II Jornadas da Juventude da Vigararia III, 10 e 11 de Abril


No fim-de-semana de 10 e 11 de Abril, realizam-se em Alcântara as II Jornadas da Juventude da Vigararia III, este ano dedicadas ao tema Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?. Estas Jornadas são destinadas aos jovens da Vigararia 3, e vão estar representadas as paróquias de Benfica, São Domingos de Benfica, Calhariz de Benfica, Prazeres, Alcântara, Ajuda, Santa Maria de Belém, Pontinha e Carnide.

O programa envolve, no Sábado, um Peddy Paper, seguido de jantar e um momento de oração, e no Domingo, a celebração da Eucaristia às 11h na Igreja Paroquial de Alcântara, seguida de almoço.

No Domingo, às 15h, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, realiza-se o III Festival Vicarial da Canção Cristã. A nossa Paróquia irá estar presente com a música Vem e Segue-me!, vencedora do II Festival da Canção Cristã da nossa Paróquia, realizado no passado dia 7 de Março.

Participemos nas Jornadas da Juventude da nossa Vigararia e apoiemos a canção que vai representar a nossa Paróquia no Festival da Vigararia III.

Adoração Eucarística na Quinta-Feira Santa

Na Quinta-Feira Santa, dia 1 de Abril, vai haver um tempo de Adoração Eucarística a partir das 21h30. Este tempo de Adoração é organizado pelo diversos grupos da Paróquia. A Catequese está responsável pelo período das 21h30 às 22h.

Contamos com a presença de todas as crianças, jovens e catequistas.

Semana Santa e Tríduo Pascal

Com o Domingo de Ramos entramos na Semana Santa, momento central da vida cristã.

Somos convidados a viver a Páscoa, ou a passagem para o Pai e, deste modo, somos também convidados a viver cada uma das celebrações Pascais.

Na nossa Paróquia as celebrações têm os seguintes horários:

5ª feira Santa - dia 1 de Abril - Missa da Ceia do Senhor - 16h e 18h
6ª feira Santa - dia 2 de Abril - Celebração da Paixão do Senhor - 15h; Via Sacra - 21h
Sábado Santo - dia 3 de Abril - Vigília Pascal - 21h30
Domingo da Páscoa da Resurreição do Senhor - Missa nos horários habituais de Domingo (8h30; 10h30; 12h; 17h; 19h; no Colombo: 11h30 e 18h30)

Participemos todos nestas celebrações e descubramos a Páscoa no nosso coração.

Boa Páscoa



Convívio Espiritual de Catequistas

No próximo Sábado, dia 27 de Março, os catequistas da nossa Paróquia estarão reunidos num dia de convívio espiritual. O encontro, que se realiza na nossa Paróquia, terá início às 10h e terminará às 16h, possibilitando a presença dos catequistas na Missa da Catequese (16h15).

Pedimos a vossa oração para, em partilha, servir o Senhor com alegria.

Reunião de Pais do 6º Catecismo

No dia 25 de Março, 5ª feira, realiza-se uma reunião de Encarregados de Educação dos jovens do 6º Catecismo.

Contamos com a presença de todos.

Reunião de Pais do 4º Catecismo

No dia 24 de Março, 4ª feira, realiza-se uma reunião de Encarregados de Educação das crianças do 4º Catecismo.

Não deixemos de participar.

Festa do Pai Nosso



No dia 20 de Março, realizou-se a Festa do Pai Nosso das crianças do 2º Catecismo da nossa Paróquia.

A Festa teve início às 15h30, no Salão Paroquial, com cânticos e uma explicação do significado da oração do Pai Nosso, realizada pelas crianças. Seguiu-se a celebração da Eucaristia. A Festa terminou com um lanche onde todos conviveram na alegria da partilha.

Permaneçamos unidos ao Pai, confiando no Seu perdão e no Seu amor.

Interrupção da Catequese na Páscoa

Os encontros de Catequese serão interrompidos desde o dia 26 de Março até 11 de Abril, sendo os mesmos retomados no dia 12 de Abril, 2ª feira.

Permitamos, neste período, que a palavra do Senhor ressoe no nosso coração e não deixemos também de participar na Eucaristia, em particular, das celebrações Pascais.

Vivamos a Páscoa com alegria e fé.

Da Carta de São Paulo aos Colossenses

Qualquer que seja o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como quem serve ao Senhor e não aos homens, certos de que recebereis como recompensa a herança do Senhor.
Servi a Cristo, que é o Senhor.
(Col 3, 23-24)

Celebração Penitencial da Quaresma

No próximo Sábado, dia 20, durante a manhã, realiza-se a Celebração Penitencial da Quaresma para a catequese.

Estão convidados a participar  nesta celebração todas as crianças e jovens da catequese que já receberam a Eucaristia, assim como os seus pais e encarregados de educação.

Participemos nesta celebração penitencial para melhor vivermos a Páscoa que se aproxima.

Festa do Pai Nosso



No próximo Sábado, dia 20 de Março, na Missa da Catequese (16h15), realiza-se a Festa do Pai Nosso do 2º Catecismo.

As crianças e familiares do 2º Catecismo devem estar presentes às 15h30 no Salão Paroquial e haverá um lanche partilhado às 17h30.

Unamo-nos às crianças do 2º Catecismo e celebremos também nós a Festa do Pai Nosso.

Missa Presidida pelo Santo Padre no dia 11 de Maio

No próximo mês de Maio temos a graça de receber o Papa Bento XVI em Portugal. Em Lisboa, o Santo Padre irá presidir a uma Missa que decorrerá no dia 11 de Maio, às 18h15, na Praça do Comércio.

Somos todos convidados a estar presentes e tomar parte desta celebração.

O Departamento de Catequese do Patriarcado de Lisboa associa-se ao movimento cristão na recepção ao Santo Padre e preparou um conjunto de actividades dirigidas às crianças e jovens catequizandos da catequese.

Para as crianças haverá a possibilidade de entrada para um espaço reservado na Praça do Comércio, mediante prévia inscrição.

Para os jovens prevê-se a participação na Marcha dos jovens pela Avenida da Liberdade até à Praça do Comércio e entrada para um espaço reservado na Praça do Comércio, mediante prévia inscrição. Os jovens têm ainda a possibilidade de participar numa vigília de oração após a celebração da Eucaristia, bem como na peregrinação a Fátima para acompanhar também a visita do Santo Padre.

As crianças e jovens interessados em participar deverão contactar os seus catequistas para se proceder às inscrições e respectiva organização. Devem fazê-lo com alguma rapidez, uma vez que os lugares são limitados.

Vivamos a graça da visita do sucessor de São Pedro e participemos com fé e alegria na sua presença entre nós.

Testemunho sobre o II Festival da Canção Cristã

Gonçalo Mendes, co-autor da música "Sê Livre", à qual o Júri atribuiu o prémio de Melhor Interpretação e ficou em 2º lugar na classificação geral, partilha connosco como foi participar no II Festival Juvenil da Canção Cristã.


“Olá a todos, e obrigado pela oportunidade que me deram ao criarem o festival, e por agora, me deixarem contar como me senti e sinto sobre toda esta experiência/aventura.

Foi gratificante poder voltar a um espaço que havia frequentado anteriormente (catequese de Benfica), sendo em circunstâncias diferentes, podendo voltar a ver e falar com pessoas familiares. Contudo este festival colocou-me nervoso por vários aspectos, primeiramente por ser uma surpresa para aqueles que me são familiares no meio da catequese de Benfica e poder desiludi-los com a minha prestação. Por outro lado, era a minha primeira experiência (actuar à frente de um público e de um júri) o que me deixava muito nervoso. Por fim, ao presenciar esta experiência com os meus amigos e familiares, trazia também uma pressão adicional ao momento da actuação.

Quando escrevemos a nossa música ainda não tínhamos definido o tipo de música que iriamos adoptar. Tentámos criar uma espécie de contraste / inovação no festival. Porque hoje em dia a música que atrai os jovens tem de ser inovadora e atractiva; quando compus na guitarra a música tentei fazer isso mesmo (inovar).

A partir de certa altura, as coisas foram surgindo naturalmente e, semanas antes do festival, eu e o resto do meu grupo (Inês e Vanessa) treinámos com afinco e dedicação para que o produto final saísse o melhor possível. Dou também os meus parabéns a todos os outros grupos que fizeram parte do festival, e em especial ao grupo vencedor.


Antes de actuar, o único objectivo que tinha não era o de vencer o festival, mas sim de sentir aquilo que fazia e agradar ao público presente. Se agradei ou não isso não me cabe a mim responder, mas no fim de tudo sentia-me completo por ter sentido aquilo que fiz (e que tanto trabalho me deu tanto a mim como aos restantes membros do grupo).

Neste momento sinto-me confuso em relação a tudo, se devo seguir esta vertente musical, se não devo seguir; é claro que gostava de fazer carreira neste mundo da música, mas tenho medo de não gostarem de me ouvir, de falhar / de me desiludir a mim e aos outros.

Mas o mais importante foi ter participado neste gratificante festival, é algo que nunca me irei esquecer com certeza. Contudo, acho que se aposta pouco na música hoje em dia, existem poucas iniciativas / oportunidades, e espero que venham a decorrer mais festivais para podermos evoluir na música.

Obrigado por tudo, Gonçalo Mendes”

Catequese Catecumenato

No próximo dia 15 de Março, 2ª feira, às 19h, realiza-se a primeira catequese do percurso do Catecumenato para as crianças que, não sendo Baptizadas, iniciaram este ano a Catequese e frequentam o 1º ao 3º Catecismo.

Fazem parte deste grupo as seguintes crianças:

do 1º Catecismo: Ana Carolina Ferreira, Beatriz Lima, Bruna, Carlota Pais, Joana Nobre, Petra Machado e Sandro Carvalho
do 2º Catecismo: Mariana Amaro
do 3º Catecismo: Catarina Araújo e Márcio Mendes.

Acompanhemos estas crianças no iniciar da sua caminhada Cristã.

Testemunho da Participação na Oração Infantil no Mosteiro dos Jerónimos


No passado dia 20 de Fevereiro, um grupo de crianças da nossa Paróquia participou na Velada de Oração Infantil realizada no dia em que a liturgia celebra os Beatos Francisco e Jacinta.

Eis aqui um testemunho de Inês Mota que frequenta o 3º Catecismo na nossa Paróquia.

Dêmos graças a Deus pelas nossas crianças e peçamos à Virgem Mãe que ilumine os seus corações para que dêem frutos em abundância.

Testemunho sobre o II Festival da Canção Cristã



Partilhemos um testemunho de Rute Milho, catequista na nossa Paróquia e autora da letra da canção vencedora Vem e Segue-me!, sobre a participação no II Festival da Canção Cristã do passado Domingo.

