Bênção de Bebés, 2 de Fevereiro

Na próxima 4ª feira, dia 2 de Fevereiro, celebramos a festa da Apresentação do Senhor. Após o seu nascimento, Jesus foi levado por Maria e José ao templo, para cumprir um ritual judeu. Simeão e Ana, que estavam no templo, recebem Jesus com júbilo e realização, reconhecendo que se estava a iniciar um novo tempo. Um tempo de luz, de alegria, de paz e salvação. Todos nós fazemos parte deste tempo e somos convidados a ir ao encontro de Cristo, luz das nações, com a Igreja, que caminha guiada por esta luz.

Neste dia, haverá bênção de Bebés nas Missas da Paróquia (9h, 10h30, 17h30 e 19h).

Que as crianças sejam guiadas pela luz de Cristo.

Reunião de Encarregados de Educação do 5º Catecismo, 1 de Fevereiro

Na próxima 3ª feira, dia 1 de Fevereiro, às 19h, realiza-se uma reunião de Encarregados de Educação das crianças do 5º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais e encarregados de educação nesta partilha de caminho na fé dos seus educandos.

Jovens vendem bolos na Paróquia, 29 de Janeiro


Dando continuidade à iniciativa introduzida no passado fim-de-semana, os jovens da nossa Paróquia vão estar no próximo Sábado, dia 29 de Janeiro, entre as 16h e as 19h, a vender bolos e doces na Paróquia.

Esta angariação de fundos pretende promover a participação dos jovens da nossa Paróquia na Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Madrid, de 16 a 21 de Agosto.

Ajudemos os jovens a responderem ao convite do Santo Padre para irem ao seu encontro a Madrid. Os jovens contam com a nossa generosidade e confiança.

Encontro de Formação para Catequistas, 28 de Janeiro

No dia 28 de Janeiro, 6ª feira, às 18h45, realiza-se, no Salão Paroquial, um encontro de formação para Catequistas sobre o Evangelho Segundo São Mateus.

Esta formação vem ao encontro das necessidades de formação mais sentidas pelos Catequistas da Paróquia, manifestadas no último inquérito sobre formação, realizado no início do presente ano pastoral.

Contamos com a presença e a alegria de todos os catequistas e sugerimos que tragam a Bíblia para este encontro.

Disponibilizemos o nosso coração para a aprendizagem e partilha.

Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011

Foi ontem publicada a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra no dia 5 de Junho de 2011. A mensagem para este dia é publicada todos os anos a 24 de Janeiro, por se celebrar a memória litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Na sua mensagem intitulada Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital, o Santo Padre convida os cristãos a estarem presentes com criatividade consciente e responsável na internet e nas redes sociais, afirmando que estas se tornaram parte integrante da vida humana nos nossos dias.

A web está a contribuir para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual, de certeza partilhada. As novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades.

No entanto, refere o Papa Bento XVI, é importante nunca esquecer que o contacto virtual não pode nem deve substituir o contacto humano directo com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida, pelo que a transmissão do Evangelho nestes espaços virtuais deve ser encarnada no mundo real e dirigida aos rostos concretos dos irmãos e irmãs com quem partilhamos a vida diária. Por isso, permanecem como fundamentais as relações humanas directas na transmissão da fé.

Bento XVI afirma ser necessário um estilo cristão de presença também no mundo digital que se traduza numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro. Devemos estar cientes de que a verdade que procuramos partilhar não extrai o seu valor da sua «popularidade» ou da quantidade de atenção que lhe é dada. Comunicar o Evangelho através dos novos media significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele.

Para o Santo Padre, o envolvimento cada vez maior no público areópago digital dos chamados social network, leva a estabelecer novas formas de relação interpessoal, influi sobre a percepção de si próprio e por conseguinte, inevitavelmente, coloca a questão não só da justeza do próprio agir, mas também da autenticidade do próprio ser. As novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira.

Precisamos de Santos, João Paulo II




Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e ténis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que colocam Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham o tempo todo o dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem a sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida no nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenhma medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.
Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refrigerante ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de desporto.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo, e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos.

Rito de Admissão e Liturgia da Palavra de Deus dos Catecúmenos


No Sábado, dia 22 de Janeiro, os catecúmenos que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia) no presente ano pastoral celebraram o Rito da Admissão aos Catecúmenos e a Liturgia da Palavra de Deus.

Rezemos por estes catecúmenos e sejamos testemunhas alegres da sua presença na Igreja.

Jovens vendem bolos na Paróquia


Os jovens da nossa Paróquia dão início amanhã, dia 23 de Janeiro, a mais uma iniciativa de angariação de fundos para a sua participação na Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Madrid, de 16 a 21 de Agosto.

Os jovens estarão a vender bolos e doces na Paróquia, nos seguintes horários:
  • 23 de Janeiro, Domingo, entre as 9h e as 13h
  • 29 de Janeiro, Sábado, entre as 16h e as 19h
  • 30 de Janeiro, Domingo, entre as 9h e as 13h
Ajudemos os jovens na sua participação na peregrinação mundial de jovens. Será um momento marcante nas suas vidas. Os jovens contam com a generosidade e a ajuda de todos.

Aniversário Natalício do nosso Prior


Dia 21 de Janeiro é o aniversário natalício do nosso Prior, Cónego José Traquina. A Catequese junta-se ao seu Prior, em acção de graças, pelo dom da vida que Deus lhe concede. Que a sua vida seja para nós um testemunho de fé, de alegria e esperança.

Liturgia da Palavra de Deus para os Catecúmenos, 22 de Janeiro

Os catecúmenos que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia) no presente ano pastoral, celebram a Liturgia da Palavra de Deus no próximo Sábado, dia 22 de Janeiro, na Missa da Catequese.

Fazem parte deste grupo as seguintes crianças:

do 3º Catecismo: Carolina Castro, Carolina Rosa, Catarina Simão, Henrique Gonçalves, Jéssica Santos, José Manuel Gonçalves, Rafaela Ribeirinho e Rita Mascarenhas

do 7º Catecismo: Pedro Lemos

Acompanhemos estas crianças e sejamos testemunhos do seu crescimento na fé.

Que estes catecúmenos sejam sempre alimentados pela Palavra de Deus que agora recebem.

Do Livro de Ben-Sirá

Os bens e os males, a vida e a morte, a pobreza e a riqueza, tudo vem do Senhor.
A sabedoria, a ciência e o conhecimento da lei encontram-se no Senhor.
A caridade e o caminho das boas obras d'Ele procedem.
O erro e as trevas existem para os pecadores, e os que se comprazem no mal, no mal envelhecerão.
O dom do Senhor permanece nos homens justos e a sua complacência os guiará eternamente.
Há quem seja rico à custa de economia e avareza, mas é esta a parte da sua recompensa.
Quando ele disser: «Encontrei o descanso e agora vou comer dos meus bens», não sabe quanto tempo isso vai durar e que ao morrer deixará tudo aos outros.
Sê fiel à tua aliança e põe nisso a tua alegria, e envelhece no teu trabalho.
Não te surpreendas com as obras do pecador, tem confiança em Deus e persevera no teu esforço, porque é fácil aos olhos do Senhor enriquecer rapidamente o indigente.
A bênção do Senhor é a recompensa do homem piedoso, num instante o faz crescer e dar frutos.
Não digas: «De que preciso eu? Que bens poderei ainda obter?».
Não digas: «Tenho o que preciso. Que mal me pode suceder agora?».
No dia da felicidade é esquecida a desventura e no dia da desventura não se recorda a felicidade.
É fácil ao Senhor, no dia da morte, retribuir a cada um segundo as suas obras.
A aflição de um instante faz esquecer os maiores prazeres, e a morte do homem revela as suas obras.
Antes do fim, não chames a ninguém feliz, pois é pela sua morte que se conhece o homem.
(Sir 11, 14-30)

Catequese Catecumenato, 18 de Janeiro

No dia 18 de Janeiro, próxima 3ª feira, às 19h, realiza-se uma catequese com as crianças que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia) no presente ano pastoral.

Fazem parte deste grupo as seguintes crianças:

do 3º Catecismo: Carolina Castro, Carolina Rosa, Catarina Simão, Henrique Gonçalves, Jéssica Santos, José Manuel Gonçalves, Rafaela Ribeirinho e Rita Mascarenhas

do 7º Catecismo: Pedro Lemos

Estas crianças celebram a Liturgia da Palavra de Deus no dia 22 de Janeiro, na Missa da Catequese.

Acompanhemos estas crianças no iniciar da sua caminhada Cristã.

Da Regra monástica maior de São Basílio Magno (séc. IV)

Está dentro de nós a força do amor.

O amor de Deus não se aprende com normas e preceitos. Assim como não é preciso ensinar-nos a gozar da luz, a desejar a vida, a amar os pais ou educadores, assim também, e com maior razão, o amor de Deus não procede de uma disciplina exterior, mas é na própria constituição natural do homem que está inserida, como que em germe, uma força espiritual que contém em si a capacidade e a necessidade de amar. Esta força espiritual inata é depois cultivada diligentemente e alimentada sabiamente na escola dos preceitos divinos, que, com a ajuda de Deus, a conduz à perfeição.

Por isso, conhecendo o vosso desejo de chegar a esta perfeição, com a ajuda de Deus e das vossas orações nos esforçamos, na medida em que no-lo permite a luz do Espírito Santo, por avivar a centelha do amor divino escondida em vosso interior.

Digamos em primeiro lugar que Deus nos comunicou previamente a força e capacidade para cumprir todos os preceitos, e por isso não há razão para os encarar de má vontade como se de nós fosse exigido algo superior às nossas forças, nem para nos orgulharmos como se retribuíssemos mais do que aquilo que nos foi dado. Se fazemos bom uso destas energias recebidas, levaremos com amor uma vida cheia de virtudes; mas, se fazemos mau uso delas, viciamos a sua finalidade.

Nisto consiste precisamente o vício: usar mal, e contra os preceitos divinos, das faculdades que o Senhor nos concedeu para fazer o bem; ao contrário, a virtude, que é o que Deus pede de nós, consiste em usar dessas faculdades com recta consciência, segundo a vontade do Senhor.

Sendo isto assim, o mesmo podemos afirmar da caridade. Tendo recebido o preceito de amar a Deus, na nossa própria natureza possuímos a força e a faculdade de O amar; não é preciso demonstrá-lo com argumentos exteriores, mas qualquer de nós o pode experimentar por si mesmo e em si mesmo. Por instinto natural desejamos o que é bom e belo, embora nem a todos pareçam boas e belas as mesmas coisas; do mesmo modo, sem que ninguém no-lo tenha ensinado, amamos aqueles que nos são mais próximos por parentesco ou convivência e espontaneamente mostramos simpatia para com os nossos benfeitores.

Entrega dos Mealheiros da Infância Missionária


No Sábado, dia 8 de Janeiro, as crianças e jovens da Catequese entregaram, com alegria, a Jesus, os seus mealheiros da Infância Missionária. Estas pequenas caixinhas coloridas ganharam vida nas mãos das crianças que, com pequenas renúncias natalícias e com a sua generosidade e partilha, vão ajudar as crianças pobres das missões.

Que o calor da partilha torne ainda mais viva a presença de Jesus em cada um de nós.

Crianças Rezam com os Pastorinhos


O Departamento de Catequese do Patriarcado de Lisboa, em parceria com o Centro de Difusão da Mensagem de Fátima, convida todas as crianças até aos 12 anos para participar no grande encontro de Oração Infantil, por ocasião do dia litúrgico dos Beatos Francisco e Jacinta.

Esta velada de oração infantil pela vida e pela família comemora o Dia dos Pastorinhos e reune em oração as crianças da Diocese de Lisboa. Consiste na recitação do Terço, em frente ao Santíssimo Sacramento, solenemente exposto no altar, animado apenas por crianças que, ao jeito dos Pastorinhos, procurarão consolar o "Jesus escondido" e interceder por todos os que andam longe de Deus.

Realiza-se no dia 20 de Fevereiro, na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, com início marcado para as 16h30. A participação necessita de inscrição que é feita por ordem de chegada, até ao dia 20 de Janeiro. As crianças que se inscreverem serão acompanhadas por Catequistas da Paróquia.

No ano passado, 13 crianças da nossa Paróquia tiveram a graça e a alegria de estar presente. Podes ver o testemunho que Inês Mota deixou no Blogue da Catequese. Inscreve-te junto do teu Catequista e partilha a alegria das crianças em oração.

Que o Senhor Jesus ilumine as crianças e as guarde sempre na Fé.

Entrega dos Mealheiros da Infância Missionária, 8 de Janeiro


No início do Advento, as crianças e jovens da Catequese receberam um Mealheiro da Infância Missionária, sendo convidados a partilhar a sua alegria com as crianças necessitadas das missões. A entrega deste mealheiro será no dia 8 de Janeiro, na Missa da Catequese, Sábado, às 16h15.

Partilhemos a nossa alegria e caridade com as crianças das missões.

Encontros de Catequese recomeçam a 3 de Janeiro

Os encontros de Catequese são retomados 2ª feira, dia 3 de Janeiro. Participemos nos encontros de Catequese iluminados pela luz do Menino.

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz

Hoje celebra-se a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus e o Dia Mundial da Paz. Este dia litúrgico foi instituído pelo Papa Paulo VI, em 1968, com o propósito de dedicar o primeiro dia de cada ano civil ao objectivo de alcançar a paz no mundo.

O Papa Bento XVI dirige-nos uma mensagem especial para este Dia Mundial da Paz de 2011, com o título Liberdade religiosa, caminho para a Paz.

Nesta mensagem, o Santo Padre refere que o Mundo tem necessidade de Deus; tem necessidade de valores éticos e espirituais, universais e compartilhados, e a religião pode oferecer uma contribuição preciosa na sua busca, para a construção de uma ordem social justa e pacífica a nível nacional e internacional. A paz é um dom de Deus e, ao mesmo tempo, um projecto a realizar, nunca totalmente cumprido. Que todos os homens e as sociedades aos diversos níveis e nos vários ângulos da terra possam brevemente experimentar a liberdade religiosa, caminho para a paz!

Que Santa Maria, Mãe de Deus, nos guie no novo ano e que todos possamos caminhar para a paz.