Mais de 12 mil Portugueses na JMJMadrid 2011



O maior evento organizado pela Igreja Católica a nível mundial é dedicado aos jovens e, este ano, vai decorrer entre os dias 16 e 21 de Agosto, em Madrid.

O Director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Padre Pablo Lima, informou que estarão presentes, na Jornada Mundial da Juventude, cerca de 12 mil jovens Portugueses.

O Padre Pablo Lima realçou que o carinho dos bispos portugueses para com os seus jovens tem sido extraordinário. Por este motivo, foi possível agendar um encontro de jovens portugueses que será realizado no dia 18 de Agosto, no Centro de Congressos de Madrid. Neste encontro, estarão presentes 17 bispos portugueses, os titulares de quinze dioceses territoriais e uma pessoal (Forças Armadas e Segurança) e  um bispo auxiliar.

Entre os dias 17 e 19 de Agosto, os jovens portugueses terão catequeses com sete bispos portugueses: D. Manuel Clemente, do Porto, D. António Francisco dos Santos, de Aveiro, D. Ilídio Leandro, de Viseu, D. Antonino Dias, de Portalegre-Castelo Branco, D. Manuel Quintas, do Algarve, D. Jorge Ortiga, de Braga, e D. Virgílio Antunes, de Coimbra.

Que os jovens portugueses abram os seus corações para um encontro com Cristo.

Mensagem de D. Manuel Clemente aos jovens

D. Manuel Clemente, bispo do Porto, divulgou uma mensagem dirigida aos jovens a propósito das Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em Madrid.

O bispo do Porto convida os jovens, em especial os cristãos, a tornarem-se verdadeiramente fraternos em relação a todos e cada um.

D. Manuel Clemente, acerca do tema das Jornadas, ‘Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé’,  refere que para nós cristãos, concretamente para os jovens, Jesus é uma verdadeira raiz da sua vida, uma radicação dos seus sentimentos, dos seus pensamentos, da sua maneira de ver a vida e de conviver com os outros. Ser jovem cristão é aderir a esta totalidade, a esta radicação da vida na pessoa de Jesus Cristo e na convivência com ele.

A fé é uma convivência que nunca mais acaba, é uma convivência que permanece, com Jesus Cristo, que nunca cansa.

O bispo do Porto deseja aos jovens um Verão muito feliz, fazendo votos de que seja uma oportunidade de se radicarem mais em Jesus Cristo. Que a vida de Jesus Cristo seja a esperança do mundo inteiro.


Inscrições para a Catequese 2011/2012

A segunda fase de inscrições para a Catequese Paroquial de Benfica realiza-se entre os dias 19 e 23 de Setembro, entre as 18h e as 19h30.

Esta fase de inscrições é para todas as crianças e jovens que vão frequentar a Catequese, na Paróquia de Benfica, no ano pastoral 2011/2012.

Podem inscrever-se na Catequese todas as crianças e jovens, Baptizados ou não, que completem pelo menos 6 anos até ao final do ano de 2011.

As inscrições de crianças ou jovens, já Baptizados, que vão frequentar pela primeira vez a Catequese na Paróquia de Benfica, devem ser acompanhadas de uma fotocópia da Cédula de Vida Cristã ou de um comprovativo de Baptismo.

Juntemo-nos neste caminho alegre de encontro com Cristo. Que possamos todos juntos aprender a ser bons cristãos.

37º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, 25 a 29 de Julho em Fátima

O Secretariado Nacional de Liturgia vai realizar o 37º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica nos dias 25 a 29 de Julho de 2011.
 

Este encontro tem início no dia 25, às 17h, com uma breve oração e com a primeira Conferência e termina no dia 29 com a celebração da Eucaristia e almoço.

Este encontro é dedicado à temática da Liturgia. A Oração Cristã. A Liturgia é a oração cristã. Celebrar é rezar com Cristo e com a Igreja.

Os participantes deste Encontro Nacional enriquecem a Igreja com o contributo do seu estudo e da sua oração.

Qualquer celebração litúrgica é, por ser obra de Cristo sacerdote e do seu Corpo que é a Igreja, acção sagrada por excelência cuja eficácia, com o mesmo título e no mesmo grau, não é igualada por nenhuma outra acção da Igreja. (Constituição Litúrgica SC, 7)
 

Programa Diocesano para o Ano Pastoral 2011-2012

No Domingo, 19 de Junho, Dia da Igreja Diocesana, foi apresentado em Penafirme o Programa Pastoral Diocesano para o novo ano pastoral 2011-2012.

