YOUCAT - Catecismo Jovem da Igreja Católica


YOUCAT é uma abreviatura de Youth Cathecism (Catecismo Jovem). Trata-se de um catecismo pensado fundamentalmente para os jovens, com uma linguagem apropriada, com muitas imagens e textos complementares. A sua estrutura básica é semelhante à do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.

Este Catecismo foi examinado pela Congregação para a Doutrina da Fé e tem o apoio da Congregação para o Clero e do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

YOUCAT é o Catecismo Jovem oficial das Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid e será lançado simultaneamente em 10 línguas diferentes.

O Papa Bento XVI contribuiu com o prefácio, no qual recomenda fortemente a leitura do Catecismo, e a versão portuguesa conta ainda com posfácio do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

Catequese Madre Maria Clara do Menino Jesus, 4 de Maio


No dia 4 de Maio, 4ª feira, haverá uma catequese especial para as crianças e jovens da Catequese. Esta catequese insere-se num conjunto de actividades promovidas pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição para dar a conhecer a vida da Madre Maria Clara do Menino Jesus. O encontro com as crianças será às 18h e o encontro com os jovens às 19h, e realizam-se ambos no Salão Paroquial.

A Irmã Maria Clara foi Baptizada na nossa Paróquia e vai ser Beatificada no próximo dia 21 de Maio, Sábado, às 10h30, em celebração que será realizada no Estádio do Restelo. Para esta celebração, e de modo a possibilitar a presença das crianças e jovens da Catequese, será organizada a ida em autocarros. Serão dispoibilizadas mais informações assim que as mesmas estiverem disponíveis.
 
Contamos com a presença de todas as crianças e jovens neste encontro e neste momento especial para a Igreja de Lisboa e, de modo especial, para a nossa Paróquia.
 

Reunião de Encarregados de Educação do 6º Catecismo, 2 de Maio

Na próxima 2ª feira, dia 2 de Maio, às 19h, realiza-se uma reunião de Encarregados de Educação dos jovens do 6º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais e encarregados de educação nesta partilha de caminho na fé dos seus educandos.

Catequese Catecumenado, 27 de Abril

Hoje, 4ª feira, dia 27 de Abril, às 19h, vai realizar-se a segunda de três catequeses para as crianças do 3º ao 5º ano de catequese que irão receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no ano pastoral 2011/2012.

Pertencem a este grupo:

do 3º Catecismo: Ana Catarina Veloso

do 4º Catecismo: Andreia Alexandra Ribeiro, Carolina Couto Gonçalves e Márcio Mendes

do 5º Catecismo: Daniel Jorge Vidas, Frederico Matoso Ferreira, João Pedro Correia, Pedro Nuno Correia e Zinadine Paulo.

Acompanhemos estas crianças no iniciar da sua caminhada Cristã.

V Festival Vicarial da Canção Cristã, 1 de Maio


O V Festival da Canção Cristã da Vigararia III realiza-se no dia 1 de Maio, Domingo, às 16h30, no Colégio de São José, Restelo. A organização deste festival é da responsabilidade da Paróquia de Santa Maria de Belém.

A presente edição do Festival conta com 4 canções a concurso, que vêm das Paróquias de Santa Maria de Belém, Nossa Senhora da Ajuda, Nossa Senhora dos Prazeres e Nossa Senhora do Amparo (Benfica).

A canção vencedora do III Festival Juvenil da Cançã Cristã realizado no passado dia 27 de Fevereiro, intitulada Vamos fazer a festa, vai agora representar a nossa Paróquia no Festival Vicarial. São autores da letra e música os jovens André Rosário e Rui Escalinha. A canção será interpretada por Ana Filipa Fernandes, Ana Sofia Silva, André Rosário, Daniel Machado, Rui Escalinha, Rui Viegas e Sindy Kopingo.


