Inscrições para a Catequese 2011/2012

Realiza-se, entre os dias 27 e 30 de Junho, a primeira fase de inscrições para crianças e jovens que pretendem frequentar pela primeira vez a Catequese na nossa Paróquia. A inscrição deve ser feita no espaço da Catequese, entre as 18h e as 19h30. Para tal, devem preencher um formulário, que será em breve disponibilizado no Blogue da Catequese, e fazer-se acompanhar de uma fotocópia da Cédula de Vida Cristã ou de um comprovativo de Baptismo. Podem inscrever-se na Catequese todas as crianças, Baptizadas ou não, que completem pelo menos 6 anos até ao final do ano de 2011.

As crianças e jovens que já frequentam a Catequese na Paróquia, devem fazer a renovação da sua inscrição, até ao encerramento da Catequese, junto dos respectivos catequistas. Estas renovações deverão ser, posteriormente, concretizadas em data a indicar, durante o mês de Setembro.

Junta-te a nós neste caminho alegre de descoberta de Cristo. Que possamos todos juntos aprender a ser bons cristãos.

Papa dedica próximo Dia Mundial da Paz aos jovens

Educar os jovens na justiça e na paz foi o tema escolhido pelo Santo Padre para o próximo Dia Mundial da Paz, que será celebrado a 1 de Janeiro de 2012.

O comunicado da Santa Sé afirma que este tema remete a uma questão urgente no mundo de hoje: escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser expressos e realizados plenamente os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano.

Segundo o mesmo comunicado, é um dever das actuais gerações colocar as futuras nas condições de expressar livre e responsavelmente a urgência de um mundo novo.

Os responsáveis públicos são chamados a operar de modo que instituições, leis e ambientes sociais sejam permeados por uma humanidade capaz de oferecer às novas gerações oportunidade de realização pessoal e profissional.E que assim seja possível construir a civilização do amor fraterno, coerente com as mais profundas exigências de verdade, liberdade, amor e justiça para todos os seres.

Os jovens deverão ser operadores de justiça e de paz num mundo complexo e globalizado. Isso torna necessário uma nova 'aliança pedagógica' de todos os sujeitos responsáveis.

Festa de Encerramento da Catequese, 18 de Junho

A Festa de Encerramento da Catequese realiza-se no dia 18 de Junho, Sábado. Este ano, convidamos toda a família da Catequese (catequizandos e seus familiares) a alegrarem-se por mais um ano de aprendizagem e crescimento com Cristo.

Neste ano de Jubileu Sacerdotal (50 anos) do Pastor da Igreja de Lisboa, D. José Policarpo, a Festa de Encerramento da Catequese realiza-se no Seminário dos Olivais, local de formação dos Sacerdotes da nossa Diocese.

O acolhimento será entre as 9h30 e as 10h. Durante a manhã, celebramos a Eucaristia e haverá actividades separadas para adultos e catequizandos. Segue-se um almoço partilhado. A tarde será de animação em conjunto com catequizandos, familiares e catequistas.

Convidamos todas as crianças e jovens da Catequese, bem como a todos os seus familiares para estarem presentes neste momento de partilha e convívio de toda a família da Catequese.

As inscrições estão abertas até ao dia 4 de Junho. Para a inscrição deve preencher o formulário abaixo, que se encontra também disponível na Catequese.



Profissão de Fé


Realizou-se no Domingo, 22 de Maio, a Profissão de Fé com os jovens do 6º Catecismo. Estes jovens, depois de compreenderem quanto é grande o amor de Deus por todos nós e como foi tão bom chamá-los ao Baptismo, reconhecem a necessidade de continuar a alimentar e aprofundar a sua Fé. Com esta intenção, apresentaram-se diante de toda a comunidade e professaram a Fé, renovando os compromissos assumidos no Baptismo.

Que estes jovens possam crescer na fé e que a Palavra do Pai seja uma luz que guie os seus caminhos.


Beatificação da Madre Maria Clara




Sábado, dia 21 de Maio, foi o dia da Beatificação da Madre Maria Clara do Menino Jesus, que foi Baptizada na nossa Paróquia. A celebração foi presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e as crianças da Catequese de Benfica participaram com muita alegria. Com alegria lançaram pétalas de rosas à passagem da relíquia para o altar. Foi um momento profundo de comunhão e oração. As crianças tiveram ainda a alegria de cumprimentar o Cardeal Patriarca, bem como todos os Bispos e Sacerdotes, durante a passagem do cortejo de saída da celebração.

Que o Senhor guarde estas crianças na fé e que, por intercessão da Beata Maria Clara, consigam reconhecer com alegria a presença e a bondade de Deus nas suas vidas.

Beatificação da Madre Maria Clara

Informações para a participação das crianças na Beatificação da Madre Maria Clara, 21 de Maio

As crianças que se inscreveram para participar na Beatificação da Madre Maria Clara deverão levar vestido calças ou saia de ganga e sapatos. Serão oferecidas t-shirts brancas e chapéus brancos às crianças.

O local de encontro será na Alameda Padre Álvaro Proença, às 8h30 de forma a partirmos pontualmente para o Estádio do Restelo às 8h45. O regresso está previsto pelas 13h.

Interrupção dos encontros de Catequese, 21 de Maio

De modo a facilitar a participação das crianças e seus familiares na celebração de Beatificação da Madre Maria Clara do Menino Jesus, os encontros de Catequese serão interrompidos no dia 21 de Maio.

Neste dia também não haverá Missa da Catequese às 16h15, sendo a mesma realizada no Domingo, dia 22 de Maio, às 15h.

Vigília de Oração, 19 de Maio

No dia 19 de Maio, 5ª feira, às 21h30, realiza-se, na nossa Igreja Paroquial, uma Vigília de Oração pela Beatificação da Madre Maria Clara do Menino Jesus. Esta vigília enquadra-se no tríduo de preparação da Beatificação e será presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

Com menos de dois meses, a Madre Maria Clara foi Baptizada na nossa Paróquia, numa cerimónia presidida pelo Padre Jerónimo.

A celebração de Beatificação da Madre Maria Clara realiza-se no Sábado, dia 21 de Maio, às 10h30, no Estádio do Restelo. A Catequese Paroquial está a organizar a participação das crianças e jovens da Catequese nesta celebração.

Catequese Catecumenado, 19 de Maio

No dia 19 de Maio, 5ª feira, às 19h, realiza-se a última catequese, do presente ano pastoral, para as crianças do 3º ao 5º Catecismo que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no ano pastoral 2011/2012.

Pertencem a este grupo:

do 3º Catecismo: Ana Catarina Veloso

do 4º Catecismo: Andreia Alexandra Ribeiro, Carolina Couto Gonçalves e Márcio Mendes

do 5º Catecismo: Daniel Jorge Vidas, Frederico Matoso Ferreira, João Pedro Correia, Pedro Nuno Correia e Zinadine Paulo.

Acompanhemos estas crianças no iniciar da sua caminhada Cristã.

48.º dia mundial de oração pelas vocações, 15 de Maio

A Igreja celebrou, no passado Domingo, o 48.º dia mundial de oração pelas vocações, no qual o Santo Padre pediu às comunidades católicas que assumam o compromisso de promover as vocações para o sacerdócio e a vida consagrada.

Vocation Answers (respostas vocacionais), foi o novo vídeo lançado pelo site whynotpriest.com por ocasião do dia mundial de oração pelas vocações 2011, oferecendo uma sequência de testemunhos de seminaristas e alguns sacerdotes, nos quais se fala das reacções das famílias e dos amigos e também do que foi deixar uma namorada ou abandonar a carreira profissional.



Homilia do Cardeal Patriarca de Lisboa na Bênção dos Finalistas Universitários

No Sábado, dia 14 de Maio, teve lugar a Bênção dos Finalistas Universitários, em Lisboa.

O Cardeal Patriarca na sua homilia realçou a importância do discernimento acerca de vós mesmos, para que  quando cada um de vós se perguntar, “quem sou eu e de que sou capaz”, não esqueçais o pedido de Jesus: “permanecei no meu amor”; “já não vos chamo servos, mas amigos”. Como fez com os discípulos de Emaús, Ele trilha connosco os caminhos da vida, é companheiro de viagem e de aventura. Nunca respondais àquela pergunta: “quem sou e do que sou capaz”, sem contardes com Ele, sem o ouvirdes a Ele.

Os jovens foram também desafiados a discernir a realidade, especialmente em momentos difíceis como o que atravessamos, é importante que cada cristão possa compreender, o melhor possível, o que se passa, qual a natureza dos problemas. Nós os cristãos, na busca da verdade dos problemas e das situações, não podemos deixar de escutar o Evangelho e a voz da Igreja.

A homilia do Cardeal Patriarca terminou com uma proposta de discernimento sobre aquilo que podemos fazer para o bem comum. Cada um deve procurar perceber o que pode fazer, qual o seu contributo para o bem comum. É a última parte do vosso lema-compromisso: “melhora o teu mundo”. Para o cristão, a realização pessoal ganha sentido quando é dom, quando se assume como realização do bem dos outros. A sociedade não pode ser um conjunto de interesses individuais ou grupais, na melhor das hipóteses regulados pela lei. Temos de partir para essa luta com a ousadia da generosidade e da gratuidade.

