Informações sobre a participação das crianças na Missa presidida pelo Santo Padre


No próximo dia 11 de Maio, às 18h15, o Santo Padre celebrará a Eucaristia na Praça do Comércio, em Lisboa.

O Patriarcado de Lisboa organizou a possibilidade de crianças e jovens terem um local privilegiado para participação na Eucaristia, e de acesso restrito e limitado às pessoas devidamente inscritas e identificadas.

Segundo fonte da organização, inscreveram-se cerca de 5 000 crianças de toda a Diocese de Lisboa. Da nossa Paróquia, estão inscritas 91 crianças do 1º ao 6º Catecismo. Acompanham estas crianças 16 catequistas adultos. De modo a garantir a melhor organização e segurança, as crianças têm de estar às 14h30 num local perto do recinto onde será celebrada a Eucaristia.

Também com os mesmos objectivos, a Catequese Paroquial optou por alugar dois autocarros para a deslocação das crianças desde Benfica até ao local da celebração, e respectivo regresso. Isto representa um investimento com custos significativos para a Paróquia.

A concentração das crianças e catequistas será às 13h no jardim da Alameda Álvaro Proença, mesmo local onde regressam os autocarros após a conclusão das celebrações. As crianças da nossa Paróquia devem ir identificadas com a t-shirt azul da Catequese. Será distribuído a cada criança um cartão de identificação individual para ser colocado ao pescoço.

Segundo recomendações práticas da organização, as crianças devem levar calçado confortável e roupa adequada para exposição solar ou chuva, consoante as previsões meteorológicas. Devem levar também garrafas de água e um lanche simples.

Os catequistas estão disponíveis para qualquer esclarecimento de dúvidas ou questões que possam surgir. Aos pais que têm crianças inscritas, sugerimos que registem o número de telemóvel do catequista responsável pela sua criança. A qualquer momento podem entrar em contacto.

Quem puder venha a Lisboa rezar com ele. Lisboa será preparada para vos acolher. Não é a mesma coisa ver pela televisão. Ele precisa de nos sentir com ele, unidos a ele, como membros da Igreja, escreve D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa.

Programa de Jovens com o Papa



As inscrições dos jovens para o Programa com o Papa terminam no próximo Domingo, dia 2 de Maio.

Não deixes de te inscrever e de acompanhar o Santo Padre na sua presença entre nós. Já estão inscritos 3 332 jovens.

Encontros de Catequese interrompidos no dia 1 de Maio

No dia 1 de Maio, feriado nacional, não há encontros de catequese.

A Missa da Catequese mantém-se às 16h15.

Reunião de Pais do 3º Catecismo

Na próxima 4ª feira, dia 28 de Abril, às 19h, realiza-se uma reunião de Encarregados de Educação das crianças do 3º Catecismo.

Não deixemos de estar presentes nesta reunião e na caminhada destas crianças.

Dia Mundial de Oração pelas Vocações, 25 de Abril


Fishers of Men

Semana das Vocações | Vídeo do MySpace

Catequese para as crianças, 27 de Abril, 18h30

No âmbito da chegada à nossa Paróquia da Imagem Peregrina de Cristo, o Bom Pastor, realiza-se uma catequese especial para as crianças na próxima 3ª feira, dia 27 de Abril, às 18h30.

Esta catequese é especialmente orientada para as crianças que frequentam o 1º ao 6º Catecismo e pretende ajudá-las a reconhecer Jesus Sacerdote e a descobrir em cada Sacerdote uma pessoa que se entrega generosamente e por amor a Cristo e à sua Igreja.

Participemos de coração disponível nesta Catequese.

Conselho de Pais, 27 de Abril, 21h30

Na próxima 3ª feira, dia 27 de Abril, às 21h30, realiza-se uma reunião de Conselho de Pais da Catequese. Fazem parte deste conselho os membros da Direcção da Catequese Paroquial e os Pais representantes de cada ano de Catecismo.

Para esta reunião está em agenda a festa de encerramento da Catequese que se realiza no dia 19 de Junho.

Festa das Bem-Aventuranças e Rito de Eleição

No Sábado, dia 24 de Abril, celebrou-se a Festa das Bem-Aventuranças e o Rito de Eleição dos Catecúmenos.

Na Festa das Bem-Aventuranças, os jovens do 7º Catecismo revelam que Deus tem um projecto de felicidade para cada um de nós e as Bem-Aventuranças fazem parte do caminho para a alcançar.

No Rito de Eleição, as crianças e jovens que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã reconhecem que são eleitos por Deus e inscrevem o seu nome na Igreja.

Bem-aventurados somos todos os eleitos de Deus.