Tudo começou com o anúncio do tema do Festival “Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?”. A partir desse momento foi apenas dar asas à imaginação… e claro, à reflexão. Surgiu a letra e a música, seguindo-se os ensaios, para que no tão esperado dia 07 de Março tudo corresse pelo melhor. Depois de muito empenho e alguns sacrifícios que certamente todos tivemos que fazer posso dizer que o esforço foi recompensado! Guardo na minha memória o espírito de entreajuda verificado nos ensaios entre os vários grupos participantes, e o entusiasmo que cada um trouxe e que de certa forma envolveu este evento. Apesar de fazer parte do grupo que interpretou/criou a canção vencedora quero dizer a todos os outros que mais importante que os prémios atribuídos é o testemunho que cada um deu da mensagem do Evangelho, constituindo um exemplo junto das nossas crianças e colegas da catequese da qual a maioria faz parte enquanto catequistas ou catequizandos. Estamos todos de Parabéns porque o Festival foi um sucesso; e o Festival foi aquilo que cada um deu de si! Sinto-me uma privilegiada em ter tido a oportunidade de participar neste Festival que já começa a ser um marco importante na vida comunitária da nossa paróquia. Prova disso, foi o apoio que nós jovens sentimos ao ver o salão paroquial cheio de pessoas de idades distintas. Espero que toda a alegria existente no ar não desapareça dos jovens participantes e que tenha sido uma semente, que para o ano dê fruto, em todos os outros que foram (este ano) espectadores.
Rute Milho

Reunião Catecumenato

No próximo dia 12 de Março, 6ª feira, às 19h, realiza-se uma reunião com os Pais, Padrinhos e Testemunhas das crianças e adolescentes que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia) no próximo dia 22 de Maio.

Fazem parte deste grupo os catequizandos do 3º ao 7º Catecismo que iniciaram a Catequese em 2007/2008 ou 2008/2009.

Contamos com a presença e envolvimento de todos.

II Festival Juvenil da Canção Cristã da nossa Paróquia




No dia 7 de Março realizou-se o II Festival Juvenil da Canção Cristã da nossa Paróquia. Este ano, o festival baseou-se na pergunta do jovem rico a Jesus: “Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?”. A este tema responderam os jovens com quatro canções e, sobretudo, com a sua alegria que chegou a todos aqueles que aderiram a esta proposta e esgotaram o salão paroquial.

No concurso, ganhou a canção Vem e Segue-me!, que vai agora representar a nossa Paróquia no IV Festival Vicarial da Canção Cristã da Vigararia III, no próximo dia 11 de Abril.

O festival teve uma forte participação de catequistas bem como de jovens que frequentam a Catequese na nossa Paróquia.

A segunda parte do festival foi animada pelas crianças, jovens e adultos que compõem o coro da Missa da Catequese.

Continuemos a caminhar para que as crianças e os jovens possam crescer em alegria e esperança na nossa Paróquia.

Conselho de Pais no próximo dia 9 de Março

No próximo dia 9 de Março, 3ª feira, às 21h30, vai realizar-se um Conselho de Pais da Catequese.

Nele fazem parte os Pais representantes de cada ano de Catecismo, assim como a Direcção da Catequese. Trata-se de um ponto de diálogo e partilha entre os pais das crianças e jovens da Catequese e os elementos que compõem a Direcção da mesma.

Festa do Pai Nosso



No próximo dia 20 de Março, Sábado, pelas 16h15, na Missa da Catequese, as crianças do 2º Catecismo vão celebrar a Festa do Pai Nosso.

Para melhor se prepararem para esta festa ficam aqui algumas reflexões sobre a oração que Jesus nos ensinou.

Estamos todos convidados a reflectir e participar.

Celebremos também nós a Festa do Pai Nosso.


Recolha de Alimentos

Nos próximos dias 13 e 14 de Março terá lugar a recolha de alimentos na Quaresma. No Sábado, dia 13, a recolha será feita junto ao Supermercado Modelo entre as 10.00H e as 18.00H. No Domingo, dia 14, a recolha será feita no espaço Paroquial entre as 10.00H e as 13.00H. Numa altura em que aumentou a procura de bens alimentares na nossa Paróquia somos todos convidados a dar o nosso contributo.

II Festival Juvenil da Canção Cristã



No próximo Domingo, dia 7 de Março, às 15h30, vai ter lugar no Salão Paroquial o II Festival Juvenil da Canção Cristã. Somos convidados a assistir a este evento, apoiando todos os jovens que vão interpretar canções inspiradas no Evangelho. Contamos com a presença de todos nesta tarde de partilha e animação!