Encontro Diocesano de Adolescentes, 6 de Novembro

No próximo dia 6 de Novembro, realiza-se, em Peniche, um Encontro Diocesano de Adolescentes. Este encontro enquadra-se no programa pastoral da diocese de Lisboa para a adolescência.

Tendo em conta o tema Assumir a Palavra como luz para a vida, pretende-se que os adolescentes encontrem na Palavra a Luz que ilumina as suas vidas, para que sejam também luz de Jesus Cristo nos seus quotidianos.

O encontro tem início às 9h e, pelas 10h, celebra-se a Eucaristia. Para a celebração da Eucaristia, a nossa Paróquia ficou responsável por realizar uma capa para o livro Carta aos Hebreus. Antes e depois do almoço haverá ainda espaço para algumas actividades, estando previsto o final do encontro para as 17h30.

Ao momento, encontram-se inscritas 66 Paróquias da Diocese de Lisboa.

Participemos com fé e alegria neste encontro diocesano de adolescentes.

Educar para o Optimismo e para a Felicidade, 11 de Novembro


No dia 11 de Novembro, às 21h30, realiza-se uma conferência com o tema Educar para o Optimismo e para a Felicidade. Trata-se de uma iniciativa do Conselho de Pais da Catequese e é destinada aos pais das crianças e jovens da Catequese, bem como a todos os pais, catequistas, educadores e demais pessoas interessadas no tema.

É conferencista convidada a Professora Doutora Helena Marujo, especialista reconhecida e com um vasto trabalho nesta área.

Esta acção, com a duração máxima prevista de uma hora, destina-se a apoiar-nos na educação dos nossos filhos e netos, havendo espaço para o diálogo com a conferencista sobre os diversos temas relacionados com a educação das nossas crianças e jovens.

Para melhor organizar esta conferência, pede-se uma confirmação da vossa presença, entregando o destacável da figura acima nos serviços da Catequese ou enviando um email para o endereço catequesebenfica@gmail.com.

Participemos nesta iniciativa de qualidade e interesse, promovida pelos pais representantes no Conselho de Pais da Catequese.

Quais são os objectivos da Jornada Mundial da Juventude?


O objectivo prioritário da Jornada Mundial da Juventude é dar a conhecer a mensagem de Cristo a todos os jovens do mundo. Trata-se de uma iniciativa da Igreja evangelizadora, com uma grande dimensão ecuménica.

Tenho recordações muito bonitas do Dia Mundial da Juventude em Colónia, não foi simplesmente um evento de massa, foi sobretudo uma grande festa de fé, um encontro humano da comunhão em Cristo. Vimos como a fé abre fronteiras e tem uma estrondosa capacidade de unir culturas diferentes e criar alegria. Espero que o mesmo aconteça na Austrália. Eu estou feliz por ver tantos jovens, de os ver unidos no desejo de Deus e no desejo de um mundo realmente humano. (Bento XVI, durante o vôo a caminho da Austrália, 2008)

O objectivo da Jornada Mundial da Juventude é a evangelização de todos, e sobretudo dar a conhecer Cristo aos jovens.

A peculiaridade destas jornadas é o carácter particular da sua alegria, da sua força criadora de comunhão.

Reunião de Encarregados de Educação do 7º ao 10º Catecismo, 26 de Outubro

Na próxima 3ª feira, dia 26 de Outubro, realizam-se, no Salão Paroquial, reuniões de Encarregados de Educação dos jovens do 7º ao 10º Catecismo. A reunião para o 7º, 8º e 9º Catecismo realiza-se às 21h, enquanto a reunião para o 10º Catecismo se realiza às 19h.

Contamos com a presença de todos os pais e encarregados de educação nesta partilha de caminho na fé dos seus educandos.

Festa de Acolhimento, 23 de Outubro


Procuramos Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos de que a Sua presença também se manifesta nos aspectos mais simples do nosso quotidiano.

Hoje vivemos um desses momentos. Deus escolheu o brilho dos olhos destas crianças e o carinho nos gestos de quem as acompanha, para chegar até nós e nos iluminar.

Como uma família cristã que somos, que estas crianças vejam em nós o testemunho do Seu infinito amor.

Acolhemos estas crianças com todo o nosso amor e alegria de filhos de Deus, sabendo que, nelas, é o próprio Deus que acolhemos.

O que é a Jornada Mundial da Juventude?


A Jornada Mundial da Juventude é um grande encontro de jovens de todo o mundo em torno do Papa. É um meio de evangelização da Igreja que, por intermédio destas Jornadas, continua a anunciar a mensagem de Cristo aos jovens.

Todos os jovens devem sentir-se cuidados pela Igreja, para isso, toda a Igreja, em união com o sucessor de Pedro, deverá sentir-se cada vez mais comprometida em todo o mundo, em prol dos jovens para corresponder às suas expectativas, comunicando-lhes a certeza de Cristo, a verdade que é Cristo, o amor que é Cristo através de formação adequada, que constitui uma condição necessária e actualizada da evangelização. (João Paulo II, ao Colégio dos Cardeais, a 20 de Dezembro de 1985)

Educar para o Optimismo e para a Felicidade, 11 de Novembro, 21h30

A conferência dedicada ao tema Educar para o Optimismo e para a Felicidade foi adiada para o dia 11 de Novembro, às 21h30. Esta conferência realiza-se no Salão Paroquial e tem como convidada a Professora Doutora Helena Águeda Marujo.

Esta conferência é destinada aos Pais das crianças e jovens da Catequese, bem como a todos os pais, catequistas, professores e demais pessoas com interesse no tema, e pretende ser um contributo para apoiar os pais na educação dos seus filhos. Irá haver também espaço para diálogo com a conferencista sobre diversos temas relacionados com a educação das nossas crianças e jovens.

Contamos com a presença de todos os Pais, catequistas e educadores neste momento de partilha e aprendizagem.

Festa de Acolhimento, 23 Outubro

Sábado, 23 de Outubro, realiza-se a Festa de Acolhimento das crianças do 1º Catecismo. A Missa da Catequese terá início à hora habitual, 16h15. Depois da Missa haverá um lanche partilhado, para o qual todas as crianças do 1º Catecismo e respectivas famílias estão convidadas a participar.

Pede-se aos Pais das crianças do 1º Catecismo para levarem um pequeno contributo para o lanche e para estarem presentes no Salão Paroquial pelas 15h30.

Acolhamos com alegria todas as crianças e suas famílias na nossa comunidade paroquial e na grande família que é a Catequese de Benfica. Que estas crianças possam, acompanhadas pelos seus pais, crescer na fé e que reconheçam na participação da Eucaristia o centro da sua educação na fé.

Encontro de divorciados e recasados civilmente, 24 de Outubro, 16h

No dia 24 de Outubro, Domingo, às 16h, no Salão Paroquial, realiza-se um encontro de divorciados e recasados civilmente. Este encontro é orientado pelo Cónego Carlos Paes e pretende dar a conhecer o que a Igreja diz a todos os que, civilmente, se divorciaram e voltaram a casar.

Todas as pessoas divorciadas e recasadas civilmente estao convidadas a estar presente e a descobrir o que a Igreja lhes diz.

Primeira Catequese para a Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011


O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil disponibilizou a primeira catequese de preparação da Jornada Mundial da Juventude que se realiza em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011.

O tema desta primeira catequese está centrado na pessoa e mensagem de Jesus Cristo e faz um jogo de
palavras com as iniciais da JMJ: Jesus no Meio dos Jovens é o seu título.

As seguintes catequeses a apresentar irão tocar em temas sempre relacionados com as Jornadas: a Palavra de Deus, o Baptismo, a Igreja, a Missão, a Amizade, o Matrimónio, o Sacerdócio, a Igreja e os Jovens (história, programa e sentido da JMJ) e a Santidade.

As inscrições para a Jornada Mundial da Juventude estão já disponíveis na página da internet criada para o efeito pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, A caminho da Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011 - Vens?.



Preparação de adultos para o Sacramento do Crisma

Sábado, 16 de Outubro, têm início os encontros de preparação de adultos para o Sacramento do Crisma. Estes encontros são semanais, aos Sábados, às 17h, e serão acompanhados pela Dra. Rita Costa e pelo Seminarista Pedro Nóbrega.