Papa Bento XVI fala às crianças portuguesas

(por Maria Luísa Boléo)

Inscrições dos jovens no programa com o Papa




O prazo para inscrição dos jovens no programa de acompanhamento da visita de Sua Santidade a Portugal foi alargado para o dia 2 de Maio. Até ao momento já se inscreveram 2 274 jovens neste programa.

Não deixes de acompanhar o sucessor de São Pedro em Portugal. Inscreve-te já!

Imagem Peregrina de Jesus Cristo Sacerdote chega Sábado, 24 de Abril, a Benfica


No próximo Sábado, dia 24 de Abril, a nossa Paróquia vai receber da Paróquia de Calhariz de Benfica a Imagem de Jesus Cristo Sacerdote. Trata-se de uma iniciativa da Diocese de Lisboa no âmbito do Ano Sacerdotal. A Imagem Peregrina chegará pelas 16h e ficará em Benfica até Domingo, dia 9 de Maio.

Durante as duas semanas de presença da Imagem de Cristo Sacerdote na nossa Paróquia, vão decorrer algumas iniciativas.

No próximo dia 27 de Abril, pelas 18h30, haverá uma Catequese destinada às crianças que frequentam o 1º ao 6º Catecismo na Paróquia. Os jovens que frequentam o 7º ao 10º Catecismo terão também uma catequese no dia 3 de Maio, às 19h.

No dia 29 de Abril, às 18h30, o nosso Prior, Cónego José Traquina, realizará uma catequese no Salão Paroquial, com o tema Visita do Papa: desafios à Igreja de Lisboa.

Todos os dias haverá iniciativas que serão animadas pelos vários grupos da Paróquia.

Em comunhão com toda a Igreja, rezamos pelas Vocações Sacerdotais e outras de especial consagração.

Que o Senhor permita que esta peregrinação venha a dar frutos de santidade para todo o Povo sacerdotal e para os sacerdotes em particular, e ajude a despertar entre nós vocações sacerdotais.

Festa das Bem Aventuranças e Rito de Eleição

No Sábado, dia 24 de Abril, às 16h15, na Missa da Catequese, vai realizar-se a Festa das Bem Aventuranças e o Rito de Eleição.

Os jovens do 7º Catecismo propõem-se viver as Bem Aventuranças como um caminho para alcançar a verdadeira felicidade que Deus tem para todos nós.

No Rito de Eleição, as crianças e jovens do 3º ao 7º Catecismo, que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã no próximo dia 22 de Maio, serão recebidas na Igreja e apresentadas à comunidade.

Somos todos convidados a participar nesta Festa e no Rito do Acolhimento, e a caminhar na fé com estas crianças e jovens.

Festa da Palavra e a Profissão de Fé

Realizou-se no Sábado passado, 17 de Abril, a Festa da Palavra e a Profissão de Fé.
As crianças do 4º Catecismo festejaram a Festa da Palavra e receberam a Bíblia Sagrada.
Os jovens do 6º Catecismo professaram a sua fé, renovando os compromissos assumidos no Baptismo.

Partilhemos a alegria da Palavra e da Fé com estas crianças e jovens.

Reunião Catecumenato

Na próxima 5ª feira, 22 de Abril, às 21h30, realiza-se uma reunião com os Pais, Padrinhos e Testemunhas das crianças e jovens que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia) no próximo dia 22 de Maio.

Esta reunião destina-se apenas aos Pais, Padrinhos e Testemunhas que não estiveram presentes na reunião do passado dia 12 de Março ou que ainda tenham alguma dúvida a esclarecer sobre o assunto.

No próximo dia 22 de Maio, vão receber os Sacramentos de Iniciação Cristã as crianças e jovens do 3º ao 7º Catecismo que iniciaram a catequese em 2007/2008 ou 2008/2009.

Testemunho sobre as VIII Jornadas Diocesanas da Juventude

Partilhemos um testemunho de Sara Marreiros, jovem da nossa Paróquia, sobre a participação nas VIII Jornadas Diocesanas da Juventude do passado Domingo.


Já há oito anos que se realizam as tão acarinhadas Jornadas Diocesanas da Juventude! Este ano a cidade que nos acolheu, domingo dia 18 de Abril, foi Alcobaça, que deve o seu nome aos dois rios que por ali passam, o Alcoa e o Baça.

Começámos o dia fazendo um percurso pela cidade, de forma a conhecê-la um pouco melhor, ao mesmo tempo que discutíamos os problemas ambientais, cada vez mais evidentes no Planeta Terra, através de diversas actividades. À tarde, depois do típico almoço partilhado, foi hora de visitar o famoso Mosteiro da cidade, onde se encontram os túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro. Foi neste espaço, protegidos pelos sentimentos amorosos do casal, que conversámos com o nosso patriarca, D. José Policarpo e celebrámos a missa dominical ao fim da tarde.

Este tipo de actividades são, sem sombra de dúvida, uma oportunidade única para conhecer novas pessoas, novos locais, conviver com aqueles que já conhecemos e, claro está, celebrar a nossa fé! Convido então todos aqueles que ainda não participaram nestas Jornadas a fazê-lo para o próximo ano. Garanto que é, no mínimo, um dia muito bem passado!

Sara Marreiros

VIII Jornadas Diocesanas da Juventude, Alcobaça - 18 de Abril

No passado Domingo, dia 18 de Abril, alguns jovens da nossa Paróquia deslocaram-se a Alcobaça para participar nas VIII Jornadas Diocesanas da Juventude.

Estas jornadas são organizadas pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa e pretende juntar os jovens de toda a Diocese para que possam partilhar, com alegria, a sua caminhada cristã.

Este ano as jornadas tiveram como tema Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna? e incluiram workshops, percursos, um encontro com o Cardeal Patriarca de Lisboa, seguido da celebração da Eucaristia.

Partilhemos a alegria dos jovens nas VIII Jornadas Diocesanas da Juventude

Tolerância de ponto concedida pelo Governo para acompanhamento da visita do Santo Padre

O Governo concedeu tolerância de ponto nos dias de visita do Papa Bento XVI a Portugal.

Em Lisboa, a tolerância é concedida no dia 11 de Maio durante a tarde, e no Porto, na manhã do dia 14 de Maio. No dia 13 de Maio, a tolerância de ponto estende-se a todo o país.

Deste modo, as crianças e jovens que participarem nas celebrações não necessitam de faltar à escola.

Em Lisboa, o Santo Padre celebrará a Eucaristia no dia 11 de Maio, às 18h15. Já estão inscritas cerca de 1800 crianças, 1100 adolescentes e 500 jovens.

Inscreve-te também.

Reparte com Alegria como a Jacinta, Fátima - 17 de Abril



No Sábado, dia 17 de Abril, um grupo de 20 crianças do 1º, 2º e 3º Catecismo da nossa Paróquia foi ao Santuário de Fátima para participar no programa Um dia com as crianças. Acompanharam esta peregrinação os catequistas do 1º Catecismo, catequistas do 5º Catecismo e familiares das crianças.

A Eucaristia foi celebrada logo de manhã na Igreja da Santíssima Trindade, tendo sido presidida pelo Reitor do Santuário, Padre Virgílio Antunes. Numa celebração dirigida às crianças, o Reitor do Santuário ensinou as crianças a escutar o Senhor e, como Samuel, a dizer Fala, Senhor, o teu servo escuta!. Sugeriu-lhes ainda que, a exemplo da Jacinta, partilhassem com alegria.

O almoço, embora rápido, foi um momento partilhado em alegria.

Depois do almoço, houve um momento de adoração Eucarística, onde tivemos a alegria de ver a participação de algumas das nossas crianças, quer a fazer as leituras, quer participando enquanto acólitos, o que constituiu uma presença muito viva e alegre.

A despedida do Santuário foi na Capelinha das Aparições, e foi também um momento de grande vivacidade.

A presença de pais e outros familiares ajudou a constituir também um profundo momento de comunhão.

Festa da Palavra e Profissão de Fé, 17 de Abril

No próximo Sábado, dia 17 de Abril, na Missa da Catequese (16h15), realiza-se a Festa da Palavra e a Profissão de Fé.

As crianças do 4º Catecismo festejam a Festa da Palavra. Estas crianças, que ao longo da sua caminhada catequética têm vindo a aprender a conhecer a Palavra de Deus, festejam agora a Sua Palavra e vão receber a Bíblia Sagrada. Que estas crianças acolham a Palavra de Deus no seu coração.

A Profissão de Fé é especialmente dirigida aos jovens do 6º Catecismo. Estes jovens vão renovar os compromissos assumidos no Baptismo e manifestam publicamente a sua adesão a Jesus. Alegremo-nos com eles e demos graças pela sua determinação.

Rezemos por estas crianças e jovens. Que a Luz de Cristo seja sempre a luz dos seus caminhos.

Catequese Catecumenato, 19 Abril

No próximo dia 19 de Abril, 2ª feira, às 19h, realiza-se a segunda catequese do percurso do Catecumenato para as crianças que, não sendo Baptizadas, iniciaram este ano a Catequese e frequentam o 1º ao 3º Catecismo.

Fazem parte deste grupo as seguintes crianças:

do 1º Catecismo: Ana Carolina Ferreira, Beatriz Lima, Bruna Jesus, Carlota Pais, Joana Nobre, Petra Machado e Sandro Carvalho
do 2º Catecismo: Mariana Amaro
do 3º Catecismo: Catarina Araújo e Márcio Mendes.

Acompanhemos estas crianças no iniciar da sua caminhada Cristã.

Bispo Auxiliar de Lisboa hoje à noite em Benfica



Hoje, às 21h30, D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa e Coordenador-geral da Visita do Papa a Portugal, realiza uma conferência no Salão Paroquial de Benfica. Esta conferência insere-se num ciclo de três conferências de preparação da visita do Papa Bento XVI a Portugal.

O tema da conferência é Uma leitura dos 5 anos de pontificado de Bento XVI.

Preparemo-nos também nós para receber Sua Santidade, o Papa Bento, em Portugal e estejamos presentes na conferência de D. Carlos Azevedo.

II Jornadas da Juventude da Vigararia III



No passado fim-de-semana, os jovens da nossa Paróquia participaram nas II Jornadas da Juventude da Vigararia III. Do programa destas jornadas é de destacar a celebração da Eucaristia presidida pelo Cardeal Patriarca D. José Policarpo, assim como a realização do III Festival Vicarial da Canção Cristã.


A nossa Paróquia participou no Festival da Canção com a música Vem e segue-me!, interpretada por Adriana Perdigão, Catarina Ferreira, Inês Ferreira, Joana Feijão, Inês Souza, Marisa Lopes e Marta Barreto. Rute Milho é a autora da letra e Inês Ferreira e Joana Feijão as autoras da música.

Um dia com as crianças, 17 de Abril



No próximo Sábado, dia 17 de Abril, um grupo de crianças do 1º Catecismo vai participar num programa proposto pelo Santuário de Fátima, Um dia com as crianças, para comemorar o centenário do nascimento de Jacinta Marto.

O convite do Santuário inclui tempos de oração, catequese e celebração da Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade.

Juntemo-nos em oração a estas crianças e suas famílias, para que reconheçam Nossa Senhora, nossa Mãe, nos seus corações.

VIII Jornada Diocesana da Juventude, 18 de Abril



No próximo Domingo, dia 18 de Abril, realiza-se a VIII Jornada Diocesana da Juventude, este ano em Alcobaça e com o tema Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?. Esta jornada é dirigida aos jovens com idades entre 15 e 30 anos, que podem ser acompanhados pelos seus animadores.

O programa da jornada inclui momentos de oração e workshops sobre a família, e terminará com um encontro com o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e com a celebração da Eucaristia.

Rezemos pelos jovens que se vão reunir neste dia em Alcobaça, para que cresçam na fé e no amor de Deus e para que possam alcançar a vida eterna.

II Jornadas da Juventude da Vigararia III



As II Jornadas da Juventude da Vigararia III realizam-se este fim-de-semana, 10 e 11 de Abril, em Alcântara.

Para além de actividades específicas para os jovens, realiza-se em simultâneo o III Festival Vicarial da Canção Cristã no Domingo, às 15h, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. A nossa Paróquia participa neste festival com a canção Vem e Segue-me!.

Apoiemos, com a nossa presença, os jovens que representam a nossa Paróquia no III Festival Vicarial da Canção Cristã e façamos claque por Benfica.

Festa da Palavra do 4º Catecismo

No próximo dia 17 de Abril vai ter lugar pelas 16h, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Amparo, a Festa da Palavra das crianças do 4º Catecismo.

Pede-se aos pais e crianças que estejam na catequese, às 15h, para ensaio das leituras.

Após a Festa da Palavra haverá um lanche partilhado, podendo cada um trazer o que achar necessário.

Convidam-se todos os pais de outros catecismos a estarem presentes nesta Festa e a colaborarem  no arranjo das salas (encontro às 19h no dia 16 de Abril) e na organização do lanche partilhado (encontro às 15h no dia 17 de Abril).

Estamos todos convidados a participar nesta Festa com a nossa presença e oração.

Catequeses de Preparação da Visita de Bento XVI a Portugal

«Ainda precisamos de Pedro?» pergunta a primeira das duas catequeses de preparação da visita do Papa a Portugal (11 a 14 de Maio), elaboradas pelo Secretariado diocesano de Acção Pastoral para o Secretariado de Lisboa da Comissão Organizadora da viagem de Bento XVI.

A segunda catequese reflecte sobre os “desafios à Igreja de Lisboa” que se colocam com esta deslocação do Papa ao Patriarcado de Lisboa.

A divulgação das duas «catequeses preparatórias dirigidas ao Povo de Deus» tinha sido anunciada em Março por D. Carlos Azevedo, Coordenador-geral da Comissão Organizadora da Visita do Papa a Portugal.

