Ensaios para a Festa de Natal

Realizam-se nos dias 2, 9 e 16 de Dezembro, às 18h, no Salão Paroquial, os ensaios para a Festa de Natal, para as crianças do 1º ao 6º Catecismo.

Contamos com a presença alegre de todas as crianças.

Mensagem dos Bispos Portugueses aos Jovens

Caríssimos jovens, as melhores e mais amigas saudações dos vossos Bispos, reunidos em Fátima.

Todos nós, os que estivemos em Madrid, na XXVI Jornada Mundial da Juventude (JMJ), recordamos, com alegria, a “Grande Festa da Fé”, vivida com o Papa Bento XVI e com tantos jovens, vindos do mundo inteiro. De Portugal, fomos mais de 12.000: jovens, responsáveis das dioceses e das estruturas diversas da Pastoral Juvenil. Nós, os Bispos, acompanhámos todo este acontecimento com alegria e proximidade pastoral e afetiva.

Porém, foram muitos mais os jovens que, mesmo não indo a Madrid, viveram estas Jornadas, ou porque acompanharam e estiveram na sua preparação, ou porque seguiram, de perto, a experiência ali vivida.

É a todos vós, jovens de Portugal, e responsáveis diocesanos e de todos os organismos juvenis, que nós queremos dirigir esta mensagem.

O que foi a JMJ de Madrid?

Certamente já tivestes ocasião de partilhar esta vivência com tantos e tantos amigos... Foi uma experiência de fé, no encontro com a Pessoa de Jesus Cristo, mediado pelo Papa Bento XVI, por todos aqueles que vos acolheram e vos falaram – nas comunidades paroquiais, nas catequeses, nas atividades diversas daqueles dias, nos momentos de oração – e por tantos jovens, vindos das diversas partes do mundo, com quem estabelecestes uma relação próxima, a vários níveis e de tantas formas.

Este encontro com Jesus Cristo sentiu-se particularmente vivo na Eucaristia, na Adoração eucarística, durante a Vigília em Quatro Vientos, e na Via Sacra.

Como momento especial das Jornadas, não podemos esquecer o encontro e a festa do dia 18 de agosto, no Palácio de Congressos “Arena de Madrid”. Por ser a primeira vez e pela sua grandeza espiritual, pastoral e social, queremos felicitar a Equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), todos os responsáveis e animadores e todos os jovens, louvando o trabalho feito, desde a preparação até à realização deste momento tão significativo na Pastoral Juvenil de Portugal, vivido na JMJ de Madrid.

A JMJ tocou alguns pontos fundamentais, que podem ajudar a delinear um “perfil” de jovem cristão. Concretamente:

- O jovem cristão encontra em Jesus Cristo o sentido da sua vida, tornando-se discípulo e missionário, no mundo e na Igreja.

- A partir deste encontro com Jesus Cristo, o jovem acredita na importância da sua missão e quer trabalhar por um mundo melhor, tornando-se testemunha de fé nos diversos ambientes.

- Na sua ação, o jovem sabe que não está sozinho, pois ser cristão é caminhar com Jesus na comunhão da Igreja. Vê os outros como amigos e irmãos e a todos quer comunicar a alegria de conhecer Jesus Cristo.

- O jovem vê na Igreja a comunidade que lhe mostra o verdadeiro rosto de Jesus. Nela, sem medo e sem vergonha, vive a sua alegria no seguimento de Cristo.

- O jovem cristão precisa da Igreja para viver a fé em Jesus Cristo, numa formação permanente, assente na Palavra de Deus e na Eucaristia, dando sentido à sua esperança. De facto, como afirmou o Papa, “a Igreja precisa dos jovens mas vós, os jovens, também precisais da Igreja”.

O que vos disse o Papa?

Convosco tivemos a oportunidade e a alegria de partilhar esta experiência única e de viver aquela feliz aventura. Somos testemunhas de alguns desafios que vos foram feitos por Bento XVI e que, nesta mensagem, queremos recordar e propor como compromissos para a Pastoral Juvenil em Portugal. Assim, a todos os mediadores que vos acompanham – nas dioceses e nas paróquias, nos institutos de vida consagrada e nos movimentos, em todas as estruturas da Pastoral Juvenil e também na coordenação nacional – queremos recordar três pontos fundamentais:

- Necessidade de formação permanente, complementando o amor à Palavra de Deus e à Eucaristia com outros meios de aprofundamento da fé. O YOUCAT, oferta incluída no vosso “kit de peregrino”, é um meio ao serviço deste desafio. A valorização do tema vivido – “enraizados em Cristo, firmes na fé” – deve ser complementado pelo de 2012 – “alegrai-vos sempre no Senhor”.

- Ajuda à formação e à missão o cumprimento de outro apelo do Papa Bento XVI, o de viverdes uma relação de pertença, participando na vida da Igreja.

- Não podeis esquecer, caros jovens, a dimensão da resposta alegre, feliz e entusiasta a Jesus, nos diversos chamamentos que Ele vos faz ou vier a fazer: “Respondei-Lhe com generosidade e coragem – escreve o Santo Padre – como corresponde a um coração jovem como o vosso. Dizei-Lhe: Tu conheces-me e amas-me. Eu confio em Ti e coloco nas Tuas mãos a minha vida inteira. Quero que sejas a força que me sustenta, a alegria que nunca me abandone”.

A Igreja e a Sociedade são campos vastos para a entrega consagrada, na missão.

E a partir de Madrid?

O Papa convidou-vos para um novo encontro, no ano 2013, no Rio de Janeiro. Porém, a Pastoral Juvenil não é somente encontros, festas e jornadas mundiais. O programa que esses acontecimentos suscitam, deveis vivê-lo no dia a dia, num testemunho cristão que une muito bem os três temas, tão próximos e seguidos no tempo: “enraizados em Cristo, firmes na fé” (2011), “alegrai-vos sempre no Senhor” (2012) e “ide e fazei discípulos de todos os povos” (2013). Podem ser fonte de um belo programa para vos motivar à formação, vos acompanhar na dinamização das vossas comunidades, estruturas ou movimentos, de vos guiar na participação em grupos de jovens no vosso meio e de vos iluminar no testemunho ativo, coerente e feliz no seguimento de Jesus.

Ao terminar a missa de encerramento, disse o Papa aos jovens portugueses: «Foi para este momento da história, cheio de grandes desafios e oportunidades, que o Senhor vos mandou: para que, graças à vossa fé, continue a ressoar a Boa Nova de Cristo por toda a terra». É nesta hora concreta que sois chamados a ser protagonistas para a transformação da sociedade, enraizados em Cristo e firmes na fé.

Nós, os Bispos de Portugal, tudo faremos para dotar as dioceses, as estruturas diversas da pastoral e o órgão coordenador nacional (DNPJ), das pessoas que vos possam ajudar a conhecer melhor Jesus Cristo e a viverdes firmes na fé e na alegria de serdes discípulos e missionários na Igreja e na Sociedade.

Fátima, 10 de Novembro de 2011

Rito da Admissão aos Catecúmenos, 3 de Dezembro

No Sábado, dia 3 de Dezembro, na Missa da Catequese, os catecúmenos que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia) no presente ano pastoral celebram o Rito da Admissão aos Catecúmenos.

Fazem parte deste grupo:

do 5º Catecismo: Andreia Ribeiro, Carolina Gonçalves e Márcio Mendes

do 6º Catecismo: Frederico Ferreira, João Pedro Correia, Pedro Nuno Correia

do 7º Catecismo: Brenda Carolino, Patrícia Felgueiras e Pedro Gonçalves

Rezemos por estes catecúmenos e sejamos testemunhas alegres da sua presença na Igreja.

Recolha de Alimentos na Paróquia

Os jovens da nossa Paróquia iniciaram no passado fim de semana a habitual recolha de alimentos para ajudar as pessoas com mais necessidades da nossa comunidade.

A recolha de alimentos irá prolongar-se a todos os fins-de-semana do Advento, junto às salas da Catequese, no horário das Missas.

Os jovens pedem os seguintes contributos:

3 e 4 de Dezembro: Óleo e Azeite
10 e 11 de Dezembro: Conservas e Enlatados
17 e 18 de Dezembro: Bolachas e Bolos Secos
Bacalhau

Esta recolha de alimentos destina-se a ajudar as pessoas da nossa Paróquia que mais precisam, nomeadamente através do fornecimento de refeições diárias a 20 pessoas no Salão Paroquial (de 2ª a 6ª feira) e na distribuição mensal de sacos com alimentos a 66 famílias. Trata-se de um trabalho realizado pelo Centro Social da nossa Paróquia!

Contamos com o amor, generosidade e partilha de todos.

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota. (Madre Teresa de Calcutá)

Mealheiros da Infância Missionária



No início do Advento, as crianças e jovens da Catequese recebem o Mealheiro da Infância Missionária. Trata-se de um mealheiro para pintar e montar e recebe o resultado das suas renúncias natalícias. Os mealheiros ganham assim vida nas mãos das crianças e jovens da Catequese e vão depois ao encontro das crianças pobres das missões.

Que estes mealheiros possam tocar o coração de todas as crianças e jovens para que aprendam a viver o Advento que agora começa como tempo de caridade, partilha e comunhão.

Os mealheiros serão entregues na Missa da Catequese, no dia 7 de Janeiro.



 

Jovens que desejam apenas servir bem a Deus e à Igreja




Duarte Andrade e Sousa, David Palatino e Duarte Morgado são os três jovens alunos do Seminário dos Olivais que vão ser ordenados diáconos no próximo dia 27 de Novembro, 1º Domingo do Advento. Uma vocação nascida no seio de um movimento e duas na zona Oeste.

A vocação de Duarte Andrade e Sousa nasceu no movimento das Equipas de Jovens de Nossa Senhora. “Por vezes senti-me um pouco fora do contexto, porque quando entrei no seminário perguntavam-me: ‘Vieste de que paróquia?’. E eu respondia sempre que não vinha de uma paróquia, mas de um movimento!”. Para este jovem de 26 anos, que no dia 27 de Novembro vai ser ordenado diácono, interessa sobretudo fazer uma experiência de Igreja, seja num movimento ou numa paróquia. “Vir de um movimento é uma experiência completamente diferente; mas, ao mesmo tempo, é a mesma experiência porque é a experiência da Igreja!”, assinala.

Nascido no seio de uma família tradicionalmente católica, Duarte diz que a educação cristã foi a ‘normal’ de uma criança, mas a catequese recebeu-a em escolas católicas: primeiro nas Irmãs Doroteias, até à 3ª classe, e depois nas Oficinas de São José (Salesianos), em Lisboa, até ao 9º ano, altura em que foi crismado. “Nunca deixei de ir à Missa ao Domingo, à paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, mas a minha vida cristã resumia-se a isso”, recorda. Em Outubro de 2003, então com 18 anos, o jovem Duarte é desafiado por uma amiga a fazer uma peregrinação a Fátima com o movimento das Equipas de Jovens de Nossa Senhora. “Foi nesse momento que a minha vida cristã começou mais a sério! Foi a partir dessa peregrinação que me comecei a empenhar nas ‘coisas beatas’, como nós dizíamos”, aponta.

Após a peregrinação a Fátima, Duarte Andrade e Sousa passa a integrar desde logo o movimento das Equipas de Jovens de Nossa Senhora e a aprofundar o que é ser cristão. “A partir daí comecei a ir a peregrinações, a reuniões mensais, a noites de oração”. A questão vocacional surge no ano seguinte, em finais de 2004. Novamente através de uma peregrinação, desta vez a Santiago de Compostela. “Foi uma peregrinação com relativamente poucas pessoas – éramos apenas cerca de 30 – que mexeu muito comigo. Foi assistida pelo padre Hugo Santos, capelão da Universidade Católica, e foi com ele que eu iniciei o meu caminho de procura vocacional, de inquietação vocacional”. Por esta altura, o jovem Duarte tinha entrado na faculdade e iniciado o curso de Direito, na Universidade Clássica. “Só tinha aulas de manhã, o que era óptimo porque à tarde ia à Missa na Católica e ficava por lá o resto do dia!”. Segundo conta, o percurso até entrar no seminário foi muito rápido. “Foram uns meses – não chegou a um ano – de discernimento e de aprofundamento para perceber se Deus, de facto, me chamava, a ponto de entrar no seminário!”.

Em Março de 2005, Duarte começa a dizer à família e aos amigos que ia entrar no seminário. “Foi muito bom, porque a maior parte dos meus amigos são católicos! Sobretudo, sei que eles rezaram – e ainda rezam – muito por mim!”. Esteve três anos no Seminário de Caparide e está há quatro no Seminário dos Olivais. Duarte está a caminho de ser padre diocesano e sublinha a importância que os movimentos podem ter na chamada nova evangelização. “Os movimentos são um grande pólo de evangelização! Têm um potencial enorme, sobretudo junto dos jovens da cidade”, garante o futuro diácono.

Tal como Duarte, também David Palatino iniciou o curso superior, no caso de Guia-Intérprete. Ainda chegou a terminar o bacharelato, mas o encontro vocacional em que participou no seminário – durante o primeiro ano do curso – não o deixou sossegado interiormente!


David é da paróquia de Santa Maria de Óbidos e nasceu no seio de uma família católica. Mas a prática cristã só foi adquirida mais tarde. Em criança, David morava numa pequena aldeia, chamada Bairro da Senhora da Luz, que fica situada a cerca de dois quilómetros do centro da vila de Óbidos, onde havia a celebração da Eucaristia apenas uma vez por mês. “Em pequeno, não fui habituado a ir à Missa todos os Domingos. Ia quando havia celebração, ia também na festa da padroeira, a 26 de Dezembro, e depois ia esporadicamente nas festas da catequese. Por isso, o meu percurso na Igreja foi marcado por um sentimento de grande temor a Deus, e de respeito, mas que não era concretizado na prática dominical”.

No 3º ano de catequese, David chegou a deixar a catequese durante um ano, “por não gostar dos catequistas e porque os amigos também não iam”, mas uma catequista não desistiu. “Houve uma catequista que me recuperou e me foi buscar a casa para voltar à catequese! E a verdade é que fui ganhando gosto pela catequese!”.

No 10º ano, com 17 anos, David estava a caminho de ser crismado, mas é então que o pároco da altura, padre José Luís, lança o alerta: ‘Quem não vai à Missa, não faz o Crisma’. Como era grande “o desejo de conhecer Jesus”, David começa a ir regularmente à Eucaristia. “O Crisma foi o momento que me marcou para a noção de uma consciência de vida cristã e para aquilo que eu sou chamado a ser, enquanto filho de Deus”. No ano seguinte, em 2002, por ocasião da dedicação do altar da capela do Bairro da Senhora da Luz, o então Bispo Auxiliar de Lisboa D. Manuel Clemente desloca-se a esta aldeia de Óbidos, acompanhado de seminaristas. David Palatino canta no coro da celebração e é convidado a integrar o coro paroquial de Santa Maria de Óbidos. “Foi através desta simplicidade e destes pequenos sinais, que fui percebendo que Deus me pedia mais”. Em 2003, David é convidado pelo pároco a fazer um encontro vocacional no seminário, a chamada Semana de Verão. David estava na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a tirar o Bacharelato em Informação Turística, ramo de Guias-Intérpretes nacionais, mas aceitou sem saber muito bem ao que ia. Até que um amigo lhe diz: ‘Tem atenção, porque esse encontro é para ser padre…’. “É interessante que a minha reacção foi de espanto, mas não me atemorizou! ‘Caiu-me’ bem ouvir aquilo, porque o meu desejo era continuar a conhecer Jesus!”. Depois de perceber que “os seminaristas eram pessoas normais”, este jovem sentiu-se “fascinado” por tudo o que experimentou nesse encontro. “Cheguei a casa após essa Semana de Verão e disse: ‘Oh mãe, não vês como brilham os meus olhos!’”. Acabou o bacharelato e entra no Seminário de Caparide em 2005. Após três anos, passa para o Seminário dos Olivais, onde está há quatro. Nos últimos anos, em muitas celebrações diocesanas, na Sé Patriarcal ou noutros locais, o jovem David participava como salmista. “Encarei isso como um serviço! Ter voz para cantar é um dom de Deus e quando estou no ambão sinto que estou a louvar Deus!”.


Duarte Morgado é o mais novo dos três futuros diáconos. Tem apenas 23 anos e é da paróquia de Alcobaça. Vem de uma família católica, em especial o pai. “Cresci a ir à Missa com o meu pai”, sublinha, desde logo, este jovem que, em criança, fez a catequese um pouco ‘empurrado’ pelos pais. Duarte conta que apenas ganhou o sentimento de pertença a uma paróquia quando fez a Profissão de Fé. “É engraçado olhar para trás e ver que com a Profissão de Fé e com um convite para acolitar na Missa, comecei a ficar mais ligado à igreja paroquial e às pessoas”. Tinha então 12 anos quando conheceu pessoalmente o pároco, padre Fernando Cima – que estava há muito pouco tempo na paróquia –, e inicia a chamada vida comunitária. “Quando comecei a ser acólito, nasceu em mim o desejo de aprofundar o conhecimento das coisas relacionadas com a Missa! Eu gostava muito de História e acolitar no Mosteiro de Alcobaça fazia com que esse interesse crescesse cada vez mais! Ao mesmo tempo, começo a olhar para o meu prior de maneira diferente. Pensava muitas vezes: ‘Há qualquer coisa na pessoa do padre Fernando que é diferente!’. Sempre o achei uma pessoa especial e agora olho para trás e lembro-me de pensar: ‘Eu também gostava de ser assim!’”. Em 2001, então com 13 anos, Duarte partilha com a catequista este desejo e, por essa altura, Alcobaça acolhe uma celebração diocesana, com o Cardeal-Patriarca e grande parte do clero. “É então que a minha catequista me diz: ‘Olha, está ali o padre Zé Miguel, dos seminários. Vai lá falar com ele…’”. Estava dado o primeiro passo. Duarte começa a participar nos encontros do Pré-Seminário e não demora muito a tornar-se pré-seminarista e a iniciar o percurso de discernimento. “Os meus pais dizem-me hoje que, na altura, sempre pensaram que a minha presença no seminário não ia durar muito pouco tempo…”. Em 2002, entra no Seminário Menor de Penafirme, onde faz todo o Ensino Secundário. Um período que considera “muito marcante” porque era “a primeira vez que saía de casa”. Segundo conta, foi em Penafirme que amadureceu “o significado de estar no seminário”.

Duarte Morgado tem agora 23 anos e, ao longo do tempo de seminário, sempre foi o ‘caçula’ do grupo. A exemplo dos dois jovens que consigo serão ordenados diáconos, Duarte esteve também três anos em Caparide e está há quatro nos Olivais. “Em todo este caminho, sempre senti o apoio dos meus pais! Em especial do meu pai, para quem é um orgulho ter o filho no seminário! A minha mãe foi-se adaptando e sempre sublinhou que aceitava a minha decisão e que iria estar sempre presente!”.

Tal como David, o canto é uma paixão deste futuro diácono. “O canto é uma paixão que vem de miúdo. Aos 10 anos pedi para ir para a Academia de Alcobaça, mas não foi possível porque era muito dispendioso. Depois, nos seminários, sempre fui amadurecendo esse gosto! Se antigamente gostava muito de música clássica, hoje em dia a sensibilidade vai mais para a música sacra, para aquilo que ela significa e como ela se pratica”.


Para a ordenação de diácono, a expectativa destes três jovens é apenas uma e comum a todos: “Servir bem a Deus e à Igreja”.

in A Voz da Verdade


As ordenações de diáconos da Diocese de Lisboa vão decorrer no próximo Domingo, dia 27 de Novembro, a partir das 15h30, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos.

Duarte Andrade e Sousa, um destes três jovens que serão ordenados diáconos, fez uma parte do seu estágio pastoral na nossa Paróquia de Benfica.

Rezemos por estes jovens, para que sejam generosos na entrega da sua vida ao serviço do Senhor.

Reunião de Pais do 6º Catecismo, 25 de Novembro

Na próxima 6ª feira, dia 25 de Novembro, às 19h, realiza-se uma reunião de Pais do 6º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais nesta partilha de caminho na fé dos seus educandos.

Encontro Catecumenado, 25 de Novembro, às 19h

Realiza-se, na 6ª feira, dia 25 de Novembro, às 19h, um encontro das crianças e adolescentes que recebem os Sacramentos de Iniciação Cristã no presente ano pastoral.

Fazem parte deste grupo:

do 5º Catecismo: Andreia Ribeiro, Carolina Gonçalves e Márcio Mendes

do 6º Catecismo: Frederico Ferreira, João Pedro Correia, Pedro Nuno Correia

do 7º Catecismo: Brenda Carolino, Patrícia Felgueiras e Pedro Gonçalves

Acompanhemos estes catecúmenos no iniciar da sua caminhada Cristã.

Testemunhos da Festa da Palavra




A Festa da Palavra

Nesta festa, eu levei a Bíblia, a Palavra do Senhor. Todos os meninos do 3º Catecismo receberam-na. Isso deu-me felicidade, orgulho e entusiasmo. No final houve uma festa com sumos, água, bolos, batatas e muito mais. Perto do final eu, o João P., a Inês, a Sara e a Carolina jogámos à panhada. Pelo telefone eu convidei um amigo chamado Chico e pessoalmente o meu amigo Paulo.
Sandro Carvalho

A parte que eu mais gostei foi de receber a Bíblia, mas estava muito envergonhado porque havia muitas pessoas a olharem para mim. O meu diploma não sei onde está? Mas deve estar num sítio muito especial.
O Padre disse:
- Recebe a Bíblia e abraça ao peito.
Mas no fim foi muito giro porque os meninos queriam entrar para o salão e a dizer: Queremos entrar pum, pum, pum, queremos entrar.
Quando recebi a Bíblia não sei o que senti, mas sei que fiquei muito feliz e senti que Jesus estava ao pé de mim.
José Guilherme Silva

Eu gostei muito de receber a Bíblia. Eu fiquei um bocadinho nervosa quando recebi a Bíblia. Eu adorei receber a Bíblia.
Francisca Sarmento

Gostei muito de ir à Festa da Palavra. Quando entrámos no salão o Padre disse uma coisa muito importante. Na Missa, primeiro do que a festa, a melhor parte foi receber a Bíblia. Eu gostei muito deste dia.
João Pedro Nascimento

A Festa da Palavra foi muito gira. Quando eu recebi a Bíblia estive a dar um abraço a Jesus. Eu aprendi duas coisas. A primeira que o antigo testamento é que fala em Deus e o novo testamento fala em Jesus. A segunda coisa, temos que abraçar a Bíblia porque estamos com a palavra de Jesus e Deus.
As pessoas que foram à festa da Palavra: irmã, Mãe, Pai e avó Materna.
Inês Paulo

Quando eu fui à Festa da Palavra estava muito nervosa. Mas depois comecei a ficar mais calma e passado um bocadinho fomos receber a Bíblia, depois o Padre disse:
- Recebe a Bíblia e abraça-a contra o peito!
E lá fomos nós atrás da cruz. Quando iamos receber o diploma o Padre disse:
- Sara Gonçalves! Sara Gonçalves!
E eu a dizer:
- Estou aqui! Estou aqui!
Foi então que o Padre disse:
- Ah, estás aqui!
E depois esperámos que abrissem a porta do refeitório para nós irmos lanchar.
Sara Gonçalves

Eu gostei muito de receber a Bíblia e também de receber o cartão que o Padre me deu e gostei da Missa, e adorei o meu dia. E os meus padrinhos foram jantar a minha casa e gostei de lanchar com os meninos da catequese. E fiquei muito feliz e gostei de abraçar a Bíblia e de receber a Festa da Palavra. E gostei muito de fazer o ofertório.
João Agostinho

Foi no dia 12 de Novembro onde recebemos a Bíblia, ou seja, a festa da Palavra de Deus. Recebemos a Bíblia e depois fomos a um lanche muito bom e eu gostei muito de receber a Palavra de Deus, quando acabei de a receber abracei-a ao peito. Não olhei as pessoas para não ter vergonha e eu queria a Bíblia azul e o Sandro a vermelha, então rapidamente trocámos de lugar para receber a cor que queriamos.
Rafael Louro

Eu quando estive na Festa da Palavra estive ansioso de receber a Bíblia Sagrada. Gostei de receber a Bíblia e pus no meu coração para ouvir a Palavra de Deus e de Jesus. O Padre disse isto para as crianças:
- A Bíblia não é para brincar, não é para estragar, é uma coisa muito importante e é onde está os Evangelhos que chama-se Boa Nova.
Quando acabou a Missa fomos comer.
E assim foi a minha Festa da Palavra. Fiquei muito contente.
Daniel Miranda

Conselho de Pais, 23 de Novembro

Realiza-se 4ª feira, dia 23 de Novembro, às 21h30, a primeira reunião de Conselho de Pais da Catequese no presente ano pastoral.

Fazem parte do Conselho de Pais da Catequese os Pais representantes de cada ano de catecismo, bem como os coordenadores de todos os anos de catecismo e os membros da direcção da catequese.

Os Pais que têm alguma informação ou sugestão que gostariam de partilhar com a direcção da catequese, podem fazê-lo através dos Pais representantes do respectivo ano de catecismo.

Contamos com a presença e participação de todos os representantes.

Testemunhos da Festa da Palavra



Escola de Pais na Fundação Maria Ulrich

Todos os pais sentem a urgência, o desafio e a responsabilidade de acompanhar o crescimento dos seus filhos. Este desejo torna-se particularmente relevante hoje, quando o ambiente e a cultura se desfragmentaram e um enorme conjunto de solicitações e propostas torna difícil um juízo sereno e claro sobre a realidade.

É neste enquadramento, por vezes difícil, que os pais são chamados à tarefa da educação. Com a mesma exigência com que abordamos os aspectos profissionais e sociais da nossa vida, não podemos deixar de nos questionar em que medida nos temos preparado para o desafio educativo.

A Fundação Maria Ulrich iniciou no passado dia 5 de Novembro uma Escola de Pais que consiste num conjunto de três encontros sobre temas específicos relacionados com a educação e a formação dos filhos.

O terceiro encontro será no Sábado, dia 19 de Novembro, às 10h30. O tema deste encontro é A autoridade: uma questão de prémios e castigos? A verificação: as amizades e os tempos livres e será abordado por Joana Castelo Branco.

A Fundação Maria Ulrich localiza-se na Rua Silva Carvalho, 240, junto às Amoreiras. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 213882110 e 966969620.

Blogue da catequese celebra o 2º aniversário



O Blogue da Catequese celebra hoje, dia 10 de Novembro, o seu segundo aniversário.

Nos dois anos de existência, foram editados 464 textos, uma média de cerca de um texto por cada dia e meio. No conjunto dos dois anos, continuam a ser os meses de Abril e Maio de 2010 aqueles em que foram editados um maior número de textos, coincidindo com a visita do Santo Padre a Portugal. No último ano, foi também em Abril e Maio que o número de textos publicados foi superior.

Desde Março de 2010 até ao momento, o Blogue da Catequese recebeu mais de 30 000 visitas, tendo alcançado o maior número de visitas no passado mês de Maio com 2 536 visitas, cerca de 82 visitas, em média, por dia. Foi neste mês que a catequese participou na Beatificação da Madre Maria Clara do Menino Jesus, irmã Baptizada na nossa Paróquia.

Desde Maio de 2010 até ao momento, as mensagens mais acedidas foram Inscrições para a Catequese 2010/2011 e II Festival Juvenil da Canção Cristã, mostrando a proximidade existente entre a catequese e o grupo de jovens da Paróquia. Encontram-se também no grupo das dez mensagens mais vistas de sempre a Celebração Penitencial da Quaresma, 9 de Abril e Festa de Encerramento da Catequese, 18 de Junho, ambas publicadas neste segundo ano. A nomeação do Padre Duarte para a Paróquia de Santa Maria dos Olivais continua neste grupo das dez mensagens mais visitadas no blogue.

Os visitantes do Blogue da Catequese de Benfica continuam a aceder maioritariamente através do portal de pesquisa Google, mas  também directamente através do endereço do blogue e através das ligações existentes no site da Agência Ecclesia e no Blogue Pensamentos Clemens. Quando os visitantes chegam ao blogue pelo portal de pesquisa Google, as palavras introduzidos para a pesquisa foram, na sua maioria, relacionadas directamente com a catequese de benfica. Há ainda os que chegam ao blogue da catequese através do Google, quando pesquisam sobre o Padre Duarte, Festa do Pai Nosso e Paróquia de Benfica.

Nestes dois anos de existência, para além dos visitantes de Portugal, o Blogue da Catequese recebeu visitas do Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Russia, Reino Unido, Japão, Bósnia-Herzegovina, Suíça, Canadá e outros com menos expressão.

No segundo aniversário, lembramos as crianças e adolescentes que integraram a catequese de Benfica pela porta que este blogue abre e que nos dá a conhecer a todos os que nos procurem.

Agradecemos a todas as pessoas que nos visitam e a todos os que, generosamente, contribuem para esta partilha.

Jovens da nossa Paróquia promovem recolha de papel

Os jovens da nossa Paróquia estão a efectuar uma recolha de papel, que se prolongará pelos próximos meses, como uma forma de angariação de fundos para as suas actividades.

Pretende-se que toda a comunidade paroquial esteja envolvida, pelo que todas as crianças e adolescentes da catequese, bem como os seus familiares e os catequistas, são convidados a participar. Se todos derem um bocadinho, muitas toneladas se vão conseguir juntar.

Poderão trazer qualquer tipo de papel para a catequese: cartão, publicidade, revistas, jornais, cartolinas, papel "normal", entre outros. Os catequistas saberão indicar-vos o local onde o devem deixar.

O papel recolhido será, posteriormente, encaminhado para uma empresa que compra papel, permitindo a angariação de fundos para as actividades organizadas pelos jovens da nossa Paróquia.

Não deitem fora nenhum tipo de papel. Os jovens tratam do seu papel e agradecem a vossa participação e interesse!

Recital de Canto e Piano no Salão Paroquial, 12 de Novembro

No Sábado, dia 12 de Novembro, realiza-se um Recital de Canto e Piano no Salão Paroquial. O recital será com Isabel Biu (professora de canto e cantora no Teatro Nacional de São Carlos) e mais oito amigos cantores que serão acompanhados pelo pianista Fernando Fontes. No programa constam clássicos de Ópera e canções de Natal. As entradas são livres. No final do recital, podem fazer uma oferta que reverte para a construção do Lar de Idosos em Benfica.

Festa da Palavra, 12 de Novembro

No Sábado, dia 12 de Novembro, na Missa da Catequese (16h), celebra-se a Festa da Palavra, com entrega da Bíblia às crianças que frequentam o 3º Catecismo. Nesta celebração, as crianças recebem a Palavra de Deus e são convidadas a acolhê-la no seu coração.

