Que benvindos são os pés dos que anunciam as boas novas! - Programa Diocesano de Pastoral 2011/2012

Assumindo a Palavra como luz para a vida acolhemos o convite de Jesus e dispomo-nos a seguir os seus passos nos caminhos de hoje com os irmãos e irmãs que prosseguem desbravando sendas de esperança e vida.

Que as marcas dos nossos passos sejam indicativas de caminhos de vida e de luz para os nossos catequizandos, para as famílias e para as nossas comunidades.

Que o ano pastoral que agora começa seja rico em iniciativa na catequese e na comunidade, capaz de transmitir a Boa Nova que enche a vida de paz, alegria, misericórdia e esperança.

Somos chamados a iniciar o ano pastoral apostando na unidade dos nossos programas e iniciativas a nível da paróquia e em comunhão com a Igreja Diocesana.

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, escreve na introdução ao Programa Diocesano que a acção pastoral da Igreja tem de estar atenta, antes de mais, à vitalidade presente da Igreja diocesana e universal. O Santo Padre tem lançado à Igreja grandes desafios que, necessariamente, inspiram a nossa programação pastoral: a qualidade da Liturgia enquanto celebração da fé; a Palavra de Deus; a nova Evangelização; o testemunho da caridade.

A força da missão brota desta convivência com Jesus. Depois do Baptismo, esta intimidade com Cristo aprofunda-se sobretudo na celebração da Eucaristia.

Elemento decisivo na celebração litúrgica, a Palavra corporiza a missão evangelizadora, exprime a actualidade da relação amorosa de Deus com o Seu Povo, e molda a intimidadeda relação de cada comunidade e de cada cristão com o seu Senhor. Deus que nos fala, deseja que O escutemos. A Deus que fala é devida a obediência da fé.

Quem escuta a Palavra sabe que ela o pode transformar.

Se o "novo ardor" na fé que ela [a Nova Evangelização] exige, nos convida a aprofundar a comunhão com Cristo, na surpresa da oração, na generosidade da caridade e na ousadia da santidade, os novos métodos e expressões exigem uma leitura contínua da realidade humana da sociedade, para captar nela sinais e a ousadia de novas formas de missão.

É no realismo da caridade que a Palavra de Deus, que acolhemos na fé, se torna acontecimento. Assim a vida dos cristãos torna-se anúncio.

Sem comentários: