Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima



Nos dias 9 e 10 de Junho, 33 crianças da nossa Catequese, acompanhadas por 6 catequistas, participaram na Peregrinação Nacional de Crianças ao Santuário de Fátima, este ano com o tema Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro.

A edição deste ano foi presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, que deixou palavras de alegria e esperança a todas as crianças e adultos presentes. Queremos construir um Portugal melhor a pensar em vós, a trabalhar convosco e a rezar convosco. Precisamos de olhar o futuro com verdade, com alegria e com esperança. O Bispo de Aveiro gostou muito de estar aqui convosco em Fátima.

A peregrinação deste ano voltou a acolher na Cova da Iria uma multidão de crianças de todo o país, incluindo das ilhas. Muitas chegaram a Fátima na noite de Quinta-feira e a grande maioria chegou na manhã de Sexta-feira.

O Santuário estima a participação de mais de 250.000 pessoas, entre as quais cerca de 50.000 crianças, na Eucaristia, celebração principal da Peregrinação, que foi celebrada às 11h no Recinto do Santuário. As crianças foram convidadas a ocupar a escadaria e o espaço frontal à Basílica.

Na edição deste ano, em que o Santuário evoca as aparições do Anjo em 1916 e o seu convite à adoração a Deus, um apelo especial foi feito a todos os meninos e meninas: Nós adoramos a Deus quando, ao acordarmos, saudamos os nossos pais, e, depois, ao longo do dia, as outras pessoas que encontramos. Adoramos a Deus quando sorrimos e dizemos bem de alguém, quando no nosso coração pensamos, dizemos e temos muito amor a Deus, quando na escola estamos com atenção e fazemos os trabalhos bem-feitos, quando não estragamos a água e as plantas, que nos ajudam a viver e tornam a nossa vida mais bela, quando participamos na catequese, quando rezamos, quando convidamos os nossos pais a rezar connosco, como afirmou o Bispo de Aveiro.

Esta é a peregrinação que junta na Cova da Iria o maior número de autocarros, com grupos de crianças, acompanhadas pelos seus pais, catequistas e outros educadores.

No final da Eucaristia, todas as crianças receberam um desdobrável que recorda as aparições e as orações do Anjo. As duas orações lá impressas foram rezadas em voz alta por todos.

D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, tomou a palavra final, dirigindo-se directamente às crianças. Vós sois um espectáculo, com a vossa presença tão numerosa, com o colorido dos vossos bonés e das vossas t-shirts, com o sorriso dos vossos lábios e que resplandece do vosso rosto. Sois um espectáculo de beleza e de alegria, só tenho pena não que não esteja aqui um dos nossos canais da televisão para levar esta alegria a Portugal, afirmou o prelado, recebendo uma enorme salva de palmas.

Vos sois um espectáculo de oração. Viestes aqui reconhecer Jesus, presente na eucaristia, como o maior tesouro, o maior e o melhor amigo, disse também recordando de seguida as palavras de D. António Francisco dos Santos na homilia. Vós sois o tesouro do Mundo, o tesouro de Portugal e da humanidade inteira! Jesus conta convosco para tornar este mundo melhor, concluiu D. António Marto.

A última palavra do Bispo de Leiria-Fátima, no momento da despedida final da Eucaristia da Peregrinação das Crianças, foi de parabéns e de gratidão a todos aqueles que acompanharam as crianças em peregrinação a Fátima, os seus pais, avós, irmãos e outros familiares, os padres e os catequistas. Uma palavra de agradecimento foi dirigida à equipa do Santuário de Fátima que preparou a peregrinação e para o Bispo que a presidiu, D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro.

D. António Marto anunciou ainda que a Peregrinação Nacional de Crianças a Fátima de 2012 será presidida pelo anterior reitor do Santuário, recém nomeado Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.

As crianças da nossa Catequese agradeceram a participação nesta Peregrinação e chegaram a casa com muita alegria. Que a Mãe do Céu, Nossa Senhora, as ampare e as ajude a adorar a Deus.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito de estar em Fátima com as crianças da nossa paróquia. É dificil de explicar aquilo que senti quando vi aquele mar de crianças na Eucarístia.

Foi uma peregrinação fantástica que tenho a certeza que marcvou o coração de todos aqueles que tiveram oportunidade de participar.