O primeiro texto, de um carácter geral, destina-se a toda a Igreja Católica em Portugal e o segundo documento, mais focado sobre o Patriarcado de Lisboa, pode servir de modelo para a reflexão a ser feita pelas restantes dioceses, explicou D. Carlos Azevedo.

A primeira catequese, da autoria do cónego Nuno Brás da Silva Martins, reitor do Seminário dos Olivais, debruça-se sobre o papel e o sentido do Pastor Universal, que é o Papa.

«O mundo pode gostar ou não daquilo que o Papa diz. Mas nós, cristãos, não podemos deixar de estar sempre com Pedro. Não se trata de opiniões ou gostos: trata‐se da necessidade de vivermos a fé que Pedro professa, e que coincide com a Verdade que o Pai revelou para a nossa salvação», sublinha o texto

A segunda catequese, escrita pelo cónego José Augusto Traquina Maria, pároco de Benfica, lança pistas sobre os desafios pastorais que se colocam à Igreja de Lisboa com esta visita, considerada como uma «oportunidade» para se crescer na Fé e para se manifestar o «Amor a Cristo e à Igreja».

«A Igreja de Lisboa tem necessidade de uma Graça especial: uma renovada adesão de Fé aoEvangelho, um Sim a Cristo, a começar pelos seus ministros mais responsáveis, passando por todos os cristãos mais empenhados na vida da Igreja e da Sociedade e chegar a todos os cristãos; a acontecer em experiência de comunidade e a testemunhar numa sociedade onde carecem ideais nobres. A Igreja de Lisboa, tem necessidade de uma nova geração de jovens cristãos que se disponha a fazer da vida uma afirmação de Amor e Verdade», destaca .

Ainda precisamos de Pedro? - versãoWord
Ainda precisamos de Pedro? - versão Powerpoint
Visita do Papa: desafios à Igreja de Lisboa - versão Word
Visita do Papa: desafios à Igreja de Lisboa - versão Powerpoint

Retiro do 6º Catecismo

No próximo Sábado, dia 10 de Abril, os jovens do 6º Catecismo vão estar reunidos em retiro que servirá para preparação da Profissão de Fé.

Rezemos por estes jovens para que permaneçam fieis na fé e no amor de Deus.

Encontro de cristãos divorciados e recasados civilmente

No dia 11 de Abril, às 16h, realiza-se no Salão Paroquial um encontro de cristãos divorciados e recasados civilmente. Estará em análise o tema A Educação - Como manter um ambiente educativo hoje.

Todos os cristãos divorciados e recasados civilmente estão convidados a participar.

Participação dos jovens na Visita de Bento XVI

Já está disponível uma página na internet com informações sobre a participação dos jovens na Visita do Papa Bento XVI a Portugal, com o lema Eu acredito.

Na página de abertura, Pedro Rocha e Melo, um dos organizadores, refere que por ocasião das celebrações dos 10 anos da beatificação dos pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta, os jovens querem mostrar o seu apoio ao Papa nesta sua exigente missão de conduzir a Igreja e dizer-lhe que estão «sempre com ele, presentes através da oração e sendo uma parte vibrante de uma Igreja viva e jovem!»

O responsável diz ainda, «Queremos dizer aos portugueses e ao mundo que apesar das várias crises que atravessamos Nós Acreditamos! Quando os dias são sombrios, quando as possibilidades parecem limitadas, quando o futuro é assustador, quando somos confrontados com as realidades duras da pobreza, da corrupção, de violência, da injustiça... Nós escolhemos Acreditar!».

No site pode encontrar-se o hino da peregrinação dos jovens assim como outro material de informação e preparação.

Os jovens interessados devem manifestar intenção de participar junto dos responsáveis dos jovens na Paróquia.

Mais de mil crianças já inscritas para missa de Bento XVI em Lisboa

Já estão inscritas mais de mil crianças para participar na missa que Bento XVI celebra no dia 11 de Maio, às 18h15, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Segundo o Pe. Paulo Malícia, responsável pelos sectores da Catequese e da Pastoral Escolar do Patriarcado de Lisboa, haverá um espaço reservado para as crianças, em frente ao altar, com logística própria, prevendo-se que possa acolher 2.500 crianças.

A organização está em condições de alargar esse espaço, caso as inscrições ultrapassem o número previsto inicialmente.

As crianças devem manifestar intenção de se inscrever junto dos catequistas da Paróquia. Não deixemos de participar com fé e alegria na presença do sucessor do apóstolo Pedro entre nós.

Domingo de Páscoa



Cristo Ressuscitou! Aleluia!


Hoje é a festa das festas, o dia em que Cristo Senhor triunfou sobre a morte.

