Nunca é tarde para deixar Jesus entrar na nossa vida


Nunca é tarde para deixar Jesus entrar na nossa vida.

Foi esse pensamento que nos animou na decisão de dar continuidade à nossa formação cristã através do Sacramento do Crisma.

Por motivos diferentes, nenhum de nós o tinha realizado na idade "normal": a falta de oportunidade e os inúmeros chamamentos que nos tentam afastar da Igreja nos dias complicados que atravessamos...

O facto de, enquanto pais, sentirmos a obrigação de dar aos nossos filhos a oportunidade de conhecer Jesus e de os educarmos na Sua fé, ultrapassou barreiras e tornou-nos membros mais activos da nossa paróquia. Lançou-nos também o desafio de continuar a aprender recebendo o Espírito Santo.

A formação de adultos para o Crisma foi e continua a ser, para nós, um momento marcante e enriquecedor graças às experiências partilhadas no seio do nosso grupo, à sábia orientação da Dra. Rita e de todos os seus relatos de vivência cristã e à boa disposição e palavra esclarecedora do seminarista Duarte.

Longe de se ter concluído no dia do nosso Crisma, essa experiência continua...

Fortunata e Rui Estrela

Festa da Vida, 29 de Maio


No Sábado, dia 29 de Maio, na Missa da Catequese, os jovens do 8º Catecismo celebraram a Festa da Vida.

Saibamos festejar a cada momento o Dom da Vida.

Palavras de Pe. Duarte na Missa de Domingo de Pentecostes com celebração de Sacramentos de Iniciação Cristã, 22 de Maio

No Domingo de Pentecostes celebramos a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Este acontecimento transforma a vida dos seus apóstolos e de toda a Igreja. Vemos como antes estavam fechados, com medo dos Judeus e depois saem para fora e vão pelo mundo fora a anunciar Jesus Cristo vivo.

O sonho de Deus é que a humanidade faça a Sua Vontade e que tenha a Sua Vida.

Os sacramentos da iniciação Cristã são o princípio e garante da realização deste sonho. São o início e o alimento da vida do Espírito em nós. Através da Palavra e do Espírito Santo, no Baptismo, Deus declara-se incondicionalmente por nós, para que estejamos a favor de Deus, dos irmãos, e da natureza. No Crisma, Deus dá-nos a Sua força para O testemunharmos no mundo. E na Eucaristia, Deus une-nos no Amor de Jesus ao Pai e irmãos.

Realizemos o sonho que Deus tem para nós e que é um sonho de vida!


Da Primeira Epístola de São Pedro

Cada um de vós ponha ao serviço dos outros os dons que recebeu, como bons administradores da graça de Deus, tão variada nas suas formas. Se alguém fala, diga palavras de Deus; se alguém exerce um ministério, faça-o como um mandato recebido de Deus, para que em tudo Deus seja glorificado, por Jesus Cristo, a quem é devida a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Ámen.
(1 Pe 4, 10-11)

Festa da Vida, 29 de Maio

No Sábado, dia 29 de Maio, na Missa da Catequese (16h15), realiza-se a Festa da Vida com os jovens do 8º Catecismo.

Acompanhemos estes jovens e celebremos, em cada momento, o Dom da Vida.

Reunião de Encarregados de Educação do 1º Catecismo, 26 de Maio


Na próxima 4ª feira, dia 26 de Maio, às 19h, no Salão Paroquial, terá lugar a reunião de encarregados de educação das crianças do 1º Catecismo.

Contamos com a presença de todos os pais nesta partilha de caminho na fé destas crianças.

1ª Comunhão e Sacramentos de Iniciação Cristã, 22 de Maio

No Sábado, dia 22 de Maio, as crianças do 3º Catecismo da nossa Paróquia receberam a sua primeira Comunhão e as crianças que percorreram o caminho do Catecumenato receberam os três Sacramentos de Iniciação Cristã.