O novo programa pastoral, com o tema Assumir a Palavra de Deus como luz para a vida e alma da Nova Evangelização, é uma proposta de vida da Igreja para a Diocese de Lisboa e um desafio que D. José Policarpo lança a todos nós, cristãos da Igreja de Lisboa.

Partindo dos desafios lançados pelo Papa Bento XVI, o programa divide-se em 4 pontos essenciais: a qualidade da Liturgia enquanto celebração da fé; a Palavra de Deus; a nova Evangelização e o testemunho da caridade.

No que concerne à qualidade da Liturgia, D. José Policarpo refere que na Igreja há uma relação vital entre celebração e missão. A força da missão brota desta convivência com Jesus. Depois do Baptismo, esta intimidade com Cristo aprofunda-se sobretudo na celebração da Eucaristia. A Liturgia é a arte e a regra para a Igreja celebrar bem, exprime a unidade da fé da Igreja, na sintonia, sempre afi rmada, entre a “lex orandi” e a “lex credendi”.

O desafio do Santo Padre é valorizar a verdade da Reforma Litúrgica do Concílio Vaticano II, não dando valor absoluto às suas concretizações materiais, mas à intensidade do encontro com Cristo, em que se descobre a unidade entre sacrifício pascal celebrado e adoração de Cristo, presente na Eucaristia. Progredir na verdade da celebração eucarística e dos outros sacramentos, é dado fundamental no aprofundar da experiência da Igreja.

No que respeita à Palavra de Deus, desde a preparação do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na vida da Igreja, até à publicação da Exortação Apostólica “Verbum Domini”, a nossa programação pastoral tem-se centrado na importância da Palavra na vida da Igreja.

Deus que nos fala, deseja que O escutemos. A Deus que fala é devida a obediência da fé.

Esta valorização da Palavra na edificação da Igreja, volta a valorizar o sentido original de “dabar”, Palavra que é mensagem profética e acontecimento de salvação. Como aconteceu na Criação, a Palavra de Deus faz acontecer a história, na vida da Igreja e na vida interior de cada crente. Quem escuta a Palavra sabe que ela o pode transformar.

A Nova Evangelização corresponde a uma proposta lançada à Igreja pelos Papas João Paulo II e Bento XVI, e engloba todos os outros desafios, na busca da autenticidade da Igreja e da sua missão. Exige-se uma leitura contínua da realidade humana da sociedade, para captar nela sinais e a ousadia de novas formas de missão. O próprio caminho de repensar a Igreja em Portugal, lançado pela Conferência Episcopal, só pode convergir com a nova Evangelização.

No desafio da caridade, a Igreja é chamada a ser sacramento do amor de Deus por todos os homens, sobretudo pelos mais desfavorecidos. Na nossa Diocese estamos, neste momento, a rever todas as estruturas e dinamismos que dêem visibilidade à caridade. Assim a vida dos cristãos torna-se anúncio.

O Cardeal Patriarca de Lisboa termina referindo que a finalidade deste programa não se esgota nas acções concretas que o realizam. Ele é também um “pano-de-fundo”, um espírito e uma sensibilidade que se deve exprimir em tudo o que a Igreja faz para implementar o Reino de Deus. O Espírito Santo conduzir-nos-á nas vias do amor e Maria, nossa Mãe, acompanhar-nos-á com solicitude maternal.

Síntese Catequética Avançada - Faculdade de Teologia da Universidade Católica

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e o Secretariado Nacional da Educação Cristã organizam um curso de ensino à distância subordinado ao tema Síntese Catequética Avançada. O Curso tem a duração de um ano pastoral, com início em Outubro de 2011 e terminando em Julho de 2012.

São objectivos deste curso, entre outros, fornecer uma síntese espiritual e doutrinal da fé cristã através de um per­curso guiado pelo Catecismo da Igreja Católica; assegurar um conhecimento mínimo da Bíblia - partes, modos de interpretação, marcos históricos; estimular a descoberta dos ecos deste património doutrinal na arte, na cultura e na apreciação crítica da vida social (Doutrina Social da Igreja) e proporcionar uma formação mais sólida em ordem a facilitar uma melhor corresponsabilização e cooperação na missão e tarefas das paróquias, movimentos, organismos e grupos eclesiais.

As inscrições estão abertas até 30 de Setembro.

Mais informações acerca deste Curso podem ser obtidas através do telefone 21 721 41 54 ou por e-mail sca@ft.lisboa.ucp.pt.

"Dai-nos Senhor, um coração novo" - Homilia do Cardeal Patriarca de Lisboa na Missa das Ordenações

As ordenações de presbíteros e diáconos realizaram-se no dia 2 de Julho, na celebração litúrgica do Imaculado Coração de Maria.

A este propósito, o Cardeal Patriarca reflectiu acerca do que é um Coração Imaculado. Coração Imaculado é aquele que está liberto de toda a resistência e incapacidade de escutar e se abre totalmente à Palavra de Deus. Pela primeira vez desde a criação do mundo, uma criatura, Maria, acolhe o Verbo eterno, escuta a Palavra como ela sempre foi escutada no seio da comunhão trinitária, desde toda a eternidade. Ao acolher, assim, o Verbo, a Palavra eterna de Deus realiza nela todo o seu poder criador e de anúncio da vida e do amor. Em Maria, a Palavra eterna de Deus passa a ser, numa criatura, o que sempre foi no seio de Deus.

O primeiro objectivo da redenção é recriar nos homens um “coração novo”, capaz de ser um coração imaculado que pode escutar totalmente a Palavra eterna de Deus. 
Sem um “coração novo”, que se deixa recriar continuamente até ser “imaculado”, não há escuta da Palavra. E sem escutar, da forma mais completa em cada momento da nossa caminhada, não há anúncio da salvação, não haverá “nova evangelização”.
Sem um “coração novo”, não haverá anúncio renovador. Esta renovação do coração, concedida a todos os cristãos no Baptismo e na Confirmação, é uma graça própria do Sacramento da Ordem, porque o coração de um sacerdote deve acolher a Palavra para, ao anunciá-la, comunicar o seu poder criador e transformador.

Podemos contemplar em Maria as atitudes básicas deste coração renovado. Antes de mais, a obediência, isto é, a completa sintonia da vontade própria com o desígnio de Deus que nos é revelado.

Uma outra atitude de Maria que pode inspirar a nossa fidelidade é o seu amor virginal. A virgindade não é negação, mas abertura às realidades novas.

Esta aventura da escuta da Palavra é uma longa caminhada, percorrida na fé e na humildade, até àquele dia em que a escutaremos plenamente no seio do Pai. Mas cada passo em frente nesta transformação do coração, é já fonte de uma grande alegria.

Neste dia da vossa ordenação, quando eu próprio celebro este ano 50 anos da minha ordenação sacerdotal, dirijo com fé e amor à Mulher do “Coração Imaculado” esta prece por mim e por vós: Coração Imaculado de Maria, dai-nos o dom de um “coração novo”, ensinai-nos a desejar um “coração imaculado”, para podermos escutar, cada vez mais profundamente, a vossa Palavra. Faço-vos, Senhora, esta prece, confiado na garantia que nos destes em Fátima: “O meu Imaculado Coração triunfará”.

Concerto de homenagem ao Cardeal Patriarca de Lisboa, 23 de Julho

No dia 23 de Julho, às 21h, terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian um concerto de homenagem ao Cardeal Patriarca de Lisboa, por ocasião do seu Jubileu Sacerdotal (50 anos). A maestrina Joana Carneiro dirigirá o Coro e Orquestra Gulbenkian.

A entrada no concerto de homenagem a D. José Policarpo é livre mediante a apresentação de bilhete que será distribuído gratuitamente. As inscrições deverão ser feitas através da Vigararia Geral do Patriarcado de Lisboa ou através do telefone: 218810500.

Juntemo-nos a esta homenagem ao pastor da Igreja de Lisboa.

Ordenações em Lisboa

No Sábado, dia 2 de Julho, cinco jovens da Diocese de Lisboa vão ser ordenados sacerdotes.

Fernando Escola, Marcos Castro, Ivo Santos, Rui Cantarilho e Hugo Gonçalves são os jovens que serão ordenados no próximo Sábado. Têm entre 24 e 31 anos e vêm de cinco paróquias da Diocese de Lisboa.

As ordenações realizam-se na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, às 15h, numa cerimónia que será presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

Sexta-feira, dia 1 de Julho, às 21h30, na Sé Patriarcal de Lisboa, realiza-se uma vigília de oração pelos cinco ordinandos.

Demos graças ao Senhor por continuar a chamar sacerdotes para a nossa Diocese e rezemos pelos cinco jovens candidatos à ordem de presbítero para que sejam instrumentos da presença e do amor de Deus no mundo.