Com a Páscoa nasce o novo Povo de Deus, a Igreja, pela qual Cristo continua presente no meio do mundo, especialmente pela acção pascal dos Sacramentos e pelo dom do Espírito Santo. Com a Páscoa, os cristãos animados pela vida nova, surgida no seio da “noite mais clara do que o dia” vêem-se transformados pela força da Ressureição.

A Páscoa é assim fonte de alegria, de optimismo e de esperança para todos nós. Cristo Ressuscitado vive eternamente e está connosco para nos ajudar a sermos fiéis ao Pai.

Que a luz, a palavra e a água renovem a nossa fé e a nossa vida no amor de Cristo.

Tríduo Pascal - Sábado Santo

No silêncio do Sábado Santo, a Igreja medita no mistério da Paixão de Cristo, morto pela salvação de todos os homens. Neste dia, a Igreja permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando na sua Paixão e Morte. Abstém-se da Missa até ao momento em que, depois da solene vigília, dá lugar a alegria pascal, que se irá prolongar por quarenta dias.

A Vigília Pascal celebra o mistério central da fé cristã: a ressureição do Senhor, a vitória da vida sobre a morte, do amor e da graça sobre o pecado. A celebração é rica em símbolos: o fogo como sinal da presença e acção de Deus no mundo através de Jesus; a luz, símbolo do próprio Cristo; a água, símbolo da vida e da purificação; a palavra, que faz todo o percurso da História da Salvação.

Tríduo Pascal - Sexta-Feira da Paixão do Senhor

Tríduo Pascal - Sexta-Feira da Paixão do Senhor



A Sexta-Feira Santa convida-nos a contemplar Cristo sofredor, acompanhando-O na Sua dor e sofrimento. É um dia de meditação, exame de consciência, jejum, penitência e oração.

Do Evangelho segundo São João
Naquele tempo, Jesus saiu com os seus discípulos para o outro lado da torrente do Cedron. Havia lá um jardim, onde Ele entrou com os seus discípulos. Judas, que O ia entregar, conhecia também o local, porque Jesus Se reunira lá muitas vezes com os discípulos. Tomando consigo uma companhia de soldados e alguns guardas, enviados pelos príncipes dos sacerdotes e pelos fariseus, Judas chegou ali, com archotes, lanternas e armas. Sabendo Jesus tudo o que Lhe ia acontecer, adiantou-Se e perguntou-lhes:
«A quem buscais?».
Eles responderam-Lhe:
«A Jesus, o Nazareno».
Jesus disse-lhes:
«Sou Eu».
Judas, que O ia entregar, também estava com eles. Quando Jesus lhes disse: «Sou Eu», recuaram e caíram por terra. Jesus perguntou-lhes novamente:
«A quem buscais?».
Eles responderam:
«A Jesus, o Nazareno».
Disse-lhes Jesus:
«Já vos disse que sou Eu. Por isso, se é a Mim que buscais, deixai que estes se retirem».
Assim se cumpriam as palavras que Ele tinha dito: «Daqueles que Me deste, não perdi nenhum». Então, Simão Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu um servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O servo chamava-se Malco. Mas Jesus disse a Pedro:
«Mete a tua espada na bainha. Não hei-de beber o cálice que meu Pai Me deu?».
Então, a companhia de soldados, o oficial e os guardas dos judeus apoderaram-se de Jesus e manietaram-n’O. Levaram-n’O primeiro a Anás, por ser sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote nesse ano. Caifás é que tinha dado o seguinte conselho aos judeus: «Convém que morra um só homem pelo povo». Entretanto, Simão Pedro seguia Jesus com outro discípulo. Esse discípulo era conhecido do sumo sacerdote e entrou com Jesus no pátio do sumo sacerdote, enquanto Pedro ficava à porta, do lado de fora. Então o outro discípulo, conhecido do sumo sacerdote, falou à porteira e levou Pedro para dentro. A porteira disse a Pedro:
«Tu não és dos discípulos desse homem?».
Ele respondeu:
«Não sou».
Estavam ali presentes os servos e os guardas, que, por causa do frio, tinham acendido um braseiro e se aqueciam. Pedro também se encontrava com eles a aquecer-se. Entretanto, o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina. Jesus respondeu-lhe:
«Falei abertamente ao mundo. Sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde todos os judeus se reúnem, e não disse nada em segredo. Porque Me interrogas? Pergunta aos que Me ouviram o que lhes disse: eles bem sabem aquilo de que lhes falei».
A estas palavras, um dos guardas que estava ali presente deu uma bofetada a Jesus e disse-Lhe:
«É assim que respondes ao sumo sacerdote?».
Jesus respondeu-lhe:
«Se falei mal, mostra-Me em quê. Mas, se falei bem, porque Me bates?».
Então Anás mandou Jesus manietado ao sumo sacerdote Caifás. Simão Pedro continuava ali a aquecer-se. Disseram-lhe então:
«Tu não és também um dos seus discípulos?».
Ele negou, dizendo:
«Não sou».
Replicou um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha:
«Então eu não te vi com Ele no jardim?».
Pedro negou novamente, e logo um galo cantou. Depois, levaram Jesus da residência de Caifás ao Pretório. Era de manhã cedo. Eles não entraram no pretório, para não se contaminarem e assim poderem comer a Páscoa. Pilatos veio cá fora ter com eles e perguntou-lhes:
«Que acusação trazeis contra este homem?».
Eles responderam-lhe:
«Se não fosse malfeitor, não t’O entregávamos».
Disse-lhes Pilatos:
«Tomai-O vós próprios, e julgai-O segundo a vossa lei».
Os judeus responderam:
«Não nos é permitido dar a morte a ninguém».
Assim se cumpriam as palavras que Jesus tinha dito, ao indicar de que morte ia morrer. Entretanto, Pilatos entrou novamente no pretório, chamou Jesus e perguntou-Lhe:
«Tu és o Rei dos judeus?».
Jesus respondeu-lhe:
«É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?».
Disse-Lhe Pilatos:
«Porventura sou eu judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a Mim. Que fizeste?».
Jesus respondeu:
«O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui».
Disse-Lhe Pilatos:
«Então, Tu és Rei?».
Jesus respondeu-lhe:
«É como dizes: sou Rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».
Disse-Lhe Pilatos:
«Que é a verdade?».
Dito isto, saiu novamente para fora e declarou aos judeus:
«Não encontro neste homem culpa nenhuma.
Mas vós estais habituados a que eu vos solte alguém pela Páscoa. Quereis que vos solte o Rei dos judeus?».
Eles gritaram de novo:
«Esse não. Antes Barrabás».
Barrabás era um salteador. Então Pilatos mandou que levassem Jesus e O açoitassem. Os soldados teceram uma coroa de espinhos, colocaram-Lha na cabeça e envolveram Jesus num manto de púrpura. Depois aproximavam-se d’Ele e diziam:
«Salve, Rei dos judeus».
E davam-Lhe bofetadas. Pilatos saiu novamente para fora e disse:
«Eu vo-l’O trago aqui fora, para saberdes que não encontro n’Ele culpa nenhuma».
Jesus saiu, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse-lhes:
«Eis o homem».
Quando viram Jesus, os príncipes dos sacerdotes e os guardas gritaram:
«Crucifica-O! Crucifica-O!».
Disse-lhes Pilatos:
«Tomai-O vós mesmos e crucificai-O, que eu não encontro n’Ele culpa alguma».
Responderam-lhe os judeus:
«Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque Se fez Filho de Deus».
Quando Pilatos ouviu estas palavras, ficou assustado. Voltou a entrar no pretório e perguntou a Jesus:
«Donde és Tu?».
Mas Jesus não lhe deu resposta. Disse-Lhe então Pilatos:
«Não me falas? Não sabes que tenho poder para Te soltar e para Te crucificar?».
Jesus respondeu-lhe:
«Nenhum poder terias sobre Mim, se não te fosse dado do alto. Por isso, quem Me entregou a ti tem maior pecado».
A partir de então, Pilatos procurava libertar Jesus. Mas os judeus gritavam:
«Se O libertares, não és amigo de César: todo aquele que se faz rei é contra César».
Ao ouvir estas palavras, Pilatos trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado «Lagedo», em hebraico «Gabatá». Era a Preparação da Páscoa, por volta do meio-dia. Disse então aos judeus:
«Eis o vosso Rei!».
Mas eles gritaram:
«À morte, à morte! Crucifica-O!».
Disse-lhes Pilatos:
«Hei-de crucificar o vosso Rei?».
Replicaram-lhe os príncipes dos sacerdotes:
«Não temos outro rei senão César».
Entregou-lhes então Jesus, para ser crucificado. E eles apoderaram-se de Jesus. Levando a cruz, Jesus saiu para o chamado Lugar do Calvário, que em hebraico se diz Gólgota. Ali O crucificaram, e com Ele mais dois: um de cada lado e Jesus no meio. Pilatos escreveu ainda um letreiro e colocou-o no alto da cruz; nele estava escrito: «Jesus, o Nazareno, Rei dos judeus». Muitos judeus leram esse letreiro, porque o lugar onde Jesus tinha sido crucificado era perto da cidade. Estava escrito em hebraico, grego e latim. Diziam então a Pilatos os príncipes dos sacerdotes dos judeus:
«Não escrevas: ‘Rei dos judeus’,
mas que Ele afirmou: ‘Eu sou o Rei dos judeus’».
Pilatos retorquiu:
«O que escrevi está escrito».
Quando crucificaram Jesus, os soldados tomaram as suas vestes, das quais fizeram quatro lotes, um para cada soldado, e ficaram também com a túnica. A túnica não tinha costura: era tecida de alto a baixo como um todo. Disseram uns aos outros:
«Não a rasguemos, mas lancemos sortes, para ver de quem será».
Assim se cumpria a Escritura: «Repartiram entre si as minhas vestes e deitaram sortes sobre a minha túnica». Foi o que fizeram os soldados. Estavam junto à cruz de Jesus sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Ao ver sua Mãe e o discípulo predilecto, Jesus disse a sua Mãe:
«Mulher, eis o teu filho».
Depois disse ao discípulo:
«Eis a tua Mãe».
E a partir daquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa. Depois, sabendo que tudo estava consumado e para que se cumprisse a Escritura, Jesus disse:
«Tenho sede».
Estava ali um vaso cheio de vinagre. Prenderam a uma vara uma esponja embebida em vinagre e levaram-Lha à boca. Quando Jesus tomou o vinagre, exclamou:
«Tudo está consumado».
E, inclinando a cabeça, expirou.
Por ser a Preparação, e para que os corpos não ficassem na cruz durante o sábado, – era um grande dia aquele sábado – os judeus pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. Os soldados vieram e quebraram as pernas ao primeiro, depois ao outro que tinha sido crucificado com ele. Ao chegarem a Jesus, vendo-O já morto, não Lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados trespassou-Lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu é que dá testemunho e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que diz a verdade, para que também vós acrediteis. Assim aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz: «Nenhum osso Lhe será quebrado». Diz ainda outra passagem da Escritura: «Hão-de olhar para Aquele que trespassaram». Depois disto, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, pediu licença a Pilatos para levar o corpo de Jesus. Pilatos permitiu-lho. José veio então tirar o corpo de Jesus. Veio também Nicodemos, aquele que, antes, tinha ido de noite ao encontro de Jesus. Trazia uma mistura de quase cem libras de mirra e aloés. Tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em ligaduras juntamente com os perfumes, como é costume sepultar entre os judeus. No local em que Jesus tinha sido crucificado, havia um jardim e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ainda ninguém fora sepultado. Foi aí que, por causa da Preparação dos judeus, porque o sepulcro ficava perto, depositaram Jesus.

