Confissões, 4 de Dezembro, 10h

No próximo Sábado, 4 de Dezembro, pelas 10h, haverá confissões para todas as crianças e jovens da Catequese.

Preparemos o nosso coração para o nascimento de Jesus.

Formação sobre Liturgia das Horas, 30 de Novembro

Realiza-se na 3ª feira, dia 30 de Novembro, às 21h30, no Salão Paroquial, o 2º encontro de formação sobre Liturgia das Horas com o Cónego Luís Manuel, Pároco da Sé Patriarcal.

Estamos todos convidados a estar presentes neste momento de aprendizagem sobre o Ofício Divino, oração comunitária da Igreja. As pessoas que têm a Liturgia das Horas devem levá-la para a formação.

Mealheiros Infância Missionária



As crianças e os jovens da Catequese já receberam o Mealheiro da Infância Missionária. Trata-se de um mealheiro para pintar e montar, e recebe o resultado das suas renúncias natalícias. Os mealheiros ganham assim vida nas mãos das crianças e jovens da Catequese e vão depois ao encontro das crianças pobres das missões.

Que estes mealheiros possam tocar o coração de todas as crianças e jovens, para que aprendam a viver a caridade, a partilha e a comunhão.

Os mealheiros serão entregues na Missa da Catequese, no dia 8 de Janeiro.

A Luz que vem da Palavra

No seguimento do convite lançado, este ano pastoral, à Igreja de Lisboa, para descobrir a Palavra de Deus como Luz para a Vida, o Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa promove uma campanha Bíblica de Advento para estimular junto das crianças a leitura orante da Palavra de Deus, de modo que ela se torne acontecimento na vida de cada um.

A celebração do Natal deste ano coloca diante de nós o Mistério de Deus que vem ao nosso encontro na Palavra que nos dirige, pois o “Verbo fez-se carne e habitou entre nós” (cf. Jo 1,14).

Como afirma o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, o que torna Deus presente e exigente são as suas intervenções na vida do seu Povo, que se tornam acontecimentos irrecusáveis, envolventes e interpelantes. A própria Palavra identifica-se, então, com o acontecimento, é acontecimento.

O Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa elaborou um documento intitulado A Luz que vem da Palavra, onde apresenta leituras e actividades para os quatro Domingos do Advento, que podem ser utilizadas tanto na catequese como em família.

Que o percurso do Advento seja iluminado pela Palavra de Deus.

Começa o Advento neste Domingo


Celebra-se este fim-de-semana o 1º Domingo do Advento. Começa assim o Advento, tempo de preparação para o Natal.

O Advento é o primeiro tempo do ano litúrgico, começando assim o Ano A da liturgia. O Advento é um tempo de preparação e alegria. É tempo de espera e esperança, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor.

As crianças do 2º Catecismo receberam o jogo do Advento que os desafia a estarem mais atentos a Jesus durante este tempo litúrgico. Fica aqui a partilha do mesmo desafio. Saibamos preparar o nosso coração para a vinda do Senhor. Que o Senhor tenha no nosso coração um lugar quentinho para nascer e crescer. 

Vigília diocesana pela Vida, Mosteiro dos Jerónimos, 27 de Novembro



O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, convocou uma Vigília diocesana pela Vida que se realiza no dia 27 de Novembro, no Mosteiro dos Jerónimos, pelas 21h30.

Numa carta dirigida aos párocos e às comunidades do Patriarcado, D. José Policarpo assinala que aceita o convite endereçado aos Bispos de todo o mundo pelo Santo Padre,  o Papa Bento XVI, o qual iniciará o Advento com uma Vigília, por ele presidida, na Basílica de São Pedro, intitulada «Vigília pela Vida Nascente».

A iniciativa terá uma dimensão mundial e acontece no início do tempo litúrgico do Advento.

Para esta vigília diocesana, D. José Policarpo convoca de modo particular as famílias, as mulheres grávidas e os jovens. Este momento visa também a preparação da Jornada Mundial da Juventude a realizar em Agosto do próximo ano, em Madrid, do VI Encontro Mundial das Famílias em Milão, a realizar em 2012, e, a nível local, as ordenações que se realizam na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, no dia seguinte, 28 de Novembro.

Participemos neste momento de oração pela Vida que nos é dada por Deus. Agradeçamos ao Pai o dom da Vida.

Encontro de Crianças e Jovens com o Prior, 26 de Novembro

Na próxima 6ª feira, dia 26 de Novembro, realiza-se um encontro com o Padre Traquina para todas as crianças e jovens da Catequese. Será uma Catequese sobre o Advento, onde se pretende preparar as crianças e os jovens para celebrarem o Natal com um sentido Cristão.

A Catequese realiza-se às 18h30 no Salão Paroquial.

Contamos com a alegria e a presença de todas as crianças e jovens da Catequese.

Formação sobre Liturgia das Horas, 23 de Novembro

Realiza-se no dia 23 de Novembro, às 21h30, no Salão Paroquial, uma formação sobre Liturgia das Horas com o Cónego Luís Manuel, Pároco da Sé Patriarcal.

Esta formação realiza-se em quatro encontros. O primeiro é 3ª feira, dia 23 de Novembro. Os restantes encontros estão previstos para os dias 30 de Novembro e 13 e 14 de Dezembro. As pessoas que têm a Liturgia das Horas devem levá-la para a formação.

Aproveitemos este momento de aprendizagem sobre o Ofício Divino, oração pública e comunitária da Igreja.

Encontro de Jovens, 19 de Novembro


No dia 19 de Novembro, realizou-se o primeiro encontro dos grupos de jovens que se preparam para participar na Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011. Foi um momento importante que permitiu a apresentação de todos. Os vários grupos tiveram a possibilidade de ver um filme com a história das Jornadas Mundiais da Juventude, no qual foi peceptível a alegria contagiante em que foram vividas as Jornadas anteriores.

Este encontro marcou o início de uma caminhada conjunta de todos os jovens envolvidos, e permitiu a percepção de que existe ainda um longo caminho a percorrer de modo a fortalecer o espírito de grupo e a união e entreajuda de todos.

Por isso pedimos a todos que rezem por nós. Que o Espírito Santo nos ilumine e nos guie neste nosso caminho, e nos ajude a melhor conhecer e compreender cada um de nós e a Cristo Bom Pastor.

Formação de Catequistas, 20 de Novembro

No próximo Sábado, 20 de Novembro, pelas 18h30, realiza-se, no Salão Paroquial, um encontro de formação de catequistas, orientada pelo Cónego José Traquina. O objectivo desta formação é apresentar e fundamentar a reforma da Catequese que vem sendo aplicada na Paróquia de Benfica e sensibilizar todos os catequistas para a importância desta reforma e da missão que a todos foi entregue. Como tal, a acção de formação tem como tema O entendimento dos Sacramentos de Iniciação Cristã.

Contamos com a presença de todos os catequistas neste momento de crescimento e aprendizagem.

Encontro de jovens, 19 de Novembro


Os jovens da nossa Paróquia, que se preparam para participar na Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011, vão juntar-se no próximo dia 19 de Novembro, 6ª feira, às 21h. Este primeiro encontro marca o início de uma caminhada conjunta dos três grupos de jovens que actualmente se encontram na nossa Paróquia.

Os jovens irão partilhar alguns testemunhos após a realização do encontro.

Acompanhemos os jovens na sua caminhada.

Exortação Apostólica de Bento XVI “Verbum Domini”

O Vaticano publicou na passada 5ª feira a segunda Exortação Apostólica de Bento XVI, intitulada Verbum Domini (A Palavra do Senhor), sobre A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

Este documento foi publicado na sequência do Sínodo dos Bispos de 2008, e divide-se em três capítulos: Verbum Dei (A Palavra de Deus), Verbum in Ecclesia (A Palavra na Igreja) e Verbum Mundo (A Palavra no Mundo).

Bento XVI convida-nos a redescobrir Deus e a Palavra divina, na qual desde sempre o Povo de Deus encontrou a sua força, para que a Bíblia seja uma Palavra viva e actual e não Palavra do passado.

É dom e dever imprescindível da Igreja comunicar a alegria que deriva do encontro com a Pessoa de Cristo, Palavra de Deus presente no meio de nós. Num mundo que frequentemente sente Deus como supérfluo ou alheio, confessamos como Pedro que só Ele tem “palavras de vida eterna”.

Sigamos o convite do Papa Bento XVI para que a Palavra de Deus esteja presente nas nossas vidas.

Reunião de Encarregados de Educação do 4º Catecismo, 17 de Novembro

Na próxima 4ª feira, dia 17 de Novembro, às 19h, realiza-se uma reunião de Encarregados de Educação das crianças do 4º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais e encarregados de educação nesta partilha de caminho na fé dos seus educandos.

Jovens da nossa Paróquia participam no dia aberto dos Seminários Diocesanos

No passado Domingo, 14 de Novembro, dia dos Seminários Diocesanos, os Seminários abriram as suas portas a todos os diocesanos. Alguns jovens da nossa Paróquia estiveram presentes no Seminário dos Olivais.

Os jovens participaram num workshop dedicado especialmente aos jovens e que foi preparado pelo Seminário de São José de Caparide. Os seminaristas prepararam uma representação que tinha como principais objectivos interpelar os jovens para as tentações que são colocadas nos nossos caminhos, para o chamamento que Deus faz a cada um de nós e para a perseverança e fidelidade que devemos ter no nosso testemunho e enquanto pescadores de Homens. Após a representação houve um momento de reflexão e partilha em grupo.

Depois de um lanche de convívio com seminaristas e outros paroquianos da Diocese de Lisboa, a tarde terminou com a oração das Vésperas.

Esta tarde no Seminário dos Olivais foi também um momento importante para os jovens conhecerem o quotidiano de um seminarista.

Rezemos por todos os seminaristas da nossa Diocese, para que o Senhor os ajude nas suas caminhadas e os torne mais fortes na sua vocação sacerdotal, para que venham a ser verdadeiros pastores da Igreja. Rezemos também para que o Senhor chame mais jovens para o ministério sacerdotal e para que estes sigam alegremente o Senhor.

Reunião de Encarregados de Educação do 5º e 6º Catecismo, 16 de Novembro

Na próxima 3ª feira, dia 16 de Novembro, às 19h, realiza-se uma reunião de Encarregados de Educação dos jovens do 5º e 6º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais e encarregados de educação nesta partilha de caminho na fé dos seus educandos.

Conselho de Pais, 15 de Novembro, 21h

Realiza-se 2ª feira, dia 15 de Novembro, às 21h, a próxima reunião de Conselho de Pais da Catequese. Está em agenda a preparação e organização da Festa de Natal da Catequese e outras informações de interesse.

Fazem parte do Concelho de Pais da Catequese os Pais representantes de cada ano de Catecismo, bem como os membros da Direcção da Catequese Paroquial.

Blogue da Catequese celebra o 1º aniversário


O Blogue da Catequese celebra hoje, dia 10 de Novembro, o seu primeiro aniversário. Há um ano atrás dava-se, assim, início a uma nova forma de comunicação e informação da Catequese da nossa Paróquia.

Durante este ano, foram editados 218 textos, uma média de cerca de um texto por cada dia e meio, com informações sobre a Catequese Paroquial e outros temas ou actividades actuais com interesse. Foi em Abril e Maio, com a visita do Santo Padre a Portugal, que o número de textos publicados atingiu o seu máximo.

Desde Março até ao momento, o Blogue da Catequese recebeu quase 9 000 visitas, tendo alcançado o número máximo de visitas no passado mês de Setembro, coincidindo com o retomar dos encontros da Catequese e respectivas inscrições.

Desde Maio até ao momento, as mensagens mais acedidas foram Inscrições para a Catequese 2010/2011 e Ano Pastoral 2010/2011. Destaque também para um grande número de acessos às mensagens sobre a nomeação do Padre Duarte para a Paróquia de Santa Maria dos Olivais, II Festival Juvenil da Canção Cristã, falecimento do Bispo D. Tomaz Nunes e sobre o retiro do 9º Catecismo realizado no último ano pastoral.

Durante este primeiro ano de existência, os visitantes do Blogue da Catequese de Benfica acederam maioritariamente através do site de pesquisa Google, mas também directamente através do endereço do blogue e através das ligações existentes no site da Agência Ecclesia e no Blogue Pensamentos Clemens.

Para além dos visitantes de Portugal, o Blogue da Catequese recebeu visitas do Brasil, Estados Unidos, Hungria, Bulgária, Japão, Singapura, Canadá, Russia e Alemanha.

Continuamos a acreditar que o Blogue da Catequese é um meio importante de conhecimento e partilha da nossa Catequese Paroquial, que está aberta a todos os que connosco querem caminhar.

Neste primeiro aniversário, agradecemos a todas as pessoas que nos visitam e a todos os que contribuem para esta partilha.

Educar para o Optimismo e para a Felicidade, 11 de Novembro


Na próxima 5ª feira, dia 11 de Novembro, às 21h30, realiza-se, no Salão Paroquial da nossa Paróquia, uma conferência pela Professora Doutora Helena Marujo sob o tema Educar para o Optimismo e para a Felicidade. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pelos pais que constituem o Conselho de Pais da Catequese de Benfica.

Helena Águeda Marujo é uma reputada especialista na formação de pais e professores, tendo diversas obras publicadas, entre as quais se destaca Educar para o optimismo. É Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Tem igualmente leccionado aulas na Universidade do Minho e na Universidade Católica Portuguesa. É Doutorada em Psicologia, foi Visiting Researcher na Universidade de Massachusetts, tendo sido bolseira Fullbright. Exerce funções de supervisão clínica junto de finalistas do Mestrado Integrado em Psicologia que efectuam estágios em contextos de exclusão social e pobreza.

Aproveitemos esta oportunidade de partilha e aprendizagem proposta pelos pais das crianças e jovens da nossa Catequese. Contamos com a presença de todos os pais, educadores e catequistas.

Reunião de Encarregados de Educação do 3º Catecismo, 10 de Novembro

Realiza-se, na próxima 4ª feira, dia 10 de Novembro, às 19h, uma reunião de Encarregados de Educação das crianças do 3º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais e encarregados de educação nesta partilha de caminho na fé dos seus educandos.

Vocações na Igreja para o Mundo, 7 de Novembro

O Sector da Pastoral Familiar da Diocese de Lisboa, organiza uma conferência sobre Vocações na Igreja e para o Mundo, que se realiza no dia 7 de Novembro, pelas 15h, no Auditório da Igreja de Cristo-Rei, Portela de Sacavém. Esta conferência enquadra-se na Semana dos Seminários e no projecto Famílias em Missão.

Pretende-se que este encontro chegue aos pais, educadores e, de um modo geral, às famílias, porque é no seio da família que se geram vocações consagradas à Igreja e se geram homens e mulheres capazes de dar um testemunho de fé.

O programa da conferência conta com os seguintes temas e oradores:

  • Apresentação e objectivo da conferência, pelo Diácono Paulo Romero
  • Testemunho de Pais de um Seminarista, por Maria de Fátima e Henrique Fonseca
  • Os jovens e os seminários, pelo Sector de Animação Vocacional
  • A formação cristã numa escola dos dias de hoje, pelo Padre Salesiano Sílvio Faria
  • Preparação dos jovens para o matrimónio, por Alexandra e Jorge Lopes
  • Espaço para questões


Ver mapa maior

Jovens da nossa Paróquia vão estar na Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011


A Pastoral Juvenil tem, este ano pastoral, mais um novo e grande desafio: participar na Jornada Mundial da Juventude que se vai realizar em Madrid entre os dias 16 e 22 de Agosto de 2011. As JMJ reúnem milhares de jovens oriundos das mais diversas nações e têm como momento alto o encontro dos jovens com o Santo Padre. Apesar de parecer que a JMJ Madrid 2011 ainda está muito longe no tempo, existe um longo caminho de preparação a percorrer.

Precisamos de um crescimento em grupo, momentos de convívio e partilha, de uma preparação interior, para que todos os jovens tenham a oportunidade de viver esta experiência de fé com toda a intensidade, abertura e disponibilidade com que ela merece ser vivida.

Assim, neste ano pastoral, existem dois grupos de jovens a funcionar na nossa paróquia. Encontram-se ambos aos Sábados, um às 15h e o segundo às 17h, e contam com o acompanhamento dos seminaristas Pedro e Samuel. Os jovens do 10º Catecismo, encontram-se às 2ª feiras, e preparam também a participação nas JMJ Madrid 2011.

A Pastoral Juvenil convida todos os jovens a integrar um destes grupos, e a dar os primeiros passos nesta longa caminhada que tem como primeira meta a JMJ Madrid 2011. Se tiveres alguma dúvida e/ou necessitares de mais alguma informação em concreto envia um e-mail para catequesebenfica@gmail.com.

Queridos amigos, convido-vos a intensificar o vosso caminho de fé em Deus… Vós jovens tendes direito de receber das gerações que vos precedem pontos firmes para fazer as vossas opções e construir a vossa vida, do mesmo modo como uma jovem planta precisa de um sólido apoio para que as raízes cresçam, para se tornar depois uma árvore robusta, capaz de dar fruto. (in Mensagem do Papa para as JMJ Madrid 2011)

Junta-te a nós nesta caminhada de partilha e descoberta.

Palavras do Cardeal Patriarca aos Universitários de Lisboa


Realizou-se, no passado dia 21 de Outubro, a Missa das Universidades, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo. Esta celebração assinala o início do ano académico para alunos, professores e investigadores das Escolas Superiores de Lisboa.

D. José Policarpo lançou um convite aos jovens universitários para darem testemunho da sua fé. Ide confiadamente para o meio dos vossos colegas, dos vossos professores, não com discursos, mas dando testemunho na vossa vida de que o Senhor está convosco. A autenticidade do vosso testemunho é mais importante do que todas as estruturas de pastoral universitária que consigamos inventar e montar.

É bom termos claramente consciência, neste momento, de que nos juntamos aqui porque somos cristãos. E ser cristão é viver com Jesus Cristo.

O Cardeal Patriarca de Lisboa referiu na sua homilia que é na verdade que se descobre a liberdade e pediu aos jovens para serem evangelizadores no meio universitário.

A Palavra do Evangelho não é apenas mais uma doutrina, mais uma visão do homem e do mundo, mas uma palavra que vem do seio de Deus. Antes de tentar discuti-la, compreendê-la e analisá-la, ela pede que a acolhamos no interior do coração, porventura sem a perceber. Quem segue o Senhor descobre nessa Palavra, na relação pessoal com Ele, a atitude justa, a maneira certa de viver, num caminho a descobrir todos os dias, a construir todos os dias.