Assembleia de Pais: O papel da Família na Catequese, 2 de Fevereiro


No dia 2 de Fevereiro, às 21h30, vai realizar-se uma assembleia de Pais das crianças e jovens da Catequese. Esta assembleia conta com uma conferência de Cristina Sá Carvalho sobre O papel da Família na Catequese.

Cristina Sá Carvalho é psicóloga, mestre em Psicologia Educacional, professora na Universidade Católica e membro da equipa do Secretariado Nacional de Educação Cristã.

Todos os Pais e familiares das crianças e jovens da Catequese são convidados a estar presentes e a aproveitar esta oportunidade de enriquecimento e crescimento.

Reunião de Pais do 3º Catecismo, 31 de Janeiro

Na próxima 3ª feira, dia 31 de Janeiro, às 19h, realiza-se uma reunião de Pais das crianças que frequentam o 3º Catecismo.

Contamos com a presença alegre de todos os pais nesta partilha de caminho na fé das crianças.

Formação Cristã para adultos, 30 de Janeiro

O Instituto Diocesano de Formação Cristã encontra-se a realizar quatro encontros de formação cristã para adultos na nossa Paróquia. Esta formação é baseada na Exortação Apostólica Verbum Domini, do Papa Bento XVI. O próximo encontro será no dia 30 de Janeiro, no salão paroquial, com início às 21h30, e tem como orador o Padre Paulo Malícia.

O Padre Paulo Malícia é director do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa e colabora no Instituto Diocesano de Formação Cristã.

Toda a comunidade paroquial é convidada a participar. Aproveitemos esta oportunidade de formação cristã que vem ao nosso encontro.

Reunião de Pais do 7º Catecismo, 27 de Janeiro

Na 6ª feira, dia 27 de Janeiro, às 19h, realiza-se uma reunião de Pais dos adolescentes do 7º Catecismo, no Salão Paroquial.

Que os Pais sejam presença viva na educação da fé dos seus filhos.

Reunião de Pais do 5º Catecismo, 26 de Janeiro

Na próxima 5ª feira, dia 26 de Janeiro, às 19h, realiza-se uma reunião de Pais das crianças que frequentam o 5º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais nesta partilha de caminho na fé dos seus educandos.

Jornadas Diocesanas da Catequese 2012

As Jornadas Diocesanas da Catequese têm vindo a realizar-se em várias paróquias da diocese. Estas jornadas são dirigidas a todos os catequistas da diocese de Lisboa e têm como objetivo a formação contínua de catequistas e o encontro para partilha e oração. O programa contempla uma conferência do Padre Paulo Malícia e pequenos encontros dirigidos a cada ano de catequese, bem como momento oração e celebração da Eucaristia.

A jornada que envolve a nossa Paróquia de Benfica vai realizar-se no dia 29 de Janeiro, em São Domingos de Benfica, e tem o seguinte programa:

9h30 - Acolhimento
10h - Oração da manhã
10h15 - Abertura dos trabalhos
10h30 - Conferência A Catequese hoje: desafios e perspectivas de futuro com o director da Catequese do Patriarcado de Lisboa, P. Paulo Malícia
11h30 - Intervalo
12h - Eucaristia
13h - Almoço da responsabilidade de cada participante
14h30 - Ateliês
16h30 - Encerramento

Participemos neste momento de formação que o Patriarcado oferece a todos os catequistas.

A inscrição deve ser feita na catequese ou por email, até ao dia 25 de Janeiro.

Formação Cristã para adultos, 23 de Janeiro

O Instituto Diocesano de Formação Cristã encontra-se a realizar quatro encontros de formação cristã para adultos na nossa Paróquia. Esta formação é baseada na Exortação Apostólica Verbum Domini, do Papa Bento XVI. O próximo encontro será no dia 23 de Janeiro, no salão paroquial, com início às 21h30, e tem como orador o Padre Nuno Tavares.

O Padre Nuno Tavares acompanhou-nos na festa de encerramento da Catequese, no ano pastoral passado, quando deu uma conferência aos familiares das crianças da Catequese, muito apreciada por todos os presentes.

Toda a comunidade paroquial é convidada a participar. Aproveitemos esta oportunidade de formação cristã que vem ao nosso encontro.

Assembleia de Pais: O papel da Família na Catequese, 2 de Fevereiro

No dia 2 de Fevereiro, às 21h30, vai realizar-se uma assembleia de Pais das crianças e jovens da Catequese. Esta assembleia conta com uma conferência de Cristina Sá Carvalho sobre O papel da Família na Catequese. Cristina Sá Carvalho é psicóloga, professora na Universidade Católica Portuguesa e membro da equipa do Secretariado Nacional de Educação Cristã.

Todos os Pais e familiares das crianças e jovens da Catequese são convidados a estar presente e a aproveitar esta oportunidade de enriquecimento e crescimento.

Formação Cristã para adultos

O Instituto Diocesando de Formação Cristã vai realizar quatro encontros de formação cristã para adultos na nossa Paróquia. Os encontros vão realizar-se nos dias 16, 23 e 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro, no salão paroquial, com início às 21h30. Esta formação será baseada na Exortação Apostólica Verbum Domini, do Papa Bento XVI.

Toda a comunidade paroquial é convidada a participar. Aproveitemos esta oportunidade de formação cristã que vem ao nosso encontro.

Festa da Palavra, 14 de Janeiro

No Sábado, dia 14 de Janeiro, celebra-se a Festa da Palavra, com entrega da Bíblia às crianças que frequentam o 4º Catecismo. Nesta celebração, as crianças recebem a Palavra de Deus e são convidadas a acolhê-la no seu coração.

A Missa da Catequese terá início às 16h. Depois da Missa haverá um lanche partilhado no Salão Paroquial, para o qual todas as crianças do 4º Catecismo e respectivas famílias estão convidadas a participar.

Pede-se aos Pais e crianças do 4º Catecismo para estarem presentes no Salão Paroquial pelas 15h.

A Palavra de Deus é como uma semente que Deus semeia nos nossos corações.

Que a Bíblia entregue nesta festa da Palavra seja bem recebida pelas crianças e seus familiares e que produza muitos e saborosos frutos.

Encontro Catecumenado, 12 de Janeiro às 19h

Realiza-se, na 5ª feira, dia 12 de Janeiro, às 19h, um encontro das crianças e adolescentes que recebem os Sacramentos de Iniciação Cristã no presente ano pastoral.

Fazem parte deste grupo:

do 5º Catecismo: Andreia Ribeiro, Carolina Gonçalves e Márcio Mendes

do 6º Catecismo: Frederico Ferreira, João Pedro Correia, Pedro Nuno Correia

do 7º Catecismo: Brenda Carolino, Patrícia Felgueiras e Pedro Gonçalves

Acompanhemos estes catecúmenos no iniciar da sua caminhada Cristã

Retiro Diocesano para Catequistas, 18 a 21 de Fevereiro

No texto Orientações para a Catequese Actual, publicado pela Conferência Episcopal Portuguesa, os Bispos fazem particular referência à revisão da Catequese, vista como uma prioridade, para que sirva a que todos os catequistas renovem o seu entusiasmo e dedicação e convida-os a cuidarem cada vez mais da sua formação pedagógica, doutrinal e espiritual. Neste sentido, o departamento da catequese do Patriarcado de Lisboa proporciona um retiro de silêncio para todos os catequistas da diocese.

O retiro diocesano para catequistas vai realizar-se entre os dias 18 e 21 de Fevereiro, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima. A inscrição deve ser feita até ao dia 31 de Janeiro.

Ficha de inscrição para o retiro diocesano de catequistas

Festa da Epifania e Entrega dos Mealheiros da Infância Missionária

No dia 7 de Janeiro, as crianças da Catequese entregaram, com alegria, a Jesus, os mealheiros da Infância Missionária. Com as suas pequenas renúncias natalícias, as crianças juntaram um mealheiro para ajudar as crianças pobres das missões. Também neste dia, os jovens do 7º ao 9º Catecismo celebraram, na Missa da Catequese, a Festa da Epifania.

Convívio de Catequistas, 6 de Janeiro

Na 6ª feira, dia 6 de Janeiro, os Catequistas da nossa Paróquia vão estar reunidos num momento de convívio, partilhando um jantar de Natal.

Que o Senhor ajude todos os Catequistas a servi-Lo sempre com amor, alegria e generosidade.

Festa de Natal da Catequese, 7 de Janeiro

A festa de Natal dos adolescentes do 7º ao 9º Catecismo da nossa Paróquia realiza-se no Sábado, dia 7 de Janeiro, na Missa da Catequese que terá início às 15h45.

Acompanhemos os adolescentes da nossa Paróquia na Solenidade da Epifania do Senhor. Que o Senhor se manifeste e seja luz nas suas vidas.

Entrega dos Mealheiros da Infância Missionária, 7 de Janeiro

No início do Advento, as crianças e jovens da Catequese receberam um Mealheiro da Infância Missionária, sendo convidados a partilhar a sua alegria com as crianças necessitadas das missões. A entrega deste mealheiro será no dia 7 de Janeiro, na Missa da Catequese, Sábado, que terá início às 15h45.

Partilhemos a nossa alegria e caridade com as crianças das missões.

Encontros de Catequese recomeçam a 3 de Janeiro

Os encontros de Catequese são retomados 3ª feira, dia 3 de Janeiro.

Que o Menino faça crescer na fé todas as crianças e jovens da nossa Catequese.