Tríduo Pascal - Quinta-Feira da Ceia do Senhor

Tríduo Pascal - Quinta-Feira da Ceia do Senhor



A celebração da Ceia do Senhor marca o início do Tríduo Pascal e é muito rica em ritos e significados. Ela faz memória da Última Ceia, na qual Jesus instituiu a Eucaristia, ou seja, ofereceu a Deus, sob as espécies do pão e do vinho, o Seu Corpo e Sangue e deu-os aos Seus discípulos, mandando que fizessem o mesmo em Sua memória.

Nesta celebração, encontramos também o rito do lava-pés, sinal da humildade e doação de Cristo.

Estabelece-se assim uma ligação entre a Eucaristia e o serviço no seguimento de Cristo.

Do Evangelho segundo São João
Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. No decorrer da ceia, tendo já o Demónio metido no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, a ideia de O entregar, Jesus, sabendo que o Pai Lhe tinha dado toda a autoridade, sabendo que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-Se da mesa, tirou o manto e tomou uma toalha, que pôs à cintura. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cintura. Quando chegou a Simão Pedro, este disse-Lhe: «Senhor, Tu vais lavar-me os pés?». Jesus respondeu: «O que estou a fazer, não o podes entender agora, mas compreendê-lo-ás mais tarde». Pedro insistiu: «Nunca consentirei que me laves os pés». Jesus respondeu-lhe: «Se não tos lavar, não terás parte comigo». Simão Pedro replicou: «Senhor, então não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça». Jesus respondeu-lhe: «Aquele que já tomou banho está limpo e não precisa de lavar senão os pés. Vós estais limpos, mas não todos». Jesus bem sabia quem O havia de entregar. Foi por isso que acrescentou: «Nem todos estais limpos». Depois de lhes lavar os pés, Jesus tomou o manto e pôs-Se de novo à mesa. Então disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também».

Do Evangelho segundo São Marcos
Enquanto comiam, tomou um pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e entregou-o aos discípulos dizendo: «Tomai: isto é o meu corpo.» Depois, tomou o cálice, deu graças e entregou-lho. Todos beberam dele. E Ele disse-lhes: «Isto é o meu sangue da aliança, que vai ser derramado por todos. Em verdade vos digo: não voltarei a beber do fruto da videira até ao dia em que o beba, novo, no Reino de Deus.» Após o canto dos salmos, saíram para o Monte das Oliveiras.