Sede criativos nos projetos, solidários na busca de soluções. Não encontrareis nas formas já inventadas e conhecidas os únicos caminhos da vossa realização. O País ajudar-vos-á e aprenderá convosco.

Reunião de Encarregados de Educação do 4º Catecismo, 18 de Maio

Realiza-se na 4ª feira, dia 18 de Maio, às 19h, no Salão Paroquial, uma reunião de Encarregados de Educação das crianças do 4º Catecismo.

Que os Encarregados de Educação sejam presença viva no crescimento na Fé destas crianças.

Testemunho sobre o retiro de adolescentes

Daniela e Sofia, catequizandas do 9º Catecismo, partilham connosco um testemunho sobre a participação no retiro de adolescentes, realizado no dia 16 de Abril, na Quinta das Tílias.


Na nossa opinião, achamos que este encontro foi bastante produtivo e permitiu que pudéssemos conviver com outros jovens religiosos da nossa idade! Além disso, foi também possível reflectirmos, um pouco mais, sobre a importância da palavra de Deus e os seus diversos sentidos na nossa vida. Por nós esta experiência podia ser repetida e com certeza que a mesma seria muito bem aproveitada! =) OBRIGADA!

Sacramentos de Iniciação Cristã, 14 de Maio






Sábado, 14 de Maio, na Missa da Catequese, sete catecúmenos receberam os Sacramentos de Iniciação Cristã: Baptismo, Crisma e Eucaristia.

Acompanhemos com alegria o caminhar destas crianças.

Reunião de Encarregados de Educação do 7º, 8º e 9º Catecismo, 17 de Maio às 21h30

Na próxima 3ª feira, dia 17 de Maio, às 21h30, terá lugar a reunião de encarregados de educação dos jovens do 7º, 8º e 9º Catecismo.

Contamos com a vossa presença.

Reunião de Encarregados de Educação do 2º Catecismo, 17 de Maio às 19h

Na próxima 3ª feira, dia 17 de Maio, às 19h, no Salão Paroquial, vai ter lugar a reunião de encarregados de educação das crianças do 2º Catecismo.

Contamos com a presença de todos.

Serão Mariano, 13 de Maio



No dia 13 de Maio, 6ª feira, realiza-se um Serão Mariano, na Igreja Paroquial, com o tema O Beato João Paulo II - Um Bem-Aventurado Peregrino de Fátima. Neste serão, será apresentada a vida e obra do Beato João Paulo II, com leitura e projecção de fotografias e recitação do Terço do Rosário. A coordenação deste serão está a cargo da Mesa da Irmandade de Nossa Senhora do Amparo.

Somos todos convidados a participar.

Sacramentos de Iniciação Cristã, 14 de Maio

No próximo Sábado, dia 14 de Maio, na Missa da Catequese (15h45), um grupo de crianças da nossa Paróquia vai receber os Sacramentos de Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia).

Fazem parte deste grupo as seguintes crianças:

do 3º Catecismo: Carolina Castro, Carolina Rosa, Catarina Simão, Henrique Gonçalves, Jéssica Santos, José Manuel Gonçalves, Rafaela Ribeirinho e Rita Mascarenhas

do 7º Catecismo: Pedro Lemos.

Partilhemos a alegria destes novos filhos de Deus.

Primeira Comunhão, 8 de Maio

No Domingo, 8 de Maio, receberam a Primeira Comunhão o segundo grupo de crianças do 3º Catecismo da nossa Paróquia.

É com muita alegria que testemunhamos que Jesus chama estas crianças para lhes dar a Vida e o Seu Amor.

Que estas crianças saibam sempre acolher Jesus nos seus corações.

Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima, 9 e 10 de Junho



A Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima realiza-se nos dias 9 e 10 de Junho, este ano com o tema Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro. O tema e programa da Peregrinação foram desenvolvidos para fazer crescer nas crianças a atitude de adoração a Deus, Santíssima Trindade.

Neste primeiro ano da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, a Catequese organiza a participação das crianças nesta Peregrinação Anual que lhes é totalmente destinada. Reconhecemos a importância da participação das crianças nesta peregrinação, que as ajuda a descobrir a Igreja numa realidade e dimensão superior e também a perceber que muitas outras crianças, com outras vivências e de outros lugares, percorrem o mesmo percurso de crescimento na fé.

As inscrições estão já disponíveis, preenchendo o formulário abaixo.

Beatificação Madre Maria Clara, 21 de Maio



A Beatificação da Madre Maria Clara do Menino Jesus realiza-se no dia 21 de Maio, Sábado, no Estádio do Restelo. Tendo sido Baptizada na nossa Paróquia, a Catequese organiza a participação das suas crianças e jovens nesta celebração. Neste dia, não haverá encontro semanal de Catequese nem a Missa da Catequese, sendo substituídos pela participação neste momento importante para a Igreja de Lisboa, à qual todos pertencemos.

A saída de Benfica, em autocarro, será pelas 8h45 com chegada prevista pelas 13h. No Estádio, haverá um espaço reservado para as crianças.

Participemos neste momento especial para a Igreja de Lisboa e, em particular, para a nossa Paróquia.

Para a inscrição basta preencher o formulário abaixo, que se encontra também disponível na Catequese.




Conselho de Pais, 10 de Maio

Realiza-se 3ª feira, dia 10 de Maio, às 21h30, a próxima reunião de Conselho de Pais da Catequese. Está em agenda a preparação e organização da Festa de Encerramento da Catequese, bem como a partilha de outras informações que inclui a participação da Catequese em outras actividades.

Fazem parte do Conselho de Pais da Catequese os Pais representantes de cada ano de Catecismo, bem como os membros da Direcção da Catequese Paroquial. Contamos com a presença e participação de todos os representantes.

Catequista da Paróquia em concurso para a Medalha dos Jogos Olímpicos de Inverno jovem



Marta Barreto, Catequista da nossa Paróquia, concorreu ao concurso de desenho para a Medalha dos Jogos Olímpicos de Inverno jovem.

A medalha desenhada pela Marta tem de ficar entre as 10 medalhas mais votadas, para se poder apresentar à decisão do júri.

Ajudemos a Marta nesta sua experiência e votemos no seu desenho através da ligação em baixo. É fácil. Basta registar, colocando o endereço de email e uma palavra passe.

A minha Primeira Confissão

Crianças do 3º Catecismo da nossa Paróquia partilham connosco um testemunho sobre a sua primeira Confissão.

Beatificação de João Paulo II, 1 de Maio de 2011

Teve lugar ontem, no Vaticano, a cerimónia de beatificação do Papa João Paulo II, cuja festa litúrgica será celebrada a 22 de Outubro, data em que João Paulo II iniciou o seu pontificado, no ano de 1978.

Na sua homilia, o Papa Bento XVI afirmou  que o beato João Paulo II enfrentou sistemas políticos e económicos para cumprir o seu desafio de viver a fé sem “medo”, lembrando as palavras que foram proferidas por João Paulo II na Missa de início de Pontificado, em Outubro de 1978: Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!.

Para o Santo Padre, o agora Beato João Paulo II deixou atrás de si um testemunho de fé, de amor e de coragem apostólica, acompanhado por uma grande sensibilidade humana. Ele conferiu ao cristianismo uma renovada orientação para o futuro, o futuro de Deus, que é transcendente relativamente à história, mas incide na história.

O Papa Bento XVI agradeceu a sua experiência de colaboração pessoal, com o novo beato, enquanto prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, pois durante 23 anos pude permanecer junto dele crescendo cada vez mais a minha veneração pela sua pessoa.

Feliz és tu, amado Papa João Paulo II, porque acreditaste! Continua do Céu – nós te pedimos – a sustentar a fé do Povo de Deus.


Primeira Comunhão, 1 de Maio

No Domingo, dia 1 de Maio, as crianças do 3º Catecismo da nossa Paróquia receberam a sua primeira Comunhão.

É com muita alegria que testemunhamos que Jesus chama estas crianças para lhes dar a Vida e o Seu Amor.

Que estas crianças saibam sempre acolher Jesus nos seus corações.

V Festival Vicarial da Canção Cristã


O V Festival da Canção Cristã da Vigararia III realizou-se no dia 1 de Maio, às 16h30, no Colégio de São José, Restelo.

Em primeiro lugar ficou a Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, que irá representar a Vigararia III no XVI Festival Diocesano da Canção Cristã, no próximo dia 5 de Junho.

A nossa Paróquia participou no Festival da Canção com a música Vamos fazer a festa, interpretada por  Ana Filipa Fernandes, Ana Sofia Silva, André Rosário, Daniel Machado, Rui Escalinha, Rui Viegas e Sindy Kopingo. Os jovens André Rosário e Rui Escalinha são os autores da letra e música.