Que o Espírito Santo guie todos os que vão iniciar esta caminhada, para que tenham um coração disponível para receber os dons de Deus.

Educar para o Optimismo e para a Felicidade, 4 de Novembro às 21h30

No próximo dia 4 de Novembro, às 21h30, no Salão Paroquial, irá ter lugar uma conferência dedicada ao tema Educar para o Optimismo e para a Felicidade, com a convidada Dra. Helena Águeda Marujo.

Esta conferência é destinada aos Pais das crianças e jovens da Catequese, bem como a todos os pais, catequistas, professores e demais pessoas com interesse no tema, e pretende ser um contributo para apoiar os pais na educação dos seus filhos. Irá haver também espaço para diálogo com a conferencista sobre diversos temas relacionados com a educação das nossas crianças e jovens.

Helena Águeda Marujo é uma reputada especialista na formação de pais e professores, tendo diversas obras publicadas, entre as quais se destaca Educar para o optimismo. É Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Tem igualmente leccionado aulas na Universidade do Minho e na Universidade Católica Portuguesa. É Doutorada em Psicologia, foi Visiting Researcher na Universidade de Massachusetts, tendo sido bolseira Fullbright. Exerce funções de supervisão clínica junto de finalistas do Mestrado Integrado em Psicologia que efectuam estágios em contextos de exclusão social e pobreza.

Contamos com a presença de pais e educadores para este momento de partilha e aprendizagem.

Segredo da catequese está no testemunho


D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã referiu, no âmbito das Jornadas Nacionais de Catequistas, que a catequese é fundamentalmente um testemunho de vida.

D. Anacleto afirma que “o segredo” da transmissão da fé está na vivência dos valores e opções de vida anunciados às crianças e jovens.

O bispo de Viana do Castelo diz que o maior desafio da catequese reside nos catequistas, que além de pessoas de fé, têm que ser bem formados doutrinal e pedagogicamente.

D. Anacleto Oliveira considera que os manuais do catequista têm tudo o que é preciso para proporcionar boas sessões, desde que os seus conteúdos sejam estudados e vividos, unindo a teoria à prática.

Os tradicionais 60 minutos de duração da catequese, que em tempo útil se reduziam frequentemente a metade desse tempo – fazendo com que, segundo o prelado, os encontros passassem “ao lado da vida das crianças” – estão a ser aumentados para hora e meia. Para uma verdadeira experiência de fé e de Igreja, que é aquilo que pretendemos com cada encontro de catequese, exigem-se pelo menos 90 minutos, um prolongamento que tende a alargar-se gradualmente a partir do 3.º ano e que deve ser adaptado em função do número de crianças de cada grupo.

O responsável salienta igualmente que os encontros devem ter a capacidade de cativar os mais novos.

As crianças e os jovens não vão à catequese apenas porque são pressionados pela família ou socialmente, mas na medida em que encontrem um ambiente que as atraia, conquistando-as para a mensagem cristã, e sobretudo para Jesus Cristo.

A catequese não se esgota nos encontros semanais, insuficientes para que os conteúdos transmitidos se consolidem e transformem em opções de vida, pelo que a Igreja procura envolver os pais no processo de aprendizagem.

Os catecismos mais recentes, do 1.º ao 4.º ano, informam os pais dos conteúdos transmitidos e apresentam sugestões de actividades, a realizar em família, que complementam os conteúdos de cada sessão.

A participação activa dos pais precisa de ser mais explorada, mas estão a fazer-se experiências muito interessantes e positivas nesse campo, com as quais nós próprios, os mais responsáveis pelo sector, ficamos surpreendidos.

Referindo-se à catequese de adultos, o responsável admite que não se estão a verificar avanços significativos: É uma realidade que nos preocupa há muitos anos, mas infelizmente tem passado pouco dessa preocupação. Há um grupo encarregado de estudar o assunto, delegado pela Comissão Episcopal da Educação Cristã. Está ainda numa fase incipiente, mas de concreto é o que temos, reconhece o prelado, acrescentando que, paralelamente, estão a ser feitas experiências a nível paroquial e em movimentos eclesiais.

D. Anacleto Oliveira assinala ainda que a revitalização das comunidades é fundamental para o sucesso da catequese: uma criança, jovem ou adulto que não tenha uma comunidade onde viva a sua fé, não tem futuro.

Testemunho de Bernardo Amarelo

Bernardo Amarelo é paroquiano de Benfica e fez o seu percurso catequético na Catequese da nossa paróquia. Este ano lectivo entrou no Seminário Menor de Penafirme para iniciar uma caminhada guiada pela Palavra e pelo Espírito. Partilhamos com todos um testemunho do Bernardo.


















Sou o Bernardo Amarelo, tenho 14 anos, sou da Paróquia de Benfica e estou a frequentar o 10º ano de escolaridade no Seminário Menor de Penafirme.

A minha caminhada vocacional, mais seriamente, iniciou-se a meio do 8º ano de escolaridade, num retiro em que se falava sobre a vocação, a nível de emprego mas também dentro da Igreja. Nesse dia fui convidado para ir a um encontro no Pré-Seminário. E assim fui.

Neste encontro aprendi uma coisa que me tem acompanhado ao longo desta caminhada, a vivência da Palavra de Deus. As palavras do Senhor a Ezequiel: “Arrancarei de vosso peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne”.

Este coração de carne é um coração disponível, que se deixa transformar, que acolhe o amor de Deus e procura converter-se a Ele cada vez mais. Somos todos, como cristãos, chamados a deixar, como Maria, que Cristo nasça em nós, na nossa vida, escutando e vivendo a Palavra de Deus.

Aos jovens peço que não tenham medo de confiar no Senhor, nada temos a temer porque Ele nos ama! A vida só tem sentido se vivermos na busca da vontade de Deus, na busca da santidade. Ponhamos, na oração e na Eucaristia, o nosso coração nas mãos de Deus, para viver segundo a Sua vontade.

Aos nossos pais peço que nos ensinem, e aos nossos irmãos mais novos, que o importante não é fazer o que dá dinheiro ou aquilo de que gostamos, mas sim a vontade de Deus, seja ela qual for. Peço que nos ensinem a rezar diariamente um pouco, a ir connosco à Missa Dominical, para crescermos na relação com Deus porque só assim poderemos ser felizes.

Peço que rezem pelas vocações sacerdotais e de especial consagração. Precisamos da vossa oração para não desanimarmos guiados pelo Espírito Santo.

Rezem para que nas vossas famílias haja padres e freiras. Não tenhais medo em cada dia, mesmo quando não perceberes a vontade de Deus, entregai-vos a Deus como Jesus na cruz: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”.

Benfica, 3 de Outubro de 2010.

Bernardo Amarelo

Início da Missa da Catequese, Sábados às 16h15



Sábado, 9 de Outubro, recomeçou a Missa da Catequese. Esta celebração ficou marcada pela presença do Padre Duarte, que connosco deu graças pelo seu trabalho junto da Catequese de Benfica. A celebração foi viva e alegre e damos graças ao Senhor pela alegria que sentimos nas crianças e nos pais, testemunho de Deus Vivo entre nós, na nossa comunidade de Benfica.

Reunião de Encarregados de Educação 1º Catecismo, 11 de Outubro

Na próxima 2ª feira, dia 11 de Outubro, às 19h, realiza-se, no Salão Paroquial, a primeira reunião de encarregados de educação das crianças do 1º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais nesta partilha de caminho na fé destas crianças.

Educação Cristã na Família e na Escola, 10 de Outubro



O Sector da Pastoral Familiar da Diocese de Lisboa realiza no próximo Domingo, dia 10 de Outubro, um encontro com o tema Educação Cristã na família e na escola. Este encontro realiza-se às 15h no Externato de Penafirme (Póvoa de Penafirme, A-dos-Cunhados).

Este encontro pretende chegar aos pais e educadores, com uma mensagem de esperança e de testemunhos sobre alguns cuidados especiais a ter em conta na formação de jovens fortes perante as adversidades dos tempos.

O programa contempla os seguintes temas e oradores:

Apresentação e Objectivo do evento, por Diácono Paulo Romero
A educação Cristã na família dos dias de hoje, por Professora Helena Mourin
Desenvolvimento emocional e comportamentos, por Psicóloga Teresa Núncio
A família cristã na sociedade contemporânea, por Professora Doutora Helena Rebelo Pinto, da Universidade Católica
Espaço para questões e apresentação de grupos de apoio à família



Ver mapa maior

Início da Missa da Catequese e despedida do Padre Duarte da Catequese de Benfica, 9 de Outubro

No próximo dia 9 de Outubro, é retomada a Missa da Catequese na nossa Paróquia, que se realiza aos Sábados, às 16h15. No próximo Sábado, a celebração será presidida pelo Padre Duarte, que se despede, assim, de todas as crianças, jovens, pais e catequistas da Catequese de Benfica.

Estejamos presentes neste momento de despedida e demos graças por termos tido o Padre Duarte entre nós.

Sendo a participação na Eucaristia uma forma fundamental da educação da fé, participemos também na Missa da Catequese, todos os Sábados, às 16h15.

Conselho de Pais, 7 de Outubro, 21h30

Na próxima 5ª feira, dia 7 de Outubro, às 21h30, realiza-se uma reunião de Conselho de Pais da Catequese. Fazem parte deste conselho os membros da Direcção da Catequese Paroquial e os Pais representantes de cada ano de Catecismo.

Para esta reunião está em agenda alterações na Direcção da Catequese, apresentação do programa para o ano pastoral 2010/2011, Missa de Acolhimento e outras informações.

Tornai as vossas vidas lugar de beleza

A Comissão Episcopal da Educação Cristã escreveu uma nota pastoral com o tema Tornai as vossas vidas lugar de beleza, por ocasião da Semana Nacional da Educação Cristã que se realiza em Fátima.

O tema da nota pastoral retoma palavras ditas em Lisboa pelo Santo Padre Bento XVI aos representantes da cultura. Convido-vos a aprofundar o conhecimento de Deus tal como Ele se revelou em Jesus Cristo para a nossa total realização. Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza. Com estas palavras, a Comissão Episcopal da Educação Cristã convida-nos a manter desperta na nossa vida pessoal, nas famílias, nas escolas, nas comunidades cristãs e nos movimentos apostólicos a busca da verdade e a procura de Deus.

A Igreja deve estar em permanente diálogo com o mundo em que vive e que aí, na realidade concreta de todos os dias, se faz palavra e se torna mensagem e presença de Jesus, o Filho de Deus.

Esta missão irrenunciável da Igreja é acolhida e realizada com particular sentido de responsabilidade pelos pais, primeiros educadores da fé dos seus filhos, pelos catequistas e agentes de pastoral que nas comunidades cristãs dão voz e vida a esta mensagem evangelizadora, pelos professores cristãos e de forma muito concreta pelos professores de Educação Moral e Religiosa Católica.

Pertence-nos como Igreja oferecer a todos uma iniciação cristã exigente e atractiva, comunicadora da integridade da fé e da espiritualidade radicada no Evangelho, formadora de agentes livres no meio da vida pública (Discurso de Bento XVI aos Bispos – Fátima, 13.5.2010).

Para isso é preciso voltar a anunciar com vigor e alegria o acontecimento da morte e ressurreição de Cristo, coração do Cristianismo, fulcro e sustentáculo da nossa fé, alavanca poderosa das nossas certezas (…) A nossa fé tem fundamento, mas é preciso que esta fé se torne vida em cada um de nós (Homilia do Santo Padre no Terreiro do Paço – Lisboa, 11.5.2010).

Felicitamos todos quantos trabalham na escola e na comunidade, no ensino e na catequese com alegria e generosidade, amalgamadas tantas vezes com acrescidos sacrifícios e dificuldades.

Já em pleno mês do Rosário, pedimos a Nossa Senhora, Mãe e Educadora, que nos anime neste serviço à educação e nos ilumine nesta busca do Bem, da Verdade e da Beleza, que o seu Filho nos revelou.