Testemunhos da peregrinação a pé dos jovens ao Santuário de Fátima

Uma palavra para descrever a viagem é inesquecível! Não só pelas dores que estou a sentir nas pernas e nos pés, mas também pelo caminho, as orações, a união e a reflexão. Eu aconselho esta viagem a toda a gente. Eu gostei imenso de fazer a viagem. Deu para pensar no papel que Deus quis que eu desempenhasse e deu para ver o valor que Deus tem na minha vida. Syndy, 17 anos, P. Benfica
Para mim foi sobretudo um caminho pessoal de fortalecimento de fé. Em silêncio, e em desapego dos bens exteriores. Foi também um tempo para exame de consciência e um exercício para me tornar mais centrado nos outros.
Jerónimo, 26 anos, P. Belém
Posso contar uma coisa rápida que mudou um bocadinho a forma como vejo Fátima.
Tive oportunidade de contar a algumas pessoas que para mim uma peregrinação a Fátima vale pelo caminho em si e não pela chegada a Fátima pois nunca tive nenhuma ligação com o santuário e nunca consegui sentir nada nem ficar emocionada quando chegava àquele sítio.
Numa conversa com o Pedro, estava a contar isso e ele partilhava que esta é só uma forma de Deus chegar às pessoas, através da mãe, e que se eu conseguia chegar lá de outras formas não precisava de me preocupar muito por não conseguir chegar desta. Depois vieram as abelhas e eu não pensei mais nisto durante esse dia :)
No entanto, quando estava já quase a chegar a Fátima, percebi como é que podia dar algum significado à chegada e não só ao caminho. A minha família sempre foi muito ligada à virgem Maria e sempre fizeram algumas promessas quando as coisas não estavam a correr bem. Então eu pensei que apesar de o local de Fátima não me dizer nada, podia ser a ponte directa entre as intenções que a minha família punha na virgem e a própria imagem de Maria que está no santuário. Então quando me coloquei em frente à imagem rezei apenas pelas intenções da minha família, fossem elas quais fossem. Que essas intenções passassem através de mim directamente para o rosto da imagem que se encontrava à minha frente. 
E apesar de eu não ter nada para pedir à virgem, senti que ela ouviu qualquer coisa:) E percebi um bocadinho qual pode ser o meu papel em Fátima, servir de ponte.
Ana Silva, 22 anos, P. Belém

A peregrinação a Fátima permitiu-me envolver espiritualmente através de um esforço físico em conjunto com outras pessoas que partilharam os mesmos objetivos. Foi muito interessante!
Sandra Godinho, 25 anos, P. Belém

Obrigado Senhor por me teres dado a graça de caminhar a pé até á Tua Mãe. Agradeço todos os 31 a quem me deste o dever de lhes falar de Ti, agradeço a forma como tocaste o coração de cada um, a forma como demonstraste a Tua presença e o Teu amor.
Somos todos teus “Totus Tuus”, e por isso fomos caminhando na certeza que é o sopro da Trindade que nos ajudou a chegar a Fátima.
Obrigado por todos os sorrisos, por todos os abraços, por todas as palavras que nos levaram a Ti. Obrigado por não nos abandonares e demonstrares que precisas de nós para a Tua alegria.
Senhor, depois desta peregrinação continuo ainda mais certo que Padre é aquilo que quero fazer entregando-me a Ti. 
Senti o sopro do teu Espírito, a Alegria do teu Pai, a certeza da Tua presença em cada passo desta nossa caminhada.
Obrigado Senhor por este grande dom que foi peregrinar com todos estes FANTÁSTICOS IRMÃOS!
Obrigado pela confiança que através dos padres desta Vigararia III depositaste em mim. Se tive medo de partir, perdi-o quando percebi que estavas ali, que eras o motor de tudo isto.
Quando nos entregamos a Ti fazes enormes maravilhas.
Obrigado por nos dardes Maria por mãe, que belo é perceber que o seu Sim transformou a humanidade!
Senhor que todos estes que caminharam até Fátima sejam luz do mundo e sal da terra, e permaneçam na certeza de que Contigo tudo podemos, pois como nos dizes “No mundo, tereis muitas tribulações; mas, tende coragem: Eu venci o mundo!” Jo 16, 33.  
Eu Te confio os sucessos espirituais destas 31 belas almas, faz com que sejam sempre fiéis ao que lhes pedes e felizes por terem a alegria de caminhar Contigo!
Quero ser eternamente Teu!
VALEU A PENA!!!
Diácono Pedro Nóbrega, 24 anos, animador P. Benfica

Em primeiro lugar, quero dar graças a Deus por ele me ter concedido a oportunidade de fazer esta peregrinação em comunhão com outros jovens da Vigararia III de Lisboa. Penso que esta peregrinação vai marcar o início de uma nova era na Vigararia III em termos juvenis. Fomos verdadeiramente Igreja!
É ao viver intensamente experiências como estas, que a semente do Amor de Cristo depositada em nossos corações vai crescendo e que aprendemos a ver os sinais que Deus nos envia, com mais frequência, nas maravilhas que nos rodeiam incluindo nos outros.
O espírito de entreajuda e de sacrifício foi algo de notório ao longo de toda a caminhada rumo ao Santuário de Fátima… Sem dúvida que tive que pedir muitas vezes força ao Pai, pedi muitas vezes a intercessão de Nossa Senhora para que ela me amparasse e ajudasse a seguir em frente. Essa ajuda veio, por intermédio de quem comigo caminhava; sem dúvida que também senti que Deus me chamava a ser essa mão para o outro. Mas só assim faz sentido vivermos em Igreja: uns para os outros!
Outro dos momentos altos foi a Eucarística de Sábado onde foi incorporada as confissões. Deu-me forças e energia renovada para o continuar do caminho.
Gostava de deixar um agradecimento muito especial a todos aqueles com quem trabalhei mais de perto na organização desta peregrinação. O trabalho de equipa foi espetacular. Muito, muito obrigada pelo contributo que cada um de vocês deu a esta peregrinação! Não tenho dúvidas que cada um foi uma peça chave para construirmos em conjunto este puzzle e que tendo o Espírito Santo a agir em nós, nos fez caminhar e chegar à meta que é Deus.
Quero também agradecer a todos aqueles com quem tive a felicidade de caminhar, pois só com os seus sorrisos, partilhas, este grande puzzle fica verdadeiramente preenchido e com o verdadeiro sentido!  
Para terminar não posso deixar de partilhar convosco a alegria que é para mim, ao chegar a Benfica e cruzar-me com os paroquianos de Benfica e a maioria deles (pelo menos os colaboradores mais directos da paroquia), mal me verem, virem perguntar-me “Como correu a peregrinação?”, “Como é que foi?”… As sms’s e os telefonemas que recebi… É muito bom sentir que a comunidade apoia os jovens e que podemos contar com a sua oração!!
Como tenho dito a muita gente, a peregrinação foi dura… Mas uma peregrinação que não é sofrida não sabe a peregrinação!
Rute Milho, 25 anos, animadora P. Benfica

Gostei imenso desta peregrinação. Apesar das abelhas, apesar das dores nos músculos.
Vou partilhar isto com vocês, porque foi algo que não sei bem explicar. Segunda-feira de manhã quando acordei senti-me tão bem, tão feliz, tão alegre. Hoje penso que repetiria tudo e diria com toda a certeza que "SIM" a um novo desafio como este.

Sou uma pessoa muito saudosista e já tenho imensas saudades de todos! Adorei ter conhecido pessoas como o Bernardo, pois estivemos o caminho todo de Fátima até Benfica a conversar e ele é realmente extraordinário, tranquiliza-me, dá-me espaço para falar e dizer o que penso, deixou-me a reflectir.

Para além do Bernardo, ficou a boa energia do Filipe, que é fantástico, nem sei como é que é possível um miúdo de dezassete anos ser assim tão prestável a ajudar tudo e todos. Fica também no meu coração o Tiaguinho, que esteve doentinho, a simpatia da Sofia, a tímida e muito querida Lili, a Carminho, a Joaninha e o Gonçalo.

Todavia, não posso deixar de mencionar que fui a esta peregrinação com poucas expectativas, pois nunca tinha feito nada do género e não fazia ideia como é que era uma coisa destas.

O meu muito Obrigada a todos e um beijinhos muito grande a ti Rute, porque fui a primeira a chegar a Benfica "do meu grupo" e tu, tal como a Martinha, acolheram-me desde então, fizeram com que me sentisse "na minha casa", uma vez que me deixaram logo entrar e cantar convosco.

Foram maravilhosos e senti-me muito bem entre todos!

Mais uma vez, Muito Obrigada!
Alexandra Portela, 18 anos, P. Belém


Antes demais quero dizer OBRIGADO a todos pelos momentos de convívio e partilha que me proporcionaram neste fim de semana. 
Todos os momentos fizeram com que eu voltasse alguns anos atrás, na altura em que estava integrada num grupo de jovens, em que fazíamos bastantes actividades que nos faziam crescer como pessoas e como comunidade cristã.
 
Apesar de não ter conseguido chegar ao Santuário pelo meu próprio pé, apesar de ter tentado com todas as minhas forças, mas o joelho não deixou, esta peregrinação fez com que eu acreditasse que sou capaz demuito mais do que aquilo que por vezes penso que sou.
 
A FÉ, a ALEGRIA e o ACREDITAR pode realmente fazer milagres.
 
Por vezes deixamos de acreditar em nós próprios e no que somos capazes, deixamo-nos ir abaixo muito facilmente com as adversidades com que nos deparamos no nosso dia-a-dia, mas se pensarmos racionalmente que temos sempre Ele e a Sua Mãe a dar-nos a mão para seguirmos em frente, tudo é mais fácil de combater e chegamos ao final de todos os objectivos que nos propomos.
Isabel Pereira, 34 anos, P. Alcântara
Quero desde já dar os parabéns a toda a organização que esforçou muito para que este momento se realizasse e também quero agradecer a todos por este fim-de-semana, porque para mim foi muito gratificante fazer esta caminhada convosco. Além disso, penso que este fim-de-semana serviu também para nos aproximar uns dos outros e conhecer pessoas novas, o que acho que é também muito importante.
 Já tinha anteriormente feito parte do grupo de jovens, mas por alguns motivos acabei por desistir. No entanto, todo este convívio e apoio que damos uns aos outros trouxe-me imensas saudades e vontade de voltar. E, na minha opinião, escolhi uma muito boa altura para o fazer.
Esta peregrinação ajudou-me muito a crescer interiormente e a acreditar cada vez mais que Ele está sempre pronto a ajudar-nos nos mais diversos problemas que nos aparecem, mas que temos de ter muita força também.
Se juntarmos a alegria, a fé, o pensamento positivo, a força de vontade e se acreditarmos, conseguimos sobreviver aos obstáculos que nos aparecerem na vida.
Liliana Amado, 20 anos, P. Benfica

Primeiro que tudo e ponto mais importante de todos (quanto a mim). Muitos parabéns pois foi feita a Sua Vontade!
Com todos os imprevistos e obstáculos, fomos a Fátima a Pé e fomos Igreja nesta Peregrinação. Agora, temos que continuar a fazer os possíveis para que a Vigraria III seja cada vez mais unida - e isto pode ser alcançado com coisas tão simples como participarmos nas orações e atividades uns dos outros...
"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança. (Colossenses 3:23, 24)" 
Bruno Pereira, 28 anos, animador P. Belém
Antes demais queria agradecer a todos pelos momentos vividos e de  partilha neste fim de semana, a fé e a Alegria que fizeram que chega-se ao fim do caminho e sentindo-me muito bem. 
Esta peregrinação ajudou-me também a “lembrar-me” que Ele está sempre pronto a ajudar-nos nos mais diversos problemas que nos aparecem e que esta sempre onde é preciso.
Voltar a acreditar que tudo é possível se quisermos. Obrigado a todos os que foram fazendo caminho comigo ao longo deste fim de semana.
Tânia Leal, 25 anos, P. Alcântara


Esta peregrinação foi antes de mais, tempo e espaço de encontro, primeiro com e Deus e depois com os irmãos que comigo caminhavam.
Aquilo que de mais profundo retenho é que de facto apesar das nossas limitações Deus actua em nós e com os contratempos humanos o Senhor pôde comer connosco esta Páscoa que Ele ardentemente desejava.

Por último foi tempo de dar graças a Deus pela Igreja, bela naqueles que têm um caminho já forte de relação com o Senhor e daqueles que estão ainda a dar os primeiros passos.

Espero que possam nascer frutos deste caminho que fizemos juntos e que agora temos de fazer cada um no seu meio, onde o Senhor Jesus nos chama a ser sal da terra e luz do mundo.
Bernardo Amarelo, Seminarista, 16 anos, P. Benfica


Sem comentários: