Testemunho da participação na Oração Infantil no Mosteiro dos Jerónimos

No dia 20 de Fevereiro, fomos com os nossos amigos da Catequese e com os Catequistas, rezar o terço com os Pastorinhos no Mosteiro dos Jerónimos.
Os nossos pais também estavam connosco e sentimo-nos felizes por estarmos a rezar o Terço em conjunto e a pedirmos aos Beatos Francisco e Jacinta, para que intercedam por nós, pelas nossas famílias, pelos nossos catequistas e professores e por todas as crianças do mundo.
Cada mistério tinha um tema. No final de cada mistério do terço, o coro cantava uma parte do hino dos Pastorinhos e as crianças acompanhavam-no. Nós conhecíamos bem os cânticos porque o Padre Traquina já nos tinha ensinado! Foi muito bonito! Havia muita alegria, mas portámo-nos muito bem.
Nós gostámos muito por este ano termos voltado ao Mosteiro dos Jerónimos, em oração. Eramos muitas crianças, quase 2.000! Mas tivemos pena que não estivessem presentes mais crianças da nossa Paróquia...
No próximo ano, iremos novamente! Venham connosco!
João Agostinho (2º catecismo) e Inês Mota (4º catecismo)

III Festival Juvenil da Canção Cristã de Benfica

No dia 27 de Fevereiro, realizou-se o III Festival Juvenil da Canção Cristã da nossa Paróquia. Este ano o festival teve o mesmo tema escolhido pelo Santo Padre para a Jornada Mundial da Juventude: Enraizados e Edificados em Cristo... Firmes na Fé. Os jovens deram uma grande resposta a este desafio e apresentaram-se com muita alegria e seis canções a concurso.



Em primeiro lugar, ficou a canção Vamos fazer a festa, interpretada por Ana Sofia Silva, André Rosário, Daniel Machado, Rui Escalinha, Rui Viegas, Sindy Kopingo e Sofia Quirino. Esta canção foi ainda premiada como melhor música e melhor interpretação. Estes jovens vão representar a Paróquia no IV Festival da Canção Cristã da Vigararia III que se vai realizar no dia 1 de Maio.

A melhor letra foi para Sofia Mendes na canção O Nosso Pai - Jesus.



A segunda parte do festival foi animada pelo grupo Chorus CD, coro amador do Colégio de Santa Doroteia de Lisboa. Este coro, que se apresentou com cerca de 20 jovens, é dirigido pelo Professor Jean Pierre Silva com a ajuda de uma ex-aluna do colégio, e actual estudante de Medicina, Maria Guilhermina Pereira.

Que os jovens possam crescer enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé.

Reunião de Encarregados de Educação 2º Catecismo, 1 de Março

Na próxima 3ª feira, dia 1 de Março, às 19h, no Salão Paroquial, realiza-se uma reunião de Encarregados de Educação das crianças do 2º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais para que juntos possamos ajudar as crianças a crescer na fé.

Meninos de Coro e Acólitos

Estão abertas inscrições para candidatos ao grupo de Meninos de Coro e Acólitos. Os candidatos, sendo crianças, já deverão ter recebido a 1ª Comunhão ou estar no ano de catequese em que a vão receber.

Os interessados devem dirigir-se e obter mais informações junto dos Acólitos mais velhos responsáveis pelo grupo.

Saibamos servir o Senhor com coração alegre e disponível.

Reunião de Encarregados de Educação 1º Catecismo, 28 de Fevereiro

Dia 28 de Fevereiro, 2ª feira, às 19h, no Salão Paroquial, realiza-se uma reunião de encarregados de educação das crianças do 1º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais nesta partilha de caminho na fé destas crianças.

III Festival da Canção Cristã da Paróquia de Benfica, 27 de Fevereiro


O III Festival da Canção Cristã da nossa Paróquia realiza-se no Domingo, dia 27 de Fevereiro, às 15h30, no Salão Paroquial. Este ano o festival tem o mesmo tema escolhido pelo Santo Padre para a Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011,  Enraizados e Edificados em Cristo... Firmes na Fé.

Na primeira parte do festival, os vários grupos concorrentes apresentam as suas canções. Estarão seis canções em concurso: 1. O Nosso Pai - Jesus; 2. Firmes na Fé; 3. Escuta o teu coração; 4. Vamos fazer a festa; 5. Firmes e enraizados; 6. Metáfora.

A segunda parte do festival será animada pelo grupo Chorus CD, coro amador do Colégio de Santa Doroteia de Lisboa. Este grupo coral foi iniciado em 2005 como actividade de complemento curricular. Actualmente conta com cerca de 40 elementos, actuais e antigos alunos do colégio, e executa um repertório profano e litúrgico com mais de 100 temas.

No final do festival será anunciada a classificação geral das canções concorrentes, assim como as vencedoras das menções honrosas atribuídas à melhor letra, melhor música e melhor interpretação. A canção classificada em primeiro lugar irá representar a Paróquia de Benfica no IV Festival da Canção Cristã da Vigararia III.

Estejamos presentes em mais uma tarde de alegria animada pelos jovens da nossa Paróquia.

Crianças da nossa Paróquia Rezam Com os Pastorinhos nos Jerónimos


Domingo, dia 20 de Fevereiro, 57 crianças da nossa Paróquia, acompanhadas por alguns pais e catequistas, participaram na Velada de Oração Infantil que decorreu na Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos). Esta cerimónia de comemoração do Dia dos Pastorinhos foi presidida pelo Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, e juntou cerca de 2000 crianças de toda a Diocese de Lisboa.



As crianças rezaram o Terço e pediram, por intermédio dos Beatos Francisco e Jacinta, por todas as mães, pelas famílias, pelos professores, pelos catequistas e por todas as crianças do mundo.

Foi um momento de oração e muita alegria de todas as crianças e adultos que estiveram presentes na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos. 

Que o Senhor Jesus ilumine as crianças e as guarde sempre na Fé.

Reunião de Encarregados de Educação do 4º Catecismo, 23 de Março

Na 4ª feira, dia 23 de Março, às 19h, realiza-se uma reunião de Encarregados de Educação das crianças do 4º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais e encarregados de educação nesta partilha de caminho na fé dos seus educandos.

III Festival da Canção Cristã da Paróquia de Benfica, 27 de Fevereiro


No Domingo, dia 27 de Fevereiro, realiza-se, às 15h30, no Salão Paroquial, o III Festival Juvenil da Canção Cristã da nossa Paróquia. Somos convidados a assistir a este evento, apoiando todos os jovens que vão interpretar canções inspiradas no Evangelho, como o tema Enraizados e Edificados em Cristo... Firmes na Fé.

Nas Missas Dominicais do próximo fim-de-semana, dias 19 e 20 de Fevereiro, os jovens estarão junto das portas da Igreja Paroquial a disponibilizar bilhetes a todos os interessados.

Contamos com a presença de todos nesta tarde de partilha e animação.

Crianças Rezam com os Pastorinhos, 20 de Fevereiro


A Velada de Oração Infantil Crianças Rezam com os Pastorinhos realiza-se no Domingo, dia 20 de Fevereiro, às 16h30, no Mosteiro dos Jerónimos.

Nesse dia, as crianças que vão de autocarro da Carris com os Catequistas devem estar na Paróquia entre as 14h15 e as 14h30 e devem trazer um módulo da Carris com duas viagens. As crianças que vão com familiares devem estar no Mosteiro dos Jerónimos entre as 15h e as 15h15. O encontro será em frente à Porta Sul do Mosteiro dos Jerónimos (porta do lado do rio) junto do cartaz com o nome da Paróquia. As crianças que cheguem depois do grupo estar na Igreja, entram pela porta dos adultos (porta principal) e permanecem junto dos seus familiares.

Para preparar as crianças que vão participar na Velada de Oração será realizado um pequeno encontro no Sábado, dia 19 de Fevereiro, depois da Missa da Catequese (16h15), no Salão Paroquial. Neste encontro também serão dadas todas as informações necessárias e serão distribuídas as camisolas que as crianças devem levar vestidas para a Velada de Oração.

Se ainda houver crianças que se pretendam inscrever sugerimos que informem um Catequista e estejam presentes no encontro de preparação.

Contamos com a presença alegre das crianças e dos familiares.

Jantar temático JMJ Madrid 2011


Sábado, dia 12 de Fevereiro, realizou-se um jantar temático no Salão Paroquial. Este jantar insere-se num conjunto de actividades preparadas pelos jovens da nossa Paróquia para angariação de fundos que viabilize a sua participação na Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro de jovens de todo o mundo com o sucessor de São Pedro. E é o Santo Padre que convida todos os jovens a participar: Cristo quer tornar-vos firmes na fé através da Igreja.

Os jovens agradecem a ajuda de todas as pessoas que contribuiram para a realização deste jantar, desde o apoio nas inscrições, divulgação, confecção e animação. Os jovens agradecem ainda o apoio e incentivo que têm recebido de toda a comunidade paroquial nesta caminhada rumo à Jornada Mundial da Juventude.

Que os jovens saibam responder com alegria ao apelo do Santo Padre e que tenham de toda a comunidade a confiança, generosidade e amor que precisam para crescer.

Festa do Credo


Sábado, 12 de Fevereiro, realizou-se a Festa do Credo na nossa Paróquia. Nesta festa, as crianças do 5º Catecismo professaram a sua fé perante o testemunho alegre de toda a assembleia.

Que os familiares, catequistas e toda a comunidade ajudem estas crianças a crescerem firmes na fé.

D. Manuel Clemente em Benfica, 14 de Fevereiro



D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, estará entre nós na próxima 2ª feira, dia 14 de Fevereiro, às 21h30, onde irá falar sobre o contexto histórico e eclesial da vida da Irmã Maria Clara do Menino Jesus.

A Irmã Maria Clara do Menino Jesus foi baptizada na nossa Igreja Paroquial em 2 de Setembro de 1843 e será beatificada no dia 21 de Maio de 2011, cerimónia que terá lugar no Estádio do Restelo, em Lisboa.

Do Evangelho segundo São Marcos

Naquele tempo, reuniu-se à volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalém. Viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. – Na verdade, os fariseus e os judeus em geral só comem depois de lavar cuidadosamente as mãos, conforme a tradição dos antigos. Ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradição, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre –.
Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus:
«Porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos, e comem sem lavar as mãos?».
Jesus respondeu-lhes:
«Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens».
Jesus acrescentou:
«Sabeis muito bem desprezar o mandamento de Deus, para observar a vossa tradição. Porque Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’; e ainda: ‘Quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe deve morrer’. Mas vós dizeis que se alguém tiver bens para ajudar os seus pais necessitados, mas declarar esses bens como oferta sagrada, nesse caso fica dispensado de ajudar o pai ou a mãe. Deste modo anulais a palavra de Deus com a tradição que transmitis. E fazeis muitas coisas deste género».
(Mc 7, 1-13)

Festa do Credo, 12 de Fevereiro

No próximo Sábado, dia 12 de Fevereiro, realiza-se na Missa da Catequese, às 16h15, a Festa do Credo. Os jovens do 5º Catecismo vão professar a Fé pela proclamação do Credo, símbolo dos apóstolos. Sejamos testemunhas através da nossa presença viva e alegre e confessemos também nós a nossa Fé.

Os jovens do 5º Catecismo devem estar na Igreja Paroquial pelas 15h30.

Jovens organizam jantar na Paróquia, 12 de Fevereiro


Os jovens da nossa Paróquia estão a preparar mais uma iniciativa de angariação de fundos para a sua participação na Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011, para a qual foram convidados pelo Santo Padre, Bento XVI.

No Sábado, dia 12 de Fevereiro realiza-se um jantar, às 20h, no Salão Paroquial. Este jantar terá a participação especial do nosso Prior, Cónego José Traquina.

Sigamos o exemplo do nosso Prior e ajudemos os jovens a responder ao convite do Santo Padre, firmes na fé.

As inscrições estão abertas até ao dia 8 de Fevereiro.