Patriarcado de Lisboa dá início à participação nas Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid

No próximo dia 17 de Agosto, o Patriarcado de Lisboa dá início à preparação dos jovens de Lisboa para participação nas Jornadas Mundiais da Juventude, que vão decorrer em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011.

O início de preparação dos jovens é marcado com uma celebração de acolhimento, onde estarão presentes os símbolos das jornadas mundias: a Cruz e o Ícone. Esta celebração realiza-se às 21h30 na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Avenida de Berna).

Que os jovens de Lisboa, e em particular os da nossa Paróquia, se deixem guiar até às Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid.

Fotografias Comemorações 25º Aniversário de Ordenação Sacerdotal do nosso Prior

Estão já disponíveis fotografias dos vários acontecimentos inseridos nas comemorações dos 25 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Traquina. Estas fotografias registam também a alegria do Encontro com as Crianças e do Serão Jovem.

As fotografias podem ser consultadas e requisitadas na recepção da Paróquia e no fotógrafo António Félix Marques que se situa na Estrada a-da-Maia, 25.

Padre Duarte nomeado para Prior da Paróquia de Santa Maria dos Olivais



O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, nomeou, no passado dia 3 de Julho, o Padre Duarte Guerra Pinto para Prior da Paróquia de Santa Maria dos Olivais.

A Catequese Paroquial sentirá certamente a sua falta, mas dele nos fica a sua alegria. E é com muita alegria que o vemos assumir a responsabilidade de Prior numa Paróquia com muita e variada população, que se localiza dentro da cidade de Lisboa, e que nos parece também tão próprio para o seu espírito.

Que o Senhor acompanhe o Padre Duarte no seu caminho, para que seja sempre um testemunho de luz para os que com ele se cruzarem.

Nomeações de Presbíteros para o Ano Pastoral 2010/2011

Ano Pastoral 2010/2011

A tua palavra é farol para os meus passos. Retirado do Salmo 119, é o ponto orientador das actividades do Departamento da Evangelização para o ano pastoral 2010/2011.

O Departamento da Evangelização, através dos sectores que o constituem (Catequese, Pastoral Escolar, Pastoral da Juventude e Pastoral Universitária), tem como principal objectivo para o novo ano pastoral dar continuidade ao trabalho iniciado no ano pastoral 2009/2010: proporcionar momentos de encontro com a Palavra de Deus que possibilitem aos destinatários da sua acção pastoral conhecer, escutar, celebrar, viver e anunciar a Palavra de Deus.

Animados pela visita do Santo Padre a Portugal, é preocupação deste Departamento dar resposta a dois grandes desafios que Bento XVI lançou à Igreja Portuguesa:

- A prioridade pastoral hoje é fazer de cada mulher e homem cristão uma presença irradiante da perspectiva evangélica no meio do mundo, na família, na cultura, na economia, na política.

 - Oferecer a todos os fiéis uma iniciação cristã exigente e atractiva, comunicadora da integridade da fé e da espiritualidade radicada no Evangelho, formadora de agentes livres no meio da vida pública.

- Encontrar testemunhos de pessoas significativas e acontecimentos em que a Palavra foi e é luz que ilumina a vida.

- Ser luz de Jesus no lugar onde Ele nos enviar.

São sugeridas algumas estratégias para desenvolver este tema no ano pastoral de 2010/2011, todas relacionadas com a luz, de forma a que cada um encontre o caminho onde é chamado a iluminar e a deixar-se iluminar pela luz de Deus.