É com muita alegria que testemunhamos que Jesus chama estas crianças para lhes dar a Vida e o Seu Amor.

Que estas crianças saibam sempre acolher Jesus nos seus corações.

Passeio anual da Catequese, 20 Junho
























O passeio anual das crianças e jovens do 1º ao 6º Catecismo vai realizar-se no dia 20 de Junho, Domingo.

Por ocasião do Cinquentenário do Santuário de Cristo Rei (2009) e do Ano Sacerdotal, este ano propomos uma visita ao Santuário e uma tarde de animação no Seminário de Almada.

A saída de Benfica será pelas 8h30 com chegada prevista pelas 18h. O passeio tem um custo de 10€ (inclui transporte, seguro, entrada no Cristo Rei, lanche e diploma).

Podem inscrever os vossos educandos, preenchendo o formulário acima. Estão disponíveis cópias do formulário na Catequese.

Primeira Comunhão e Sacramentos de Iniciação Cristã, 22 de Maio

No próximo Sábado, dia 22 de Maio, as crianças do 3º Catecismo vão receber a Primeira Comunhão. Após um caminho de preparação e depois de terem, no passado Sábado, realizado a sua primeira Confissão, estas crianças têm agora a graça de receber pela primeira vez o Corpo de Cristo, alimento da nossa vida.

Dado o número elevado de crianças, haverá duas celebrações da Eucaristia. A primeira será às 14h e a segunda às 16h.

Na Missa das 14h haverá também celebração dos Sacramentos de Iniciação Cristã (Baptismo, Crisma e Eucaristia) para as crianças que percorrem o percurso do Catecumenato.

Partilhemos a alegria destes eleitos e acompanhemos o seu caminho.

Palavras de D. Joaquim Mendes na Missa com celebração de Crisma, 16 de Maio

“Está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas disso.” (Lc 24, 46-48). Este «vós» inclui todos os crentes e baptizados. Cada cristão deve ser diante do mundo uma testemunha da ressurreição e da vida do Senhor; um sinal do Deus vivo (cf. LG 38).

Por isso, caríssimos crismandos, o Senhor espera que vós sejais suas testemunhas! Para isso, ides receber o mesmo Espírito que os Apóstolos receberam.

O Senhor espera de vós um compromisso efectivo na construção do seu Reino. O Espírito Santo vos dará a coragem para viver o Evangelho e a audácia de o proclamar, de o dar a conhecer aos vossos amigos, nos lugares de estudo, de trabalho e de lazer.

O Espírito Santo vos ajudará a descobrir a Igreja, como segunda família, onde encontrareis Cristo ressuscitado, a sua Palavra iluminadora, a amizade e o apoio de tantos irmãos e irmãs na fé, e sentireis a alegria de participar na sua vida e na sua missão.

Nela vos sentireis acolhidos e amados e aprendereis a amar, a viver como filhos de Deus, a ser testemunhas do seu amor no mundo.

Por isso, acolhei com fé, com grande alegria e com gratidão o dom que o Senhor vos vai conceder e que ele se estenda a toda a comunidade cristã aqui reunida, para que seja testemunha de Jesus hoje no mundo, comprometida com a sua missão com a força do Espírito Santo.

Peregrinação a Fátima foi «uma experiência emocionante, rica e inesquecível», diz Bento XVI



Na primeira audiência geral no Vaticano, após a sua visita ao nosso país, o Papa Bento XVI recordou os aspectos mais significativos da viagem que realizou a Portugal entre 11 e 14 de Maio.

Segundo o próprio, a estadia numa terra profundamente marcada pelo cristianismo deu-lhe a oportunidade de prestar homenagem à notável história da fé cristã e zelo evangelizador do povo português.

Na alocução proferida em português, o Papa lembrou que na missa no Terreiro do Paço, em Lisboa, falou da necessidade de os cristãos serem semeadores da esperança, enquanto que em Fátima, peregrino com os peregrinos, apresentou ao Imaculado Coração Maria as alegrias e esperanças, os problemas e sofrimentos do mundo inteiro.

Bento XVI disse que, a 13 de Maio, ainda em Fátima, lembrou, na homilia da missa, que as aparições marianas falam de uma mensagem exigente e consoladora, centrada na oração, na penitência e na conversão, que nos leva a superar as dificuldades da história, convidando a humanidade a cultivar a grande Esperança.

Após ter evocado a eucaristia no Porto, a 14 de Maio, onde referiu ter insistido no compromisso para a missão, Bento XVI afirmou ter-se despedido de Portugal com o desejo de que a sua visita incentive um renovado impulso espiritual e apostólico.

Depois de recordar o tema da viagem – Contigo caminhamos na esperança. Sabedoria e Missão – Bento XVI agradeceu aos peregrinos que escutavam na Praça de São Pedro as orações que acompanharam a sua viagem.

Saibamos acolher no nosso coração a mensagem que o sucessor de São Pedro nos deixou com a sua passagem. E que a sua presença entre nós seja fonte de luz e esperança nas nossas vidas.

Musical Wojtyla

A Paróquia de Cascais organiza um musical sobre João Paulo II, que está em cena desde o dia 18 de Maio até ao dia 22 de Maio. Esta iniciativa integra-se no âmbito do Ano Sacerdotal, da visita do Papa Bento XVI a Portugal, e também da vontade da Paróquia erguer um monumento de homenagem a João Paulo II.

Trata-se de um musical multimédia sobre João Paulo II. A peça não é um relato histórico nem uma biografia. São testemunhos. Testemunhos de quem se cruzou com ele. Testemunhos de vidas que mudaram. Testemunhos acerca do lado mais divertido do Papa. Momentos decisivos e momentos divertidos. O espectáculo não é um musical clássico, mas sim um review, construído a partir de testemunhos de vidas que mudaram ou foram tocadas por João Paulo II. Incide também na relação de João Paulo II com os jovens. O objectivo central e fundamental é lembrar João Paulo II, o homem, o Papa, o Santo, que poucos deixou indiferentes.

O musical realiza-se no Auditório Senhora da Boa-Nova, no Estoril. Os bilhetes podem ser adquiridos na internet (através de blueticket) ou nas lojas FNAC.

Crisma, 16 de Maio


















No passado Domingo, dia 16 de Maio, cerca de 60 jovens e adultos da nossa Paróquia receberam o Sacramento do Crisma. A celebração realizou-se na Igreja Paroquial e foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

Que o Espírito Santo, o Dom de Deus, renove a vida destes jovens e adultos e que possam ser testemunhas.

PROPOSTA À COMUNIDADE PARA A OFERTA AO SR. PRIOR CÓNEGO JOSÉ TRAQUINA MARIA PELO SEU ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL

Neste ano Pastoral, em que a Igreja de Nª Sª do Amparo faz 200 anos, o nosso Prior celebra 25 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL. Todos estamos convocados a unirmo-nos, em acção de graças, pelo generoso testemunho de serviço do Sr. Prior à nossa Paróquia e à Igreja, e a participar com alegria nos diversos momentos festivos.

Para assinalar esta data, o Padre Duarte propõe ainda que façamos uma oferta em comunidade. É uma boa oportunidade de promovermos a unidade da nossa Paróquia e de irmos ao encontro dos desejos e necessidades pastorais e pessoais do Sr. Prior.

A partir de agora, cada paroquiano poderá dar o seu contributo em dinheiro, à medida dos seus desejos e disponibilidades, podendo fazê-lo em nome pessoal, familiar, grupo, movimento ou organismo.

Estas ofertas devem ser entregues nos serviços de acolhimento da Paróquia (serviços de recepção, funcionários, Maria Luísa e Ana Correia (cartório)) com a indicação do seu fim. (para quem precisar, estarão à disposição envelopes da Paróquia na Igreja). Poderão também depositar ou transferir a sua oferta para uma conta bancária aberta para o efeito.

Quem participar nesta oferta, também poderá inscrever o seu nome e uma pequena mensagem num livro de honra. A oferta e respectivo livro, serão entregues ao Sr. Prior na Missa especial de acção de graças, a 30 de Junho, às 19h00.

Com estima e consideração, Pe. Duarte (Vigário Paroquial).

O NIB da conta referida é 0036 0004 99100079351 51 (Banco Montepio)

Retiro de Crismandos no dia 15 de Maio e Crisma no dia 16 de Maio

No próximo Sábado, dia 15 de Maio, os jovens do 9º e 10º Catecismos e os adultos que se preparam para receber o Sacramento do Crisma vão estar reunidos em retiro. A celebração deste sacramento será na Eucaristia presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, no Domingo, dia 16 de Maio, às 18h.

Rezemos por estes jovens, para que purifiquem o seu coração e acolham os Dons do Espírito Santo na alegria e no amor do Senhor.

Obrigado Bento XVI

Foi o Pai que me ensinou

Participação dos jovens na Missa presidida pelo Santo Padre Bento XVI e na Nunciatura


No dia 11 de Maio, os jovens da nossa Paróquia participaram na Missa presidida pelo Santo Padre no Terreiro do Paço através do Programa dos Jovens com o Papa, Eu Acredito - Quem acredita em Deus nunca está só.

O encontro dos jovens deu-se às 14h30 no Parque Eduardo VII, de onde partiram em marcha até ao espaço que lhes estava reservado no Terreiro do Paço. A marcha juntou os mais de 11 000 jovens inscritos neste programa, oriundos de várias regiões do país e também do estrangeiro.

No final da celebração, os jovens foram desejar uma boa noite a Bento XVI, em frente à Nunciatura. Da janela da Nunciatura, o Santo Padre agradeceu aos jovens o testemunho e o carinho manifestado e despediu-se para dormir.


D. Carlos Azevedo, Bispo de Lisboa



Foi uma missa de uma densidade sem medida, com silêncios espantosos! Como é que foi possível àquela multidão gigantesca manter um silêncio tão cheio? Foi o momento de todos pararmos. Precisamos todos de parar e regressar ao essencial, pois é por aí que também passa a santidade. E nós precisamos muito de santidade.

Foi um momento muito denso, com um cenário fabuloso. Foi tudo a ajudar para que tivesse sido inesquecível.

Palavras do Bispo Auxiliar de Lisboa e Coordenador-geral da visita do Santo Padre, D. Carlos Azevedo, após o encontro com a cultura, onde referiu que o ponto alto da viagem até então foi, na sua opinião, a missa no Terreiro do Paço.

Serão Mariano, 13 de Maio

Hoje, às 21h30, terá lugar na Igreja Paroquial um Serão Mariano. Será um momento de oração especialmente dedicado a Nossa Senhora, nossa Mãe, neste dia 13 de Maio.

Está prevista a participação das crianças e jovens da catequese neste serão, rezando como os pastorinhos de Fátima.

Não deixemos de responder ao apelo de Nossa Senhora.

Participação das crianças na Missa presidida pelo Santo Padre Bento XVI



No dia 11 de Maio, 57 crianças da Catequese da nossa Paróquia tiveram a alegria de ver o Santo Padre e a graça de participarem na Eucaristia a que presidiu no Terreiro do Paço.

Dois autocarros sairam de Benfica pelas 13h30 com muita animação. Após encontro, no Parque das Nações, com crianças de outras Paróquias e Escolas, o percurso continuou com escolta policial até ao Terreiro do Paço.

No breve percurso a pé do autocarro até ao recinto houve tempo para as crianças darem pequenas entrevistas para a televisão.

A tarde foi muito animada e foi com muita alegria que as crianças acolheram o Santo Padre na sua chegada ao recinto.

Todos tiveram oportunidade de ouvir a voz do Santo Padre dizer

Testemunhai a alegria desta sua presença forte e suave a todos, a começar pelos da vossa idade. Dizei-lhes que é belo ser amigo de Jesus e que vale a pena segui-Lo. Com o vosso entusiasmo, mostrai que, entre tantos modos de viver que hoje o mundo parece oferecer-nos – todos aparentemente do mesmo nível –, só seguindo Jesus é que se encontra o verdadeiro sentido da vida e, consequentemente, a alegria verdadeira e duradoura.

Acolhamos no nosso coração a alegria da presença do Santo Padre entre nós e que seja para nós fonte de vida nova.

Palavras de Bento XVI na Homilia da Missa do Terreiro do Paço, 11 de Maio

Lisboa amiga, porto e abrigo de tantas esperanças que te confiava quem partia e pretendia quem te visitava, gostava hoje de usar as chaves que me entregas para alicerçar as tuas esperanças humanas na Esperança divina.

Irmãos e irmãs, quem acreditar em Jesus não será confundido: é Palavra de Deus, que não Se engana nem pode enganar. Palavra confirmada por uma «multidão que ninguém pode contar e provém de todas as nações, tribos, povos e línguas».

Esta Igreja local concluiu justamente que a prioridade pastoral hoje é fazer de cada mulher e homem cristão uma presença irradiante da perspectiva evangélica no meio do mundo, na família, na cultura, na economia, na política. Muitas vezes preocupamo-nos afanosamente com as consequências sociais, culturais e políticas da fé, dando por suposto que a fé existe, o que é cada vez menos realista.

Para isso é preciso voltar a anunciar com vigor e alegria o acontecimento da morte e ressurreição de Cristo, coração do cristianismo, fulcro e sustentáculo da nossa fé, alavanca poderosa das nossas certezas, vento impetuoso que varre qualquer medo e indecisão, qualquer dúvida e cálculo humano. A ressurreição de Cristo assegura-nos que nenhuma força adversa poderá jamais destruir a Igreja. Portanto a nossa fé tem fundamento, mas é preciso que esta fé se torne vida em cada um de nós. Assim há um vasto esforço capilar a fazer para que cada cristão se transforme em testemunha capaz de dar conta a todos e sempre da esperança que o anima (cf. 1 Pd 3, 15): só Cristo pode satisfazer plenamente os anseios profundos de cada coração humano e responder às suas questões mais inquietantes acerca do sofrimento, da injustiça e do mal, sobre a morte e a vida do Além.

Queridos Irmãos e jovens amigos, Cristo está sempre connosco e caminha sempre com a sua Igreja, acompanha-a e guarda-a, como Ele nos disse: «Eu estou sempre convosco, até ao fim dos tempos» (Mt 28, 20). Nunca duvideis da sua presença! Procurai sempre o Senhor Jesus, crescei na amizade com Ele, comungai-O. Aprendei a ouvir e a conhecer a sua palavra e também a reconhecê-Lo nos pobres. Vivei a vossa vida com alegria e entusiasmo, certos da sua presença e da sua amizade gratuita, generosa, fiel até à morte de cruz. Testemunhai a alegria desta sua presença forte e suave a todos, a começar pelos da vossa idade. Dizei-lhes que é belo ser amigo de Jesus e que vale a pena segui-Lo. Com o vosso entusiasmo, mostrai que, entre tantos modos de viver que hoje o mundo parece oferecer-nos – todos aparentemente do mesmo nível –, só seguindo Jesus é que se encontra o verdadeiro sentido da vida e, consequentemente, a alegria verdadeira e duradoura.

Buscai diariamente a protecção de Maria, a Mãe do Senhor e espelho de toda a santidade. Ela, a Toda Santa, ajudar-vos-á a ser fiéis discípulos do seu Filho Jesus Cristo.

Lisboa com Bento XVI

Bento XVI espera-nos!

Eu Acredito! Programa de Jovens com o Papa

As inscrições dos jovens para o Programa com o Papa estão novamente abertas. Os jovens que ainda queiram inscrever-se podem fazê-lo até amanhã, dia 9 de Maio.

Já estão inscritos 10 188 jovens. Não deixes de te inscrever.

Interrupção dos encontros de Catequese, 11 de Maio

Em virtude da celebração Eucaristica presidida pelo Santo Padre, na próxima 3ª feira, dia 11 de Maio, não haverá encontros de Catequese na Paróquia.

Catequese Catecumenato, 10 de Maio

No próximo dia 10 de Maio, 2ª feira, às 19h, realiza-se a terceira catequese do percurso do Catecumenato para as crianças que, não sendo Baptizadas, iniciaram este ano a Catequese e frequentam o 1º ao 3º Catecismo.

Fazem parte deste grupo as seguintes crianças:

do 1º Catecismo: Ana Carolina Ferreira, Beatriz Lima, Bruna Jesus, Carlota Pais, Joana Nobre, Petra Machado e Sandro Carvalho

do 2º Catecismo: Mariana Amaro

do 3º Catecismo: Catarina Araújo e Márcio Mendes.

Acompanhemos estas crianças no iniciar da sua caminhada Cristã.

Participação das crianças do 1º ao 6º Catecismo na Missa presidida pelo Santo Padre

Se alguma criança do 1º ao 6º Catecismo pretender ainda inscrever-se para participar na Missa presidida pelo Santo Padre no dia 11 de Maio, contacte a catequese paroquial.

Venham! Não fiquem a ver pela televisão, Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo


O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, apelou à participação dos fiéis nos vários eventos da visita do Papa a Portugal, e em particular na missa no Terreiro do Paço, afirmando que as boas-vindas não se dão a olhar para a televisão.

Venham! Os que puderem venham, não fiquem diante da televisão, sublinhou, acrescentando que as boas-vindas a Bento XVI são dadas fazendo um bocadinho de sacrifício, correndo o risco, mas tendo a alegria da multidão que ele saúda e que ele abençoa, por quem reza e que ele acolhe.

Numa saudação ao Papa, que chega a Lisboa no dia 11 de Maio para uma visita de quatro dias a Portugal, D. José Policarpo garante que não é a mesma coisa ver o Papa num écran de televisão e vê-lo ao vivo.

Quem sabe se não tereis a sorte de o Santo Padre passar perto de vós e fixar nos vossos olhos o seu olhar, acentuou.

O Cardeal Patriarca de Lisboa referiu que a diocese de Lisboa vai dar ao Papa as boas-vindas na alegria do coração e na disposição de o acolher como ele é e quem é, o sucessor de são Pedro, o Pastor Universal.

Independentemente da pessoa, do Cardeal Ratzinger, ele é o nosso papa, recordou, referindo que Portugal beneficia de três visitas papais ao país, favor que atribui a Nossa Senhora de Fátima.

Penso que devemos esse favor a Nossa Senhora de Fátima, que os atrai; vamos já, graças a Deus, com a terceira visita a um pequeno país como o nosso, acrescentou.

D. José Policarpo comentou que estas visitas frequentíssimas do Pastor Universal às igrejas particulares são recentes na história da Igreja Católica, pois datam dos últimos 50 anos.

Hoje , observou, as igrejas têm a sorte de poder não apenas rezar pelo papa e de ver o papa de longe, mas com uma certa frequência de o verem, poderem olhar para ele, ouvir a sua palavra, celebrar a eucaristia com ele.

D. Manuel Clemente, Bispo do Porto

Não fiquem em casa a ver pela televisão, nunca é a mesma coisa. Na medida em que nós participamos pessoalmente nos eventos eles também se tornam mais nossos.

D. Gilberto Reis, Bispo de Setúbal

Não fiquemos em casa a vê-lo pela televisão. Vamos ter com ele, mesmo com os incómodos de estar no meio da multidão.

Vamos com o coração em festa, levando connosco os sinais que exteriorizam essa alegria íntima.

D. António Marto, Bispo de Leiria/Fátima

Dirige um apelo do coração à presença nas celebrações e pede aos católicos para não se deixarem seduzir pelo comodismo de ver [o Papa] apenas pela televisão.

D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra

Não fujamos ao sacrifício de participarmos nas diversas assembleias presididas pelo Santo Padre.

Bento XVI envia saudação a Portugal



Bento XVI enviou hoje no Vaticano uma saudação ao querido povo de Portugal, confessando-se muito feliz por poder visitar o nosso país, de 11 a 14 de Maio.

A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto, disse o Papa, em português, durante a audiência semanal das Quartas-feiras.

Bento XVI será o terceiro Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI em 1967 e João Paulo II, em 1982, 1991 e 2000, para além de uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de Março de 1983), a caminho da América Central.

Sinto-me muito feliz por poder visitar as «Terras de Santa Maria», no décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, afirmou.

Segundo Bento XVI, Portugal é um país com uma história muito ligada ao Papa, bispo de Roma.

Para lá partirei na próxima Terça-feira, aceitando o convite que me foi feito pelo senhor Presidente da República e pela Conferência Episcopal Portuguesa, anunciou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Reunião de Pais do 9º e 10º Catecismos, 7 de Maio

Na próxima 6ª feira, dia 7 de Maio, às 19h, realiza-se uma reunião de Encarregados de Educação dos jovens do 9º e 10º Catecismos.

Contamos com a presença de todos.

Dos Sermões de São Gregório de Nissa, bispo (séc. IV)

Começou o reino da vida e foi dissolvido o império da morte. Apareceu um novo nascimento, uma vida nova, um novo modo de viver; a nossa própria natureza foi transformada. Qual é este novo nascimento? O que não procede do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do homem, mas de Deus.

Como pode ser isto? Escuta-me com atenção; explicá-lo-ei em poucas palavras.

Este novo ser é concebido pela fé; é dado à luz pela regeneração do Baptismo; é sua mãe a Igreja, que o amamenta com sua doutrina e tradições. O seu alimento é o pão celeste; a sua idade perfeita é a santidade; o seu matrimónio é a familiaridade com a sabedoria; os seus filhos são a esperança; a sua casa é o reino; a sua herança e riqueza são as delícias do Paraíso; o seu fim não é a morte, mas aquela vida feliz e eterna que está preparada para os que dela são dignos.

O Santo Padre vem visitar-nos!

O Santo Padre vem visitar-nos! Vamos acolhê-lo com fé e amor. Ele é o Sucessor de Pedro. Com ele, descobriremos a alegria e exigência de ser católico. Ele é o Pastor Universal. Podeis crer que é bom ver o seu rosto, receber a sua bênção, rezar com ele e por ele. Eu espero que a Diocese de Lisboa vá recebê-lo, como se fosse o próprio Senhor. Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo

As imagens seguintes mostram como está a ser organizado o espaço do Terreiro do Paço para a celebração da Missa presidida pelo Santo Padre. Pode ver-se, em particular, onde ficarão as crianças e os jovens.



Na Missa estarão 40 bispos, 400 sacerdotes, 50 diáconos, 400 acólitos. Haverá 5 sacristias. Irão ser consagradas 40 000 hóstias. O coro inclui 300 pessoas e 62 instrumentistas. Estarão presentes 7 500 jovens e 5 000 crianças. Haverá 6 ecrãs gigantes. E ainda 1 800 voluntários e 300 cadetes das Forças Armadas.