Palavras de D. Joaquim Mendes na Missa com celebração de Crisma, 5 de Junho



Na Ascensão, Jesus volta para junto do Pai donde viera, mas antes de partir confia aos Apóstolos a continuidade da Sua missão e assegura-lhes a Sua presença, através do dom do Espírito Santo, que lhes enviará no Pentecostes.

A Igreja em gérmen, no grupo dos «onze discípulos», fundada neste amor, deve estender-se a todo o mundo, tornar-se uma comunidade de irmãos, que confessam Jesus como seu Senhor e compartilham com Ele vida e missão, a família de Deus, que continua no tempo e na história a missão de Jesus.

Cada um de nós, pelo Baptismo, é membro vivo desta comunidade, e, nela, deve sentir-se co-responsável pela realização do mandato de Jesus de «fazer discípulos» e de «ensinar a cumprir o que Jesus mandou».

A proposta de vida cristã só é credível se for apoiada pelo testemunho concreto, mostrando o poder que o Evangelho tem de transformar o coração das pessoas, a sociedade e o mundo, quando acolhido na fé e posto em prática.

É este poder que Jesus confia aos Apóstolos: a capacidade de amar, de testemunhar, de anunciar. É este poder que Ele confia à comunidade que fundara, à Igreja. É este poder que o Senhor hoje vos confia particularmente a vós, caríssimos crismandos: a capacidade de amar, de testemunhar e de anunciar, pela força do seu Espírito.

Caríssimos crismandos: É este mesmo Espírito que ides receber no Sacramento do Crisma.

Mediante o Dom do Espírito Santo, o Senhor concede-vos a mesma «força» que concedera aos Apóstolos, e convoca-vos para a missão de anúncio e testemunho na família, na escola, no trabalho, na Igreja, na sociedade e no mundo.

Acolhei com fé e com alegria o Espírito Santo, que vos configura com Cristo e «testemunhai a alegria desta presença forte e suave a todos».

Sede discípulos que acolhem a Palavra de Deus no coração e apóstolos que a transmitem com alegria. Esta é a vocação de todo o cristão. E é exactamente nisto que consiste a vida e a missão da Igreja.

Que o Espírito Santo «ilumine os olhos do vosso coração», como dizia S. Paulo, com a luz da fé, para descobrires aquilo que o Senhor sonhou para cada um e cada uma de vós e vos guie na realização desse sonho.

Uma das coisas mais belas do ser cristão é a descoberta de que cada um de nós é parte essencial de um sonho de Deus, que é um sonho de amor, e de se sentir chamado a contribuir para a realização desse sonho.

Que possais sentir a presença de Nossa Senhora, na resposta generosa a todos estes desafios à vida cristã, que Ela vos acompanhe e sustente numa resposta coerente e comprometida a Jesus e ao Seu Evangelho.

Invocai-a e acolhei-a como Mãe, Mestra e Guia. Ela vos conduzirá pelos caminhos do Seu Filho, que são caminhos de vida e de felicidade autêntica.

Sem comentários: