3ª Catequese Quaresmal do Cardeal Patriarca de Lisboa, 11 de Março às 18h




A 3ª Catequese Quaresmal do Cardeal Patriarca de Lisboa é dirigida aos agentes culturais e tem por tema Anunciar o Evangelho é intervir na cultura.

Na apresentação desta catequese D. José Policarpo refere que a evangelização da cultura deve ser preocupação contínua na missão evangelizadora da Igreja. A fé cristã atinge a vida toda do homem, como indivíduo e como ser comunitário. Não haverá civilização cristã sem evangelização da cultura.

A fé cristã transforma-se, espontaneamente, em cultura, pela interpelação à liberdade, pelos valores civilizacionais que comunica, pela solidez de uma tradição de que é factor decisivo. E sem tradição dificilmente haverá dimensão histórica da liberdade e da criatividade. A busca contínua da verdade e a valorização da racionalidade dificilmente se compreenderão se não se situam no âmbito da tradição.

O diálogo inter-religioso e inter-cultural são, no nosso tempo, importantes para a paz mundial que exige a convergência de civilizações.

Para esta Catequese convocam-se aqueles e aquelas, que pela função que exercem na sociedade, são agentes culturais. Mas tem de ser uma convocatória aberta, pois todos os verdadeiros cristãos são chamados a intervir na cultura.

Sem comentários: