para a aquisição de roupa nova em qualquer loja do Spacio”. O espaço Recicle o seu guarda-roupa está aberto às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados das 11h às 20h, e de segunda a quinta-feira das 11h às 14h.

Na primeira edição, refira-se, esta campanha recolheu quase 6 mil peças de roupa, que foram doadas à Ajuda de Mãe, paróquia de Olivais, Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Fundação Cardeal Cerejeira e paróquia da Portela.

A Comunidade Vida e Paz é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, nascida em 1989 e tutelada pelo Patriarcado de Lisboa. Dedica-se à recuperação das Pessoas Sem-Abrigo, tendo por objectivo a sua reinserção familiar, social, escolar e profissional.

Crisma, 20 de Maio

No próximo Domingo, dia 20 de Maio, os jovens que frequentam o 5º Catecismo vão receber o Sacramento do Crisma. A celebração será presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, e tem início às 15h.

Neste dia, os crismandos devem encontrar-se na Paróquia até às 14h, acompanhados dos seus Padrinhos. Todos os crismandos devem levar a vela do Baptismo.

No próximo Sábado, dia 19 de Maio, os crismandos do 5º Catecismo reunem-se na nossa Paróquia pelas 9h, para um encontro de preparação para a celebração do Sacramento do Crisma. Este encontro deverá terminar pelas 12h30.

Que estes jovens possam acolher com fé e alegria o Espírito Santo, para que os configure com Cristo e os faça ser alegres testemunhas.

Palavras de D. Joaquim Mendes na Missa com celebração de Crisma, 13 de Maio

O Beato João Paulo II ensinou-nos que Jesus Cristo é o «rosto humano de Deus e o rosto divino do homem» (Igreja em América, 57).

Jesus iniciou os discípulos nos segredos da vida divina, deu-lhes a conhecer tudo aquilo que ouviu de Deus seu Pai, e, antes da sua ascensão, recomenda-lhes vivamente para permanecerem no seu amor: «Permanecei no meu amor».

Permanecer no amor implica a observância dos mandamentos. Os discípulos devem guardar os mandamentos, tal como Jesus guardou os mandamentos de Deus seu Pai.

A missão de Jesus é a missão dos discípulos que acolhem o convite para permanecer nele: revelar a todos a beleza do amor que salva. Ser sinais e portadores do amor de Deus para o mundo. Este é o «muito fruto» que Deus e Jesus esperam de nós.

Ser amigo de Jesus não é apenas uma questão de voluntarismo, de simpatia, de gosto pessoal, mas é um dom divino, é resposta a um chamamento, o chamamento à salvação; é resposta ao amor de Jesus, que nos amou, antes mesmo de nós o amarmos.

Ser amigo de Jesus é amar os outros, como Jesus nos amou.

Não um amor por simpatia recíproca, por conveniência ou utilidade; não um amor primariamente por reconhecimento, mas «como» Jesus nos amou: com um amor total, gratuito, oblativo, sem contrapartidas, sem passar fatura.

Pertencer ao grupo dos amigos de Jesus é viver e testemunhar o amor recíproco, como Jesus recomenda: «O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».

A contemplação do amor de Jesus revelado aos discípulos, com o convite a permanecerem nele, leva-nos à fonte e origem da vida cristã: o amor de Deus. «Deus é amor», recorda-nos o apóstolo São João, na segunda leitura.

O amor de Deus não é um amor abstracto, uma ideia, uma teoria, mas uma realidade viva e palpável.

Este amor, não é apenas um sentimento que brota do coração humano, mas é, antes de tudo, um dom divino, que permite amar de modo divino. Por isso, é uma realidade nova, um «mandamento novo».

O amor de Deus revelado por Jesus é um amor universal que deve inundar o mundo e alcançar a todos.

Através dos amigos de Jesus, dos seus discípulos, o amor de Deus continua a manifestar-se.

Somos chamados a acreditar e a acolher o amor que Deus nos oferece em Jesus, e a irradiá-lo nas nossas vidas.

«A natureza íntima da Igreja exprime-se num tríplice dever: anúncio da Palavra de Deus, celebração dos Sacramentos, serviço da caridade. São deveres que se reclamam mutuamente, não podendo um ser separado dos outros».

Não basta sermos pessoas religiosas, temos de ser pessoas crentes e crentes antes de mais na revelação que Jesus nos faz de Deus, como um Deus de amor, que nos ama antes de nós o amarmos, nos chama à comunhão com Ele e a amar o que Ele ama.

Caríssimos crismandos: o Espírito Santo que ides receber é um Espírito de amor.

A missão da Igreja e de cada um dos seus membros é a de irradiar a beleza do amor de Deus que salva o mundo.

Este é o símbolo do perfume que se encontra no óleo do santo Crisma: o cristão, ungido pelo Espírito Santo, é chamado a irradiar o bom perfume de Cristo, o seu amor, amando como ele amou.

Do Espírito Santo nos vem a capacidade de amar, de testemunhar a fé e a esperança que nos vem de Cristo Ressuscitado.

No sacramento do Crisma realiza-se a promessa de Jesus: «recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas» na comunidade cristã, na família, na escola, no trabalho, no meio dos amigos, na sociedade, no mundo.

Uma força antes de mais para amar, para ser sinais e portadores do amor de Deus para todos, à semelhança de Jesus.

Que Nossa Senhora vos acompanhe com a sua solicitude materna, como acompanhou os Apóstolos, no Cenáculo; vos ajude a acolher o Espírito como Ela O acolheu, para que, como ela, sejais capazes de dar Jesus ao mundo através do amor que está em vós, pelo Espírito Santo que foi derramado nos vossos corações.

Encontro de Catecumenado, 18 de Maio

No dia 18 de Maio, 6ª feira, às 18h30, realiza-se um encontro das crianças que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no ano pastoral 2012/2013.

Fazem parte deste grupo:

do 3º Catecismo: Ana Cláudia Freitas, Beatriz Lima, Beatriz Juramito, Bianca Pina, Carolina Pereira, Gonçalo Ferreira, Joana Nobre, Marcos Dias, Mariana Milagres, Matilde Santos, Petra Machado e Sandro Carvalho

do 4º Catecismo: Patrícia Costa e Sara Silva

Acompanhemos estas crianças no iniciar da sua caminhada cristã.

Dar tempo para estar com Deus



A Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima, que decorrerá a 9 e 10 de Junho, e que será presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, apresenta este ano uma novidade: a campanha de preparação da peregrinação usa meios multimédia para fazer chegar a mensagem às crianças, tendo em vista uma melhor vivência da peregrinação e através do uso de meios aos quais as crianças estão mais acostumadas.

A mensagem-chave da iniciativa tem como base o tema da própria pererinação Que é que Vossemecê me quer?, pergunta feita pelos Pastorinhos a Nossa Senhora, na Cova da Iria, a 13 de Maio de 1917.

A campanha pretende ajudar as crianças a meditar num conjunto de atitudes e levá-las a tomar compromissos pessoais na sua relação com Deus e com os outros. Em cada semana é sugerido um tema, uma atitude: 1ª semana- Dar tempo para estar com Deus; 2ª semana - Estar atento à palavra de Deus; 3ª semana- Fazer o que Deus gosta; 4ª semana- Ser fiel aos compromissos.

A parte multimédia aparece como mais um apoio ao desenvolvimento da campanha. Assim, nas quatro semanas de Maio, tempo de duração da iniciativa, um pequeno vídeo de entretenimento com o respectivo convite à reflexão será disponibilizado, semana a semana.

Todos os vídeos serão apresentados pelo jovem ilusionista português Nuno André, que a 10 de Junho, em dois momentos da peregrinação – às 9h30 e às 15h00, na Igreja da Santíssima Trindade – apresentará um espetáculo de ilusão e magia alusivo ao tema A atitude dos Pastorinhos, magia de Deus, Igreja da Santíssima Trindade.

Crisma, 13 de Maio

No Domingo, dia 13 de Maio, cerca de 30 crianças que frequentam o 6º catecismo na nossa Paróquia receberam o Sacramento do Crisma. A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

Nos próximos Domingos, 20 e 27 de Junho, haverá outros dois grupos de crianças e adolescentes, do 5º e 7º catecismos, que receberão também o Sacramento do Crisma.

Que estas crianças possam acolher com fé e alegria o Espírito Santo, para que os configure com Cristo e os faça ser alegres testemunhas.

Partilhemos a alegria das crianças crismadas

Primeira Comunhão, 12 de Maio


No Sábado, dia 12 de Maio, oito crianças do 4º Catecismo da nossa Paróquia receberam pela primeira vez a Sagrada Comunhão.

É com muita alegria que testemunhamos que Jesus chama estas crianças para lhes dar a Vida e o Seu Amor.

Que estas crianças saibam sempre acolher Jesus nos seus corações.


Congresso Europeu de Catequese

O Congresso Europeu de Catequese realizou-se m Roma, entre os dias 7 e 10 de Maio. Este congresso foi dedicado ao tema Iniciação cristã na perspectiva da nova evangelização e reflectiu sobre as crianças e jovens entre os 7 e 16 anos.

Este encontro foi preparado pela Comissão ‘Catequese, escola e universidade’ do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), presidida pelo arcebispo de Westminster (Inglaterra) e presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, D. Vincent Nichols.

Os bispos e os responsáveis pela catequese na Europa, refletiram sobre a nova evangelização, exactamente no ano em que se comemoram os 25 anos da publicação do catecismo da Igreja Católica, que o Papa João Paulo II apoiou, e os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II. No dia 9 de Maio, dia da Europa, foi celebrada a Eucaristia na Basílica de Santa Maria Maior, durante a qual foram confiados à mãe de Jesus "os medos e as esperanças de todos os cidadãos do continente".

Os participantes no Congresso apelaram à nova evangelização dos jovens, com atenção aos seus pais e a toda a comunidade. O pedido é deixado no comunicado final do encontro, olhando em particular para as crianças e jovens entre os 7 e 16 anos.

Durante os trabalhos, nos quais estiveram presentes representantes portugueses, foram apresentados os resultados de um inquérito sobre catequese e iniciação cristã, que recolheu 3600 respostas.

Um elemento claro, que emerge tanto das sondagens como das reflexões levadas a cabo no encontro, é que a iniciação cristã é uma experiência pessoal, mas não pode ser vivida plenamente se permanecermos fora da comunidade, pode ler-se no documento conclusivo.

D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, referiu que a catequese que está fortemente condicionada pelo materialismo que afecta a Europa.

Peregrinação Nacional de Crianças ao Santuário de Fátima 2012


Boletim de inscrição

Testemunho da participação na Festa da Vida

A festa da Vida foi sentida por mim como um preenchimento interior, foi como se o Espírito Santo me preenchesse.

E eu? Eu gostei da sensação.

Assim como gostei de estar com os meus amigos, outros rapazes e raparigas e partilharmos em conjunto essa alegria, envolvidos pelo mesmo sentimento.

A festa estava bem organizada e criativa, o sentimento de felicidade era reciproco e estávamos todos em comunhão a sentir Jesus perto de nós a acompanhar-nos durante a Via Lucis realizada na Serra de Monsanto.

Deste modo, os sentimentos foram múltiplos, como o de partilha, compaixão e principalmente de solidariedade.

Foi um momento especial e eu gostaria de voltar a viver uma festa igual.

Obrigado.

António Amaral (8º catecismo)

Testemunhos da participação na Oração Infantil Crianças Rezam com os Pastorinhos


Eu gostei muito de ir rezar o terço com os pastorinhos. Eu senti-me muito bem a rezar o terço com Jesus e com Maria.
Também foi muito bom ir de autocarro a brincar com os meus amigos da catequese.
Depois fomos entregar uma cruz de flores à nossa igreja. Foi muito bonito.
João Agostinho (3º catecismo)


A Ida aos Pastorinhos
Numa tarde de sol, eu e os meus colegas da catequese fomos aos Pastorinhos rezar o terço. Quando entrei na igreja gostei muito do ambiente calmo, mas quando começou a oração fiquei caladinho depois do 1º mistério (1º capítulo ou evangelho).
Fomos rezar o terço; rezámos 10 avé marias e 1 pai nosso. O Zé, a Carolina e a Madalena foram dizer metade das 10 ave marias.
Quando o terço acabou todos foram comer e de seguida fomos para o autocarro.
Daniel Miranda (3º catecismo)



Rezar o terço com os pastorinhos
No dia 6 de maio, fomos rezar com os pastorinhos Francisco e Jacinta a São Vicente de Fora.
Às 13:30m encontrámo-nos em Benfica, com os meninos e os catequistas, para irmos para a igreja.
Quando chegámos à igreja de São Vicente de Fora, começámos o terço. Primeiro, rezámos o 1º mistério, o 2º, o 3º e depois eu, o Zé e a Madalena o 4º mistério. Eu fiquei toda feliz e disseram-nos que nós tinhamos rezado muito bem.
Depois de ter terminado lanchámos todos sentados no passeio.
No final fomos para o autocarro para virmos de regresso a Benfica. Quando chegámos, fomos alguns meninos e catequistas, entregar uma cruz de flores ao altar, com o padre Traquina e agradecemos a Deus e a Nossa Senhora tudo o que faz por nós.
Foi um dia muito especial porque participei na oração do terço. Ainda por cima era dia da mãe.
Carolina Dias (3º catecismo)

Crisma, 13 de Maio

No próximo Domingo, dia 13 de Maio, os jovens que frequentam o 6º Catecismo vão receber o Sacramento do Crisma. A celebração será presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, e tem início às 18h30.

Neste dia, os crismandos devem encontrar-se na Paróquia até às 17h, acompanhados dos seus Padrinhos. Todos os crismandos devem levar a vela do Baptismo.

No próximo Sábado, dia 12 de Maio, os crismandos do 6º Catecismo reunem-se na nossa Paróquia pelas 9h, para um encontro de preparação para a celebração do Sacramento do Crisma. Este encontro deverá terminar pelas 12h30.

Que estes jovens possam acolher com fé e alegria o Espírito Santo, para que os configure com Cristo e os faça ser alegres testemunhas.

Primeira Comunhão, 12 de Maio

No próximo Sábado, dia 12 de Maio, na Missa da Catequese (16h15), oito crianças do 4º Catecismo vão receber a Primeira Comunhão. Após dois anos de Catequese, estas crianças têm agora a graça de receber pela primeira vez o Corpo de Cristo, alimento da nossa vida.

Na 6ª feira, dia 11 de Maio, às 19h, estas crianças vão ainda realizar a sua primeira Confissão.

Fazem parte deste grupo as seguintes crianças:

André Jacinto, Filipe Franco, Filipe Monteiro, Gustavo Rodrigues, João Guedes, Rodrigo Soares, Tiago Cruz e Tiago Sousa.

Partilhemos a alegria destas crianças e sejamos testemunhas do seu caminho.

Crianças da nossa Paróquia rezam com os Pastorinhos em São Vicente de Fora


Domingo, dia 6 de Maio, 61 crianças da nossa Paróquia, acompanhadas por alguns pais e catequistas, participaram na Velada de Oração Infantil Crianças Rezam com os Pastorinhos que decorreu na Igreja de São Vicente de Fora.

As crianças rezaram o Terço e pediram, por intermédio dos Beatos Francisco e Jacinta, por todas as mães, pelas famílias, pelos professores, pelos catequistas e por todas as crianças do mundo.

Foi um momento de oração e muita alegria de todas as crianças e adultos que estiveram presentes na Igreja de São Vicente de Fora.

Que o Senhor Jesus ilumine as crianças e as guarde sempre na Fé.


















Rezar com os "nossos" Pastorinhos

Meu bom Jesus, hoje estive muito perto de Ti, toquei-te com as minhas mãos e mostrei-Te a todos aqueles que estavam naquela Igreja de São Vicente de Fora. Nunca me tinha apercebido o quanto a simplicidade de crianças ajoelhadas diante de ti me ajudava a rezar, foi belo...

Tu e a Nossa Mãe do Céu hoje estão muito felizes, pois todos foram capazes de um respeito enorme por Vós. Que belo foi ouvir cada Avé Maria, cada mistério pela boca daquelas crianças. Eras Tu Senhor, só Tu tens o poder de transformar os corações falando através delas e daquela forma.

São estes pequenos sinais que me levam a crer, cada vez mais, que a beleza não passa pela grandeza do que fazemos mas sobretudo pela forma como o fazemos, e hoje Senhor, senti que Estavas mesmo ali junto de todos com a Tua grande Mãe, Maria, a cuidar dos nossos corações!

Obrigado meu Deus! Valeu a Pena!!!

Diác. Pedro Nóbrega

Festa da Vida

No passado dia 28 de Abril realizou-se a Festa da Vida, com o tema “Jesus, Vida nova para o mundo”, destinada a todos os catequizandos do 8º ano da diocese de Lisboa.

Foi com alegria e emoção que os catequizandos do 8º catecismo da nossa paróquia, seus pais e os catequistas participaram nesta festa que marca mais uma etapa da sua caminhada cristã.

A Festa da Vida teve início com a celebração da Eucaristia, na Igreja de S. Domingos de Benfica, presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa. Nesta cerimónia foram oferecidas cruzes aos jovens, como símbolo do amor de Cristo pela Humanidade, que foram benzidas por D. Joaquim Mendes.

Após a Eucaristia, teve lugar a Via Lucis tendo a cruz sido transportada por várias Paróquias. A nossa paróquia ficou encarregue de preparar a 1ª estação meditando sobre a Ressureição de Jesus.

Foi um dia marcado por alegria, oração e comunhão.

Os adolescentes e catequistas do 8º catecismo agradecem a todos aqueles que ajudaram a tornar mais viva a participação nesta Festa da Vida, em especial, à Marta Barreto que pintou o estandarte, à Clotilde Botelho e ao Carlos Dias, que tocaram e cantaram na 1ª estação. Agradecem ainda o trabalho realizado pelo Padre Tiago, Irmã Maria José, o Tiago e todos os voluntários que tornaram possível este evento.

Os catequistas do 8º ano agradecem a contribuição dos catequizandos: Sofia Aragão, Mariana, Inês, Jolene, Margarida, Pedro Mota, Pedro Santos, António Amaral, Rodrigo, André e Artur.

Sacerdote, testemunha da Misericórdia


Reunião de Pais das crianças do 3º Catecismo, 7 de Maio

Na 2ª feira, dia 7 de Maio, realiza-se uma reunião de Pais das crianças do 3º Catecismo. A reunião tem início às 19h, no salão paroquial.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais nesta partilha de caminho na fé das crianças.

Inscrições para a JMJ Rio 2013 começam em Julho

Sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, o Rio de Janeiro já está a organizar-se para receber milhares de peregrinos de todas as partes do mundo.

As inscrições poderão ser feitas a partir do próximo mês de Julho, um ano antes da Jornada, exclusivamente através do portal oficial.

Segundo a Irmã M. Shaiane Machado, directora do Sector de Inscrições, “todo peregrino que vem a jornada precisa fazer sua inscrição. O Setor de Inscrições é a porta de entrada à JMJ Rio 2013, é a partir dele que a JMJ acolhe a todos e dá as boas vindas”.

A pouco mais de um ano para a Jornada, o Sector de Inscrições já está a trabalhar para que, a partir de Julho, os peregrinos de todo o mundo possam inscrever-se.

“Não falamos muito em números, porque toda Jornada é uma surpresa, mas, baseando em dados de outras jornadas, prevemos 800 a 900 mil inscritos através do nosso portal”, realçou a religiosa.

Os jovens farão a sua inscrição em grupos, tendo no máximo 50 peregrinos. Os grupos maiores que este número deverão dividir-se em grupos menores e no momento da inscrição, fazem a vinculação entre eles.

Os valores para as inscrições ainda não foram definidos. Os pacotes para os peregrinos deverão ser semelhantes aos das jornadas anteriores, com variações de preços para as alternativas que podem incluir: kit peregrino, alimentação, hospedagem e transporte.