No intervalo do Festival será ainda anunciado o vencedor do II Concurso de Fotografia Vicarial, no qual o jovem Filipe Revez, da nossa Paróquia, participou com 3 fotografias. No local estarão em exposição todas as fotografias concorrentes.


Sejamos participantes da alegria dos jovens e apoiemo-los no seu crescimento. Os jovens contam connosco.


Ver ESJ num mapa maior

Escrutínio de Catecúmenos, 30 de Abril

No próximo Sábado, dia 30 de Abril, na Missa da Catequese (16h15), realiza-se o Escrutínio com Oração de Exorcismo e Unção das crianças que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no presente ano pastoral.

Fazem parte deste grupo as seguintes crianças:
do 3º Catecismo: Carolina Castro, Carolina Rosa, Catarina Simão, Henrique Gonçalves, Jéssica Santos, José Manuel Gonçalves, Rafaela Ribeirinho e Rita Mascarenhas
do 7º Catecismo: Pedro Lemos.

Estas crianças vão agora ser ungidas com o Óleo dos Catecúmenos, abençoado pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, na Missa Crismal da passada Quinta-feira Santa.

Que Cristo Salvador fortaleça e proteja os catecúmenos. Que estes catecúmenos compreendam o Evangelho, defrontem com grandeza de ânimo os trabalhos da vida cristã e se alegrem com a graça de renascer e viver na Igreja de Cristo.

Curso de Iniciação de Catequistas

No próximo fim-de-semana, seis Catequistas da nossa Paróquia vão participar num Curso de Iniciação de Catequistas. Este curso será realizado na Paróquia de Santa Maria dos Olivais e é proposto pelo Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

Estejamos de coração aberto e aproveitemos todos os momentos de aprendizagem e aprofundamento da fé. Que possamos ser dignos testemunhas para as crianças e jovens da nossa Catequese.

Primeira Comunhão, 1 e 8 de Maio

Cerca de uma centena de crianças, que frequentam o 3º Catecismo na nossa Paróquia, vão receber a Primeira Comunhão, nos dias 1 e 8 de Maio. Após um caminho de preparação, estas crianças têm agora a graça de receber pela primeira vez o Corpo de Cristo, alimento da nossa vida e da nossa fé.

Devido ao elevado número de crianças, haverá duas celebrações, que serão nos Domingos 1 e 8 de Maio, ambas às 15h.

Antes de receberem a Primeira Comunhão, estas crianças vão ainda realizar a sua primeira Confissão. As Confissões serão nos dias 29 de Abril, 6 feira, às 18h, 30 de Abril, Sábado, às 10h, e 6 de Maio, 6ª feira, às 18h, de acordo com a distribuição indicada pelo respectivo catequista.

Para o ensaio e distribuição dos lugares na Igreja, as crianças devem apresentar-se na Paróquia, na 6ª feira anterior à respectiva celebração, às 19h.

Nos dias 1 e 8 de Maio, as crianças devem chegar à Paróquia às 14h e devem trazer uma flor branca.

Partilhemos a alegria destas crianças e sejamos testemunhas do seu caminho.

Paróquia de Benfica no Portugal em Directo

Na Sexta-Feira Santa, esteve presente na nossa Paróquia uma equipa de reportagem da RTP, tendo realizado uma breve entrevista com o nosso Prior, Cónego José Traquina, bem como algumas perguntas rápidas aos paroquianos que a essa hora entravam na Igreja para celebrar a Paixão do Senhor.

A reportagem passou no dia 22 de Abril, no programa Portugal em Directo, na parte 2, a partir do minuto 11.

Tríduo Pascal - Sábado Santo

No silêncio do Sábado Santo, a Igreja medita no mistério da Paixão de Cristo, morto pela salvação de todos os homens. Neste dia, a Igreja permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando na sua Paixão e Morte. Abstém-se da Missa até ao momento em que, depois da solene vigília, dá lugar a alegria pascal, que se irá prolongar por cinquenta dias.

A Vigília Pascal, dividida em quatro partes muito significativas, é a mãe de todas as vigílias, pois celebra o mistério central da fé cristã: a ressureição do Senhor, a vitória da vida sobre a morte, do amor e da graça sobre o pecado. Começa com a liturgia da Luz: a bênção do fogo novo em que se acende o círio pascal, cuja chama passa imediatamente às velas que os membros da assembleia levam na mão, simbolizando a luz de Cristo que ilumina cada um dos cristãos; e o anúncio solene da Páscoa, saudada com um canto de aclamação. Segue-se a liturgia da Palavra, segunda parte, que recapitula a catequese que se fez aos catecúmenos e recorda as grandes etapas da história da salvação que precedeu e preparou o advento da luz verdadeira que ilumina todos os homens. Contemplamos a longa e maravilhosa história do amor de Deus por nós e meditamos as acções que Ele realizou em favor do Seu povo e dos que nos antecederam na fé. A terceira parte é constituída pela liturgia baptismal, na qual renovamos o nosso compromisso baptismal e acolhemos os novos membros da comunidade. A quarta parte é a liturgia da Eucaristia.

Na nossa Paróquia, a Vigília Pascal realiza-se às 21h30.

Vigília Pascal: símbolos e significado


Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. Na verdade, a Vigília pascal foi sempre considerada a mãe de todas a vigílias e o coração do Ano litúrgico. A sensibilidade popular poderia pensar que a grande noite fosse a noite de Natal, mas a teologia e a liturgia da Igreja adverte que é a noite da Páscoa, «na qual a Igreja espera em vigília a Ressurreição de Cristo e a celebra nos sacramentos» (Normas gerais sobre o Ano litúrgico, 20). No texto do Precónio pascal, chamado o hino “Exsultet” e que se canta nesta celebração, diz-se que esta noite é «bendita», porque é a «única a ter conhecimento do tempo e da hora em que Cristo ressuscitou do sepulcro! Esta é a noite, da qual está escrito: a noite brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz». Por isso, desde o início a Igreja celebrou a Páscoa anual, solenidade das solenidades, com um vigília noturna.

A celebração da Vigília pascal articula-se em quatro partes: 1) a liturgia da luz ou “lucernário”; 2) a liturgia da Palavra; 3) a liturgia baptismal; 4) a liturgia eucarística.

1) A liturgia da luz consiste na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do precónio pascal. O lume novo e o círio pascal simbolizam a luz da Páscoa, que é Cristo, luz do mundo. O texto do precónio evidencia-o quando afirma que «a luz de Cristo (...) dissipa as trevas de todo o mundo» e convida a «celebrar o esplendor admirável desta luz (...) na noite ditosa, em que o céu se une à terra, em que o homem se encontra com Deus!».

2) A liturgia da Palavra propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos, e a leitura apostólica sobre o Baptismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo. Assim, a Igreja, «começando por Moisés e seguindo pelos Profetas» (Lc 24,27), interpreta o mistério pascal de Cristo. Toda a escuta da Palavra é feita à luz do acontecimento-Cristo, simbolizado no círio colocado no candelabro junto ao Ambão ou perto do Altar.

3) A liturgia baptismal é parte integrante da celebração. Quando não há Baptismo, faz-se a bênção da fonte baptismal e a renovação das promessas do Baptismo. Do programa ritual consta, ainda, o canto da ladainha dos santos, a bênção da água, a aspersão de toda a assembleia com a água benta e a oração universal. A Igreja antiga baptizava os catecúmenos nesta noite e hoje permanece a liturgia baptismal, mesmo sem a celebração do Baptismo.

4) A liturgia eucarística é o momento culminante da Vigília, qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna.

Estes quatro momentos celebrativos têm como fio condutor a unidade do plano de salvação de Deus em favor dos homens, que se realiza plenamente na Páscoa de Cristo por nós. Por consequência, a Ressurreição de Cristo é o fundamento da fé e da esperança da Igreja.

Gostaria de destacar dois elementos expressivos desta solene vigília: a luz e a água.

A Vigília na noite santa abre com a liturgia da luz, evocando a ressurreição de Cristo e a peregrinação de Israel guiado pela coluna de fogo. A liturgia salienta a potência da luz, como o símbolo de Cristo Ressuscitado, no círio pascal e nas velas que se acendem do mesmo, na iluminação progressiva das luzes da igreja, ao acender das velas do altar e com as velas acesas na mão para a renovação das promessas baptismais. O símbolo mais iluminador é o círio, que deve ser de cera, novo cada ano e relativamente grande, para poder evocar que Cristo é a luz dos povos. Ao acender o círio pascal do lume novo, o sacerdote diz: «A luz de Cristo gloriosamente ressuscitado nos dissipe as trevas do coração e do espírito» e depois apresenta o círio como «lumen Christi - a luz de Cristo». Quando alguém nasce, costuma-se dizer que «veio à luz» ou que «a mãe deu à luz». Podemos, por isso dizer que a Igreja veio à luz na Páscoa de Cristo. De facto, toda a vida da Igreja encontra a sua fonte no mistério da Páscoa de Cristo.

A água na liturgia é, igualmente, um símbolo muito significativo. «A água é rica de mistério» (R. Guardini). Ela é simples, pura, limpa e desinteressada. Símbolo perfeito da vida, que Deus preparou, ao longos dos tempos, para manifestar melhor o sentido do Baptismo. A oração da bênção da água faz memória da ação salvífica de Deus na história através da água. Com efeito, a água é benzida, para que o homem, criado à imagem e semelhança de Deus, «no sacramento do Baptismo seja purificado das velhas impurezas e ressuscite homem novo pela água e pelo Espírito Santo». Na tradição eclesial, a fonte baptismal é comparada ao seio materno e a Igreja à mãe que dá à luz.

O simbolismo fundamental da celebração litúrgica da Vigília é o de ser uma “noite clara”, ou melhor «a noite que brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz». Esta noite inaugura o “Hodie - Hoje” da liturgia, como se tratasse de um único dia de festa sem ocaso (o dia da celebração festiva da Igreja que se prolonga pela oitava pascal e pelos cinquenta dias do Tempo pascal), no qual se diz «eis o dia que fez o Senhor, nele exultemos e nos alegremos» (Sl 118).

Padre José Cordeiro, Reitor do Pontifício Colégio Português (Roma)

Tríduo Pascal - Sexta-Feira da Paixão do Senhor

Neste dia em que Cristo nossa Páscoa foi imolado, a Igreja olha para a cruz do Seu Senhor e Esposo e adora-a. É um dia de profunda penitência, realizado em silêncio respeitoso e com jejum e abstinência de carne. Somos hoje convidados a reflectir sobre os nossos sofrimentos pessoais e também sobre todos os sofrimentos que afligem a sociedade actual, colocando-os nas mãos de Deus.

Na nossa Paróquia, a celebração da Paixão do Senhor realiza-se às 15h.

Cruz do Senhor, és única esperança
No tempo da tristeza e da Paixão.
Aumenta nos cristãos a luz da fé,
Sê para os homens o sinal da paz.

Tríduo Pascal - As celebrações da paixão, morte e ressurreição de Cristo

Tríduo Pascal - Quinta-Feira da Ceia do Senhor

Tríduo Pascal - Quinta-Feira da Ceia do Senhor

Quinta-Feira Santa marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal. Neste dia celebra-se a Ceia do Senhor.

A celebração da Ceia do Senhor faz memória à Última Ceia, na qual Jesus instituiu a Eucaristia, ou seja, ofereceu a Deus, sob as espécies do pão e do vinho, o Seu Corpo e Sangue e deu-os aos Seus discípulos, mandando que fizessem o mesmo em Sua memória.

Nesta celebração, encontramos também o rito do lava-pés, sinal da humildade e doação de Cristo. O lava-pés é realizado pelo sacerdote em memória do gesto de Cristo para com os seus apóstolos antes da Última Ceia.

Estabelece-se assim uma ligação entre a Eucaristia e o serviço no seguimento de Cristo.

Na nossa Paróquia, a celebração da Ceia do Senhor realiza-se às 16h e às 18h (com lava-pés).

Que o Senhor comece a entrar com mais intensidade nas nossas vidas, nestes dias que recordam a Paixão e Ressurreição de Cristo e que são o centro da nossa fé.

Inquérito a Catequistas

O Padre Rui Alberto, em parceria com as Edições Salesianas, desenvolveram um inquérito on-line para conhecer melhor a vida e as situações dos catequistas em Portugal.

O inquérito é anónimo e secreto. A participação sincera dos catequistas permite dar a conhecer melhor o mundo, as competências e as necessidades dos catequistas.

Os catequistas que responderem a este inquérito recebem um desconto em compras realizadas na loja on-line das Edições Salesianas.

Participemos e colaboremos também nós neste estudo.

Retiro de Adolescentes da Paróquia, 16 de Abril


No Sábado, dia 16 de Abril, vinte adolescentes do 7º, 8º e 9º Catecismo da nossa Paróquia estiveram em retiro na Quinta das Tílias (Belas). Este retiro é organizado pelo Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa e tem a colaboração de Congregações Religiosas.

Que os jovens encontrem na Palavra de Deus a Luz que ilumina as suas vidas. Que sejam luz de Cristo para todos os que os rodeiam. 


Horários da Semana Santa em Benfica

21 de Abril - Quinta-feira Santa - Missa da Ceia do Senhor - 16h e 18h (com Lava pés)
21 de Abril - Quinta-feira Santa - Vigília de Oração com participação da Catequese - 21h30
22 de Abril - Sexta-feira Santa - Celebração da Paixão do Senhor - 15h
22 de Abril - Sexta-feira Santa - Via Sacra na rua com início na Igreja - 21h
23 de Abril - Sábado Santo - Vigília Pascal - 21h30
24 de Abril - Domingo de Páscoa - Ressurreição do Senhor - Missas nos horários habituais de Domingo (8h30, 10h30, 12h, 17h, 19h)

Parabéns das crianças da Igreja de Benfica (Lisboa, Portugal)

As crianças de Benfica felicitam o Santo Padre pelo seu aniversário natalicio, enviando um email que agora partilhamos.
 
Querido Papa.
Gostamos muito de ti e gostámos muito de estar contigo há um ano em Lisboa, quando nos vieste visitar e abençoar.
Fomos todos numa camioneta, que eram várias, e ficámos cheios de alegria quando passaste mesmo pertinho de nós.
Agora rezamos por ti, porque fazes anos, e é uma grande alegria para nós.
Muitos parabéns.
Estás no nosso coração com muita alegria.
Os nossos Pais também gostam muito de ti e rezam por ti.
Mandamos-te muitos beijinhos e pedimos a tua bênção.
Carolina, Daniel, Daniela, Francisca, Inês, João Afonso, João Pedro, José Guilherme, Sandro
e todos os outros da Catequese da Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Benfica

Bento XVI celebra o 84º Aniversário Natalício


Dia 16 de Abril é o dia do aniversário natalício do Papa Bento XVI.

Participemos na construção de um mundo com esperança. Sejamos uma pedra viva da Igreja que ele representa e edifica.

Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja.

Rezemos pelo sucessor de São Pedro, para que mantenha viva a Igreja no mundo dos nossos dias.

Igreja quer antecipar início da Catequese para os dois anos de idade

A Igreja Católica em Portugal pretende antecipar o início da catequese das crianças para os dois anos de idade, com a contribuição das famílias e instituições como o jardim infantil e a escola.

O director do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Diácono Acácio Lopes, considera que é muito tarde começar a aprendizagem da fé aos seis anos, como sucede habitualmente.

O despertar religioso deve ser feito em primeiro lugar em casa, de maneira natural, sem os tempos formais da catequese semanal. O responsável do Secretariado pretende testar esta possibilidade em algumas paróquias, a partir de experiências realizadas sobretudo nas dioceses de Lisboa, Leiria, Santarém e Setúbal.

Esta antecipação, que não anula o itinerário formativo tradicional – previsto para começar cerca dos seis anos, com sessões semanais de uma a duas horas ao longo de 10 anos – reforça a importância da família na catequese.

Além do acompanhamento em casa, pais, avós e familiares são convidados a introduzir as crianças nas actividades das paróquias. Acácio Lopes destaca que não faz sentido que a sua única participação na vida da comunidade seja a catequese semanal.

Uma das melhores catequeses que se pode dar é uma activa participação na Missa, em que os adultos não estejam só na celebração para ver se as crianças actuaram bem e fizeram umas coisinhas bonitas, assinala o dirigente, salientando que a formação cristã deve ser contínua e abarcar todas as faixas etárias.

O responsável admite que a instrução dos catequistas é uma preocupação do seu departamento e reconhece que é preciso atrair mais pessoas dispostas a comunicar a fé. Não resulta se lançarmos apelos a candidaturas, como se se tratasse de um emprego, dado que a catequese não é um saber intelectual mas testemunhal.

Acácio Lopes acredita que as propostas lançadas pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã, em que se vê outra profundidade, rigor e entusiasmo nas paróquias e nas famílias, vão suscitar o surgimento dos “agentes” necessários.

Adolescentes da Catequese em retiro na Quinta das Tílias, 16 de Abril

No Sábado, dia 16 de Abril, 20 jovens do 7º, 8º e 9º Catecismo da nossa Paróquia vão estar em retiro na Quinta das Tílias (Belas). Acompanham os jovens 4 catequistas da Paróquia.

Este retiro tem um âmbito diocesano e é organizado pelo Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa com a colaboração de Congregações Religiosas. 

Rezemos por estes catequizandos para que encontrem na Palavra a Luz que ilumina as suas vidas, para que eles sejam também luz de Jesus Cristo na realidade em que vivem. 

Bênção de Ramos, 16 de Abril

O Domingo de Ramos é já no próximo fim-de-semana. Este Domingo dá início à Semana Santa e celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Na Missa da Catequese (Sábado, dia 16 de Abril, 16h15), haverá Benção de Ramos com as crianças e jovens da Catequese.

Contamos com a presença das crianças e jovens da catequese, bem como dos seus familiares, e sugerimos que cheguem à Igreja um pouco mais cedo do que o habitual.

Testemunho sobre a Festa do Pai Nosso

Crianças do 2º Catecismo partilham connosco um testemunho sobre o que mais gostaram na Festa do Pai Nosso.



A Festa do Pai Nosso foi divertida. Diverti-me, ajudei e aos outros. Foi a Missa às 4 horas, fomos lanchar e depois brincámos. Eu gostei de ver a Catarina que é minha vizinha. Adorei a Festa do Pai Nosso. (Carolina Viegas Dias)

O que eu gostei mais na Festa do Pai Nosso foi estar no altar a rezar o Pai Nosso e estar com gravata. (Daniel Miranda)

Gostei de rezar. Gostei muito de brincar no salão. Gostei muito e muito de estar com os padres. (Daniela Nunes)

A Festa do Pai Nosso. Eu gostei de ouvir as palavras de Deus. Gostei de terem vindo o Padre Duarte, o Padre Binu e o Padre Traquina. (Inês Paulo)

Eu gostei muito de rezar com mãos dadas o Pai Nosso e gostei do lanche com todas as salas da Catequese e também gostei muito que os meus amigos tivessem vindo. (João Afonso Agostinho)

Na Festa do Pai Nosso diverti-me muito. Gostei muito de tudo. Brinquei com a Carolina. Também fiquei muito contente por rezar no altar. (João Pedro Nascimento)

Eu gostei de ir ao altar. Gostei de ver os padres lá. Eu gostei tanto, tanto, tanto, tanto, tanto, tando dos bolos. E a Festa do Pai Nosso foi tão gira. (José Guilherme)

Gostei da Festa do Pai Nosso. Foi muito divertida. Gostei de rezar ao pé de Jesus na casa dele. (Maria Francisca Sarmento)

Eu gostei. Foi muito fixe. Eu gostei da festa toda a hora! Era dia de Missa por isso eu fui à Missa. (Sandro Carvalho)

Testemunho sobre a Festa do Pai Nosso

As crianças do 2º Catecismo, das Catequistas Inês Souza e Catarina Fernandes, partilham connosco um testemunho sobre o que mais gostaram na Festa do Pai Nosso.



Eu gostei do lanche e gostei quando chamaram o meu nome. (Catarina Canhoto)
Eu gostei que o padre Traquina pusesse a mão na cabeça. (Miguel S.)
Eu gostei que me dessem o diploma e gostei de tudo. (Raquel)
Eu gostei de receber o diploma. (Maria Beatriz)
Gostei muito quando o padre deu a oração do Pai Nosso. (Catarina Quadros)
Eu gostei da comida. (Diogo Pinto)
Eu só gostei da parte da comida. (Pedro Filipe)
Eu gostei de ler no altar e gostava de repetir. E gostei que a Inês dissesse Margarida. (Margarida)
Gostei muito de receber o diploma e do lanche. (Rita Conceição)
Eu que eu gostei mais na festa do Pai Nosso foi fazer o ofertório. (Camila)
Eu gostei de rezar o Pai Nosso e gostei de quando recebi o diploma. (Rita Manso)
Gostei de quando o padre pôs a mão em cima da minha cabeça. (Fernanda Urzêdo)

Paixão de Cristo, 8 de Abril

Na próxima 6ª feira, dia 8 de Abril, pelas 21h30, vai ser passado o filme A Paixão de Cristo, no Salão Paroquial.

A visualização deste filme possibilita-nos viver melhor este tempo de Quaresma (tempo de conversão, reflexão, penitência), e desta forma, também nos ajuda a celebrar com muita alegria a grande festa da Páscoa, a festa da Ressurreição de Jesus Cristo.

Estamos todos convidados a estar presente no salão da nossa Paróquia.


Interrupção dos encontros de Catequese

Os encontros de Catequese na nossa Paróquia serão interrompidos a partir do dia 10 de Abril, sendo retomados na 3ª feira, dia 26 de Abril.

Durante este período, a Missa da Catequese realiza-se no Sábado, dia 16 de Abril, com Benção de Ramos, e não se realiza no Sábado Santo, dia 23 de Abril.

A Catequese convida todas as crianças, jovens e seus familiares a participarem nas celebrações do Tríduo Pascal (Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, e Vígilia Pascal, no Sábado) e do Domingo de Páscoa.

Celebração Penitencial da Quaresma, 9 de Abril

No próximo Sábado, 9 de Abril, pelas 10h, haverá confissões para todas as crianças e jovens da Catequese.

Preparemos o nosso coração para a ressurreição de Jesus Cristo, para melhor celebrarmos a Páscoa.

Reunião de Encarregados de Educação do 3º Catecismo, 6 de Abril

Realiza-se, na próxima 4ª feira, dia 6 de Abril, às 19h, uma reunião de Encarregados de Educação das crianças do 3º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais e encarregados de educação nesta partilha de caminho na fé dos seus educandos.