A Missa da Catequese terá início às 16h. Depois da Missa haverá um lanche partilhado no Salão Paroquial, para o qual todas as crianças do 3º Catecismo e respectivas famílias estão convidadas a participar.

Pede-se aos Pais e crianças do 3º Catecismo para estarem presentes no Salão Paroquial pelas 15h.

Para o lanche partilhado, sugere-se que os pais participem com os seguintes contributos, de acordo com os respectivos grupos de catequese:

  • catequistas Inês Souza e Catarina - salgados;
  • catequista Ana - bebidas;
  • catequistas Miguel e Maria do Carmo - sandes;
  • catequista Inês - diversos;
  • catequistas Alexandra e Patrícia - doces.

Que a Palavra de Deus seja luz para os nossos caminhos.

Catequese Catecumenado, 11 de Novembro

No dia 11 de Novembro, 6ª feira, às 18h30, realiza-se uma catequese do percurso de Catecumenado para as crianças que frequentam o 3º Catecismo e que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no ano pastoral 2012/2013. Estão nestas condições as seguintes crianças:

Beatriz Lima, Beatriz Juramito, Gonçalo Ferreira, Joana Nobre, Marcos Dias, Mariana Milagres, Matilde Santos, Petra Machado e Sandro Carvalho.

Acompanhemos estas crianças no iniciar da sua caminhada cristã.

Sé de Lisboa recebe Curso geral de catequistas, 13 de Novembro

A paróquia da Sé de Lisboa vai receber o curso geral I de formação para catequistas. Este curso é destinado a todos os catequistas que já frequentaram o curso de iniciação.

Todos os catequistas interessados devem comparecer na Sé de Lisboa no dia 13 de Novembro, pelas 15h. Nesse dia, será definido o calendário e horário para a formação.

Reunião de Pais das crianças do 4º Catecismo, 8 de Novembro

A primeira reunião de Pais das crianças do 4º Catecismo realiza-se na próxima 3ª feira, dia 8 de Novembro, às 19h, no Salão Paroquial.

Contamos com a presença e alegria de todos os Pais nesta partilha de caminho na fé das crianças.

Formação: A Criação, 5 e 6 de Novembro

A Paróquia de São Domingos de Benfica propõe um encontro de formação para Catequistas sobre A Criação, que irá decorrer nos próximos dias 5 e 6 de Novembro.

Estes encontros destinam-se prioritariamente a Catequistas, Professores de Educação Moral e Religiosa Católica e Leigos ao Serviço da Palavra, com intuito de fornecer meios para que a catequese, as aulas de E.M.R.C e demais actividades possam e devam ser mais ricas e animadas, de forma a que cada criança se possa sentir integrada na vida da comunidade.

O programa inclui uma conferência de Fr. José Nunes e uma outra do Professor Doutor Juan Ambrósio sobre o tema A Criação: a missão de cuidar o mundo.

As inscrições devem ser feitas até ao dia 3 de Novembro junto do secretariado paroquial ou da Catequese da Paróquia de São Domingos de Benfica (217221350; catequese@paroquiasaodomingosdebenfica.pt).

Recolha de Alimentos, 5 de Novembro

À semelhança dos anos anteriores, os jovens da nossa Paróquia vão estar no supermercado Continente (em Benfica) a recolher alimentos para as famílias necessitadas da nossa Paróquia, que recebem apoio do Centro Social Paroquial. Os jovens farão a recolha de alimentos, juntamente com a Fraternidade Nuno Álvares, no próximo Sábado, dia 5 de Novembro, entre as 9h30 e as 18h.

Em nome de todas as famílias, agradecemos a generosidade e partilha de todos!

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota. (Madre Teresa de Calcutá)

Reunião de Pais dos Catecúmenos de 2012, 7 de Novembro

Realiza-se, na 2ª feira, dia 7 de Novembro, uma reunião de Pais das crianças e adolescentes que recebem os Sacramentos de Iniciação Cristã no presente ano pastoral. A reunião tem início às 21h30, no Salão Paroquial.

Fazem parte deste grupo:

do 5º Catecismo: Andreia Ribeiro, Carolina Gonçalves e Márcio Mendes

do 6º Catecismo: Daniel Vidas, Frederico Ferreira, João Pedro Correia, Pedro Nuno Correia e Zinadine Paulo

do 7º Catecismo: Brenda Carolino, Patrícia Felgueiras e Pedro Gonçalves

Acompanhemos estes catecúmenos no iniciar da sua caminhada Cristã