Convívio de Catequistas

Na 4ª feira, dia 29 de Dezembro, os Catequistas da nossa Paróquia vão estar reunidos num momento de convívio, partilhando um jantar de Natal.

Que o Senhor ajude todos os Catequistas a servi-Lo sempre com amor, dádiva e alegria.

Segunda e Terceira Catequese para a Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011


O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil disponibilizou a segunda e terceira catequese de preparação para a participação na Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011.

Estas catequeses têm como tema, respectivamente, JMJ e Palavra de DeusJMJ e Baptismo, e têm como parágrafo introdutório palavras de D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, e de D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve.

A Paróquia de Benfica tem vários grupos de jovens em preparação para participação neste grande encontro dos jovens de todo o mundo com o Sucessor de São Pedro. A Pastoral Juvenil da Paróquia convida todos os jovens a integrar um destes grupos.

Junta-te a nós nesta caminhada de partilha e descoberta.



Hino a Nossa Senhora do Amparo

No passado dia 18 de Dezembro, Solenidade de Nossa Senhora do Amparo, foi apresentado à comunidade paroquial um novo Hino dedicado a Nossa Senhora do Amparo. Com letra do Juíz da Irmandade de Nossa Senhora do Amparo, Teodoro Mendes, e música do nosso Prior, Cónego José Traquina, este hino foi alegremente cantado em todas as Missas Dominicais do passado fim-de-semana.

Que Nossa Senhora ampare todos os paroquianos de Benfica.

Festa dos meninos da Catequese no Sábado dia 11 de Dezembro




A festa dos meninos da Catequese no Sábado, dia 11 de Dezembro, foi um verdadeiro sucesso. Mais uma vez ficou demonstrado toda a disponibilidade, atenção e carinho que o grupo de catequistas dedicam às nossas crianças, que largam tudo para prepararem os nossos meninos para esta festa tão bonita.

Eu, como Mãe de duas crianças da Catequese, Catarina do 2ºano e Daniel do 4ºano, assisti aos ensaios, à festa e ao lanche, e fiquei maravilhada com o empenho das crianças de várias idades, que deram o seu melhor para que toda a festa fosse um momento de alegria.

Agradeço especialmente às catequistas Alexandra (2º ano) e Otília (4º ano), e um muito obrigado a todos os catequistas pela capacidade de cativarem os nossos meninos para a Religião Católica e para a fé.

Ana Paula (Mãe)

Bênção das Imagens do Menino Jesus, Mosteiro dos Jerónimos, 19 de Dezembro


O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, convida todas as famílias da Igreja de Lisboa, juntamente com as suas crianças, a encontrarem-se consigo na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos para a bênção das imagens do Menino Jesus, a venerar nos presépios familiares.

Este encontro realiza-se no Domingo, dia 19 de Dezembro, às 16h, na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos.

A Catequese de Benfica convida também todas as crianças, acompanhadas dos seus pais e familiares, a encontrarem-se com o nosso Bispo. Que seja um momento de preparação de um Natal vivido com paz e alegria, no encontro com Cristo.

Na sua recente visita a Portugal, o Santo Padre desafiou-nos a fazer da nossa vida um lugar de beleza. Propõe-nos agora um caminho para que isso aconteça. A vida sem beleza é uma vida que ainda não se encontrou.

III Festival Juvenil da Canção Cristã na nossa Paróquia


O III Festival Juvenil da Canção Cristã na nossa Paróquia realiza-se no dia 27 de Fevereiro de 2011 e, este ano, recebe o tema escolhido por Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011, Enraizados e Edificados em Cristo, firmes na fé (Col 2, 7).

São objectivos deste festival, o incentivo à criação poético-musical como expressão da fé cristã, a promoção da canção cristã como instrumento de evangelização e o convívio dos jovens inspirado na mensagem do Evangelho.

Todos os jovens interessados, com idades entre os 15 e os 30 anos, são convidados a participar. Para isso, basta escrever e compor uma música original inspirada no tema deste Festival.

A canção vencedora do Festival irá representar a Paróquia no IV Festival Vicarial da Canção Cristã que se realiza no dia 30 de Abril de 2011, na Paróquia de Santa Maria de Belém.

Contamos com a tua participação e criatividade. Participa!

Interrupção dos encontros de Catequese

Os encontros de Catequese na nossa Paróquia serão interrompidos a partir do dia 20 de Dezembro, sendo retomados na 2ª feira, dia 3 de Janeiro.

Durante este período, nos Sábados de 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, a Missa da Catequese não se realizará, sendo retomada no Sábado, dia 8 de Janeiro, com a entrega dos Mealheiros da Infância Missionária.

Festa de Natal




A Catequese de Benfica celebrou hoje o nascimento do Menino Jesus. Foi uma festa muito participada por todos aqueles que constituem a família da Catequese, crianças, jovens, familiares e catequistas.

A festa teve início com a apresentação de um auto de Natal. Cada ano de catecismo teve oportunidade de participar com a sua alegria e criatividade.

Concelebrou, com o nosso Prior, o Padre Duarte que, desta forma, veio desejar-nos um santo e alegre Natal.

Se alguém quiser escrever o seu testemunho, envie para o email do Blogue da Catequese.

Testemunhos da Festa da Palavra

Festa de Natal da Catequese, 11 de Dezembro

No Sábado, dia 11 de Dezembro, realiza-se a Festa de Natal da Catequese e estamos todos convidados a estar presente. A festa tem início às 15h30 na Igreja Paroquial e termina com um momento de convívio entre crianças, jovens, familiares e catequistas, num lanche partilhado.

As crianças e jovens devem chegar até às 15h. As famílias que trouxerem um contributo para o lanche devem deixá-lo no Salão Paroquial antes do início da festa.

Contamos com a presença de todas as crianças, jovens e suas famílias, neste momento de alegria e festa do nascimento do Menino.

Ensaio Geral para a Festa de Natal, 10 de Dezembro

Realiza-se na próxima 6ª feira, dia 10 de Dezembro, às 21h, o ensaio geral para a Festa de Natal da Catequese. Devem estar presentes neste ensaio todas as crianças e jovens que intervêm na Festa de Natal.

Contamos com a presença e alegria de todos.

Ensaio para a Festa de Natal, 2º Catecismo, 9 de Dezembro

O ensaio das crianças do 2º Catecismo, para a Festa de Natal, realiza-se na próxima 5ª feira, dia 9 de Dezembro, às 18h30, no Salão Paroquial.

Contamos com a presença alegre de todas as crianças do 2º Catecismo.

Conselho de Pais, 9 de Dezembro

Realiza-se na próxima 5ª feira, dia 9 de Dezembro, às 21h, um encontro de Conselho de Pais da Catequese. Este encontro tem como objectivo planear e organizar a Festa de Natal.

Contamos com a presença de todos os representantes dos Pais neste Conselho.

Festa da Palavra




Realizou-se no Sábado, dia 4 de Dezembro, a Festa da Palavra. Nesta festa, as crianças do 4º Catecismo receberam a Bíblia e comprometeram-se a ler e acolher a Palavra de Deus na sua vida. Durante a Homilia, as crianças apresentaram à assembleia os vários livros da Bíblia, tendo o Padre Traquina, que presidiu a esta celebração, explicado o conteúdo de cada livro.

Foi com muita vida e alegria que as crianças do 4º Catecismo receberam o livro Sagrado. Que a Palavra nele contida seja sempre Luz na vida das crianças e de todos os que a acompanham.

Recolha de alimentos

Os jovens da nossa Paróquia iniciaram no passado fim de semana a habitual recolha de alimentos para ajudar as pessoas com mais necessidades da nossa Paróquia. A recolha de alimentos irá prolongar-se a todos os fins-de-semana do Advento. Junto às salas da Catequese estarão jovens para receber os alimentos, no horário das Missas.

Os jovens pedem os seguintes contributos a todos os que desejem contribuir:
  • 4 e 5 de Dezembro: Leite e Açucar
  • 11 e 12 de Dezembro: Massas, Bolachas e Bolos Secos
  • 18 e 19 de Dezembro: Conservas e Enlatados
  • Bacalhau
No dia 4 de Dezembro, os jovens estarão também, durante todo o dia, junto ao supermercado Modelo, em colaboração com a Fraternidade Nuno Álvares (FNA).

Esta recolha de alimentos destina-se a ajudar as pessoas da nossa Paróquia que mais precisam, nomeadamente através do fornecimento de refeições diárias a 20 pessoas no Salão Paroquial (de 2ª a 6ª feira) e na distribuição mensal de sacos com alimentos a 66 famílias. Trata-se de um trabalho realizado pelo Centro Social da nossa Paróquia e que conta com a preciosa ajuda dos jovens da nossa Paróquia para a recolha de alimentos.

Contamos com o amor, generosidade e partilha de todos.

Festa da Palavra, 4 de Dezembro

No Sábado, dia 4 de Dezembro, na Missa da Catequese (16h15), celebra-se a Festa da Palavra na nossa Paróquia. Nesta festa, as crianças do 4º Catecismo recebem a Palavra de Deus e são convidadas a acolhê-la no seu coração. Depois da celebração segue-se um momento de convívio entre crianças, familiares e catequistas do 4º Catecismo, com um lanche partilhado no Salão Paroquial.

As crianças do 4º Catecismo, bem como os seus pais e padrinhos, estão convidados a comparecer pelas 15h30 no Salão Paroquial.

Que a Palavra de Deus seja luz para os nossos caminhos.