Visita do Papa Bento XVI a Portugal



Nos próximos dias 11 a 14 de Maio, temos a graça de receber o Papa Bento XVI em Portugal.

Em Lisboa, o Santo Padre presidirá à celebração da Eucaristia no dia 11 de Maio, às 18h15, no Terreiro do Paço.

Preparemo-nos e purifiquemos os nossos corações para acolher o sucessor de São Pedro. Estejamos também disponíveis para receber a proposta que irá deixar a todos os Portugueses.

Que seja um momento de júbilo e união de todos os Cristãos.

Aniversário Natalício do Cardeal Patriarca de Lisboa


Dia 26 de Fevereiro é o aniversário natalício do Cardeal Patriarca de Lisboa. A Catequese da Paróquia de Benfica junta-se em oração agradecendo a Deus pelo dom da Vida de D. José Policarpo, nosso Pastor.

Reunião de Pais do 2º Catecismo

Na próxima 3ª feira, dia 2 de Março, terá lugar uma reunião de Encarregados de Educação das crianças do 2º Catecismo.

Contamos com a participação e presença de todos.

Leva contigo a tua oração



Na Quaresma somos conviados a um período de prática do jejum, da esmola e da oração para nos prepararmos para a grande festa da Páscoa.

Para que Deus possa ser uma presença viva no nosso dia-a-dia, fica aqui uma proposta de oração pessoal diária. Que pela oração possamos abrir o nosso coração à Palavra que é vida.
 

Festival da Canção Cristã na nossa Paróquia



No próximo dia 7 de Março, vai decorrer o II Festival Juvenil da Canção Cristã da nossa Paróquia. Inscreve-te e participa. 

Que a alegria da palavra cantada toque os corações de todos os jovens. Que seja semente na seara do Senhor. 

Crianças da nossa Paróquia Rezam Com os Pastorinhos nos Jerónimos

Hoje, ao início da tarde, 13 crianças da nossa Paróquia, acompanhadas por alguns pais e catequistas, participaram na Velada de Oração Infantil que decorreu na Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos). Esta cerimónia de comemoração do Dia dos Pastorinhos foi presidida pelo Bispo D. Tomaz Nunes e juntou cerca de 1700 crianças de toda a Diocese de Lisboa.

As crianças rezaram o Terço e pediram, por intermédio dos Beatos Francisco e Jacinta, por todas as mães, pelos casais, pelas famílias e por todas as crianças do mundo.

Foi um momento de oração e muita alegria que as crianças viveram esta tarde.

Que o Senhor Jesus ilumine as crianças e as guarde sempre na Fé.

Reunião de Pais dos jovens do 7º, 8º e 10º Catecismo

Na próxima 3ª feira, dia 23 de Fevereiro, às 21h, realiza-se uma reunião de Encarregados de Educação dos jovens do 7º, 8º e 10º Catecismo.

Esperamos a presença e participação de todos.

Reunião de Pais do 1º Catecismo

No próximo dia 23 de Fevereiro, 3ª feira, pelas 19h, terá lugar a reunião de encarregados de educação das crianças do 1º Catecismo.
Contamos com a presença de todos.

Começa amanhã a Quaresma



Amanhã é Quarta-feira de Cinzas, celebração que dá início à Quaresma. A Quaresma é o tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, é caminho de oração e renovação. Durante quarenta dias preparamo-nos para a morte e ressurreição do Senhor, tempo central do ano litúrgico e da nossa vida.

As crianças do 1º Catecismo receberam o jogo da Quaresma que os desafia à oração diária nesta etapa. Fica aqui a partilha do mesmo desafio. Saibamos viver plenamente este tempo vital da Igreja e que, pela mão de Jesus, possamos colher os melhores frutos desta renovação que hoje iniciamos.

Que a justiça seja uma presença viva nas nossas vidas

Todos os anos, por ocasião da Quaresma, a Igreja convida-nos a uma revisão sincera da nossa vida à luz dos ensinamentos evangélicos.

Propõem-nos o Santo Padre algumas reflexões sobre o tema vasto da justiça, partindo da afirmação paulina: A justiça de Deus manifestou-se mediante a fé em Jesus Cristo.

A Quaresma culmina no Tríduo Pascal, no qual também, este ano, celebraremos a justiça divina, que é plenitude de caridade, de dom, de salvação. Que este tempo penitencial seja para cada cristão tempo de autêntica conversão e de conhecimento intenso do mistério de Cristo, que veio para realizar a justiça.

Aproxima-se a Quaresma

É preciso mudar o coração do homem. Este não pode limitar-se a esperar que lhe seja feita justiça; tem de aceitar uma mudança interior para que os novos caminhos da justiça sejam os novos caminhos da liberdade. E, para os cristãos, o caminho desta mudança interior, está claramente indicado: participar na Páscoa de Cristo, acreditando n’Ele e na sua ressurreição.

A vida é um dom: tudo o que somos e temos pode transformar-se em dom. A verdadeira partilha é obra de justiça.

O Cardeal Patriarca de Lisboa convida a todos a partilharem generosamente o que são e o que têm.

Uma semana com o nosso Prior


O nosso Prior, Cónego José Traquina, vai participar durante toda esta semana, no blogue "Uma semana com... um padre", iniciativa do Patriarcado de Lisboa, no âmbito do Ano Sacerdotal.
Sigamos a sua participação e partilha neste blogue e conheçamos um pouco mais do quotidiano da nossa paróquia.

Festa do Credo



Sábado realizou-se a Festa do Credo com os jovens do 5º Catecismo e os que percorrem o caminho do Catecumenato.
A alegria da Vida presente no momento foi partilhada por todos os envolvidos.
Que a Fé seja presença viva em nós e no nosso caminho, na alegria do encontro com Cristo.
Que estes jovens lancem as redes e sejam também, à semelhança de Pedro, pescadores de almas vivas e alegres que engrossem os caminhos do Senhor.

Interrupção da Catequese pelo Carnaval

Os encontros de Catequese vão ser interrompidos pelo Carnaval, pelo que não haverá Catequese de Sábado, dia 13 de Fevereiro, até 4ª feira, dia 17 de Fevereiro. A Catequese será retomada na 5ª feira, dia 18 de Fevereiro.
A Missa da Catequese mantém-se no Sábado, dia 13 de Fevereiro, às 16h15, como habitual. Não deixemos de ser alimentados pela participação viva na Eucaristia.

Festa do Credo - Sábado, 6 de Fevereiro

No próximo Sábado, dia 6 de Fevereiro, realiza-se na Missa da Catequese, às 16h15, a Festa do Credo. Os jovens do 5º Catecismo vão professar a sua Fé pela proclamação do Credo, símbolo dos apóstolos. Sejamos testemunhas pela nossa presença viva e professemos também nós a nossa Fé.